Autor Tópico: Ceticismo e A Origem de tudo  (Lida 7867 vezes)

Offline Mana Sibele

• Nível 03
  • *
    • Te amo ó Deus
Ceticismo e A Origem de tudo
« Online: 12 de Agosto de 2006, 14:51:37 »
Como se explica a origem de tudo considerando que Deus não existesse e nehuma outra mitica exista. Como se explica a origem de tudo?

:? :/ :?:
A sociedade: a peuqena e a grande, tem a capacidade de adoecer o individuo como um todo.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Ceticismo e A Origem de tudo
« Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2006, 15:05:31 »
Como se explica a origem de tudo considerando que Deus não existesse e nehuma outra mitica exista. Como se explica a origem de tudo?

E qual a evidência de que houve algum tipo de "origem"? :?:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2006, 16:27:35 »
Primeiramente, "não se explica". Ou seja, não há problema em simplesmetne se admitir que não se sabe, que ainda não há como explicar, e em cogitar que talvez nem seja possível saber algum dia.

Pode-se tentar explicar, através de deduções a partir das evidências disponíveis, formulando hipóteses testáveis e as descartando ou não. Entre as possibilidades há a de não haver um início absoluto.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2006, 22:03:11 »
Como se explica a origem de tudo considerando que Deus não existesse e nehuma outra mitica exista. Como se explica a origem de tudo? :? :/ :?:

E como se explica a origem de deus ou de outra criatura mítica?
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2006, 00:45:44 »

Quando eu me tornei consciênte, aliás... quando a consciência se tornou Tarcísio, criei todos vocês.

O mais engraçado que você se prende no início, no entanto o mais interessante é o fim.

Quando eu morrer, não sou eu quem morre, mas o universo que desaparece :D
« Última modificação: 13 de Agosto de 2006, 00:48:28 por Tarcísio »

Luz

• Visitante
« Resposta #5 Online: 13 de Agosto de 2006, 00:58:58 »

Sem evidências de que realmente exista - deus também não explica a origem de nada - e a crença em deus não é evidência de sua existência, o que não significa que não exista. O que temos para explicar a origem, de pelo menos, parte das coisas é a Ciência - acreditar ou não em deus é questão de fé!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 13 de Agosto de 2006, 01:09:09 »
Como disseram os outros, não há por que esperar que haja uma "origem de tudo".  E se houver, atribuí-la a Deus não chega a ser uma resposta, já que deixa em aberto a questão de qual seria a origem desse Deus.

Parece-me inclusive que quem vê sentido nessa pergunta tende a crer em Deus, e quem a considera desnecessária tende ao ateísmo.

« Última modificação: 13 de Agosto de 2006, 01:10:55 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #7 Online: 14 de Agosto de 2006, 19:20:10 »
Se um deus não necessita de um começo, porque universos necessitariam?

:pensativo:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 14 de Agosto de 2006, 20:32:01 »
O único motivo que consigo ver, Nina, é a predisposição psicológica a descrever situações e acontecimentos em termos de causas e origens.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2006, 20:40:40 »
Mesmo assim, Dantas, porque os deuses seriam imunes à esta análise?

.....  Para mim é bem mais simples: estas pessoas nunca pensaram que o universo pode existir desde sempre, justamente como lhe ensinaram quando perguntaram "de onde veio Deus?"

Há respostas que servem apenas para Deus, já percebeu?

Uma pessoa que tem filhos e justifica sua existência à necessidade de que eles o louvem e agradeçam a ele por todo o sempre por existirem seria considerada doente.... mas Deus é normal! Ora, não fomos criados à imagem dele? Das duas uma, ou Deus é também doente, ou um ser humano que pensa assim está certo! Ou não! ahahahahahha

Pra mim estes temas filosóficos são muito confusos!  :cigarro:

"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2006, 20:41:32 »
A biologia é bem mais simples!!!

:alien:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 14 de Agosto de 2006, 21:27:37 »
acredito que os deuses não foram originalmente inventados como explicação última das coisas, mas mais como personificações das forças naturais, e entidades protetoras. Depois acabaram sendo fundidos em deuses monolatrados, posteriormente sendo considerados os únicos verdadeiros, e durante esses últimos estágios é que tentaram criar mitologias de criação com base nesse(s) deus(es) quimera(s), compatibilizando com isso, e abandonando aquelas outras tantas estórias. Ou talvez em alguns casos, simplesmente sendo agregada a criação de (ou dos) deus(es) criador(es) nessa estória, com modificação mínima.

No gênesis, na parte da criação, ainda cita-se "deuses" no plural, se não estou enganado.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #12 Online: 14 de Agosto de 2006, 21:42:49 »
É fato que o judaísmo tornou-se monoteísta depois do contato com o zoroatrismo.... se não me engano!

Mas acho que mesmo se pegarmos o início de uma cultura monoteísta, talvez possamos ver este fenômeno... :D

rizk

• Visitante
« Resposta #13 Online: 14 de Agosto de 2006, 23:43:34 »
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Maecenas tristique enim eu magna. Sed fringilla felis quis mi. Nam sit amet sem. Aliquam erat volutpat. Pellentesque mollis. Vivamus turpis nunc, posuere ac, hendrerit quis, viverra commodo, ipsum. Nunc euismod ante eu diam. Donec elit. Aenean ipsum massa, consectetuer eu, pretium eu, convallis quis, enim. Mauris facilisis mollis ante. Etiam facilisis nibh sit amet neque. Nulla enim. Quisque magna leo, blandit eget, condimentum vel, laoreet a, mi.

Aenean non diam. Curabitur ut sem. Donec condimentum dignissim neque. Nunc sapien eros, aliquam ornare, consequat eu, vulputate non, massa. Duis porttitor congue tortor. Morbi eu massa. Integer volutpat, turpis ac cursus vulputate, mi urna venenatis magna, id dictum quam tortor at lacus. Maecenas cursus eleifend augue. Aliquam dictum sapien nec velit. Praesent tempor arcu nec felis. Quisque metus. Duis vel est vel tortor ullamcorper volutpat. Praesent fermentum nisi ut velit. Nulla blandit lacus quis ipsum.

Quisque nunc lectus, laoreet sed, mollis id, molestie luctus, ante. Aliquam et dui. Mauris bibendum. Donec eleifend leo. Vivamus vel sapien. Vestibulum vehicula egestas lacus. Morbi et nulla ut nisi fringilla rutrum. Quisque diam dui, varius et, bibendum a, pellentesque id, nisl. Vivamus nisl velit, consectetuer nec, aliquet at, sollicitudin vitae, nulla. Praesent est. Morbi vestibulum. Sed vitae risus.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #14 Online: 17 de Agosto de 2006, 01:03:34 »
 :onde:

Atheist

• Visitante
« Resposta #15 Online: 19 de Agosto de 2006, 00:46:17 »

Quando eu me tornei consciênte, aliás... quando a consciência se tornou Tarcísio, criei todos vocês.
Então quando você morrer todos morremos? :D

Atheist

• Visitante
« Resposta #16 Online: 19 de Agosto de 2006, 00:46:44 »
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Maecenas tristique enim eu magna. Sed fringilla felis quis mi. Nam sit amet sem. Aliquam erat volutpat. Pellentesque mollis. Vivamus turpis nunc, posuere ac, hendrerit quis, viverra commodo, ipsum. Nunc euismod ante eu diam. Donec elit. Aenean ipsum massa, consectetuer eu, pretium eu, convallis quis, enim. Mauris facilisis mollis ante. Etiam facilisis nibh sit amet neque. Nulla enim. Quisque magna leo, blandit eget, condimentum vel, laoreet a, mi.

Aenean non diam. Curabitur ut sem. Donec condimentum dignissim neque. Nunc sapien eros, aliquam ornare, consequat eu, vulputate non, massa. Duis porttitor congue tortor. Morbi eu massa. Integer volutpat, turpis ac cursus vulputate, mi urna venenatis magna, id dictum quam tortor at lacus. Maecenas cursus eleifend augue. Aliquam dictum sapien nec velit. Praesent tempor arcu nec felis. Quisque metus. Duis vel est vel tortor ullamcorper volutpat. Praesent fermentum nisi ut velit. Nulla blandit lacus quis ipsum.

Quisque nunc lectus, laoreet sed, mollis id, molestie luctus, ante. Aliquam et dui. Mauris bibendum. Donec eleifend leo. Vivamus vel sapien. Vestibulum vehicula egestas lacus. Morbi et nulla ut nisi fringilla rutrum. Quisque diam dui, varius et, bibendum a, pellentesque id, nisl. Vivamus nisl velit, consectetuer nec, aliquet at, sollicitudin vitae, nulla. Praesent est. Morbi vestibulum. Sed vitae risus.

É a mãe!

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #18 Online: 19 de Agosto de 2006, 01:40:51 »

Então quando você morrer todos morremos? :D
Sim.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #20 Online: 19 de Agosto de 2006, 02:17:50 »

Eu, como todo mundo q não acredita em deus, não sei de onde surgiu o tal do universo. O mais lógico pra mim é q partículas q deram origem à matéria sempre existiram ou q o universo é ciclico, sem início e sem fim. Algo surgir do nada para mim é inconcebível. Mas como não sabermos a resposta não nos dá o direito de inventá-la, simplesmente digo q nao sei.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #21 Online: 19 de Agosto de 2006, 17:47:13 »

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #23 Online: 19 de Agosto de 2006, 20:32:59 »
 :clap:

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #24 Online: 08 de Novembro de 2006, 15:12:53 »

Tudo existe um princípio, pois se não existisse o fim também não existiria.
O que faz o homem ter conhecimento disto é a inteligência, pois sem ela nada valeria e nada teria sentido. Qual o sentido da vida para quem não tem consciência inteligente?
Creio que antes do princípio existiu uma grande ciência inteligente que projetou todas as coisas.
Até Deus teve um princípio. A única coisa que não teve princípio é o fim.
Abraços.
Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!