Olá, pessoal.
Primeiramente, gostaria de parabenizar o pessoal daqui pela criação do tópico, que começou muito bem.
É claro que todos nós temos alguma inclinação diferente dos demais, e o desentendimento é algo natural. Mas o quereu e os outros parecem afirmar uma coisa e negar outra.
Nunca houve um país que tenha prosperado sem o devido investimento em educação, mas eu entendi que o raciocínio do quereu é: nunca APENAS educação traz prosperidade. Ele não está dizendo que a educação não tem importância.
Você pode citar um exemplo de qualquer país desenvolvido onde não existiram (através da História) investimentos por parte do Estado na educação, para chegarem em taís níveis de desenvolvimento atuais?
Os Estados Unidos não possuem o melhor sistema educacional, mas é o país mais rico do mundo. É lógico que a educação norte-americana é melhor que a dos países subdesenvolvidos, mas é reconhecidamente pior que a educação européia.
A Coréia do Sul investiu maciçamente em educação e está colhendo frutos agora. A China está crescendo muito mais e a educação não foi necessariamente a prioridade do governo. Ou seja, a educação não está ligada de maneira absoluta com a prosperidade de um país.
Portanto, caso seja isso que o quereu se referia, eu concordo com ele.
Ah, e o próprio termo "educação" é meio ambíguo. Os americanos possuem uma cultura onde ganhar dinheiro é importante ( e buscam qualificação para isso), ao contrário de outros países que consideram riqueza como sinônimo de pecado (e muitas vezes não buscam qualificação). Pensando assim, eu poderia até arriscar que ensino de qualidade é uma consequência da cultura, e não o contrário.