Autor Tópico: Ateus são mais inteligentes?  (Lida 6267 vezes)

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
Re: Ateus são mais inteligentes?
« Resposta #50 Online: 02 de Maio de 2007, 18:00:29 »
Os ateus são mais inteligentes que os teístas tanto quanto os evangélicos são mais salvos que os católicos, os muçulmanos são mais agressivos que os cristãos, os palmeirenses são melhores de futebol que os corinthianos e os tucanos são mais coerentes que os petistas… :hihi:

Ou seja, é uma crença generalista sem muita credibilidade.
Também acho…
O pior é que dá motivo para muitos preconceitos infundados.
A inteligência é inerente a crença. Eu já conheci ateus brilhantes e, outros, imbecis como também religiosos que dão raiva.
Falando em preconceito!

Eu vi no orkut um cara que postou em uma comunidade "Deputados aceitam perseguição aos cristãos!", fui ler sobre isso, na verdade eles estavam votando para tornar crime o preconceito à homossexuais, que sem fundamento, em vários lugares da bíblia dizem para arrancar seus membros que lhe fazem pecar, então porque eles não o fazem logo e param de me encher o saco? =x
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Narkus

• Visitante
« Resposta #51 Online: 03 de Maio de 2007, 01:35:43 »
Eu acho sim que a inteligência acaba levando as pessoas ao ateísmo, mais cedo ou mais tarde.
O acesso a todo esse conteúdo que questiona com bases bem fundamentadas a existência de deus favorece na seleção de indivíduos que a compreendem e a aceitam sem pudor!

O próprio ato de ficar separando crença de razão pra mim já pode ser considerado um desperdício de inteligência.
É mesma coisa vc ter uma capacidade fenomenal para memorizar informações mas não ter um raciocínio decente.
Normalmente uma pessoa é atéia exatamente pq já pensou muito sobre o assunto, já teve que compreender muitas complexidades do pensamento, já buscou todo o tipo de informação que formulasse uma lógica argumentativa que a deixasse tranquila em sua racionalidade quanto a descrença em forças sobrenaturais.

Entre o teísmo e o agnosticismo eu já vejo um certo abismo em relação à capacidade de se questionar os padrões.
O Ateísmo representa outro abismo em relação ao agnosticismo, pois o ateu é aquele que já não desperdiça inteligência ao levar em consideração qualquer possibilidade de forças sobrenaturais atuar no desdobramento dos eventos.

Resumindo…
O ateu não desperdiça inteligência, portanto pra mim o ateísmo representa um importante requisito de evolução cultural (ou genético?) na inteligência humana.

Offline Dr. Jekyll

• Nível 07
  • *
  • "Teísta: Se você crê é irmão se não crê é néscio"
« Resposta #53 Online: 21 de Agosto de 2007, 10:18:32 »
Nem tanto nem tão pouco, o que acontece é o seguinte:

Pessoas atéias são pessoas que depois de muito pensar (Acredito eu) depois de muita busca (acredito eu) ou depois de não obter nenhuma resposta satisfatória de lugar algum, chegaram a conclusão que essa porra não existe mesmo. A questão é que Ateu são mais questionadores querem saber mais (acredito eu) tem uma sede ciêntifica pelo conhecimento, querem saber o porque das coisas, por isso os maiores e mais famosso céticos e ateus são pessoas de destaque, em geral pessoas atéias estão em faculdades em cursos de ciências ou em curso que tem filosofia como cunho focal, o que as leva a perguntarem mais e a fazerem perguntas cada vez mais difícil e de perspectivas nunca dantes concebidas, pois é o efeito do conhecimento, o aumento da capacidade crítica leva também a isso, além do mais para alguns pela influcência de uma vida sem regras religiosas na infância levam a esse ceticismo como no caso de Drauzio Varela, além do mais ateus em geral tem uma atitude meio do tipo Neo de Matrix desconfiam que alguma coisa está errada mas não sabem o que é e para terminar eu farei minhas as palavras de Isaac Asimov: "Eu sou ateu, sou sim. Levei um longo tempo para dizer isso. Eu tenho sido um ateu por anos e anos, mas de algum modo eu senti que era intelectualmente inaceitável dizer que alguém é um ateu, porque isso assumia um conhecimento que ninguém tem. De algum modo era melhor dizer que alguém era um humanista ou agnóstico. Eu não tenho a evidência para provar que Deus não existe, mas eu suspeito tanto que ele não existe que eu não quero perder meu tempo."
"Não sei se Deus existe. Mas seria melhor para sua reputação que não existisse." Jules Renard.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 21 de Agosto de 2007, 11:38:05 »
iiih, chegou um novato que nunca ouviu a frase "é mais Sergipe ser ateu?"

Offline Dr. Jekyll

• Nível 07
  • *
  • "Teísta: Se você crê é irmão se não crê é néscio"
« Resposta #55 Online: 21 de Agosto de 2007, 12:56:52 »
Novato? Interessante a sua atribuição, é que ela é muito contraditória para alguém que é ateu e coloca de forma tão pejorativa o direito de livre pensador de alguém, gostaria de saber o porque você é ateu acho que não possui uma explicação para isso!

"Somos carne, mas as vezes temos que viver como se fossemos feitos de Ferro", Freud.
"Não sei se Deus existe. Mas seria melhor para sua reputação que não existisse." Jules Renard.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 21 de Agosto de 2007, 13:51:05 »
er...

1 - novato no fórum
2 - eu não sou ateu, sou crente
3 - preste mais atenção no sexo do interlocutor, era pra ter falado atéia
4 - há controvérsias. sobre eu ser crente, ateu ou atéia :D
5 - é mais Sergipe ser ateu?

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #57 Online: 21 de Agosto de 2007, 14:17:13 »
er...

1 - novato no fórum
2 - eu não sou ateu, sou crente
3 - preste mais atenção no sexo do interlocutor, era pra ter falado atéia
5 - é mais Sergipe ser ateu?

6 - ::)...

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 22 de Agosto de 2007, 07:11:34 »
Off topic: você é o Osias, da STR? Aquele a quem viviam perguntando "Osias, você ainda é crente?" ?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 22 de Agosto de 2007, 12:00:09 »
sim! :histeria:

pode perguntar de novo se quiser!

rizk

• Visitante
« Resposta #60 Online: 27 de Agosto de 2007, 00:04:44 »
É mais Sergipe ser ateu, sim, PORRA!

:D

Não lembro de ter participado desse, então, se me repetir, desculpem, e se me contradisser, apontem! :lol:

Não sei se ateu é mais inteligente, mas certamente a média dos ateus tem mais anos de estudo que a média dos crentes. Porque, convenhamos, parte considerável dos ateus é comunista/anarquista e outra parte considerável é evolucionista.

Era falta perguntar na Mensa quantos dos membros são ateus :D

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 27 de Agosto de 2007, 07:10:35 »
É mais Sergipe ser ateu, sim, PORRA!

:D

Não lembro de ter participado desse, então, se me repetir, desculpem, e se me contradisser, apontem! :lol:

Não sei se ateu é mais inteligente, mas certamente a média dos ateus tem mais anos de estudo que a média dos crentes. Porque, convenhamos, parte considerável dos ateus é comunista/anarquista e outra parte considerável é evolucionista.

Era falta perguntar na Mensa quantos dos membros são ateus :D
Está na Bíblia: a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus e a sabedoria de Deus parece loucura aos olhos dos sábios deste mundo.
Pronto: quanto mais imbecil for o crente, mais próximo da verdade ele estará.
Quanto mais estudarmos, mais nos afastaremos de Deus e da "verdade".

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
« Resposta #62 Online: 01 de Setembro de 2007, 13:14:03 »
Fernando, você é teísta?
"Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força." Hipácia (Matemática de Alexandria, assassinada por uma turba Cristã em 415 DC)

Luz

• Visitante
« Resposta #63 Online: 01 de Setembro de 2007, 13:16:45 »
 :lol:

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #64 Online: 01 de Setembro de 2007, 16:53:42 »
Se o Fernando for crente então eu sou Xiita.

Offline hpaula

• Nível 00
  • *
« Resposta #65 Online: 02 de Setembro de 2007, 00:43:13 »
Ateus nao sao mais inteligentes.  Inteligencia nao tem a ver com crenças.  Tem a ver com uma diversidade de caracteristicas das personalidade:  criatividade, afetividade, raciocinio, perspicacia,
lucidez, flexibilidade e etc, etc, etc

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 02 de Setembro de 2007, 09:40:43 »
Fernando, você é teísta?
Fui católico (sem emoções envolvidas; apenas cumpria com minhas supostas obrigações). Agora sou ateu.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 02 de Setembro de 2007, 09:47:14 »
Ateus nao sao mais inteligentes.  Inteligencia nao tem a ver com crenças.  Tem a ver com uma diversidade de caracteristicas das personalidade:  criatividade, afetividade, raciocinio, perspicacia,
lucidez, flexibilidade e etc, etc, etc
Não dá para julgar a inteligência de alguém que sofreu uma lavagem cerebral desde criança e segue acreditando por inércia.
Acho que só dá para julgar um crente depois que ele foi exposto a toda a argumentação racional e cética.
Se depois de analisar e entender os argumentos, ele ainda se agarrar a sua fé, bem, na minha opinião ele tem um problema.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #68 Online: 07 de Setembro de 2007, 05:16:25 »
Falemos em "racionalidade", não em inteligência.
A razão se aprende a usar, não precisa muita coisa.
Um pouco de ceticismo já ajuda e muito, assim como o estudo.
O que não falta é ateu crente, dogmático e com os mesmo erros de raciocínio de qualquer teísta fanático.

Vamos pensar um pouco gente?
Ateus somam que porcentagem da população? Algo em torno de 2%?
Aposto que tem mais teístas racionais que isso.

Não dá pra querer pegar TODOS os teístas e comparar com poucos ateus.
Comparemos pessoas com pessoas.
Provavelmente o número de teístas mais racionais é superior ao de ateus.
O que conta aqui não é ser ateu ou teísta.
O número de teístas racionais deve ser maior que o de ateus, unicamente por existirem mais teístas no mundo.

Nunca li tanta besteira em um tópico... alguns chutaram o pau da barraca.
PS. Não confundam teísmo com crença e ateismo com ceticismo.
Eu mesmo sou um teísta cético e quando ateu era crente... tá cheio de ateu crente porai, gente que ficou P da vida com o pastor e virou ateu, mas continua crente, dogmático e caindo em tudo que é erro de raciocínio. :ok:
« Última modificação: 07 de Setembro de 2007, 05:20:11 por NadaSei »
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.
Religião é ciência. (Conhecimento).

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #69 Online: 07 de Setembro de 2007, 08:31:15 »
A questão é que Ateu são mais questionadores (..)

Temos que lembrar que tem quem se chama ateu porque tem raiva de religião e quem se chama de católico ou crente na verdade nunca se questionou de verdade, tem uma vaga crença, alimentada desde criança.

[pode parecer que não tem nada a ver, mas tem]
Tem um brilhante filme argentino sobre o fim do peronismo no começo dos anos '70 e o surgimento da ditadura militar que começa com o prefeito de uma cidade do interior sendo destituído por ser acusado de comunista (um megafone anuncia que está sendo destituído por ser 'marxista-comunista membro da sinarquía internacional'), que reclama para o seu vice:

- Mas eles sabem que eu sempre fui peronista, nunca me meti em política...

O filme se chama 'No habrá más penas ni olvido' (Não haverá mais tristeza e esquecimento, originalmente a frase de um famoso tango cantado por Gardel, "Mi Buenos Aires querido")

Sim, existe traduzido e eu já o vi na Globo de madrugada, antes da Globo assinar a promoção "compre os enlatados do Van Damme e ganhe de grátis a coleção completa dos filmes de Steven Segall..., ligue djâ!"
[fim-do->pode parecer que não tem nada a ver, mas tem]
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!