Autor Tópico: Mais sobre as células-tronco  (Lida 5564 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Mais sobre as células-tronco
« Resposta #50 Online: 23 de Novembro de 2009, 19:58:51 »
Pesquisadores franceses criam pele com células-tronco humanas


Células-tronco podem se transformar em qualquer célula humana

Pesquisadores franceses afirmaram ter descoberto uma forma de usar células-tronco embrionárias humanas para criar pele nova, que poderia ser usada em vítimas de queimaduras graves.

De acordo com os pesquisadores do Instituto de Terapia com Células-Tronco de Evry, na França, as células-tronco podem ser cultivadas e transformadas em pele em 12 semanas.

Esta pele de células-tronco poderia resolver os problemas de rejeição que os pacientes com queimaduras sofrem atualmente.

Christine Baldeschi, que liderou o estudo, afirmou que os resultados são promissores.

A pesquisadora disse que a nova técnica poderá levar à criação de um "recurso ilimitado para a substituição temporária da pele em pacientes com grandes queimaduras, que aguardam enxertos".

A pesquisa foi publicada na revista especializada Lancet.

Desenvolvimento embrionário

A técnica francesa copiou as etapas que levam à formação da pele durante o desenvolvimento embrionário.

Os estudiosos colocaram as células em uma rede artificial que ajudou estas células a formarem uma camada de pele.

Esta pele foi enxertada em cinco camundongos e, 12 semanas depois, apresentava uma estrutura compatível com a da pele humana.

Os pesquisadores agora planejam testar a nova técnica com pacientes humanos.

Atualmente, pacientes com queimaduras graves podem ser tratados com o uso de uma técnica que cultiva pele nova usando células da pele do próprio paciente.

No entanto, o cultivo desta nova pele demora três semanas, e o paciente fica exposto ao risco de infecções e desidratação.

Pele de cadáveres é usada durante este período para cobrir as queimaduras, mas a disponibilidade é limitada e geralmente esta pele é rejeitada pelo sistema imunológico do paciente.

Outro método que já foi tentado envolve o uso de redes artificiais nas quais as células podem ser cultivadas, mas esta técnica não funciona em grandes queimaduras. Há também o aumento do risco de rejeição e transmissão de doenças, já que esta técnica usa material de vacas e outras pessoas.

Holger Schluter, do Centro de Estudo do Câncer Peter MacCallum em Melbourne, Austrália, afirmou que o estudo francês é um progresso.

"Esta descoberta sugere que a pele derivada de células-tronco embrionárias pode ser transplantada para pacientes com queimaduras que esperam enxertos de pele, com um risco reduzido de rejeição", afirmou.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2009/11/091120_pelecelulatroncofn.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Mais sobre as células-tronco
« Resposta #51 Online: 22 de Outubro de 2010, 17:54:46 »
Novas células-tronco animam cientistas

Células iPS contornam polêmicas que envolvem as embrionárias

Apesar da nuvem de incertezas que paira sobre as pesquisas com células-tronco nos Estados Unidos, muitos cientistas estão animados. Um dos avanços mais recentes é a reprogramação celular, que pode induzir células adultas a voltar a um estado mais flexível, contornando assim muitas das questões éticas e políticas que atualmente envolvem a pesquisa com células-tronco embrionárias humanas.

“Embora essas células-tronco pluripotentes induzidas (iPS) não provem ser idênticas às células-tronco embrionárias, são muito similares", disse Dieter Egli, pesquisador-sênior da New York Stem Cell Foundation.

Muitas novidades promissoras foram divulgadas no fim de setembro, quando uma equipe do Harvard Stem Cell Institute anunciou um método para gerar essa nova categoria de células programáveis. Para produzir essas células, os pesquisadores desenvolveram um RNA sintético que, ao entrar em contato com células da pele, manda uma mensagem indicando a voltar a um estado-tronco.

O desafio de encontrar um bom caminho em centros de células de comando tem intrigado os cientistas há décadas. Graças a ataques virais, as células desenvolvem mecanismos para se defender, explicou Derrick Rossi, pesquisador de Harvard.

O método padrão utiliza um vírus que entra na célula, permanece no núcleo e pode causar câncer e outras complicações. "Nós queríamos fazer células sem prejudicar o genoma”, disse Rossi.

Mas Rossi e seus colegas admitiram que a tentativa inicial não funcionou completamente. O método descrito em um artigo em setembro no Stem Cell Cell mostrava como criar células com cerca de metade do tempo e com 100 vezes mais a eficiência dos métodos baseados em vírus.

Muitos laboratórios já planejam adotar as novas células-tronco. O novo método cria uma abundância de células prontas para a pesquisa. Rossi foi rápido a reconhecer que "as células iPS não passam de um ponto de partida terapêutica."

http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/novas_celulas-tronco_animam_cientistas.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Mais sobre as células-tronco
« Resposta #52 Online: 22 de Novembro de 2010, 12:08:58 »
EUA autorizam duas empresas a testar células-tronco em humanos

Uma empresa norte-americana anunciou nesta segunda-feira que recebeu autorização da FDA (agência reguladora de medicamentos e alimentos) para testar células-tronco embrionárias em pacientes com distrofia macular de Stargardt, uma forma progressiva de cegueira.

É apenas a segunda vez que os EUA autorizam testes com células-tronco embrionárias em humanos. A empresa Advanced Cell Technology disse que vai testar o tratamento em 12 pacientes.

No mês passado, a Geron Corp. recebeu o primeiro voluntário para uma experiência com o uso de células-tronco em pessoas com lesão grave de coluna.

Células-tronco são uma espécie de "livro de receitas" do organismo, capaz de dar origem a qualquer tipo de tecido do organismo. Elas são mais abundantes em embriões, e cientistas afirmam que novas técnicas podem levar à cura de diversas doenças e lesões, porém, muitos se opõem às pesquisas por envolverem a destruição de embriões humanos.

No ano passado, o governo dos EUA revogou as restrições que existiam ao uso de verbas federais para essas pesquisas, mas o assunto é objeto de uma disputa judicial.

A distrofia macular de Stargardt normalmente se manifesta antes dos 20 anos e causa degeneração do epitélio pigmentado da retina. Atualmente, não existe tratamento.

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/834131-eua-autorizam-duas-empresas-a-testar-celulas-tronco-em-humanos.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Mais sobre as células-tronco
« Resposta #53 Online: 23 de Dezembro de 2010, 02:18:05 »
Pesquisa confirma papel chave de células-tronco cancerígenas

Os pacientes de leucemia com células-tronco cancerígenas particularmente ativas têm um prognóstico menos favorável, revela uma pesquisa publicada na terça-feira (21) no "JAMA" (Journal of the American Medical Association).

O trabalho confirma a hipótese de que as células-tronco cancerígenas têm papel na resistência de certos tipos de câncer a tratamentos, e também na reincidência.

Alguns tipos de câncer poderiam derivar desta pequena população de células cancerígenas particularmente pouco sensíveis aos tratamentos e capazes de se regenerar, destacam os autores do estudo, da Faculdade de Medicina da Universidade Stanford, na Califórnia.

Estas células também poderiam ser utilizadas para prever a evolução de certos tipos de câncer, assim como para adaptar os tratamentos.

"As implicações clínicas deste conceito são enormes", disse o doutor Ash Alizadeh, professor de oncologia em Stanford e um dos autores do estudo.

"Se não conseguirmos conceber terapias que visem as células capazes de se regenerar e resistentes à quimioterapia, os pacientes continuarão a sofrer recaídas."

O estudo envolveu cerca de mil pacientes com leucemia mieloblástica aguda, o tipo de câncer de sangue mais agressivo, que eram tratados no Reino Unido, Alemanha, Japão e Estados Unidos.

Os pesquisadores compararam os níveis de atividade dos genes das células-tronco dos pacientes e constataram que quanto mais alto, menor era a chance de sobrevivência.

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/849596-pesquisa-confirma-papel-chave-de-celulas-tronco-cancerigenas.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!