Eu acho que as pessoas interpretam a bíblia muito ao pé da letra. E esse negócio de Jesus voltar seria só uma metáfora dele. Aliás, ele sempre fala dessa forma, metafórica. Da mesma forma em que há um ensinamento em que ele diz que, se um membro te leva ao pecado pra cortá-lo fora. Mas ele não queria que cortássemos fora o membro, na verdade isso é só no sentido figurado.
Ele quer dizer que devemos é cortar o pecado em si fora. Pois se fosse assim, então seria o anti-cristo! Ainda que a bíblia não me seja totalmente verdade, ainda assim ela deve ser interpretada como se ela toda fosse uma grade metáfora, e não com sentido próprio.
Por exemplo, no caso do gênesis em que se diz que a Terra foi criada em 6 dias. Não seriam seis dias, mas seis gerações das quais a Terra teria passado. Mas o que seriam estas gerações? Com certeza seriam os períodos geológicos anteriores, como, por exemplo, o jurássico, cambriano... Só que nós demos mais de 6 períodos diferentes. Vai ver que a forma como a espiritualidade define tais períodos seja diferente da forma como fazem os cientistas, e então mencionou 6 períodos na bíblia. Mas na época, como ninguém entenderia esse conceito de geração, então ficou como dias.
Esse lance de adão e eva não é que havia uma serpente ou um fruto que deu conhecimento, acho que isso que dizer o momento em que o ser humano passou a conquistar o livre arbítrio, a capacidade de escolher a forma como vai agir, de forma sábia ou brutal. O fruto que deu inteligência... seria o momento em que o homem se tornou capaz de pensar como homem, e não mais como macaco. O Éden, o paraíso, nada mais seria do que a inocência do homem que ainda não tinha livre arbítrio. E quando o homem foi expulso, é porque era na verdade a perda da inocência que tinha.
E assim se seguirá por toda a bíblia.
Não acho que ela toda foi manipulada pela igreja. Mas determinadas partes, como, por exemplo, a ressurreição na carne e de ter nascido de uma virgem. Não acho que houve necessidade de adulteração no antigo testamento, mas com certeza houve no novo, ao falar sobre a vida de Jesus (sobre certos aspectos). Até porque o antigo testamento veio do torá, e não da igreja em si (ao menos o pentateuco).
Se você interpretar a bíblia ao pé da letra, vai parecer um conto de fadas (o que causa a má interpretação). Mas se interpretar da forma como estou fazendo, daí haverá mais sentido. Pois a bíblia é toda metafórica, essa é a verdade. Por exemplo, o que causou as 10 pragas não foi a ira divina, mas sim a detonação de um vulcão na Grécia que espalhou fumaça e fogo por toda uma região. E se levar em consideração a direção do vento até o Egito... que Moisés não separou o Mar Vermelho, pois naquele instante já havia um soerguimento de um banco de areia, que na verdade ocorreu num grande lago. E isso de acordo com um documentário.
A ira divina nada mais seria do que uma manifestação natural. Digo, seria as forças da natureza agindo, e não um deus zangado.
De se interpretar a bíblia de forma que não haja espaço para divindades.
No caso de Sodoma e Gomorra, fogos caíram do céu na direção de tais cidades. Tais fogos só poderiam ter sido meteoros que resistiram na atmosfera, se chocando em tal região, destruindo tais cidades.
O grande problema é... que partes foram adulteradas pela igreja? E haveriam muitos erros de tradução por ela toda? Até mesmo Jesus não seria o nome verdadeiro, pois foi só uma adaptação do hebraico ao grego. Pelos registros, o nome verdadeiro teria sido Yeshua.
E é por essas coisas que não adoto a bíblia como parte de minhas convicções, por conta de tais acidentes interpretativos ou manipulativos.