Autor Tópico: Livros  (Lida 6273 vezes)

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
Livros
« Online: 01 de Agosto de 2006, 15:42:59 »
Que tal fazer uma lista neste tópico citando livros sobre agnosticismo/ateísmo/ceticismo?

Abraços.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Re: Livros
« Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2006, 16:42:04 »
Eu acho meio difícil fazer uma lista de livros sobre agnosticismo/ateísmo/ceticismo como você propos, por que esses temas ainda não são fáceis de se encontrar por aí. :chorao:

Já ouvi comentários sobre 5 ou 6, lí a versão resumida de "A origem das espécies" (ainda não consegui a versão completa :() e estou lendo "O anticristo".

Esse último livro foi escrito por NIETZSCHE, um ateu bastante radical, e como vocês podem perceber pelo título é uma crítica principalmente ao cristianismo, mas também trata da religião em geral. Mas já aviso aos interessados que é um livro "pesado", para terem uma idéia ele descreva a religião cristã como o maior desastre ocorrido no mundo ocidental. :susto:

:ok:Vou colocar uns trechinhos para quem ficou curioso:

"Chamamos o cristianismo a religião da compaixão. - A compaixão se opõe às paixões tônicas que elevam a intensidade do sentimento vital: ela age de maneira depressiva. Perdemos força quando nos compadecemos. A compaixão faz com que aumente e se diversifique mais ainda a perda de força que causa para a vida todo o sofrimento."

"Se as raças fortes do norte da Europa não rejeitaram o Deus cristão, isso não constitui verdadeiramente uma honra à sua inteligência religiosa - para não dizer nada de seu gosto. Elas deveriam ter-se desembaraçado de semelhante subproduto sofredor e senil da decadência".

"Não nos deixemos enganar: os grandes intelectos são céticos. Zaratustra é um cético. A força, a liberdade que surgiu do poder e da abundância de poder do espírito se prova pele ceticismo (...) As convicções são prisões."
« Última modificação: 17 de Setembro de 2006, 16:44:30 por Lela »

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2006, 18:49:58 »
Lela, faça o humilde favor de não falar o que você não sabe,
esses temas são , e sempre foram abrangentes, e existe uma infinidade de livros sobre esses assuntos, é só ter o bom senso de procurar na net que você encontrará facilmente.

O anticristo é um livro baseado na sociologia conviccional de Nietzsche , a de um homem que tinha graves problemas mentais ,e que tomou remédios fortíssimos , mas não adiantou. :)

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #3 Online: 17 de Setembro de 2006, 19:06:30 »
Lela, faça o humilde favor de não falar o que você não sabe,
esses temas são , e sempre foram abrangentes, e existe uma infinidade de livros sobre esses assuntos, é só ter o bom senso de procurar na net que você encontrará facilmente.

O anticristo é um livro baseado na sociologia conviccional de Nietzsche , a de um homem que tinha graves problemas mentais ,e que tomou remédios fortíssimos , mas não adiantou

Em primeiro lugar, deixo claro que comparado ao número de livros teístas existentes por aí, o número de obras que tratam de ceticismo e ateísmo é sim ínfimo, e afirmei conhecer apenas 5 ou 6 exatamente por que não possuo o hábito de falar o que não sei, portanto citei apenas obras das quais já lí ao menos trechos não que vi apenas o título. Em segundo lugar, Nietzsche possuia sim alguns problemas mentais, porém suas crises de loucura começaram em 1889 segundo estudiosos e o livro " O Anticristo" foi escrito em 1888.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #4 Online: 17 de Setembro de 2006, 19:08:36 »
Ah ,sim,
as crises dos problemas começaram neste período,
as "matrizes" ja existiam há um bom tempo :)
o nível de seus problemas mentais exigiam um grau de anormalidade já em epocas primordiais de sua vida, lembrando que loucuras são os sintomas , e não as causas.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Setembro de 2006, 21:38:06 »
Eu acho meio difícil fazer uma lista de livros sobre agnosticismo/ateísmo/ceticismo como você propos, por que esses temas ainda não são fáceis de se encontrar por aí. :chorao:

Já ouvi comentários sobre 5 ou 6, lí a versão resumida de "A origem das espécies" (ainda não consegui a versão completa :() e estou lendo "O anticristo".

Esse último livro foi escrito por NIETZSCHE, um ateu bastante radical, e como vocês podem perceber pelo título é uma crítica principalmente ao cristianismo, mas também trata da religião em geral. Mas já aviso aos interessados que é um livro "pesado", para terem uma idéia ele descreva a religião cristã como o maior desastre ocorrido no mundo ocidental. :susto:

Ja li "O Anti-Cristo", e não achei pesado...

Nem no modo de escrita (Ele seque um raciocinio continuo, ao contrário do outro livro dele q eu li) nem de idéias (Deve ser pq concodo com quase tudo doque ele falou no livro)

E outro livro Cético é o "Mundo Assombrado pelos demonios" do ... ahh, vc sabem!

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #6 Online: 17 de Setembro de 2006, 22:01:46 »
Gostaria de saber , em qual mundo , o anticristo e mundo assombrado pelos demonios , são livros céticos , será que o pessoal ta ciente do significado do termo cético ? :)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Setembro de 2006, 22:03:57 »
Ahh, nem vem!

O Mundo assiombrado é sim.
Me lembro muito bom do capitulo q ele fala de falacias, etc ;)

e vamos concordar q ceticismo é quase default pra ateu...

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #8 Online: 17 de Setembro de 2006, 22:09:35 »
Porém , existem partes que o autor (Carl Sagan), defende o seu ponto de vista sobre sociologia, a opinião de autores nada contribuem para o ceticismo , mesmo que hajam exemplos para enfatizá-las, não passam de opiniões.

O anticristo é totalmente fundamentado em opiniões de Nietzsche , enfatizadas por exemplos históricos.

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #9 Online: 17 de Setembro de 2006, 22:21:33 »
Destarte o que não é  'fundamentado' em opinião?
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #10 Online: 17 de Setembro de 2006, 22:28:19 »
Ah, Pronto.. :)

calculos matemáticos foram fundamentados em opiniões?
"Eu acho que 1+1 = 2 , já que tinha uma laranja , peguei outra , e fiquei com 2"
"Eu acho que o calor flui espontaneamente dos corpos mais "quentes" para os mais "frios",
e a opinião dos autores dessas teses foram transformadas em equações e leis :)

tudo que , independe de opinião, são conteúdos céticos,  por serem verdades absolutas e incontestáveis.
já , o que pode ser contestado, por depender de opinião própria, não contribui para o ceticismo.. apenas contribui para gerar mais e mais debates, salvo algumas teorias que , são aceitas por serem "atraentes" , ou , por serem a única explicação para uma incógnita, estas podem ser uma contribuição , mas se é de fato positiva , é outra conversa :)
« Última modificação: 17 de Setembro de 2006, 22:31:26 por Rod Infinity »

rizk

• Visitante
« Resposta #11 Online: 18 de Setembro de 2006, 00:55:26 »
Em primeiro lugar, deixo claro que comparado ao número de livros teístas existentes por aí, o número de obras que tratam de ceticismo e ateísmo é sim ínfimo
É? Eu tinha a impressão que, de meados do século XVIII pra cá, só se fala nisso. Pode ser bobagem minha, sei lá.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 18 de Setembro de 2006, 09:05:07 »
Gostaria de saber , em qual mundo , o anticristo e mundo assombrado pelos demonios , são livros céticos , será que o pessoal ta ciente do significado do termo cético ? :)
Alguém me explica o que esse tal de Rod está tentando falar?

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #13 Online: 18 de Setembro de 2006, 12:15:46 »
Ainda bem que você não perguntou diretamente a mim :)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 18 de Setembro de 2006, 12:32:47 »
Como se você fosse responder...

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #15 Online: 18 de Setembro de 2006, 16:12:11 »
Ah ,sim,
as crises dos problemas começaram neste período,
as "matrizes" ja existiam há um bom tempo :)
o nível de seus problemas mentais exigiam um grau de anormalidade já em epocas primordiais de sua vida, lembrando que loucuras são os sintomas , e não as causas.

Se é preciso ter problemas mentais para escrever como Nietzsche, sinto um enorme desgosto por possuir uma mente sã.
Who cares?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 18 de Setembro de 2006, 16:15:02 »
Ah, fala sério, aquilo é mal escrito pacas. Pelo menos o Zaratrusta. (foi o que "tentei" ler)

Tenta ler o Russel ou o Dawkings pra comparar...

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #17 Online: 18 de Setembro de 2006, 16:39:53 »
Zaratrusta? Não conheço essa obra. Qual o autor?

Quem é Dawkings?
Who cares?

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 18 de Setembro de 2006, 16:47:24 »
Ah, fala sério, aquilo é mal escrito pacas. Pelo menos o Zaratrusta. (foi o que "tentei" ler)

Tenta ler o Russel ou o Dawkings pra comparar...

Está julgando todos os livros do Nietzsche com base somente em um (e o mais maluco)?

Eu li o Humano, Demasiado Humano e achei excelente!

Citação de: Agnostic

Quem é Dawkings?

Dawkings é o Hawking e o Dawkins após fazerem a fusão do Dragon Ball. Possui poderes de explicar buracos negros genéticos, seleção estelar ou algo assim.  :lol:
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #19 Online: 18 de Setembro de 2006, 17:03:55 »
Citação de: Agnostic

Quem é Dawkings?

Dawkings é o Hawking e o Dawkins após fazerem a fusão do Dragon Ball. Possui poderes de explicar buracos negros genéticos, seleção estelar ou algo assim. :lol:

Só se for mesmo. :-D

Quanto ao "Zaratrusta", minha dúvida continua.
Who cares?

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #20 Online: 18 de Setembro de 2006, 17:08:44 »
O livro chama-se "Assim falou Zaratrusta"
zaratrusta é o criador da "religião" dualista Persa
o livro trata de discutir as convicções deste cético (zara~)

minha opinião? não leia , é horrivel :)

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #21 Online: 18 de Setembro de 2006, 17:10:15 »
Nota , o nome do livro sagrado zoroastra é Zend-Avest,
e é fundamentado em opiniões pessoais do criador,
a religião é basicamente dividida entre bem e mal ,apenas,

se alguém quiser fontes sobre ele posso providenciar.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2006, 17:52:20 por Rod Infinity »

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #22 Online: 18 de Setembro de 2006, 17:44:20 »
  Putzavida. Brigando por causa de livros!?  Quanta neurose.

hehehe

Alguns autores
- Carl Sagan
- Michael Shermer
- Daniel Dennett
- Richard Dawkins
- Martin Gardner
- Bertrand Russell
- James Randi

Eh obvio que nao se pode ser tolo e "comprar" a ideia completa de um autor, como se tudo o que ele dissesse em todos os livros fosse a mais absoluta verdade incontestavel.

A lista acima foi de autores que lembrei agora. Tem mais.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 18 de Setembro de 2006, 19:08:39 »

Quem é Dawkings?
Richard Dawkins, eu sempre erro o nome dele. :shame:

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #24 Online: 18 de Setembro de 2006, 19:33:09 »

Está julgando todos os livros do Nietzsche com base somente em um (e o mais maluco)?

Eu li o Humano, Demasiado Humano e achei excelente!

Esse vou começar a ler e, mes q vem... assim q ter dinheiro para comprar ele :P

O livro chama-se "Assim falou Zaratrusta"
zaratrusta é o criador da "religião" dualista Persa
o livro trata de discutir as convicções deste cético (zara~)

minha opinião? não leia , é horrivel :)

Ahh, nietzche é assim mesmo... ou se ama, ou se odeia.
Felizmente me encontro no 1º grupo!

Adoro o jeito ironico como ele faz as criticas. Me divirto lendo os livros dele!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!