Esse nosso pensamento de "bomba atômica para garantir a soberania", "busca da liderança regional", "cadeira no conselho de segurança na ONU" e tudo que mostre uma visão de que é a coisa mais importante para nós colocar o Brasil como centro político de qualquer coisa é bobagem.
Precisariamos desenvolver nossa economia, tirar as pessoas da miséria, viver num país melhor sem se preocupar com essas coisas. Política externa, para nós, deve se limitar a acordos comerciais que sejam vantajosos, a importação e exportação. Em questões políticas, territoriais, o ideal é manter-se neutro, esquecer. Tudo que eu poderia desejar para o Brasil é que, no futuro, ele estivesse integrado ao mundo desenvolvido. Influência política é consequência, não devemos nos preocupar com isso.
Fazer uma bomba atômica é jogar rios de dinheiro do contribuinte no ralo com um objetivo inútil. Melhor que esse dinheiro não seja confiscado da iniciativa privada nos impostos, garanto que terão um destino muito melhor. Militarismo é uma bobagem sem tamanho também. O máximo que precisamos é de uma boa política de fronteira, hoje um exército não serve pra nada.
Deveríamos parar de nos preocupar com esse tipo bobo de diplomacia e pensar mais na economia, nas questões que realmente atrapalham o nosso cotidiano.