Autor Tópico: Religião é realmente necessária?  (Lida 4718 vezes)

Offline DaCoPe

• Nível 00
  • *
Religião é realmente necessária?
« Online: 25 de Agosto de 2006, 10:37:05 »
Por favor acesse o site http://aquafantis.sites.uol.com.br leia o texto principal e veja os sites relacionados e leia sobre a indústria da religião e o comércio da fé que é praticado entre outros assuntos muito interessantes e esclarecedores.Hoje nossa casa é invadida através da televisão,jornais ,revistas e a própria internet por esses charlatões e picaretas querendo fazer do povo uma marionete que possa ser manipulada e colocam no ar esse monte de besteira que não tem fundamento nenhum e não correspondem a realidade.O mundo sem religião seria bem melhor de se viver porque tudo isso não passa de um endogo para enganar o povo.Chega de toda essa palhaçada,isso tem que ter um fim.Ok! :no:
« Última modificação: 25 de Agosto de 2006, 10:42:47 por DaCoPe »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Religião é realmente necessária?
« Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2006, 11:09:05 »
SPAAAAAAAAAAMMMM

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2006, 13:07:51 »
Já não bastam os engodos, agora temos de lidar com os endogos também...

mas me diga, o que você entende por "religião"?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline DaCoPe

• Nível 00
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2006, 13:32:12 »
No meu conceito religião pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que a humanidade considera como sobrenatural, divino e sagrado, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças.Mas hoje em dia a religião é usada com outros propósitos para enganar a humanidade naquilo que passam para ela e que seja julgada como verdade.A mídia contribui muito para divulgar esse assunto seja em revistas,jornais,televisão,cartazes e a própria internet é invadida com esse assunto que não contribui em nada para o conhecimento humano nem o desenvolvimento da moral.Ok!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2006, 13:36:52 »
Peraí, eu já li essa definição antes, em um tópico do RéV... você é de lá?

Seja como for, acho que você está caindo na falácia do Espantalho.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline DaCoPe

• Nível 00
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2006, 13:38:22 »
Essa definição é minha não é de lugar nenhum.Ok!

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 25 de Agosto de 2006, 15:21:22 »
DaCoPe, suas mensagens aqui não são temporárias, portanto seria interessante que você as redigisse com mais cuidado. Evite erros de português, de pontuação, e defina parágrafos para facilitar a leitura.

A propósito, seja bem vindo.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #7 Online: 25 de Agosto de 2006, 15:23:41 »
SPAAAAAAAAAAMMMM

Ao achar a mesma mensagem postada em outro site, também dá a entender que a mensagem é SPAM. Mas como ele está aqui participando do tópico, acho que merece um desconto.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Agosto de 2006, 15:29:29 »
É... Está...

Mas é sinistro! Você entrar num fórum de crente pra falar que a religião é um engodo entende-se. Mas aqui? Parece que é robô postando em tudo que e fórum. Definitivamente alguém que se registrou sem saber onde estava se registrando.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #9 Online: 25 de Agosto de 2006, 15:42:27 »
É... Está...

Mas é sinistro! Você entrar num fórum de crente pra falar que a religião é um engodo entende-se. Mas aqui? Parece que é robô postando em tudo que e fórum. Definitivamente alguém que se registrou sem saber onde estava se registrando.
É, até parece que vai encontrar algum religioso por aqui...  :wink:
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Agosto de 2006, 15:43:38 »
Ter até tem, mas... Eles são muito cabeça dura e não adianta ler nada disso.

Luz

• Visitante
« Resposta #11 Online: 25 de Agosto de 2006, 17:13:12 »
Não! As religiões não são necessárias, mas tem quem goste - nascemos, vivemos e provavelmente morreremos em um mundo predominantemente religioso, porque a maioria das pessoas optou "ideologicamente" por isso ou não teve opção - gostemos ou não!

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #12 Online: 25 de Agosto de 2006, 17:24:18 »
Não! As religiões não são necessárias, mas tem quem goste - nascemos, vivemos e provavelmente morreremos em um mundo predominantemente religioso, porque a maioria das pessoas optou "ideologicamente" por isso ou não teve opção - gostemos ou não!

O problema não é gostar, é achar que é verdade e tentar obrigar as outras pessoas a seguí-las. Por que motivo acha que há tantas pessoas se denominando ateístas por aí? Por hobby?

Luz

• Visitante
« Resposta #13 Online: 25 de Agosto de 2006, 17:48:16 »
O problema não é gostar, é achar que é verdade e tentar obrigar as outras pessoas a seguí-las.

Acho que esse trecho do texto acima exemplifica bem o "problema" que você citou: o mundo sem religião seria bem melhor de se viver porque tudo isso não passa de um endogo para enganar o povo. Chega de toda essa palhaçada, isso tem que ter um fim. Ok!

O problema não é o ateísmo, mas tentar obrigar as outras pessoas a segui-lo - o proselitismo está explícito! Você não acha?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 25 de Agosto de 2006, 18:12:25 »
Ateísmo pode sim ser algo que se pressiona outros a seguir.  Mas o fato é que isso raramente acontece. 

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #15 Online: 25 de Agosto de 2006, 18:30:02 »
Ateísmo pode sim ser algo que se pressiona outros a seguir.  Mas o fato é que isso raramente acontece. 

Pois é. Ninguém me vê entrando nos fóruns evangélicos dizendo a todos que se arrependam de ter cultuado a Deus e que precisem cultuar ao nada para não irem ao nimbo eterno quando morrerem.

E Luz, você não refutou meu ponto. Você deu a entender que religião não faz mal e que por isso devia ser deixada de lado. Eu disse que não, que religião interfere na vida dos não-religiosos e que por isso existem ateus. Não falei nada de "endogo" ou do que seria melhor para as pessoas.

Luz

• Visitante
« Resposta #16 Online: 25 de Agosto de 2006, 18:46:28 »
E Luz, você não refutou meu ponto. Você deu a entender que religião não faz mal e que por isso devia ser deixada de lado. Eu disse que não, que religião interfere na vida dos não-religiosos e que por isso existem ateus. Não falei nada de "endogo" ou do que seria melhor para as pessoas.

Mas eu não me refiria a seu comentário e nem pretendo refurtar seu ponto de vista, porque concordo com ele - eu me referia apenas ao proselitismo do tópico! Não existem ateus porque a religião interfere na vida dos não-religiosos. Existem ateus porque as pessoas deixam de ter fé e não porque pretendem combater as crenças. Uma coisa é ateísmo, outra coisa é anti-teísmo (proselitismo).

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #17 Online: 26 de Agosto de 2006, 06:24:16 »

Mas eu não me refiria a seu comentário e nem pretendo refurtar seu ponto de vista, porque concordo com ele - eu me referia apenas ao proselitismo do tópico! Não existem ateus porque a religião interfere na vida dos não-religiosos. Existem ateus porque as pessoas deixam de ter fé e não porque pretendem combater as crenças. Uma coisa é ateísmo, outra coisa é anti-teísmo (proselitismo).

Se for ver bem, perceberá que o ateísmo é a visão isenta. Se temos que criar um nome para definir uma visão isenta é porque a coisa tá mesmo feia.

Se a religião não interfirisse na vida dos não-religiosos, estes nem precisariam se manifestar de qualquer maneira.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Agosto de 2006, 09:31:56 »
me ponho absolutamente contra proselitismo ateu. penso que o único aparente bom motivo seria o de impedir a promiscuidade entre o direito e religião, como em testemunhos psicografados, mas pra isso não é preciso ateizar a sociedade, somente conscientizar os juristas, e muitos disto já estão conscientes, de que o brasil é um estado laico e não cabe esse tipo de coisa aqui. o resto é frescura.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline DaCoPe

• Nível 00
  • *
« Resposta #19 Online: 26 de Agosto de 2006, 10:04:26 »
"A fé é a falência intelectual. Se o único modo de você aceitar uma afirmação é pela fé, então você está admitindo que ela não pode ser aceita por seus próprios méritos" ---   DaCoPe

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Agosto de 2006, 10:11:32 »
er. é né.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 26 de Agosto de 2006, 10:12:23 »
Ô, DaCoPe, não seja um autista, chega lá no tópico "novo por aqui?" e se apresente pra nós!

Luz

• Visitante
« Resposta #22 Online: 26 de Agosto de 2006, 10:42:19 »
"A fé é a falência intelectual. Se o único modo de você aceitar uma afirmação é pela fé, então você está admitindo que ela não pode ser aceita por seus próprios méritos" --- DaCoPe

Assim, a afirmação de que o mundo seria melhor sem religião, não poderia ser aceita por seus próprios méritos. De que outra forma poderíamos aceitar essa afirmação, senão pela fé que temos nela?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #23 Online: 26 de Agosto de 2006, 11:07:32 »
"A fé é a falência intelectual. Se o único modo de você aceitar uma afirmação é pela fé, então você está admitindo que ela não pode ser aceita por seus próprios méritos" --- DaCoPe

Assim, a afirmação de que o mundo seria melhor sem religião, não poderia ser aceita por seus próprios méritos. De que outra forma poderíamos aceitar essa afirmação, senão pela fé que temos nela?

Depende. E se houver argumentos? E se eu alegar que a religião põe medo nas pessoas, as fazem brigar entre sí e as incita a praticar atos hediondos? E se eu citar os atentados de 11 de Setembro e de 11 de Março, ou a guerra do Líbano como exemplo? Já não é mais uma questão de achismo e nem de fé.

Pug2

• Visitante
« Resposta #24 Online: 26 de Agosto de 2006, 11:29:11 »

Depende. E se houver argumentos? E se eu alegar que a religião põe medo nas pessoas, as fazem brigar entre sí e as incita a praticar atos hediondos? E se eu citar os atentados de 11 de Setembro e de 11 de Março, ou a guerra do Líbano como exemplo? Já não é mais uma questão de achismo e nem de fé.

A menos que possa provar que a religião faz isso, trata-se de achismo.
Existindo milhões de religiosos que não se encaixam nos exemplo vc tem uma tarefa ardua para provar tais hipoteses, boa sorte...e depois, precisa provar, que na ausência de religião esses aspectos citados desapareceriam.
na realidade; actos hediondos, medo e conflito são aspectos inerentes ao ser humano.

Somos imperfeitos, não basta ter uma religião para passarmos a ser " santos" serão as nossas acções que falarão por si e não o titulo que nos colocamos ou que outros nos colocam.
Idem para aquele que se considere ateu irreligioso, tal titulo não fará dessa pessoa mais racional, nem melhor por excelência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!