eu sei que o crescimento demográfico brasileiro só vem caindo, e, como você disse, ainda vem caindo aceleradamente. mas agora vou falar algo que penso e não espero ser censurado ou taxado de neo-malthusiano ou whatever.
Relaxa, é comum essa idéia, não é burrice achar que crescimento demográfico alto pode atrapalhar, de fato até atrapalha sim, mas ele não se mantém por mais de 3 ou 4 gerações, salvo casos bem específicos.
o raciocínio é simples. existem no país margarida três famílias, cada qual com seu patriarca.
a de tício e a de caio são bastante abastadas, enquanto a de panfilo mal consegue pagar o próprio alimento.
suponhamos que tício tenha 2 filhos, caio tenha 1, e panfilo tenha 7. como panfilo não tem dinheiro nem pra comer, é praticamente impossível que QUALQUER um de seus filhos tenha acesso a uma formação digna.
vejamos como as coisas estavam a princípio:
havia caio e sua mulher, com 15 reais no patrimônio. havia tício e sua mulher, com 30 reais no patrimônio. e havia panfilo e sua mulher, com 2 reais no patrimônio. pode-se dizer que o país margarida era próspero, já que havia mais ricos do que pobres.
como fica depois?
A questão com esse exemplo é lógica, o Panfilo não podia criar 7 filhos mas teve mesmo assim. Mas porquê que ele teve 7 filhos, acidente? Desconhecimento? Será que todos esses filhos tornar-se-ão (adoro mesóclises

) adultos que terão filhos? Se não, então qual seria o número de filhos efetivo? Será que ter vários irmãos e baixas oportunidades econômicas nào poderia estimular alguns desses filhos a migrar? Será que nesse novo lugar, nào poderia haver masi informação? Resumindo: quantos netos Panfilo terá?
Entende? Lógico que atrapalha, lógico que se possível deve ser evitada, lógico que devemos estimular controle de natalidade mais eficiente (trocar a abelinha pela camisinha). Mas a coisa não é apocalíptica não, as vezes esquecemos que o maior crescimento nem sempre vem dos lugares com maior taxa de fecundidade, tem inúmeros fatores que modificam isso e limitam a população naturalmente.
As vezes parece que os neo-malthusianos são iguais aos eco-chatos que falam que a população humana vai crescer tanto até acabar os recursos e todo mundo morrer. Lógico que se e quando as pessoas comecarem a morrer em massa por fome, não será de forma homogênia e tal, e os que sobrarem se tocarão e preservarào o pouco que sobra, e tal. Uma coisa eu sempre digo: apocalipse de falta de recursos nunca acontece, no máximo a gente se fode pra caralho, mas nunca morre todo mundo.
ok, ok. não precisa me dizer que é simplismo atribuir toda a miséria brasileira à procriação coelhística dos grupos mais pobres, sem, muitas vezes, haver como criar decentemente os filhos. eu só quero demonstrar que não é, e nem deve ser, ridicularizada a idéia de que o alto crescimento demográfico entre a camada mais pobre da população tem, sim, algum papel no quadro geral de miséria. se a tendência observada aqui no país margarida se repetir por algumas gerações, bem, haja riqueza que se tenha de gerar!
A questão é justamente essa, o pobre tem 7 filhos por algum motivo, muitas vezes é pra ajudar na roça, ou pedir na rua, ou algo assim. Se o filho acaba gerando mais riqueza do que consome, então ter uma porrada é uma maravilha do ponto de vista do pai. Se é certo isso ou não é irrelevante: "Quando a fome aperta, a vergonha afrouxa" -Ramón Valdez.
E outra coisa, a continuidade desse quadro também é questionável, dificilmente quem tem 7 filhos terá 49 netos.
mas eu fico com você, pariti. deixemos as coisas como estão, nesse campo, que o tempo trata de dar um jeito, nada de controle de natalidade. melhor gente demais do que gente de menos.
Nem, controle de natalidade é bom ter a disposição, incentivar o uso da camisinha (a AIDS tá ae), incentivar melhor gerenciamento de famílias (tem muito filho único ae muito mais largado do que numa família de 12 irmãos) e tudo isso.
Só que não é nem de longe fonte de pobreza, isso até os neo-malthusianos mais ferrenhos no fundo admitem, eles sempre dão como exemplo familias pobres que tem vários filhos, oras, o que as deixou pobres antes de tudo? Pra acabar com pobreza tem que ter crescimento, educação, infra-estrutura, condiçòes mínimas de vida, poxa, tem tanto mais coisa importante que controle de natalidade torna-se (apesar de não ser tanto assim) irrelevante.