Talvez a minha inteligência seja um pouco retardada em assimilar diversos assuntos, mas eu sempre defendi a idéia de que o nº de cromossomos de uma espécie é um fato importante, pois vemos que o ser humano e outros muitos animais não se cruzam com espécieis diferentes na qual os cromossomos são diferentes. Nunca ouvir dizer que houve em uma determinada espécie que o seu numero cromossomico mudou de 23 pares para 20 pares ou para 26 pares.
Existem casos sim, como já foi citado, se chama fusão robertsoniana. Se dois cromossomos se "grudam", há alguma diminuição de fertilidade, mas eles se reproduzem ao ponto de poderem constituir uma nova população com a maioria tendo essa fusão, fica praticamente normalizado.
Nos ratos, os cromossomos variam de 20 até 40, mais ou menos.
Sendo assim evolução através de mutação é possível dentro de sua espécie. como existe a síndrome de down.
Síndrome de Down é outra coisa, é diferente de fusão ou ruptura de cromossomo.
Uma fusão de cromossomo é como se você tivesse uma edição de um livro com uma folha dobrável que tem o conteúdo de duas folhas, comparado com um livro normal em que essa folha dupla está na verdade separada em folhas normais. Síndrome de Down seria uma cópia da mesma folha duas vezes, uma a mais.
Isso é o que ocorreu com a linhagem que levou aos humanos; os ancestrais tinham 24 cromossomos:
CROMOSSOMOA CROMOSSOMOB CROMOSSOMOC CROMOSSOMOD .... etc
Aí acima, por exemplo, estamos vendo 4 cromossomos. Mas em algum momento, dois cromossomos se fundiram, grudaram um no outro:
CROMOSSOMOACROMOSSOMOB CROMOSSOMOC CROMOSSOMOD ...etc
Agora aí estão 3 cromossomos apenas, porque os cromossomos A e B grudaram formando um só; como eles só grudaram, o número de cromossomos é menor, as ainda ainda têm toda a informação de quando estavam divididos em 4.
Agora, na síndrome de Down não ocorre algo que seja o inverso disso, mas a duplicação, a cópia de um cromossomo inteiro, tendo o dobro dos genes contidos nele no organismo.
A minha pergunta agora seria: Qual a diferença de evolução explicada neste termos para idéia de criacionismo? Eu gostaria de entender.
A evolução não ocorre nesses termos, os números de cromossomos podem variar dentro das linhagens, e linhagens podem se dividir formando novas espécies (o que é aceito em vários criacionismos inclusive, mas na maioria dos casos, apenas até onde tiverem vontade/se sentirem obrigados, mas sem seguir a risca até a ancestralidade comum de todas espécies)