Dava para voce tentar me explicar como se deu a geração do primeiro primata?
Ok, então vamos por partes.
Primata: ordem de espécies de mamíferos. Veja em
http://pt.wikipedia.org/wiki/PrimataExemplos de primatas: orangotangos, chimpanzés, humanos, macaquinhos (sagüís, por exemplo).
Parece que todos eles surgiram de pequenos animaizinhos parecidos com os atuais saguís, que viviam em árvores, há uns 20 a 25 milhões de anos atrás (não sei se estou certo quanto às atuais estimativas dos primeiros primatas, me corrijam se estou errado).
Em algum momento dessa época, havia muitos tipos de mamíferos, alguns caçadores, como os felinos, outros comiam frutas ou caçavam insetos, e se especializaram na vida nas árvores. Tinham a cabeça relativamente grande para o corpo, e devia ser muito curioso, como é todo primata. Tiveram uma cauda longa e prênsil, isto é, a usavam como uma quinta patinha para andar nas árvores.
Milhões de anos depois, o clima mudou, e isso fez com que mudassem bastante:
-alguns ficaram nas árvores
-outros começaram a se aventurar na mata e ganharam tamanho. Tendo uma alimentação mais rica, puderam continuar aumentando de tamanho
-destes, alguns passaram a ficar menos tempo em árvores. E descendemos deles, alguns entre os quais passaram a caminhar um duas pernas, deixando os braços livres e erguendo a coluna. Isso, com o passa das milhares de gerações.
Você vai me dizer que não respondi sua pergunta. Você esperava que de repente (poooing!) aparecesse um primata pronto. Não é assim que acontece. Não sabemos, mas poderia ter acontecido assim:

Um grupo de animais (como atuais esquilos) passa a viver e se alimentar de certa planta;

Milhares de anos depois, afastados de outros esquilos, ficaram diferentes;

Os seus filhos nasceram com um dos dedos mais torto, e essa mudança continuou ao longo do tempo;

Essa mudança no dedo ajudou a sua vida na árvore, então, não só continuou como foi reforçada nas geraçoes seguintes;

Outras centenas de milhares de anos depois, muitos desses esquilos não cruzaram mais com os esquilos do começo da estória;

Estes novos esquilos, ainda mudando, originaram o que chamamos de primatas.
É claro que é uma explicação didática. Há 25 milhões de anos atrás, não havia exatamente esquilos, mas sim bichinhos peludos muito parecidos. E não sabemos exatamente o que aconteceu para que apareçam os primeiros primatas; algum fato qualquer fez com que um grupo de individuos se afastasse, ouse especializasse numa certa comida, e acabou por, milhares de anos depois, ficar diferente dos esquios anteriores.
E assim, vendo a estória atual, estudando 20 milhões de anos depois os atuais descendentes, e comparando suas caracteristicas, chamamos o dedinho torto de polegar. E os agrupamos em famílias, porque são animais de espécies muito parecidas (cauda, formato da cabeça, número de dedos, e outras menos óbvias como pâncreas, apêndice, formato do intestino, etc.).
Imagino que a sua próxima pergunta seja 'tudo bem, mas como foi gerado o primeiro esquilo ?' De uma forma similar. Mas isso vale um outro post.