Autor Tópico: perplexidade moral  (Lida 8813 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: perplexidade moral
« Resposta #50 Online: 22 de Agosto de 2006, 20:20:31 »
Dantas, por que a questão do "forçado" não se estende à pedofilia, incesto...

Eu disse que pedofilia é doença.  Obviamente continua sendo quando é induzida.

Incesto é consensual até indicação em contrário.  Se não for, é estupro com agravante.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 23 de Agosto de 2006, 02:52:48 »
Pedofilia é doença social. 
O que é "doença social"?

Não duvido que em outras culturas ela fosse vista com naturalidade (creio que era o caso da Grécia antiga, por exemplo), mas nesses casos havia uma sociedade preparada para reconhecer a existência desse tipo de relacionamento e lidar com as consequências de forma aberta e realista.  Não é o caso da nossa.
Pelo que li, isso nunca existiu... que existia era "efebofilia", com adolescentes, não crianças

Incesto é algo biologicamente perigoso, pelo menos quando há chance de concepção.  Eu não o desaprovaria em relacionamentos sem chance de prole, mas acho importante desencorajá-lo quando há.
o que é uma forma de eugenia à qual não se costuma ter aversão moral (aversão racional, não digo que em outros casos de eugenia se tenha aversão por perplexidade...... mas acho que há algum meio termo em que há, que acaba virando um certo tabu, e usa-se termos como "eugenia" e "nazismo" para "espantalhar" a coisa)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #52 Online: 23 de Agosto de 2006, 08:08:43 »
Pedofilia é doença social. 
O que é "doença social"?

Uma situação que não é nociva para o indivíduo em si, mas que prejudica o bem-estar da sociedade.

Não duvido que em outras culturas ela fosse vista com naturalidade (creio que era o caso da Grécia antiga, por exemplo), mas nesses casos havia uma sociedade preparada para reconhecer a existência desse tipo de relacionamento e lidar com as consequências de forma aberta e realista.  Não é o caso da nossa.
Pelo que li, isso nunca existiu... que existia era "efebofilia", com adolescentes, não crianças

Uma distinção um tanto sutil.  Mas se você prefere, então estendo minha crítica apra a efebolia também.

Incesto é algo biologicamente perigoso, pelo menos quando há chance de concepção.  Eu não o desaprovaria em relacionamentos sem chance de prole, mas acho importante desencorajá-lo quando há.
o que é uma forma de eugenia à qual não se costuma ter aversão moral (aversão racional, não digo que em outros casos de eugenia se tenha aversão por perplexidade...... mas acho que há algum meio termo em que há, que acaba virando um certo tabu, e usa-se termos como "eugenia" e "nazismo" para "espantalhar" a coisa)

Eugenia é uma palavra que pegou estigma, mas nem por isso fazer experiências sem critério é algo beeem diferente de simplesmente evitar (de forma preventiva e não-violenta) que irmãos tenham prole entre si.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #53 Online: 23 de Agosto de 2006, 22:42:51 »
Uma situação que não é nociva para o indivíduo em si, mas que prejudica o bem-estar da sociedade.

ainda não entendi...

Pq prejudicaria o bem estar da sociedade???

prostituição, homosexualismo tb se enquandram???

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #54 Online: 24 de Agosto de 2006, 07:08:36 »

ainda não entendi...

Pedofilia?  Porque põe em risco a estabilidade emocional de outros.

Não.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #55 Online: 24 de Agosto de 2006, 12:33:59 »

ainda não entendi...

Pedofilia? Porque põe em risco a estabilidade emocional de outros.

Não.

ainda não entendi...

Não.

Vejo dessa forma também Luis. Uma sociedade onde as crianças são submetidas à atrocidades terá um futuro como?! Muitas crianças que sofrem abusos ou violência, acabam se tornando adultos que banalizam esse tipo de atos.
Outro detalhe é que algumas vezes a vida da criança é colocada em risco, pois seu corpo não esta preparado diria, para acomodar um pênis adulto. Já vi casos bizarros de crianças que tiveram órgãos internos fatalmente lesionados por pedófilos. Não é moralismo barato, é bom senso!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Luz

• Visitante
« Resposta #56 Online: 24 de Agosto de 2006, 15:56:46 »
Não seria mais fácil dizermos que tudo aquilo que é "forçado" é nocivo, mas o consensual não - seja para o que for? Sendo o nocivo uma questão social e o consensual uma questão pessoal. Penso que fica mais fácil analisar as coisas desse ângulo.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #57 Online: 24 de Agosto de 2006, 15:58:26 »
Se disser forçado...alguns dirão: Mas e se a criança aceita, então não é crime! Precisa explicar bem pra que possam entender a gravidade da situação!

"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Luz

• Visitante
« Resposta #58 Online: 24 de Agosto de 2006, 16:03:26 »
Se disser forçado...alguns dirão: Mas e se a criança aceita, então não é crime! Precisa explicar bem pra que possam entender a gravidade da situação!

Bem lembrado: física ou psicologicamente (podendo entrar aqui diversos parâmetros de nível intelectual) forçado! O que não se aplica exclusivamente a pedofilia, podenso se aplicar a diversas situações, circunstâncias e pessoas com idades diferentes.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #59 Online: 24 de Agosto de 2006, 16:08:56 »

Mas uma criança e vive numa casa onde os pais brigam com frequencia tb vai ter traumas quando adulta.

O mesmo vale pra pais alcolatras

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #60 Online: 24 de Agosto de 2006, 16:14:35 »
Diego, a assistência social entre (ou deveria) entrar em cena nesses casos. Não é porque existem que tolerá-los ou banalizá-los!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #61 Online: 24 de Agosto de 2006, 17:14:15 »

Mas uma criança e vive numa casa onde os pais brigam com frequencia tb vai ter traumas quando adulta.

O mesmo vale pra pais alcolatras

De pleno acordo; essas também são doenças sociais.  Só que ninguém me perguntou o que eu achava delas antes :)

Luz

• Visitante
« Resposta #62 Online: 24 de Agosto de 2006, 18:02:34 »
Qualquer situação imaginada que force uma circunstância física ou psicológica que atinja uma pessoa, interferindo em sua qualidade de vida é nociva, tanto para adultos quanto para crianças, pessoal ou socialmente.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #63 Online: 24 de Agosto de 2006, 18:12:36 »
Aí eu já não sei.  Será que toda intervenção é nociva?  Alfabetizar uma criança é nocivo?  Afastar um bêbado da garrafa?

Luz

• Visitante
« Resposta #64 Online: 24 de Agosto de 2006, 18:18:54 »
Aí eu já não sei. Será que toda intervenção é nociva? Alfabetizar uma criança é nocivo? Afastar um bêbado da garrafa?

Você desconsderou o trecho "interferindo em sua qualidade de vida"!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #65 Online: 25 de Agosto de 2006, 07:34:39 »
Não, Luz.  É exatamente esse trecho que precisa ser esclarecido.  Quem decide qual interferência é indesejável e qual é positiva?  E com qual critério?

Luz

• Visitante
« Resposta #66 Online: 04 de Setembro de 2006, 12:23:33 »
Não, Luz. É exatamente esse trecho que precisa ser esclarecido. Quem decide qual interferência é indesejável e qual é positiva? E com qual critério?

Luis, o critério está na frase: Qualquer situação imaginada que force uma circunstância física ou psicológica que atinja (cause danos) uma pessoa, interferindo em sua qualidade de vida é nociva, tanto para adultos quanto para crianças, pessoal ou socialmente.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #67 Online: 04 de Setembro de 2006, 13:15:19 »
Mantenho minha pergunta: quem decide o que é dano, e com qual critério?

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #68 Online: 04 de Setembro de 2006, 14:25:34 »
cada um de nós possuí uma bússola que nós guia em relação com o que é certo ou errado...

vários fatores influenciam nessa bússola, tais como:

sociais, regionais, religiosos, psicológicos, criação, idade, vida acadêmica, situações, instintos primitivos e de sobrevivência e, principalmente:

nossos interesses pessoais...

e algumas vezes a bússula está quebrada mesmo...

ultimamente tenho pensado muito sobre o que é certo ou errado e estou com uma inclinação a achar que não há certo ou errado e/ou quem sou eu para decidir o que é certo ou errado...

26 meninos na faixa dos 12 anos estão desaparecidos aqui na minha cidade, e a conclusão mais obvia que se pode chegar é que eles estão apodrecendo em algum matagal, após ter uma morte lenta e dolorosa nas mãos de um(s) tarado(s)...

sempre achei que o estupro era o pior dos crimes, mas agora não tenho mais certeza... sempre pode haver algo pior... ou mais errado...

Luz

• Visitante
« Resposta #69 Online: 04 de Setembro de 2006, 17:31:16 »
Mantenho minha pergunta: quem decide o que é dano, e com qual critério?

Como assim quem decide o que é dano? Dano é aquilo que causa prejuízo a outro - esse é o critério!

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 04 de Setembro de 2006, 18:20:59 »
E quem decide que houve preju?

rizk

• Visitante
« Resposta #71 Online: 04 de Setembro de 2006, 21:36:25 »
Na Marie Claire desse mês tem a história de uma moça que namorava o meio-irmão, sem saber. Ela descobriu, eles se separaram e ela tem raiva do pai até hoje.

Olha, a sério. Diz-se hoje que pedófilo é a pessoa que não "amadureceu", que acha que ser criança é da hora e tem real carinho por ela, só que expressando ele da maneira que faria com um outro adulto. Bobeando eles amam mesmo a criança. Não tem muita justificativa achar isso errado, senão dizer que "criança não devia estar fazendo isso".

Mas tem umas coisas zoadas que a gente lê nos jornais estrangeiros, tipo o vizinho ser processado por ter pego a criança no colo, vô ser processado por dar tapinha na bunda da neta, e coisas do gênero.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 05 de Setembro de 2006, 01:49:40 »
Na Marie Claire desse mês tem a história de uma moça que namorava o meio-irmão, sem saber. Ela descobriu, eles se separaram e ela tem raiva do pai até hoje.

Olha, a sério. Diz-se hoje que pedófilo é a pessoa que não "amadureceu", que acha que ser criança é da hora e tem real carinho por ela, só que expressando ele da maneira que faria com um outro adulto. Bobeando eles amam mesmo a criança. Não tem muita justificativa achar isso errado, senão dizer que "criança não devia estar fazendo isso".
teve um caso de um cara que passou a ser pedófilo por causa de um tumor cerebral. Operado, a pedofilia acabou...

Mas tem umas coisas zoadas que a gente lê nos jornais estrangeiros, tipo o vizinho ser processado por ter pego a criança no colo, vô ser processado por dar tapinha na bunda da neta, e coisas do gênero.

hehe... lembrei de uma coisa que li numa lista há vários anos... falava-se sobre idiomas, e alguém disse que um cara, professor americano, recém mudado para a nova-zelândia, resolveu fazer um dicionário de americano-neo zelandês, depois de na classe, ter comentado qualquer coisa sobre "patting his daughther on the fanny", o que significaria dar uns tapinhas na bunda da filha, em inglês estadunidense; mas no anglo-inglês e no neo-zelando-inglês, fanny é um termo vulgar para genitália feminina; e "to pat", pode ser tanto dar uns tapinhas, quando acariciar, esfregando gentilmente. Então a classe dele, da faculdade acho, ficou toda estarrecida, muda, sem falar nada... e ele sem entender nada.... depois o diretor da escola/faculdade acabou vindo falar com ele... mas acho que nada de mais sério aconteceu

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #73 Online: 06 de Setembro de 2006, 00:39:30 »

Quem sofre o preju.

Por isso pensar no próximo é tão importante.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #74 Online: 06 de Setembro de 2006, 09:56:07 »

Quem sofre o preju.

Por isso pensar no próximo é tão importante.

O problema é que as vezes a pessoa só percebe que tomou preju muito tempo depois, quando ja é irremediavel.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!