Autor Tópico: Ateus são mais inteligentes?  (Lida 6266 vezes)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Ateus são mais inteligentes?
« Resposta #25 Online: 22 de Agosto de 2006, 23:34:07 »
As pessoas religiosas não parecem perceber a realidade, nem mesmo as coisas óbvias. Como por exemplo o fato da morte ser o fim definitivo da existência humana...........

E qual ateu, consegue demonstrar que esta seja uma certeza, uma "coisa óbvia" ? Você, por exemplo ?

Milhões de pessoas morrem todos os anos. Em todos os casos, a pessoa morre e nada mais acontece. O que esperaria de diferente aí?

Ok. Agora, eu repito a pergunta a você, após a sua observação. Como você pode ter a certeza de que "a pessoa morre e nada mais acontece" ? Mas, sem esse papo-furado de ACS.

Er… Porque nada mais aconteceu em cada um dos casos?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #26 Online: 23 de Agosto de 2006, 00:31:41 »

É pedir muito querer que acreditemos simplesmente porque você gosta da idéia.

Deve estar de gozação comigo..........................................
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 23 de Agosto de 2006, 01:02:38 »
Não, estou falando sério.  É o que você está pedindo, não é?  Pois eu acho muito.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #28 Online: 23 de Agosto de 2006, 01:31:53 »
Se eu fosse pedir isso a alguém, eu seria o primeiro da lista, meu caro. Às vezes, você joga mal com as palavras. Mas não vou perpetuar esse bate-boca inútil, de forma alguma.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #29 Online: 23 de Agosto de 2006, 08:01:38 »
Eu só estou fazendo a declaração lógica e necessária diante do que você afirmou ontem às 13h40.  Confira:

../forum/topic=7483.0.html#msg124026

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #30 Online: 23 de Agosto de 2006, 13:41:08 »
Ok. Agora, eu repito a pergunta a você, após a sua observação. Como você pode ter a certeza de que "a pessoa morre e nada mais acontece" ? Mas, sem esse papo-furado de ACS.

Com esta indagação, eu estaria pedindo que ACS compartilhasse comigo a minha crença :.............................. :hihi: :lol: X-D :biglol: :( :'( :sleepy: :chorao: :o :susto: :oba: :wink: :vergonha: :oops: :/ :? :x :hmph: :P ;P ::) |( :twisted: :hein: :no: :birra: :stunned: :grito: :nojo: :olheira: :enjoo: :histeria:

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 23 de Agosto de 2006, 13:46:06 »
É que você não argumentou, então o que se deve pensar é isso mesmo.

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #32 Online: 30 de Abril de 2007, 22:17:06 »
Sim somos, e modestos tbm. :P
Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #33 Online: 01 de Maio de 2007, 02:48:57 »
Me desculpem, mas acredito que sim, porque SEMPRE fui induzido a ser teísta, lutei e segui minha inteligência, agora sou ateu e exclarecido, não há desculpa para não ser ateu além de falta de inteligência, lembrando que me tornei ateu sem nenhuma informação de outros lugares como livros ou coisas do gênero, somente mamãe, vovó e titia falando para eu acreditar e eu refletindo sobre...
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #34 Online: 01 de Maio de 2007, 05:00:49 »
Levei um tempo para lembrar: ACS significa "ateus, céticos e simpatizantes", não?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #35 Online: 01 de Maio de 2007, 06:29:57 »
O que tem de ateu burro por ai............ Aliás...... acho que a maioria dos ateus são meio burro...... Sabe aqueles adolescentes revoltados que são ateus só pra chocar?É o que mais tem por ai........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #36 Online: 01 de Maio de 2007, 13:58:36 »

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #37 Online: 01 de Maio de 2007, 14:10:31 »
No que consiste ser "mais inteligente" que alguém?
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 01 de Maio de 2007, 14:15:21 »
Ter melhor capacidade de perceber e questionar padrões, no caso. 

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #39 Online: 02 de Maio de 2007, 09:21:12 »
Só por cogitar isso, de que ateus são mais inteligentes em razão do ateismo já mostra que ateus (os que alegam isso) são mais burros.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #40 Online: 02 de Maio de 2007, 09:30:04 »
Os ateus são mais inteligentes que os teístas tanto quanto os evangélicos são mais salvos que os católicos, os muçulmanos são mais agressivos que os cristãos, os palmeirenses são melhores de futebol que os corinthianos e os tucanos são mais coerentes que os petistas… :hihi:

Ou seja, é uma crença generalista sem muita credibilidade.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #41 Online: 02 de Maio de 2007, 10:58:00 »
Considerando a análise do conceito de deus como um ser real, e somente nessa perspectiva, eu considero os ateus mais inteligentes que os teístas e também mais que os agnósticos ateus. Pois eu vejo racionalidade no ateísmo.

O agnosticismo são mais politicamente corretos, fazem média com teístas, pois não negam o "ser adorável que é deus" e assim ficam em cima do muro (sei que não gostam desse termo  :P), consolando os teístas que não tem condições de serem pessoas morais se soubessem da realidade sobre deus (que não existe)!  :hihi:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 02 de Maio de 2007, 11:06:59 »
Não é não gostar, é que é um erro definir o agnóstico como alguém em cima do muro, como eu falei em outro tópico.

A única coisa que ateus são mais que outras pessoas, é que eles são mais ateus que teístas, por exemplo. :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #43 Online: 02 de Maio de 2007, 11:09:24 »
De fato, agnosticismo não é simplesmente "ficar em cima do muro" e/ou ser politicamente correto.  É uma opção filosófica séria.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 02 de Maio de 2007, 11:16:26 »
Considerando a análise do conceito de deus como um ser real, e somente nessa perspectiva, eu considero os ateus mais inteligentes que os teístas e também mais que os agnósticos ateus. Pois eu vejo racionalidade no ateísmo.

O agnosticismo são mais politicamente corretos, fazem média com teístas, pois não negam o "ser adorável que é deus" e assim ficam em cima do muro (sei que não gostam desse termo  :P), consolando os teístas que não tem condições de serem pessoas morais se soubessem da realidade sobre deus (que não existe)!  :hihi:

Temos aqui uma casta superior então... Será que preciso argumentar sobre a burrice de pensar assim???
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #45 Online: 02 de Maio de 2007, 11:20:12 »

Temos aqui uma casta superior então… Será que preciso argumentar sobre a burrice de pensar assim???
Não precisa fique com a sua inteligência relativista. Eu estou considerando a perspectiva da análise do conceito de deus apenas. E casta é relativo a uma divisão social e não tem nada a ver com a crença ou descrença em divindades.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 02 de Maio de 2007, 11:24:35 »

Temos aqui uma casta superior então… Será que preciso argumentar sobre a burrice de pensar assim???
Não precisa fique com a sua inteligência relativista. Eu estou considerando a perspectiva da análise do conceito de deus apenas. E casta é relativo a uma divisão social e não tem nada a ver com a crença ou descrença em divindades.

Se são mais inteligentes, são superiores. Mas tudo bem, se atendo somente a Deus então, os agnósticos são mais inteligentes, por que não afirmam nada sem uma materialidade de 100% ou algo muito próximo, já os ateus afirmam, com uma margem de "chute", logo, menos cautelosos e mais precipitados, ou seja, menos inteligentes…

:stunned:

Sinceramente? não acho plausível analisar a inteligência só do ponto de vista da divindade, não faz sentido sem considerar todo o resto.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #47 Online: 02 de Maio de 2007, 12:48:00 »
Parece haver uma relação inversa entre QI e grau de religiosidade, demonstrada em diversos estudos. Mas não o suficiente para tentar prever o QI com base na religiosidade. Por outro lado, a proporção entre ateus e teístas na elite científica (National Academy os Science nos EUA e Fellows da Royal Society na GB) é o completo oposto da população geral. No caso na NAC, os ateus são mais de 90%, conforme artigo publicado na Science.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #48 Online: 02 de Maio de 2007, 13:41:58 »
Ter melhor capacidade de perceber e questionar padrões, no caso. 

Hmm, não acha um pouco abstrato? Mesmo sabendo que você considerou uma circunstância..
« Última modificação: 02 de Maio de 2007, 13:53:43 por Rod Infinity »
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #49 Online: 02 de Maio de 2007, 16:39:54 »
Os ateus são mais inteligentes que os teístas tanto quanto os evangélicos são mais salvos que os católicos, os muçulmanos são mais agressivos que os cristãos, os palmeirenses são melhores de futebol que os corinthianos e os tucanos são mais coerentes que os petistas… :hihi:

Ou seja, é uma crença generalista sem muita credibilidade.
Também acho…
O pior é que dá motivo para muitos preconceitos infundados.
A inteligência é inerente a crença. Eu já conheci ateus brilhantes e, outros, imbecis como também religiosos que dão raiva.
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!