Autor Tópico: O Brasil deve construir a Bomba Atômica?  (Lida 4687 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
O Brasil deve construir a Bomba Atômica?
« Online: 24 de Agosto de 2006, 15:44:57 »
Olá amigos do forum,

Hoje posto um tema polêmico: O Brasil deve construir a Bomba Atômica?
Eu particularmente sou favoravel ao desarmamento global pela potências nucleares, mas não sou ingenuo de concordar com o tratado de não proliferação nuclear, afinal por que os EUA ou a Rússia podem ter milhares de armas nucleares e os outros países não? O ideal é que todos os países que possuem bombas atômicas iniciassem acordos de desarmamento global, mas eu entendo um pouco de política e sei que isso é praticamente impossível. Caso o país crescesse e se desenvolvesse, pelo tamanho que temos seriamos uma ameaça aos demais países dominantes, e teriamos muitos inimigos, isso resultaria que teriamos que ter um exército poderoso e consequentemente a armas nucleares! Sei que é um raciocinio maquiavelico, mas na política, principalmente na política internacional não há espaço para idealismos, mas sim a realidade nua e crua: cada um quer ver o seu lado e só cooperam quando é do interesse próprio! Enfim, acho que não é uma coisa boa, mas caso o país se torna-se uma potência seria inevitavel a criação de um arsenal atomico para defender nossos interesses e mostrar que somos uma nação de peso internacional.
Essas são minhas opiniões, que podem estar erradas e a de vocês amigos foristas, quais são?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: O Brasil deve construir a Bomba Atômica?
« Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2006, 17:07:46 »
Claro que não deve.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2006, 18:29:03 »
Eu penso que já temos uma quantidade suficiente de bombas atômicas para promover a destruição do planeta, ou pelo menos, da vida no planeta. Não me sentiria mais ou menos desconfortável se o Brasil fosse potência mundial em armamentos - afinal, uma vez iniciada uma guerra nuclear, pouco importa a quantidade de bombas que o país possuir, ou mesmo se vamos ou não participar da guerra, a catástrofe tem tudo para ser global - não sairemos ilesos, de qualquer forma. Não sou a favor da bomba, de nenhuma!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2006, 18:34:19 »
que idéia fora de contexto...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Marcelo

• Visitante
« Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2006, 18:41:22 »
Só se for pra jogar em Brasília.

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2006, 18:44:20 »
Viva ao Irão!
Viva ao Eneias!
...

Offline Shrek

• Nível 06
  • *
  • O ogro
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2006, 22:51:48 »
Concordo que o Brasil deveria ter algumas bombas atômicas. Nenhum governante (ok, talvez tenha algum) é suficientemente tolo para iniciar uma guerra nuclear, mas nossas amiguinhas são importantes para dar pelo menos a impressão de força. Ou você acha que o Evo Morales faria o que fez se o Brasil tivesse a bomba atômica?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2006, 22:57:34 »
Concordo que o Brasil deveria ter algumas bombas atômicas. Nenhum governante (ok, talvez tenha algum) é suficientemente tolo para iniciar uma guerra nuclear, mas nossas amiguinhas são importantes para dar pelo menos a impressão de força. Ou você acha que o Evo Morales faria o que fez se o Brasil tivesse a bomba atômica?

faria.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2006, 23:07:48 »
Se o Enéas diz que sim, não há argumento que derrube sua autoridade. Façamos duas para agrada-lo!

Offline Shrek

• Nível 06
  • *
  • O ogro
« Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2006, 23:11:36 »
faria.

Mas isso porque nosso presidente é um bundão. Caso contrário não faria.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2006, 23:40:04 »
faria.

Se nosso presidente nw for bundão, pra que bomba atomica?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #11 Online: 25 de Agosto de 2006, 00:01:54 »
Eu acho que o Brasil precisa de mais escolas, professores, estradas, ferrovias, hospitais etc.
O Brasil também precisa e deve respeitar os acordos de não-proliferação de armas.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Agosto de 2006, 00:51:30 »
como eu disse, bomba atômica aqui é idéia fora de contexto.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #13 Online: 25 de Agosto de 2006, 03:28:20 »
Eu acho que o Brasil precisa de mais escolas, professores, estradas, ferrovias, hospitais etc.

È. sem bombas.
Não deseje.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 25 de Agosto de 2006, 07:54:57 »

Se o Brasil algum dia tiver um presidente capaz de autorizar uma abominação tal como o uso de bombas atômicas para reprimir estatização forçada da Petrobrás na Venezuela, é porque mergulhamos no lodo de cabeça.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Marcus VBP

• Nível 12
  • *
    • Desenvolvimento de Interfaces Web
« Resposta #15 Online: 25 de Agosto de 2006, 08:34:31 »
O Brasil também precisa e deve respeitar os acordos de não-proliferação de armas.

idem.

a vantagem de uma bomba nuclear é ameaçar todos quem não a tem? e o que vai acontecer quando todos tiverem?
Website - http://www.marcusvbp.com.br
NH18, uma comunidade sobre GURPS - http://www.nh18.com.br

Offline Shrek

• Nível 06
  • *
  • O ogro
« Resposta #16 Online: 25 de Agosto de 2006, 14:24:14 »

Se o Brasil algum dia tiver um presidente capaz de autorizar uma abominação tal como o uso de bombas atômicas para reprimir estatização forçada da Petrobrás na Venezuela, é porque mergulhamos no lodo de cabeça.

Não apóio o uso. Apóio o desenvolvimento. Se fosse ruim ninguém iria querer ;)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 25 de Agosto de 2006, 17:05:40 »
Se é para não usar, que nem tenhamos.  Você está por acaso supondo que os governantes que tem armamentos atômicos sabem o que estão fazendo?

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 25 de Agosto de 2006, 20:18:11 »
faria.

Se nosso presidente nw for bundão, pra que bomba atomica?

É.Poderiamos ter retaliado sem bombas atômicas.Se tivessemos um presidente menos paspalho.Não entendo como alguns que se dizem de esquerda podem votar num sujeito incapaz de defender nossa maior estatal.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Shrek

• Nível 06
  • *
  • O ogro
« Resposta #19 Online: 25 de Agosto de 2006, 20:27:53 »
Se é para não usar, que nem tenhamos.  Você está por acaso supondo que os governantes que tem armamentos atômicos sabem o que estão fazendo?

Os russos, norte-americanos, chineses, franceses e ingleses sim. Quanto à israelenses, indianos e Paquistaneses tenho minhas dúvidas. Os norte-coreanos certamente não sabem o que estão fazendo, assim como os iranianos. Mas o que nós não podemos é ficar para trás. À medida que mais e mis países tornam-se possuidores de bombas nucleares, torna-se necessária pelo menos a tecnologia para construí-las. Talvez não seja necessário construí-las, mas a tecnologia para tal é indispensável.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 25 de Agosto de 2006, 20:57:10 »
Se é para não usar, que nem tenhamos. Você está por acaso supondo que os governantes que tem armamentos atômicos sabem o que estão fazendo?

Os russos, norte-americanos, chineses, franceses e ingleses sim. Quanto à israelenses, indianos e Paquistaneses tenho minhas dúvidas. Os norte-coreanos certamente não sabem o que estão fazendo, assim como os iranianos. Mas o que nós não podemos é ficar para trás. À medida que mais e mais países tornam-se possuidores de bombas nucleares, torna-se necessária pelo menos a tecnologia para construí-las. Talvez não seja necessário construí-las, mas a tecnologia para tal é indispensável.

Me recuso a apoiar o desenvolvimento de itens caríssimos que, na melhor das hipóteses, não servirão para nada.  Esse tipo de mentalidade só leva a corridas armamentistas que nunca se resolvem.  É preciso cortar o mal pela raiz.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #21 Online: 25 de Agosto de 2006, 21:01:57 »
Pacifismo algum impede meu país de ter seu território invadido por um outro país. Soberania, sim. Bomba atômica já!

ukrainian

• Visitante
« Resposta #22 Online: 25 de Agosto de 2006, 21:06:32 »
Irônico, as democracias ocidentais pacifistas são as primeiras a defender a não-proliferação de armas de destruição em massa, as primeiras (e únicas) a utilizar de tal armamento em populações inocentes e a continuar a desenvolver e se abastecer de tal armamento.

Offline Shrek

• Nível 06
  • *
  • O ogro
« Resposta #23 Online: 25 de Agosto de 2006, 22:11:11 »
Me recuso a apoiar o desenvolvimento de itens caríssimos que, na melhor das hipóteses, não servirão para nada.  Esse tipo de mentalidade só leva a corridas armamentistas que nunca se resolvem.  É preciso cortar o mal pela raiz.

O ideal seria que ninguém tivesse. Mas como não é o caso, e aqueles que possuem não irão se desfazer dela, o mais sensato seria fazer. Até porque nossos recursos hídricos  serão desejados no futuro próximo.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #24 Online: 26 de Agosto de 2006, 00:44:29 »

O ideal seria que ninguém tivesse. Mas como não é o caso, e aqueles que possuem não irão se desfazer dela, o mais sensato seria fazer. Até porque nossos recursos hídricos  serão desejados no futuro próximo.

E vc acha que bombas atomicas vão resolver o problema?Resolveram o problema de Israel?Acabaram os atentados terroristaS nos EUA?Ataques de estado contra estado se tornarão cada vez mais raros, o problema são as pequenas organizações, contra as quais uma bomba atomica nw serve pra nada.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!