Autor Tópico: Ceticismo e A Origem de tudo  (Lida 7868 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Ceticismo e A Origem de tudo
« Resposta #25 Online: 08 de Novembro de 2006, 15:28:58 »
Tudo existe um princípio, pois se não existisse o fim também não existiria.
(...) A única coisa que não teve princípio é o fim.

Você não está se contradizendo aqui?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Atheist

• Visitante
« Resposta #26 Online: 10 de Novembro de 2006, 07:37:43 »
Como se explica a origem de tudo considerando que Deus não existesse e nehuma outra mitica exista. Como se explica a origem de tudo?

:? :/ :?:
Tudo existe um princípio, pois se não existisse o fim também não existiria.
O que faz o homem ter conhecimento disto é a inteligência, pois sem ela nada valeria e nada teria sentido. Qual o sentido da vida para quem não tem consciência inteligente?

Então podemos acabar com todas as plantas, pois não há sentido para a vida delas?

Esta visão é pra lá de antropocêntrica.

Creio que antes do princípio existiu uma grande ciência inteligente que projetou todas as coisas.
Até Deus teve um princípio. A única coisa que não teve princípio é o fim.
Abraços.

Achei que o deus cristão não tivesse princípio...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 10 de Novembro de 2006, 07:48:40 »
Então podemos acabar com todas as plantas, pois não há sentido para a vida delas?

a questão não é nem o antropocentrismo. por esse caminho, crianças de até 6 anos de vida podem não ter valor algum.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Atheist

• Visitante
« Resposta #28 Online: 10 de Novembro de 2006, 07:55:27 »

a questão não é nem o antropocentrismo. por esse caminho, crianças de até 6 anos de vida podem não ter valor algum.

Ele irá dizer que uma criança de 6 anos de vida irá se desenvolver e terá seu valor no futuro.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #29 Online: 10 de Novembro de 2006, 07:59:53 »
Mas tem. Quando se diz que algo é eterno, comprende-se que aquilo que o criou teria um princípio que a própria eternidade já o possua dentro de sua original eternidade.
Estou falando de uma vida inteligente. Para que serviria a vida humana sem ela. Teria algum sentido?
As plantas na minha opinião é um projeto de vida inteligente, pois não acredito que a matéria bruta possa auto se organizar e evoluir por conta própria. Em razão disto muitos acreditam que seja Deus, mas existe uma minoria que acredita que a matéria bruta dá seus passos inteligentes sem ajuda de ninguém.

Erivelton, O profeta dos ateus. Tudo pela paz

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #30 Online: 10 de Novembro de 2006, 08:14:23 »
Enquanto um religioso não entender os processos que tornam a matéria bruta um ser vivo, ele não deixará de ser religioso.

Podiam criar um artigo explicando aos leigos como isso ocorre, visto que é algo meio complicado de se entender sem ajuda.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #31 Online: 10 de Novembro de 2006, 08:42:28 »
Enquanto um religioso não entender os processos que tornam a matéria bruta um ser vivo, ele não deixará de ser religioso.

Podiam criar um artigo explicando aos leigos como isso ocorre, visto que é algo meio complicado de se entender sem ajuda.
Ale, bom bia.
Não sei realmente o que voce quis dizer, mas quero lhe adiantar que tenho uma noção bastante suficiente de como se originou os primeiros elementos químicos, as células, a formação dos amonoácidos e etc...
Não sou totalmente leigo no asunto e vejo na ciência uma inteligência formidável.
O que a ciência faz hoje em laboratórios, creio eu que um grande ciêncista a bilhôes de anos atrás fez todas as experiências necessárias para construir um universo. Assim são meus pensamentos.

Atheist

• Visitante
« Resposta #32 Online: 10 de Novembro de 2006, 09:41:30 »
Mas tem. Quando se diz que algo é eterno, comprende-se que aquilo que o criou teria um princípio que a própria eternidade já o possua dentro de sua original eternidade.
Estou falando de uma vida inteligente. Para que serviria a vida humana sem ela. Teria algum sentido?
As plantas na minha opinião é um projeto de vida inteligente, pois não acredito que a matéria bruta possa auto se organizar e evoluir por conta própria. Em razão disto muitos acreditam que seja Deus, mas existe uma minoria que acredita que a matéria bruta dá seus passos inteligentes sem ajuda de ninguém.

Sei... Deus pode se autocriar e se organizar por conta própria. O que conhecemos, o universo, não...

Atheist

• Visitante
« Resposta #33 Online: 10 de Novembro de 2006, 09:42:23 »

Ale, bom bia.
Não sei realmente o que voce quis dizer, mas quero lhe adiantar que tenho uma noção bastante suficiente de como se originou os primeiros elementos químicos, as células, a formação dos amonoácidos e etc...
Não sou totalmente leigo no asunto e vejo na ciência uma inteligência formidável.
O que a ciência faz hoje em laboratórios, creio eu que um grande ciêncista a bilhôes de anos atrás fez todas as experiências necessárias para construir um universo. Assim são meus pensamentos.

E quem fez o tal cientista?

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #34 Online: 10 de Novembro de 2006, 15:26:36 »
E quem fez o tal cientista?
Boa pergunta.
O universo cósmico possui inteligência e foi uma das primeiras coisas a ser criada na natureza. Ela depois de muitos estudos materializou-se para formar tudo que vemos hoje.
Quarks, prótons, elétrons, elementos químicos, células, aminoácidos e etc...
Talvez nunca saberemos como esta foi criada, mas ela apareceu pela própria complexidade do universo. Se esta inteligência não existisse creio com certeza que só haveria seres irracionais. O ser humano é testemunha disto por causa da nteligência que possui. Ela veio de algum lugar no infinito e se tornou presente na matéria viva. Assim são meus estudos. Abraços

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #35 Online: 10 de Novembro de 2006, 15:30:25 »
Em outras palavras, você simplesmente crê em uma vontade consciente por trás da existência.  Ok.  Pleno direito seu.  Mas não pense que demonstrou que isso é a verdade.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #36 Online: 27 de Janeiro de 2007, 15:50:09 »
Como se explica a origem de tudo considerando que Deus não existesse e nehuma outra mitica exista. Como se explica a origem de tudo?

:? :/ :?:
Origem da vida?
Taqui uma discurssão boa para se debater.
A ciência lança teorias e depois larga a bomba na mãos daqueles que querem saber e não tem como começar. Eu teria algumas idéias bem rápida:Criacionismo?, veio de um ovo embrionário?, Nasceu da folha de uma árvore?, Fomos trazidos até aqui por seres mais evoluídos?
Acho que o melhor mesmo é não complicar. Eu estou com o criacionismo.
E voces?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #37 Online: 27 de Janeiro de 2007, 18:06:39 »
E quem criou o "criador"?
Que resposta isso é para a questão de origem da vida? Por mim ficou na mesma.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #38 Online: 27 de Janeiro de 2007, 21:26:02 »
Eu chamo a isso de o mito da criação, ou seja o criacionismo, as pessoas tem a necessidade de encontrar uma causa pra tudo, eu discordo totalmente da necessidade de que o universo tenha sido criado, idéia aliás, que não faz sentido pra mim.

O único motivo que consigo ver, Nina, é a predisposição psicológica a descrever situações e acontecimentos em termos de causas e origens.

Concordo com o Dantas a respeito da predisposição psicológica, mas quais seriam os motivos dessa predisposição?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #39 Online: 28 de Janeiro de 2007, 00:29:04 »
Concordo com o Dantas a respeito da predisposição psicológica, mas quais seriam os motivos dessa predisposição?

Condicionamento cultural (já que frequentemente se descreve fenômenos e situações como se eles tivessem sempre sequências simples e claras de causas e consequências) e uma expectativa de participar e quem sabe controlar dessas sequências.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #40 Online: 28 de Janeiro de 2007, 14:43:55 »
Quando me refiro a origem da vida estou colocando o criador dentro da criação.
Quem criou o criador?
Talvez um dia você saberá :?:
Mas voltando ao assunto aqui ninguém teria uma idéia como apareceu e sobreviveu o ser humano?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #41 Online: 28 de Janeiro de 2007, 14:49:02 »
A maioria de nós acredita que foi por evolução natural a partir de primatas.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #42 Online: 28 de Janeiro de 2007, 15:48:22 »
Exatamente, o evolucionismo, que é a explicação mais plausível.
O criacionismo já nega a si mesmo pela sua incoerência.

Quando me refiro a origem da vida estou colocando o criador dentro da criação.
Quem criou o criador?
Talvez um dia você saberá :?:
Mas voltando ao assunto aqui ninguém teria uma idéia como apareceu e sobreviveu o ser humano?
Não se pode colocar o criador dentro da criação, pois assim não haveria criação, já que esta necessista de uma causa.
Já sobre quem criou o criador é fácil: a fértil mente humana para explicar de forma simplista a origem da vida e do universo, mas o homem evoluiu não apenas biologicamente, mas socialmente e cientificamente e tem respostas mais coerentes como é o caso da evolução.  8-)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Erivelton

• Nível 33
  • *
« Resposta #43 Online: 29 de Janeiro de 2007, 11:43:57 »
A maioria de nós acredita que foi por evolução natural a partir de primatas.
Evolução natural a partir de primatas :?:
Vamos regredir mais um pouco e tentar desvendar o mistério da formação dos seres vivos através da formação celular. O primeiro primata a aparecer em terra teria que vir de algum lugar concorda?
O feto deste animal em sua formação biológica precisava de duas coisas importantes:
primeiro de um lugar para acomodar o feto da espécie e a segunda precisava ser alimentada. Algumas células que formavam as espécieis precisavam buscar alimentos externos. Como conseguiram isto?
Acho que este seria o passo mais importante e aproximado para decifrar as origens dos seres vivos.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 29 de Janeiro de 2007, 12:32:33 »
 :sei:

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #45 Online: 29 de Janeiro de 2007, 14:33:54 »
 :histeria: :histeria: :histeria:
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #46 Online: 29 de Janeiro de 2007, 16:05:37 »
Supondo que você ainda esteja falando sério, Erivelton:

O primeiro primata teve origem a partir de uma mutação aleatória de um mamífero que não chegava a ser bem um primata.

Tenho certeza que já te explicaram isso, então... qual é a dificuldade?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #47 Online: 29 de Janeiro de 2007, 20:18:30 »
O feto deste animal em sua formação biológica precisava de duas coisas importantes:
primeiro de um lugar para acomodar o feto da espécie e a segunda precisava ser alimentada.

O feto mamífero tem se acomodado na mãe fazem uns 40 milhões de anos, em todos os mamíferos, e antes nos marsupiais. E antes, eram chocados.

Daí nos temos agora descendentes de espécies diferentes, onde alguns ainda são chocados, outros são marsupiais, isto é, se desenvolvem dentro da mãe e depois dentro de uma bolsa até ficarem formados, e ainda como os mamíferos placentários, dentro de uma placenta.

Os primatas dos quais o homem é um deles, já era um mamífero placentário.

Algumas células que formavam as espécieis precisavam buscar alimentos externos. Como conseguiram isto?

Sinceramente, Erivelton, a sua ignorância em biologia deixa nossas respostas muito difíceis. Células não buscam alimento sozinhas, deambulando por aí. Isso somente acontece em seres unicelulares, e fagocitam (comem) de diversas formas, em geral abraçando gotas de gordura e as absorvendo pela membrana mesmo.

Mas em animais como nós a coisa é diferente. Afinal, estamos falando em seres humanos, primatas, esquilos, rãs, corujas, ou amebas ? A resposta vai ser muito diferente para cada uma delas, e nenhuma resposta o deixará contente.

Porque desconfio que quis perguntar outra coisa, só não imagino o quê.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fred

• Nível 20
  • *
  • Hubble...out of the ordinary...out of this world.
« Resposta #48 Online: 29 de Janeiro de 2007, 21:38:47 »
Vamos regredir mais um pouco e tentar desvendar o mistério da formação dos seres vivos através da formação celular. Acho que este seria o passo mais importante e aproximado para decifrar as origens dos seres vivos.

Têm gente que limpa o traseiro com a origem da vida e nem se dá conta...
Você não usa esponja no chuveiro ?  ::)
“Não tenho medo das perguntas difíceis: tenho pavor das respostas fáceis.” A. Malcot

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #49 Online: 30 de Janeiro de 2007, 02:09:36 »
Vamos regredir mais um pouco e tentar desvendar o mistério da formação dos seres vivos através da formação celular. Acho que este seria o passo mais importante e aproximado para decifrar as origens dos seres vivos.

Têm gente que limpa o traseiro com a origem da vida e nem se dá conta…
Você não usa esponja no chuveiro ?  ::)

Você passa a esponja na bunda ? credo, nunca vou tomar banho em sua casa. :(
Não deseje.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!