Autor Tópico: Físicos holandeses conseguem controlar o spin de um elétron simples  (Lida 4430 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Físicos holandeses conseguem controlar o spin de um elétron simples
« Resposta #25 Online: 21 de Agosto de 2006, 23:46:00 »
VocÊs estão messssmo sem entender.

Não se trata de ter hardware diferente, se trata de ter algoritmos diferentes. Algoritmos quânticos, radicalmente diferentes dos clássicos.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #26 Online: 22 de Agosto de 2006, 00:50:20 »
Mas como, tipo lógica multinível?
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 22 de Agosto de 2006, 10:35:13 »
O que é  lógica multinível?

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #28 Online: 22 de Agosto de 2006, 11:17:38 »
Quanto a isso, sem dúvidas! Não serão necessários chips do tamanho que existem hoje em dia, coolers e aquela parafernália toda.

Veja, um computador funciona com base em zeros e uns (010101) o que nada mais é que corrente / não corrente. Organizados corretamente, esses zeros e uns informam o processador "desenhe uma barra laranja, abra uma caixa de diálogo, use uma fonte arredondada na tela" etc etc

É claro que os programadores não ficam digitando 0 e 1s alucinadamente, para isso eles usam as linguagens de programação, através das quais eles falam "Imprima a frase XXX na tela"... quem se incomoda em traduzir isso para os 0101101 da vida é o próprio motor da linguagem (as famosas engines). Só assim para se conversar com o processador.

No caso de computadores quânticos, continuaremos com os 0 e 1s da vida, só que ao invés de corrente / não corrente (em termos físicos), podemos utilizar Spin + ou Spin - de um elétron, o que seria infinitamente mais rápido, já que ao invés de utilizarm um pacote de elétrons para designar um 0 ou 1, vamos usar só um mísero elétron!

E o melhor de tudo, com o tempo poder-se-ía utilizar outras partículas que permitissem outro tipo de informação que não apenas pra que lado está girando o elétron, e ao invés de precisarmos de 10101010 para dizer "Faça isso ou aquilo", utilizaríamos algo como "0221"... isso seria um salto fantástico de velocidade que faria os computadores de hoje parecerem movidos à lenha.

Mas insisto que isso ão terá impacto nenhum para o programador, muito menos para o usuário comum de computadores. As instruções serão as mesmas, porém executadas em uma fração do tempo!

As linguagens e os sistemas operacionais não mudarão nada... O C++ de hoje será o mesmo C++ dos computadores quânticos.

O que vai mudar é a programação de baixo-nível entre o processador e os softwares, mas isso a gente não influi, quem faz isso são os engines de programação. Na verdade o micro será igualzinho, só que muito mais rápido.

Em termos de miniaturização, temperatura e outras questões de hardware, teríamos alterações relevantes?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 22 de Agosto de 2006, 11:28:28 »
No caso de computadores quânticos, continuaremos com os 0 e 1s da vida, só que ao invés de corrente / não corrente (em termos físicos), podemos utilizar Spin + ou Spin - de um elétron, o que seria infinitamente mais rápido, já que ao invés de utilizarm um pacote de elétrons para designar um 0 ou 1, vamos usar só um mísero elétron!

Siiiiinto muito, mas....

... NÃO É NADA DISSO!

A idéia do computador quântico será a de um bit quântico, que não será "ou 0 ou 1", mas uma sobreposição de vários estados, com alguma probabilidade de ser 0 e outra de ser 1. É outro paradigma, outra forma de pensar e programar. Não tem nada a ver com "hardware ultraminiaturizado"

Dá uma lida pelo menos no artigo da wp em Inglês antes de continuar?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 22 de Agosto de 2006, 11:35:01 »
Para mim, como usuário, só o aumento da velocidade e a melhora da portabilidade já são um ganho e tanto.

Que venha!

Os projetistas que se virem com o mundo quântico.:-)
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 22 de Agosto de 2006, 11:39:06 »
Hsette... não é nada disso...

computadores quanticos não serão uma nova geração de pcs...

Será uma coisa totalmente nada a ver...

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #32 Online: 22 de Agosto de 2006, 11:40:39 »

Isso é ótimo, imagine o tanto de coisas totalmente nada a ver que seremos capazer de fazer com essas belezinhas ;)
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #33 Online: 22 de Agosto de 2006, 11:42:42 »

Siiiiinto muito, mas....

... NÃO É NADA DISSO!

A idéia do computador quântico será a de um bit quântico, que não será "ou 0 ou 1", mas uma sobreposição de vários estados, com alguma probabilidade de ser 0 e outra de ser 1. É outro paradigma, outra forma de pensar e programar. Não tem nada a ver com "hardware ultraminiaturizado"

Dá uma lida pelo menos no artigo da wp em Inglês antes de continuar?

Então, isso já meio possível com os computadores atuais, é algo como lógica fuzzy, ou algo como a tal da multinível que eu falei, onde não se tem só 0s e 1s. Só que, sei lá, eu sou meio cético quanto à isso, tem muita gente empolgada, pesquisando coisas legais e tal, mas vamos com calma, se fizermos algo muito diferente do atual a compactibilidade com as coisas de agora vai pro saco, e ai ninguém vai querer um pc quântico até ter programas em número suficiênte para ele. Acho que se fizerem, vai ser no modelo clássico mesmo, ou algo próximo dele, pelo menos no começo. Temos sempre que lembrar que da pesquisa para a indústria muita coisa pode rolar...
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Marcelo

• Visitante
« Resposta #34 Online: 22 de Agosto de 2006, 11:44:30 »

Concordo q a princípio não vai haver "PC quântico", como ocorreu com o nosso computador atual, q inicialmente eram destinados mais a meios acadêmicos e instituições de pesquisa em gerla, até pq o investimento tinha q ser bem alto. Mas depois, com a evolução da tecnologia tenho certeza q irá ser absorvido por consumidores doméstico também, assim como aconteceu com o PC. Mais cedo ou mais tarde acontece, disto eu não tenho dúvida.

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #35 Online: 22 de Agosto de 2006, 11:56:11 »
Que enorme perda de tempo! Os caras conseguem controlar o SPIN do elétron depois de tanto sacrifício, e na hora de utilizar a informação eles voltam para o formato de Onda de Probabilidades! Hahaha qual o objetivo disso, obter múltiplas respostas no processador? Imagine o Microsoft Ruindows que mal consegue manipular informações diretas tentando operar um sistema que tem 48% de chance de informar que A = B porém se você clica no programa, saberá que, com certeza, A !=B desde que o elétron tenha spin + e não -  :D

É óbvio que haverá PC quântico. É óbvio que o 0 e 1 hoje simulados por pacotes de elétrons ou ausência de pacotes de elétrons pode ser substituído pela informação de spin de um único elétron. É pra isso que se tenta controlar o spin de um elétron. E a partir do momento que se faz isso, já era a onda de probabilidade, ela se desfaz.

Se não é esse o objetivo de quem pesquisa isso, qual seria então? Pra mim tá mais do que claro que o objetivo final de qualquer pesquisa é a massificação da informação obtida. Se não há possibilidade de utilização da tecnologia pelo grande público, mesmo que não imediatamente, ninguém investe nisso.

Um elétron nunca poderá ser isolado num objeto de uso diário de forma a manter múltiplos estados (ondas de probabilidade), isso seria completamente inviável do ponto de vista técnico. E além disso, a informação proveniente da Incerteza de Heinsenberg simplesmente não pode ser utilizada diretamente por um processador, pois ela se perderá no momento da leitura. Se existe punhetação nesse sentido, é pura perda de tempo e recursos de pesquisa.

Deveriam focar o objetivo prático da manipulação de partículas ao invés de ficarem brincando de figuras de interferência na posição dos elétrons. Já fizeram todos os joguinhos que esse experimento permite, agora é hora de utilizar as informações do MicroUniverso em prol do homem.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 22 de Agosto de 2006, 12:20:52 »

Mas vai ou não vai haver implicações em termos de miniaturização e aumento de velocidade? :?:

Eu estou me focando no interesse do usuário final.

Reformulando: que ganho nós, usuários finais, teremos com isso?
Ah, lembrei de um detalhe importante: preço.
"Por quê?"

Chaves

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #37 Online: 22 de Agosto de 2006, 12:23:31 »

Mas vai ou não vai haver implicações em termos de miniaturização e aumento de velocidade? :?:

Acho q é muito cedo pra pensar nisso, está MUITOOOOOOOOO longe desse tipo de coisa se tornar acessivel pro usuário final, eu diria, no minimo 50 anos. Sendo muito otimista.

Eu não entendo nada de computação quantica, mas eu acho q as possibilidades que esse tipo de tecnologia abriria, são inimaginaveis, e até onde eu sei, um computador quantico não pode nem ser comparado ao computador comum por ser infinitamente superior.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 22 de Agosto de 2006, 12:25:46 »
Então, isso já meio possível com os computadores atuais, é algo como lógica fuzzy, ou algo como a tal da multinível que eu falei, onde não se tem só 0s e 1s.
Não ;é não. Nem um pouquinho. Leia o artigo da wp por favor.

A tecnologia está num estado tããão embrionário ainda que não existe como prever nada disso, não dá pra falar em preço porque não há nem a idéia de como serão os produtos baseados nesta tecnologia.

E quanto a aumento da velocidade... A velocidade dos computadores é zero. A não ser que ele esteja dentro de um carro de fórmula 1, claro.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 22 de Agosto de 2006, 12:27:29 »
É óbvio que haverá PC quântico. É óbvio que o 0 e 1 hoje simulados por pacotes de elétrons ou ausência de pacotes de elétrons pode ser substituído pela informação de spin de um único elétron.
Mas a isso NÃO se dá o nome de "computador quântico". Poooor favoooor, leia isso antes: http://en.wikipedia.org/wiki/Quantum_computing

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 22 de Agosto de 2006, 12:34:33 »
E quanto a aumento da velocidade... A velocidade dos computadores é zero. A não ser que ele esteja dentro de um carro de fórmula 1, claro.

:no:

Você entendeu o que eu disse. :hmph:

Se não quiser ou não souber responder, tudo bem!

"Por quê?"

Chaves

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 22 de Agosto de 2006, 12:39:44 »
Se você quer dizer desempenho dos algoritmos, pode esquecer.

A computação quântica é outra forma de pensar. Não pense que vai rodar os mesmos programas numa máquina quântica e será mais rápido. Nem será o caso de recompilar os programas pra hardware quântico. Nem será o caso de migrar de linguagem. São outros algoritmos totalmente nada-a-ver com os atuais.

Acredita-se apenas que PROBLEMAS que hoje máquinas clássicas não conseguem resolver eficientemente serão eficientemente resolvidos em máquinas quânticas, o que não quer dizer "aumento de desempenho". Seria como dizer que um foguete tem um motor mais potente que minha moto porque consegue chegar na Lua.

(claro, no caso foguetes/motos, temos uma grandeza como a velocidade para comparar, o que não ;é o caso com essas máquinas)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 22 de Agosto de 2006, 12:43:11 »
Ok.

E onde posso ler algo a respeito? Num nível não muito avançado.

De preferência, que não fale de gatos mortos/vivos. :-)
"Por quê?"

Chaves

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 22 de Agosto de 2006, 12:45:45 »
Voce achou  http://en.wikipedia.org/wiki/Quantum_computing muito avançado? Vou ver se acho outros.

eu estou pensnado em criar um tópico sobre isso mas eu mesma tem uma porção de coisas que nào entendi ainda e não saberia responder direito.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #44 Online: 22 de Agosto de 2006, 12:48:45 »
Então, isso já meio possível com os computadores atuais, é algo como lógica fuzzy, ou algo como a tal da multinível que eu falei, onde não se tem só 0s e 1s.
Não ;é não. Nem um pouquinho. Leia o artigo da wp por favor.

É, eu li e fiquei ainda mais desapontado, é algo bem limitado mesmo, servindo mais para quebrar senhas e fazer simulações de física quântica. Se assim for, duvido que saia do meio acadêmico/militar.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 22 de Agosto de 2006, 12:51:55 »
Há uma esperança na otimização de problemas NP-completo, tidos como intratáveis. Tipo caixeiro viajante, sabe? A CQ seria a nossa última esperança no caso de "P diferente de NP". O que provavelmente é verdade. Nesse caso haverá aplicação comercial sim e massiva. Mas também não seria o santo graal.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #46 Online: 22 de Agosto de 2006, 12:56:39 »
O problema que eu vejo e que uma plaquinha de computação quântica seria absurdamente cara, servindo pra resolver problemas de criptografia mais, talvez em mainframe de bancos ou de grandes empresas tenha isso, mas usuário comum eu acho difícil. No que resolver um problema NP completo fará meu Age of Empires rodar melhor?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 22 de Agosto de 2006, 13:14:58 »
Um artigo em anexo para uma introdução a alguns conceitos de computação quântica.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 22 de Agosto de 2006, 13:18:43 »
valeu!

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #49 Online: 22 de Agosto de 2006, 14:09:45 »
Eu li o artigo do Ângelo.

Traduzindo para fins práticos: Isso é uma tremenda viagem. Manipular o Spin de elétrons pode ter uma aplicação real na computação, porém os caras estão tentando associar a teoria quântica com a computação de cálculos complexos.

Eles estão pulando uma barreira crucial que é a descoerência. Quando o número de partículas aumenta minimamente, a propriedade de onda de probabilidade de uma partícula se perde e ela assume o comportamento clássico. Eliminar a descoerência seria fundamental para aproveitar as características da física quântica para efetuar cálculos, pena que isso é totalmente impossível. Para efetuar cálculos, vc precisa efetuar a medição necessariamente, e com isso aumentar absurdamente o número de partículas do sistema. E aí a descoerência extingue os fenômenos quânticos que poderiam ser aproveitados.

Não vejo solução plausível pra isso com a tecnologia atual e nem prevendo avanços inimagináveis na manipulação do microcosmo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!