Eu acho meio difícil fazer uma lista de livros sobre agnosticismo/ateísmo/ceticismo como você propos, por que esses temas ainda não são fáceis de se encontrar por aí.
![Chorão :chorao:](../forum/Smileys/default/crybaby2.gif)
Já ouvi comentários sobre 5 ou 6, lí a versão resumida de "A origem das espécies" (ainda não consegui a versão completa
![Sad :(](../forum/Smileys/default/icon_sad.gif)
) e estou lendo "O anticristo".
Esse último livro foi escrito por NIETZSCHE, um ateu bastante radical, e como vocês podem perceber pelo título é uma crítica principalmente ao cristianismo, mas também trata da religião em geral. Mas já aviso aos interessados que é um livro "pesado", para terem uma idéia ele descreva a religião cristã como o maior desastre ocorrido no mundo ocidental.
![Susto :susto:](../forum/Smileys/default/scared.gif)
:ok:Vou colocar uns trechinhos para quem ficou curioso:
"Chamamos o cristianismo a religião da compaixão. - A compaixão se opõe às paixões tônicas que elevam a intensidade do sentimento vital: ela age de maneira depressiva. Perdemos força quando nos compadecemos. A compaixão faz com que aumente e se diversifique mais ainda a perda de força que causa para a vida todo o sofrimento."
"Se as raças fortes do norte da Europa não rejeitaram o Deus cristão, isso não constitui verdadeiramente uma honra à sua inteligência religiosa - para não dizer nada de seu gosto. Elas deveriam ter-se desembaraçado de semelhante subproduto sofredor e senil da decadência".
"Não nos deixemos enganar: os grandes intelectos são céticos. Zaratustra é um cético. A força, a liberdade que surgiu do poder e da abundância de poder do espírito se prova pele ceticismo (...) As convicções são prisões."