Autor Tópico: Discurso do papa feriu harmonia religiosa, dizem muçulmanos  (Lida 5937 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Discurso do papa feriu harmonia religiosa, dizem muçulmanos
« Online: 15 de Setembro de 2006, 11:04:58 »
Tenho a ligeira impressão que isso vai longe

-----------------------

Discurso do papa feriu harmonia religiosa, dizem muçulmanos

Os comentários do papa Bento 16 sobre o Islã podem abalar a harmonia entre as religiões, disseram na sexta-feira governos e líderes religiosos nos países islâmicos mais populosos do mundo.

Vários líderes muçulmanos já pediram que o papa se desculpe pelos comentários feitos na terça-feira na Alemanha, quando usou os termos "jihad" e "guerra santa".

A Assembléia Nacional (câmara dos deputados) do Paquistão aprovou por unanimidade uma resolução condenando o discurso do papa. O Paquistão tem a segunda maior população muçulmana do mundo, depois da Indonésia.

"Essa declaração magoou os sentimentos dos muçulmanos", diz a resolução. "Ela também vai contra a Carta da ONU. Esta Casa exige que o papa retire seus comentários, no interesse da harmonia entre as diferentes religiões do mundo".

Acadêmicos muçulmanos dizem que o papa revelou sua ignorância sobre o Islã, e alguns defenderam que os países islâmicos ameacem romper relações com o Vaticano.

Na quinta-feira, a Igreja Católica divulgou nota dizendo que o papa não quis ofender o Islã.

Na sua palestra na Universidade de Regensburg, Bento 16 citou críticas ao Islã feitas no século 14 pelo imperador bizantino Manuel 2o. Palaeologus, segundo quem Maomé só havia trazido coisas ruins e desumanas, "como sua ordem de difundir pela espada a fé que ele pregava".

Bento 16 citou várias vezes o argumento de Manuel segundo o qual a difusão da fé pela violência é contrária à razão. "A violência é incompatível com a natureza de Deus e a natureza da alma", afirmou o pontífice.

"É óbvio pelas declarações que o papa não tem uma compreensão correta do Islã", disse Din Syamsuddin, presidente da Muhammadiyah, segunda maior organização muçulmana da Indonésia.

Ele acha que o discurso pode abalar as relações "harmoniosas" entre católicos e muçulmanos, e pediu a estes que evitem uma reação desproporcional.

Fauzan al-Anshori, porta-voz do grupo radical indonésio Conselho Mujahideen, disse que o papa confundiu Islã com jihad, e propôs um debate.

"Os muçulmanos não podem eliminar a jihad do discurso islâmico, da mesma forma que os cristãos não podem jogar fora a doutrina da Trindade", afirmou.

O chanceler egípcio, Ahmed Aboul Gheit, se disse preocupado com a possibilidade de o discurso de Bento 16 complicar os esforços de reaproximação entre Ocidente e Oriente.

O Ministério das Relações Exteriores do Egito divulgou nota segundo a qual Aboul Gheit pretende "intensificar os esforços para fortalecer o diálogo entre civilizações e religiões e para evitar qualquer coisa que possa exacerbar as diferenças de credo e ideológicas".

Em Nova Délhi, Syed Ahmad Bukhari, líder da histórica Jama Masjid, maior mesquita da Índia, conclamou os muçulmanos a reagirem às declarações do papa.

"Nenhum papa jamais tentou atacar a glória do Islã como este papa", disse Bukhari a milhares de seguidores na mesquita, que responderam gritando "Alla-hu-Akbar" ("Deus é grande").

"Os muçulmanos devem reagir de maneira a forçar o papa a se desculpar", acrescentou ele nas orações de sexta-feira, sem entrar em detalhes.

http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/2523001-2523500/2523302/2523302_1.xml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

rizk

• Visitante
Re: Discurso do papa feriu harmonia religiosa, dizem muçulmanos
« Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2006, 12:04:33 »
nenhuma religião abraâmica pode eliminar a guerra santa do seu discurso. acho.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2006, 12:51:34 »
Eu quero é ver sangue!!  :bandido:
Tomara q o Benedito 16 continue assim...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2006, 14:00:18 »
nenhuma religião abraâmica pode eliminar a guerra santa do seu discurso. acho.

Enquanto quiserem dar importância à escritura, não, não podem.

Mas esse é um obstáculo menor.  Ou pelo menos será algum dia.  O Judaísmo já quase conseguiu superá-lo.  Os Bahá'ís, na minha opinião, já o fizeram.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2006, 14:43:36 »
Espero q este seja o estopim de uma guerra religiosa sanguinária entre cristão e mulçumanos sem presedentes na história, depois com o envolvimento do judaísmo também. Fazendo com q as três principais religiões monoteístas entrem em um conflito gigantesco, com ultra extremistas de ambos os lados, com atentados nucleares, químicos e biológicos... e, após uma quase destruição completa da civilização humana, cheguemos à conclusão q todos perdemos e q deus, em nome do qual tantas vidas foram perdidas inutilmente, nunca passou de uma ilusão. Assim o mundo entraria numa nova éra atéia, onde todos agiriam racionalmente, vivendo felizes para sempre...
Viagem danada né, mas bem q poderia dar o roteiro de um filme, vou ver se vendo a idéia pra Holywood.

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2006, 15:22:21 »
Não.

Pra vender pra hollywood o roteiro teria que ser diferente.: um pouco antes de foder tudo, Jesus Cristo (feito pelo Tom Cruise), desce a Terra e acaba com a guerra com um pusta discurso emotivo e todos baixam as armas e volta a viver em harmonia.
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2006, 15:25:10 »
Espero q este seja o estopim de uma guerra religiosa sanguinária entre cristão e muçulmanos sem precedentes na história (...)

Não seria melhor se esse povo simplesmente aprendesse a agir com mais juízo e mais serenidade?  Eu soube de boa fonte que cristãos e muçulmanos também são gente...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2006, 15:31:58 »
(...) e, após uma quase destruição completa da civilização humana, cheguemos à conclusão q todos perdemos e q deus, em nome do qual tantas vidas foram perdidas inutilmente, nunca passou de uma ilusão. Assim o mundo entraria numa nova éra atéia, onde todos agiriam racionalmente, vivendo felizes para sempre(...)

De todo o "roteiro", essa é a parte menos provável de acontecer. Se as guerras religiosas resultassem em uma grande expansão do ateísmo em substituição da religião, não haveriam tantos cristãos, muçulmanos, judeus, hindus e etc hoje.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Marcelo

• Visitante
« Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2006, 15:42:56 »
Não.

Pra vender pra hollywood o roteiro teria que ser diferente.: um pouco antes de foder tudo, Jesus Cristo (feito pelo Tom Cruise), desce a Terra e acaba com a guerra com um pusta discurso emotivo e todos baixam as armas e volta a viver em harmonia.
Esqueceu de um detalhe, como é holywoodiano, durante o discurso de Jesus, haverá uma bandeira americana enorme tremulando, estrategicamente colocada ao fundo, terminando Jesus (preferia q fosse o Tom Hanks) o seu discurso com a seguinte frase: "deus salve a américa".

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2006, 17:01:27 »
Eu quero é ver sangue!!  :bandido:
Tomara q o Benedito 16 continue assim...

Eu também.  Auahauhaua. O idiota se fodeu. Acho que foi castigado por dizer que a evolução é irracional: ../forum/topic=7817.0.html  :histeria:
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Marcelo

• Visitante

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2006, 00:08:48 »
Quem são esses muçulmanos? Xiitas ou o quê?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #12 Online: 16 de Setembro de 2006, 02:09:44 »
Não sei, mas não se pode dizer nada sobre eles que eles reclamam de tudo! E neste caso eu vou ficar do lado dos católicos por isso:

Bento 16 citou várias vezes o argumento de Manuel segundo o qual a difusão da fé pela violência é contrária à razão. "A violência é incompatível com a natureza de Deus e a natureza da alma", afirmou o pontífice.
"Os muçulmanos não podem eliminar a jihad do discurso islâmico, da mesma forma que os cristãos não podem jogar fora a doutrina da Trindade", afirmou.

Pelo que eu entendi, o Papa criticou as guerras santas e os muçulmanos não gostaram! Se eles querem ver sangue, então tá na hora de tacar uma bomba atômica em Meca.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2006, 02:20:55 »
Opa 3º guerra logo na época que eu estou quase entrando no exercito. Que sorte ;)
Não deseje.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #14 Online: 16 de Setembro de 2006, 04:15:03 »
Malásia exige retratação do Papa
04:05 16/09

Agência EFE

O primeiro-ministro da Malásia, Abdullah Ahmad Badawi, exigiu que o Papa se retrate da mensagem na qual relacionou o Islã com a violência, informa hoje a agência estatal malaia "Bernama".

Badawi exigiu a retificação na sexta-feira, durante seu discurso na Cúpula do Movimento de Países Não-Alinhados, em Havana.

"O Vaticano deve assumir a responsabilidade sobre o assunto e seguir os passos necessários para retificar o erro", declarou o governante, que também é presidente da Organização da Conferência Islâmica.

Ele acrescentou que "é infeliz que uma eminente figura como o Papa não tenha demonstrado sua liderança promovendo as boas relações entre as religiões".

"Seu comunicado teve o efeito de semear mais discórdia, atrapalhando o diálogo entre as religiões", disse.

No dia 12 de setembro, em Regensburg (Alemanha), o Papa citou um diálogo entre o imperador bizantino Manuel II Paleólogo e um erudito persa. O imperador pedia ao persa que mostrasse algo que o mundo devesse a Maomé e respondia ele mesmo que só encontraria coisas "más e desumanas, como sua ordem de divulgar, usando a espada, a fé que pregava".

Fonte: Último Segundo

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #15 Online: 16 de Setembro de 2006, 04:21:05 »
Líder dos muçulmanos britânicos lamenta palavras do Papa
03:35 16/09

Agência EFE

O líder do Conselho Muçulmano do Reino Unido, Ibrahim Mogra, afirmou hoje em Sydney que lamenta as polêmicas palavras do Papa, e acrescentou que elas criaram uma grande dor na comunidade muçulmana em todo o mundo.

"Suas observações causaram dor por todo o mundo entre as comunidades muçulmanas, o que é muito triste", disse Mogra, em entrevista coletiva, durante a Conferência de Imames da Austrália.

Ele acrescentou que seu grupo sempre admirou e respeitou as mensagens de diversos Papas, mas expressou seu "total desacordo" com o discurso desta semana de Bento XVI sobre o profeta Maomé.

De acordo com Mogra, o Papa deveria haver dito: "vocês vêm de outros países, sua religião não é a desta parte do mundo, mas são bem-vindos e contribuem com nossas sociedades e países".

No dia 12 de setembro, em Regensburg (Alemanha), o Papa citou um diálogo entre o imperador bizantino Manuel II Paleólogo e um erudito persa. O imperador pedia ao persa que mostrasse algo que o mundo devesse a Maomé e respondia ele mesmo que só encontraria coisas "más e desumanas, como sua ordem de divulgar, usando a espada, a fé que pregava".

Fonte: Último Segundo

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #16 Online: 16 de Setembro de 2006, 09:40:27 »
Erro por quê?

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #17 Online: 16 de Setembro de 2006, 15:40:08 »
o Papa citou um diálogo entre o imperador bizantino Manuel II Paleólogo e um erudito persa. O imperador pedia ao persa que mostrasse algo que o mundo devesse a Maomé e respondia ele mesmo que só encontraria coisas "más e desumanas, como sua ordem de divulgar, usando a espada, a fé que pregava".

Engraçado... os cristões nunca se lembram da inquisição!

Só não usavam a espada, mas usavam a fogueira, tecnicas de tortura... etc..

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #18 Online: 16 de Setembro de 2006, 15:44:28 »
Que morram todos! Alguém faça um favor a todos e despeje bombas nucleares sobre o mundo... A gente recomeça do zero... mas com poderes de X-Men e vida a la Mad Max...

*Diêgo sob profundo stress nesse Sábado...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

rizk

• Visitante
« Resposta #19 Online: 16 de Setembro de 2006, 17:26:28 »
o Papa citou um diálogo entre o imperador bizantino Manuel II Paleólogo e um erudito persa. O imperador pedia ao persa que mostrasse algo que o mundo devesse a Maomé e respondia ele mesmo que só encontraria coisas "más e desumanas, como sua ordem de divulgar, usando a espada, a fé que pregava".

Engraçado... os cristões nunca se lembram da inquisição!

Só não usavam a espada, mas usavam a fogueira, tecnicas de tortura... etc..
E as cruzadas... e a evangelização dos índios... divulgar a fé com a espada quem, cara pálida?

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #20 Online: 16 de Setembro de 2006, 18:02:47 »
Agora vai!

Grupo armado iraquiano ameaça atacar Vaticano
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI1142240-EI294,00.html
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #21 Online: 16 de Setembro de 2006, 18:15:08 »
Estou comendo Ruffles (Batata Frita) para assistir a guerra santa.

Offline CoqueiroVermelho

• Nível 18
  • *
  • Camarada Stalin
« Resposta #22 Online: 16 de Setembro de 2006, 18:22:47 »
Bah guerra santa? Sei não... duvido muito que a Guarda suíça com suas lanças faz algum estrago  :histeria: :histeria: :histeria:
...

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #23 Online: 16 de Setembro de 2006, 19:16:08 »
Que continue a paz.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #24 Online: 16 de Setembro de 2006, 19:46:30 »
Agora vai!

Grupo armado iraquiano ameaça atacar Vaticano
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI1142240-EI294,00.html
A coisa ta ficando feia... é o fim do mundo se aproximando gente!!! Acho q existe chance do meu roteiro acontecer, ao menos em parte.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!