Autor Tópico: Ateus são mais inteligentes?  (Lida 6265 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Ateus são mais inteligentes?
« Online: 19 de Agosto de 2006, 23:56:00 »
Ateus são mais inteligentes? É essa pergunta que eu faço para muitos e para mim mesmo as vezes. O que posso dizer é que a inteligência tem muitas faces e nuancias, mas uma de suas características mais notáveis é saber discernir a realidade. Essa capacidade de discernir a realidade em que se vive é crucial, pois permite ao individuo aproveitar melhor o potencial do meio ambiente e também conhecer seus próprios limites. As pessoas religiosas não parecem perceber a realidade, nem mesmo as coisas óbvias. Como por exemplo o fato da morte ser o fim definitivo da existência humana, o fato do homem não ter vindo de nenhum paraíso hipotético, mas sim evoluído de espécies mais primitivas, e por aí vaí. O ateu pode não ter os mesmos títulos acadêmicos que um religioso, mas uma coisa ele tem a mais, a visão sincera de que o mundo onde vivemos não é um conto de fadas tipo Alice no país das maravilhas e que não há nenhum paizão nos protegendo dos infortunios da vida...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Ateus são mais inteligentes?
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2006, 01:58:21 »
não, o mais próximo possível seria dizer que algumas pessoas mais inteligentes são ateístas...

também confunde teísmo com criacionismo aí.

acredito que o ateísmo não subsiste tanto por maior inteligência mas por um diferencial na necessidade ausência de necessidade psicológica de um deus, ou de uma vida após a morte, no caso do ateu-padrão-que-não-é-só-ateu-mas-não-crê-em-vida-após-a-morte-e-etc.

Talvez o ateu tenha maior "inteligência emocional-epistemológica", no que toca a seres mitológicos e vida após a morte.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2006, 02:04:46 »
Acho q não. Crença em um deus não é sinal de falta de inteligência, tem haver com outras coisas, como as q o Banzai mencionou entre outras. Até mesmo pq existem cientistas de renome q são teístas, portanto uma coisa não tem conexão com a outra.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2006, 02:20:15 »
Definitivamente não.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2006, 05:06:31 »
Ateísmo por si só não deixa ninguém inteligente. O que já vi de ateu retardado não é brincadeira. Mas também não sei se essas pessoas sabem mesmo o que é ateísmo, para começar.

Pode ser o contrário, visto que a maioria das pessoas que estudam ou trabalham em áreas acadêmicas são ateístas.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2006, 08:06:24 »
Quando se compreende o que se passa na cabeça das pessoas em geral, se percebe que a crença em Deus é algo natural. Pessoas tem mesmo dificuldade ao lidar com certas coisas da realidade, pois a abstração da realidade das pessoas tem muitos passos onde ela pode se enganar no meio. Tem pessoas que acreditam em Deus e não só acham isso perfeitamente normal como entendem Deus como sendo algo natural.

Conforme a pessoa visa buscar apenas por respostas da realidade, seja por qual motivo for, ela vai buscando métodos para contornar essa abstração da realidade que as pessoas em geral tem para tentar perceber a realidade como ela é de fato. Desses métodos é que surgiu a ciência como é hoje.

Se você considerar que "inteligência" é ter vastos conhecimentos científicos, a chance dessa pessoa ser ateísta é altíssima. Se vê que Deus não faz parte da realidade quando se analisa empiricamente. Se vê que a idéia de Deus não faz muito sentido. Isso não satisfaz pessoas que visam aprender sobre ciência. Mas não faz diferença nenhuma para quem quer aprender sobre outras coisas, como arte, política, etc.

Ateísmo em sí não torna ninguém inteligente. Ele pode até ser o resultado de uma boa pesquisa pessoal por parte de quem quer conhecer melhor a realidade usando a ciência, mas não diz muita coisa por si só quanto á "inteligência" de uma pessoa.

O problema do ateísmo é que, como ele é associado à inteligência dos pesquisadores acadêmicos (por estes serem na maioria ateus), as pessoas acham que ele dá um carimbo de "sou inteligente" para quem é ateu. Quantas vezes já não topei com pessoas que se diziam ateístas mas não eram ateístas de verdade?

Tem pessoas que se dizem ateístas por simplismente não ter religião mas continua acreditando em Deus. Outros se dizem ateus só por serem rebeldes, da mesma maneira como os que geralmente se dizem góticos.

Ateísmo é uma coisa boa, tanto para quem é inteligente ou não. Ele te faz encarar a vida com mais responsabilidade. Mas não deve ser encarado como algo que aumenta a inteligência.

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
« Resposta #6 Online: 20 de Agosto de 2006, 10:13:23 »
O teísta consegue fazer essa separação. Desliga a parte lógica quando o assunto é Deus, como a criança que exalta na chegada do papai-noel. A religião é uma loucura controlada, que as vezes descontrola, mas não é atestado de burrice.
O sacrifício é a moralidade do imoral - Ayn Rand

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 20 de Agosto de 2006, 11:21:31 »
. O ateu pode não ter os mesmos títulos acadêmicos que um religioso, mas uma coisa ele tem a mais, a visão sincera de que o mundo onde vivemos não é um conto de fadas tipo Alice no país das maravilhas e que não há nenhum paizão nos protegendo dos infortunios da vida...

Não entendi essa parte do ateu não poder ter os mesmos titulos academicos q um religioso....

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Agosto de 2006, 11:23:37 »
O teísta consegue fazer essa separação. Desliga a parte lógica quando o assunto é Deus, como a criança que exalta na chegada do papai-noel. A religião é uma loucura controlada, que as vezes descontrola, mas não é atestado de burrice.

não acho q ele "desligue" a logica no reciocinio...
Ele apenas usa uma lógica diferente, q pra ele é perfeitamente normal e possivel, e que para nós é errada.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 20 de Agosto de 2006, 12:50:20 »
pfff, mais um tópico do tipo "hoje acordei precisando me sentir melhor que o mundo ao meu redor"

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #10 Online: 22 de Agosto de 2006, 00:16:04 »
  As pessoas religiosas não parecem perceber a realidade, nem mesmo as coisas óbvias. Como por exemplo o fato da morte ser o fim definitivo da existência humana...........

E qual ateu, consegue demonstrar que esta seja uma certeza, uma "coisa óbvia" ? Você, por exemplo ?
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #11 Online: 22 de Agosto de 2006, 00:43:13 »
Ateísmo por si só não deixa ninguém inteligente. O que já vi de ateu retardado não é brincadeira.

:ok: Exatamente! O que impede as pessoas de raciocinarem é a ideologia, a cosmovisão viciada que distorce alguns fatos e nega outros. E isto não é necessário nos religiosos, assim como o ateu não é imune a isto. Aliás, nem o gênio é imune a isto. O maior exemplo é o do Einstein, cujas opiniões metafísicas o impediam de aceitar as implicações da física quântica.
Certo que muitos religiosos atribuem a Deus ou ao Demônio qualquer evento trivial que não conseguem entender sozinhos, acreditam que as leis da natureza possam ser violadas o tempo todo em seu favor, não conseguem dissociar o valor de uma pessoa da religião que ela professa etc.
Mas também existem religiosos sensatos, que buscam explicações racionais para as coisas, mesmo porque acreditam que Deus não age trivialmente (um bom relojoeiro não precisa dar corda no relógio o tempo todo), reconhece o valor de pessoas de outras religiões (ou opções religiosas), assim como reconhece a falta de valor em indivíduos que casualmente venham a professar sua religião.
Da mesma forma, existem ateus que se deixam cegar, seja pelo anti-religionismo fanático, seja por qualquer outra ideologia que professem além do ateísmo.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #12 Online: 22 de Agosto de 2006, 03:12:57 »
"O ateu pode não ter os mesmos títulos acadêmicos que um religioso"

Não entendi também.
Não deseje.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #13 Online: 22 de Agosto de 2006, 05:46:31 »
  As pessoas religiosas não parecem perceber a realidade, nem mesmo as coisas óbvias. Como por exemplo o fato da morte ser o fim definitivo da existência humana...........

E qual ateu, consegue demonstrar que esta seja uma certeza, uma "coisa óbvia" ? Você, por exemplo ?

Milhões de pessoas morrem todos os anos. Em todos os casos, a pessoa morre e nada mais acontece. O que esperaria de diferente aí?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 22 de Agosto de 2006, 10:33:48 »
Vocês não acham que é muito mais difícil ser religioso? Não é brincadeira não, tem que ser muito inteligente pra acreditar  num ser que não existe e ficar bolando explicações pras coisas ruins que acontecem e pras orações que não são atendidas e contradições da Bíblia!

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #15 Online: 22 de Agosto de 2006, 12:01:48 »
Vocês não acham que é muito mais difícil ser religioso? Não é brincadeira não, tem que ser muito inteligente pra acreditar  num ser que não existe e ficar bolando explicações pras coisas ruins que acontecem e pras orações que não são atendidas e contradições da Bíblia!

Eu chamaria isso de burrice. Se você sabe que precisa ficar criando explicações para problemas que não existem sem as religiões, é porque você gosta mesmo de complicar as coisas ou é masoquista. Pode até ter inteligência criativa, mas é burro ao direcioná-la. ;)

E é bom ver que você não anda mais tão religioso assim, sabia? Sinal de que mais cedo ou mais tarde, você virá pro lado negro da força.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 22 de Agosto de 2006, 12:08:18 »
Você confunde religião com crença, Alê.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #17 Online: 22 de Agosto de 2006, 12:24:43 »
Tem razão. São quase a mesma coisa pra mim.

Até porque se algo não é uma crença, é um fato. E fatos não fazem parte de religiões, mas de ciências.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 22 de Agosto de 2006, 12:30:49 »

Eu chamaria isso de burrice. Se você sabe que precisa ficar criando explicações para problemas que não existem sem as religiões, é porque você gosta mesmo de complicar as coisas ou é masoquista. Pode até ter inteligência criativa, mas é burro ao direcioná-la. ;)

Er... isso foi uma piada, viu?

E é bom ver que você não anda mais tão religioso assim

Saaaaco, pro Alê eu serei macho pra sempre.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 22 de Agosto de 2006, 13:09:13 »
Mas tem o lado bom, tipo as crentinhas safadas da igreja, os retiros bacanais de carnaval, etc. Nós ateus ficamos falando com homens o dia inteiro através de um FÓRUM, o que é inaguentável.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 22 de Agosto de 2006, 13:23:05 »
Tem razão. São quase a mesma coisa pra mim.

Até porque se algo não é uma crença, é um fato. E fatos não fazem parte de religiões, mas de ciências.

Alguns fatos são subjetivos, ou não foram suficientemente comprovados ou explicados para fazer parte do conhecimento científico.  A religião "do bem" trabalha com esses fatos e evita crenças desnecessárias.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #21 Online: 22 de Agosto de 2006, 13:40:47 »

Milhões de pessoas morrem todos os anos. Em todos os casos, a pessoa morre e nada mais acontece. O que esperaria de diferente aí?

Ok. Agora, eu repito a pergunta a você, após a sua observação. Como você pode ter a certeza de que "a pessoa morre e nada mais acontece" ? Mas, sem esse papo-furado de ACS.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 22 de Agosto de 2006, 13:47:15 »
Como você pode ter a certeza de que "a pessoa morre e nada mais acontece" ?
Como você pode ter a certeza do contrário?

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #23 Online: 22 de Agosto de 2006, 14:01:53 »
Como você pode ter a certeza de que "a pessoa morre e nada mais acontece" ?
Como você pode ter a certeza do contrário?

Conhece a letra daquela canção ? : "Então tá combinado assim....................." Entretanto é apenas ao que se refere a provas científicas exigidas pela comunidade ACS. Deu prá entender, né, menina ?
« Última modificação: 22 de Agosto de 2006, 14:04:38 por Onaiab »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #24 Online: 22 de Agosto de 2006, 15:26:53 »
Até que ponto você acha que se deve considerar a sua vontade de que haja "alguma coisa" depois da morte, Baiano?

É pedir muito querer que acreditemos simplesmente porque você gosta da idéia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!