Autor Tópico: Por que o Brasil é subdesenvolvido?  (Lida 10345 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Por que o Brasil é subdesenvolvido?
« Online: 28 de Agosto de 2006, 12:30:41 »
Pergunta díficil não é? Muitos doutores tem se esforçado para enteder isso, mas ninguém tem uma resposta definitiva!
Na minha modesta opinião o Brasil é subdesenvolvido por diversos fatores, dentre os quais temos o peso da colonização portuguesa, a escavidão, o latifúndio, o "burocrativismo" do Estado, políticas economicas ineficientes, má inserção no mercado mundial, tanto comercial quanto financeiro, despreparo dos políticos, apatia da população etc. Mas como mudar? Creio eu que o passo inicial nessa direção está em mudar a mentalidade geral do povo, isso passa necessariamente por uma profunda reforma no sistema educacional, mas mais do que isso é necessário incutir no brasileiro o amor a pátria, um pouco de nacionalismo, uma mentalidade menos fracossomaníaca e mais progressista, acabar com o "jeitinho brasileiro". Fazer com que a população entenda que só vamos construir o país, plagiando Churchill, "Com muito trabalho, suor e sangue". Mas sou realista: vá propor isso numa campanha eleitoral? O povo não vota em você nem matando! O que a maioria da população quer é "solução fácil e indolor", só que isso não existe! Dado o tamanho dos problemas que temos no país faz se necessário medidas extremas de combate a míseria, exclusão social, analfabetismo e outras. Outra coisinha, com muito trabalho e com um pouco de sorte, nos conseguiriamos desenvolver o país em uns 100 anos. Isso para o eleitor é muito tempo, ele quer "milagre", enquanto perdurar essa mentalidade vai ser difícil nos desenvolvermos, acredito que nem a nossa nem a próxima geração irão sentir um desenvolvimento expecional, vamos ficar nisso aí....

Obs. Não sou candidato a nenhum cargo político.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re: Por que o Brasil é subdesenvolvido?
« Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2006, 15:32:06 »
Porque essa terra é c de bêbado desde o tempo do “descobrimento”.

Mas a primeira coisa seria a redução do crescimento populacional, como eu já disse em outro tópico.

(Agora uma perguntinha galera: Por que inventaram que o Brasil foi “descoberto” (?), “por acaso” (?), e ainda mais em “1500”? (?)

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #2 Online: 28 de Agosto de 2006, 18:43:57 »
off: um... plagiar estadista... :? Mais se for para plagiar algum estadista, fico com Stalin, que pelo menos foi mais atuante do que Churchill!  :stunned:
...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2006, 11:40:30 »
Porque essa terra é c de bêbado desde o tempo do “descobrimento”.

Mas a primeira coisa seria a redução do crescimento populacional, como eu já disse em outro tópico.

(Agora uma perguntinha galera: Por que inventaram que o Brasil foi “descoberto” (?), “por acaso” (?), e ainda mais em “1500”? (?)

Nw adianta reduzir a população, em vez de 200 milhões de ignorantes vamos ter 150 milhões de ignorantes, isso nw resolve nada.O ´problema do Brasil é cultural e eu nw vejo maneira nenhuma de melhorar isso, só milagre.E como eu nw acredito em milagre, preferi sair do país.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2006, 13:36:51 »
Mas é o caminho primordial para isso. Fica muito melhor para tomar outras decisões.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Agosto de 2006, 19:43:51 »
  Além da redução do crescimento populacional e do investimento em cultura e educação, também penso em investimentos maciços em infra-estrutura e saneamento básico.Esgotos, hospitais, estradas,etc.Além dos beneficios dessas construções, ainda diminuíria o desemprego.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Agosto de 2006, 21:42:46 »
Controle de natalidade é o início da solução de todos os problemas sociais.

Offline Shrek

• Nível 06
  • *
  • O ogro
« Resposta #7 Online: 29 de Agosto de 2006, 22:50:06 »
off: um... plagiar estadista... :? Mais se for para plagiar algum estadista, fico com Stalin, que pelo menos foi mais atuante do que Churchill!  :stunned:
Ser mais atuante =/= Matar mais pessoas.

Além da redução do crescimento populacional e do investimento em cultura e educação, também penso em investimentos maciços em infra-estrutura e saneamento básico.Esgotos, hospitais, estradas,etc.Além dos beneficios dessas construções, ainda diminuíria o desemprego.

rizk

• Visitante
« Resposta #8 Online: 29 de Agosto de 2006, 23:55:51 »
 :umm: :umm: :umm: :umm:
TÉDIO.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #9 Online: 30 de Agosto de 2006, 00:08:11 »

!
Não deseje.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 30 de Agosto de 2006, 01:22:46 »
Controle de natalidade em si não muda muita coisa além do óbvio... não é substituto para seriedade, planejamento, responsabilidade e cidadania!
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #11 Online: 30 de Agosto de 2006, 01:35:44 »
Ah, de novo não. Repito o que falei num tópico por ae, esqueçam essa de controle de natalidade, no Brasil o crescimento vegetativo está caindo e em rítimo acelerado. Lembro de ter visto que nesse rítimo talvez em 2020 (ou era 2050?) o crescimento seja nulo. Neo-malthusianismo é falta de informação.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

rizk

• Visitante
« Resposta #12 Online: 30 de Agosto de 2006, 01:47:03 »
Pois então pedrocas. Daqui a pouco eles vão citar a Bíblia. Haja falta de criatividade meu deus.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 30 de Agosto de 2006, 01:51:47 »
Por mim tudo bem, Pedro.  Eu defendo o fim do Brasil mesmo... se for por vias puramente demográficas, tá limpo :)

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #14 Online: 30 de Agosto de 2006, 11:18:39 »
Ah, Dantas, ce defende a divisão do Brasil, não fim dele... :ok:

E mi, é foda mesmo, não sei como essas idéias do século XVIII ainda vingam, po, o Malthus ainda tinha desculpa que nenhum país tinha feito a transcrição demográfica, mas agora... :roll:
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 30 de Agosto de 2006, 11:56:06 »
Ah, Dantas, ce defende a divisão do Brasil, não fim dele... :ok:

Ficção por ficção, tanto faz...

E mi, é foda mesmo, não sei como essas idéias do século XVIII ainda vingam, po, o Malthus ainda tinha desculpa que nenhum país tinha feito a transcrição demográfica, mas agora... :roll:

Agora nós vemos a inconsequência de tanta gente!

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #16 Online: 30 de Agosto de 2006, 15:20:54 »
Como inconseqüência? A questão não é se tem gente que tem mais filhos do que o possível, mas sim que essa tendência em geral não se perpetua, e tende a acabar naturalmente em uma ou duas gerações, como todos os números mostram.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 30 de Agosto de 2006, 15:54:40 »
Números...? Quais?

Não é muito difícil bater com “crianças” que colocam “crianças” no Brasil... não acha?

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #18 Online: 30 de Agosto de 2006, 15:59:34 »
Como inconseqüência? A questão não é se tem gente que tem mais filhos do que o possível, mas sim que essa tendência em geral não se perpetua, e tende a acabar naturalmente em uma ou duas gerações, como todos os números mostram.

Nas classes médias e altas.
Nas baixas e principalmente com baixos níveis de escolaridade a média ainda é de quatro filhos por mulher.
A solução não é controle de natalidade, é capacidade de planejamento familiar.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u120326.shtml
http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/26122003censofecundhtml.shtm (Aqui tem alguns números bem interessantes.)
http://www.drauziovarella.com.br/artigos/pfamiliar.asp

Editado para corrigir erros ortográficos.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2006, 16:11:47 por L. Duran »
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Última modificação: 30 de Agosto de 2006, 16:14:58 por Partiti »

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #20 Online: 30 de Agosto de 2006, 16:10:09 »
Nas classes médias e altas.
Nas baixas e principalmente com baixos níveis de escolaridade a média ainda é de  de quatro filhos por mulher.
A solução não é controle de natalidade, é capacidade de planejamento familiar.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u120326.shtml
http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/26122003censofecundhtml.shtm (Aqui tem alguns números bem interessantes.)
http://www.drauziovarella.com.br/artigos/pfamiliar.asp

Não confundam fecundidade com crescimento populacional, esse foi o maior erro de Malthus. As pessoas morrem, principalmente as com mais dificuldades de sustento, onde tem mais mortalidade infantil, mais violência, menor expectativa de vida e tudo mais. Crescimento é basicamente nascimentos - mortes.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #21 Online: 30 de Agosto de 2006, 16:14:19 »
Por isso que disse que o problema não é crescimento populacional. É planejamento familiar. É a capacidade da pessoa (a mulher) decidir quando terá filhos e quantos filhos terá.
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #22 Online: 30 de Agosto de 2006, 16:18:14 »
Sim, daí que surge a disparidade, uma família acostumada há gerações a ter uns 10 vilhos porque só uns 3 chegam à idade adulta, quando começa a receber atendimento médico adequado e alimentaçào melhor, geralmente depois de vir para a cidade, percebe que os 10 filhos chegam a idade adulta... Ai os filhos, que não são burros, percebem e tem na sua geração menos filhos. Ninguém com um mínimo de conhecimento de como evitar filhos (que existe desde a antiguidade aliás, só mudou a eficiência) vai ter propositadamente mais filhos que o vantajoso.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #23 Online: 30 de Agosto de 2006, 16:41:53 »
Ninguém com um mínimo de conhecimento de como evitar filhos (que existe desde a antiguidade aliás, só mudou a eficiência) vai ter propositadamente mais filhos que o vantajoso.

O problema está justamente nesse conhecimento mínimo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #24 Online: 30 de Agosto de 2006, 17:28:09 »
Queria ver motivos para todo esse seu otimismo, Pedro...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!