Autor Tópico: Existe racismo no Brasil?  (Lida 3514 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Existe racismo no Brasil?
« Online: 17 de Setembro de 2006, 00:24:49 »
A pergunta pode parecer obvia, mas há quem afirme que não existe racismo no Brasil. Geralmente são pessoas pouco informadas sobre a realidade do nosso país. Eu particularmente acho que o racismo é camuflado sobre o manto da pobreza, menospreza-se o pobre, mas muitas vezes o que está sendo menosprezado é a cor da pele da pessoa. É claro que nesse país ninguém diz abertamente que é racista, pois isso enquadraria a pessoa numa situação criminosa, mas o racismo subsiste como um névoa tênue sobre a sociedade. Bem, essa é minha opinião, mas qual é a opinião de vocês, amigos foristas? Existe racismo ou não no Brasil? Ele é intenso ou é mitigado por outros fatores? Enfim o que acham a respeito?

rizk

• Visitante
Re: Existe racismo no Brasil?
« Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2006, 00:48:04 »
Acho que o nosso racismo é inegável. É intenso E disfarçado, o que é bastante esquisito se posto deste modo, mas a gente sabe como funciona.

Offline Dobrado

• Nível 09
  • *
  • Independente de estilo, estamos no mesmo caminho!
« Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2006, 05:18:05 »
Muitas pessoas as vezes ligam o racismo só de branco contra negros. Mas existe racismo de todas as formas, brancos > negros, negros > brancos, negros > negros e assim por diante...
"Muita força pra encarar qualquer bagulho
Resistência sempre foi a nossa marca, meu orgulho" - MV Bill

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 17 de Setembro de 2006, 10:29:43 »
Tempos atrás eu andei comentando que sou racista, visto o meu favoritivismo de japoneses e descendentes.  É uma brincadeira recorrente no meu ambiente de trabalho, mas não deixa de ser verdade também.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Setembro de 2006, 21:38:04 »
existe racismo no presente, mas não vejo como associá-lo com a atual causa da distribuição racial das riquezas ou da população carcerária (e a causa também não é racial).

Existir racismo não significa que "somos racistas".

Offline Marcelo Jedi

• Nível 00
  • *
    • Jedi Zone
« Resposta #5 Online: 17 de Setembro de 2006, 22:53:34 »
Racismo velado forte no país ... sem dúvida.

Com relação ao racismo "cor", atualmente ando muito preocupado com o que eu falo.
Já repararam quantas expressões que podem sugerir algum tipo de racismo são usadas no nosso dia a dia, mesmo sem que percebamos ? Como uma frase que começa com "aí o neguinho chegou e disse...". Não é fácil, mas depois que passei a dar aulas, a minha vontade em eliminar isto ficou muito forte. Apesar de que os negros são realmente minoria em aulas de cursos superiores. Em dois ou três anos lecionando não me lembro de 10 alunos negros. Mais racismo ?
------------------------------------------------------------
..:: I see boring people ::..

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 18 de Setembro de 2006, 00:40:51 »
eu não acho que o termo "neguinho" nesse contexto seja racista, de modo geral (depende do que vir depois, bastante), mas me parece bastante como sinônimo de "fulano", podendo ser usado para se referir inclusive à pessoas de qualquer cor. Também não acho que expressões que se utilizem da cor negra para conotar algo ruim sejam sempre racistas. Há algum tempo atrás fiz um tópico sobre esse assunto, no qual falava sobre a alegação do verbo "denegrir" ter cunho racista.

rizk

• Visitante
« Resposta #7 Online: 18 de Setembro de 2006, 00:52:10 »
"hoje é dia de branco", "eles são brancos eles que se entendam", "fulana é pé-na-cozinha". Zoado.

Como assim, "Existir racismo não significa que "somos racistas"."? Desceu do céu?!?!

Bah. Querer falar de racismo como "desgosto que a gente tem por outra pessoa baseado só em raça" não faz sentido, mesmo porque raça só tem uma. Hoje fala-se mais em preconceito étnico-cultural, acho tbm que é mais adequado.

Raça é como cachorro: cada uma tem uma aparência e um COMPORTAMENTO diferente (melhor ou pior). Escravidão não acontecia porque, sei lá, os romanos eram mais morenos que os germanos; quem perde vira escravo, e se perde é pior que quem ganha, e se é pior tem que servir. Os que foram escravos na América, cujos descendentes são nossos concidadãos, vieram pra cá por terem perdido guerra contra outros pretos. Dois diferentes, quem ganha é o melhor, e diz e faz o que quer com quem perdeu. Não é questão de aparência, é de força mesmo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Setembro de 2006, 03:06:04 »
[postando quando talvez devesse estar dormindo]

"hoje é dia de branco", "eles são brancos eles que se entendam", "fulana é pé-na-cozinha". Zoado.
Bão conheço a primeira nem a última..... a segunda não é muito familiar, mas pelo que conheço, não é racista também, pode-se ser branco e estar falando de brancos e negros como "brancos" e ainda assim funcionar...

Como assim, "Existir racismo não significa que "somos racistas"."? Desceu do céu?!?!
??
Bem, assim... é que sempre tem aqueles papos que querem implicar que no fundo todo mundo é X; racista, crente em deus, aceitavelmente corrupto e gay são "acusações" comuns, mas nada disso é necessariamente verdade.

Bah. Querer falar de racismo como "desgosto que a gente tem por outra pessoa baseado só em raça" não faz sentido, mesmo porque raça só tem uma. Hoje fala-se mais em preconceito étnico-cultural, acho tbm que é mais adequado.

Raça é como cachorro: cada uma tem uma aparência e um COMPORTAMENTO diferente (melhor ou pior).

eu vejo racismo como "desgosto que algumas pessoas tem por outras pessoas baseado no conceito que as pessoas tenham de raça"

o que deixa a questão biológica de raças, clinas, populações, ou se é só etnia, de fora, pois não vem tanto ao caso...

[/postando quando talvez devesse estar dormindo]

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #9 Online: 18 de Setembro de 2006, 12:31:09 »
'Racismo'

Significando discriminação? De vários tipos. A mais evidente é a discriminação social que atinge todas as etnias (digo etnia, porque não acredito em 'raça').

Significando ódio racial? Duvido. Até onde sei, são casos isolados.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Marcelo Jedi

• Nível 00
  • *
    • Jedi Zone
« Resposta #10 Online: 18 de Setembro de 2006, 15:18:54 »
O que quis dizer é que alguém pode se ofender escutando expressões que possam ter alguma conotação racista. O melhor é evitar. O que custa usar um 'fulano' ao invés de 'neguinho' ? Por que não fazer 'serviço bem feito' ao inves de 'serviço de branco' ? E por aí vai.
------------------------------------------------------------
..:: I see boring people ::..

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #11 Online: 18 de Setembro de 2006, 16:15:00 »
Concordo com seu pensamento. Há palavras e expressões melhores que estas. Mas por outro lado, há pessoas que se ofendem até se eu disser que não acredito em Deus.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #12 Online: 18 de Setembro de 2006, 16:45:06 »
No Brasil há mais preconceito com a situação socioeconômica do cidadão do que racismo. É bom não confundir as coisas.

Tenho certeza que somos o país menos racista do mundo, dada a diversidade que aqui existe.

Offline Zizou

• Nível 10
  • *
« Resposta #13 Online: 18 de Setembro de 2006, 17:12:38 »
No Brasil há mais preconceito com a situação socioeconômica do cidadão do que racismo. É bom não confundir as coisas.

Tenho certeza que somos o país menos racista do mundo, dada a diversidade que aqui existe.
É discutível esse lance da discriminação do pobre, pois acho que mesmo quando um branco e um negro ocupam as mesmas camadas na sociedade(pensando em qualidade de vida e tipo de emprego), os negros sofrem maior discriminação, a coisa piora ainda se for mulher e negra, tanto que esse é um dos argumentos mais utilizados pelos movimentos negros. Quanto a nossa tão famosa "diversidade", ela também já foi muito discutida,  estudos famosos feitos por figurinhas carimbadas como Florestan Fernandes e Fernando Henrique Cardoso, eles discutiam justamente essa convivência entre diversas etnias no país. O que se encontrou foi um racismo velado que faz parte da nossa sociedade há muito tempo, e de uma forma contundente contra os negros(esse é outro estudo que embasa a fala dos movimentos negros no país).

Esses tempos aquele Ali Kamel (diretor de jornalismo da Rede Globo :erm:) lançou um livro falando sobre racismo no país...vocês viram?
" Meu objetivo é ensinar minhas aspirações a se conformarem com os fatos, em vez de tentar fazer com que os fatos se harmonizem com elas." Thomas Henry Huxley
"Vai lá, vai lá, vai lá, vai lá de coração...vamo São Paulo, vamo São Paulo, vamo se campeão!!!"

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 18 de Setembro de 2006, 17:32:04 »
existe, mas é bem mais sutil, harmônico e inofensivo do que o que existe nos eua. se bem que, se as coisas e os movimentos negros continuarem como estão, logo estaremos como eles.
dizendo melhor existe e não existe; é mais um dos antagonismos tão presentes no nosso modo de ser.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Zizou

• Nível 10
  • *
« Resposta #15 Online: 18 de Setembro de 2006, 18:02:48 »
existe, mas é bem mais sutil, harmônico e inofensivo do que o que existe nos eua. se bem que, se as coisas e os movimentos negros continuarem como estão, logo estaremos como eles.
dizendo melhor existe e não existe; é mais um dos antagonismos tão presentes no nosso modo de ser.
esse justamente é o que a maioria dos movimentos negros defende no país, já que o racismo existe, que ele seja escancarado e mostrado para a sociedade, como acontece nos EUA, que por exemplo em formulários de todos os tipos, se pergunte qual a cor das pessoas e que isso faça parte do nosso cotidiano. E é isso mesmo que o livro do Ali Kamel discute...essas ações afirmativas criarão um clima de racismo mais forte que poderá incitar ações mais fortes de ambas as partes, mas pelo que eu entendi, esses movimentos querem pagar para ver... :(
" Meu objetivo é ensinar minhas aspirações a se conformarem com os fatos, em vez de tentar fazer com que os fatos se harmonizem com elas." Thomas Henry Huxley
"Vai lá, vai lá, vai lá, vai lá de coração...vamo São Paulo, vamo São Paulo, vamo se campeão!!!"

Offline Kao

• Nível 12
  • *
« Resposta #16 Online: 18 de Setembro de 2006, 20:39:39 »
Esse tipo de pergunta é tendenciosa e maldosa, racismo existe em todo o lado  logo o Brasil tem racismo como tem racismo em todos os países do mundo, em todos os lugares, em todas as culturas.

O certo seria perguntar se o Brasil é mais racista que os outros países, aí eu penso que não.

Offline Kao

• Nível 12
  • *
« Resposta #17 Online: 18 de Setembro de 2006, 20:59:57 »
Afinal racismo zero é uma utopia, talvez seja mais utopia que o comunismo.

rizk

• Visitante
« Resposta #18 Online: 18 de Setembro de 2006, 21:43:26 »
A degraça do mundo é ser mulher, pobre e negra. Tá fodida mesmo. O mero fato de existirem mais pretos pobres que brancos, e mais brancos ricos que pretos, ainda mais no grau que temos, já não deixa margem pra dúvida.
Se os pretos não tem o mesmo grau de acesso à prosperidade, e se eles não são diferentes em capacidade, o problema é de oportunidade mesmo.

Ah. Que tem de tão errado na política racial dos EUA?

Offline Zizou

• Nível 10
  • *
« Resposta #19 Online: 18 de Setembro de 2006, 21:56:56 »
Ah. Que tem de tão errado na política racial dos EUA?
Com certeza em alguns pontos, ela se mostra eficaz (pelo menos na inclusão dos negros), pois a porcentagem de negros que estão em universidades aumentou bastante nos EUA, mas talvez esse modelo não seja ideal para o Brasil...
« Última modificação: 18 de Setembro de 2006, 22:00:01 por zizou »

Offline Kao

• Nível 12
  • *
« Resposta #20 Online: 19 de Setembro de 2006, 07:20:38 »
O problema é que essa estratégia é extremamente temerária,  é muito mais fácil que esse tipo de coisa accirre os ânimos e leve a uma coisa que o Brasil desconhece que são as hostilidades por motivos raciais do que leve a uma novo patamar no combate ao racismo.

esse justamente é o que a maioria dos movimentos negros defende no país, já que o racismo existe, que ele seja escancarado e mostrado para a sociedade, como acontece nos EUA, que por exemplo em formulários de todos os tipos, se pergunte qual a cor das pessoas e que isso faça parte do nosso cotidiano. E é isso mesmo que o livro do Ali Kamel discute...essas ações afirmativas criarão um clima de racismo mais forte que poderá incitar ações mais fortes de ambas as partes, mas pelo que eu entendi, esses movimentos querem pagar para ver... :(

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #21 Online: 19 de Setembro de 2006, 07:29:54 »

Se os pretos não tem o mesmo grau de acesso à prosperidade, e se eles não são diferentes em capacidade, o problema é de oportunidade mesmo.

Claro, mas... quem são, afinal, os pretos?
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #22 Online: 19 de Setembro de 2006, 07:30:38 »
Acho que o nosso racismo é inegável. É intenso E disfarçado, o que é bastante esquisito se posto deste modo, mas a gente sabe como funciona.

Como funciona?
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #23 Online: 19 de Setembro de 2006, 09:44:28 »
Por mais que negros e brancos ocupem o mesmo espaço , sempre existirá racismo.Sempre existirão comentários do tipo:" Tinha que ser preto pra fazer isso", "Preto quando não caga na entrada.....", sempre existirá a ofença racial quando um branco ofender um negro, o negro não é gordo , careca, feio , bobo, ele é macaco, tição, preto fedido, preto imundo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Zizou

• Nível 10
  • *
« Resposta #24 Online: 19 de Setembro de 2006, 12:26:02 »

Claro, mas... quem são, afinal, os pretos?
Pergunta bem complexa, a miscigenação do povo brasileiro é um dos motivos que torna muito difícil a adoção de cotas raciais nas instituições de ensino superior.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!