[offtopic]
Engenharia Química, aqui mesmo na UFSCar. Descobri que Engenharia Física é uma propaganda enganosa, uma quimera mal feita que consiste num curso ruim de física ajuntado com disciplinas isoladas de alguns cursos mais tradicionais de engenharia; disciplinas essas que isoladas; como são na grade da Engenhria Física; não servem para nada, já que em outros cursos fazem parte de um contexto maior, de uma seqüência de disciplinas interdependentes.
Esse curso não oferece especialização nenhuma em nada e ao contrário do que promete não dá forte base teórica em disciplinas básicas. Em três anos de curso o melhor que eu aprendi foi a resolver o oscilador harmônico simples com mola sem massa, e olha que muitos de meus colegas dizem que nem isso eles aprenderam. Não há o mínimo de aplicação tecnológica nas displinas que temos e perdemos tempo demais com detalhes irrelevantes, por exemplo, no último semestre meu professor de mecânica quântica gastou quase um mês de aulas para nos provar matematicamente que o orbital s é esférico e o orbital p tem forma de halteres. Tudo isso para no final das contas ninguém entender absolutamente nada.
A maioria dos formados vai trabalhar fora da área de engenharia, freqüentemente com marketing, vendas, administração e outros, até porque ninguém sai desse curso apto a projetar absolutamente nada. O curso não é reconhecido pelo CREA ainda, apesar de o departamente todo ano dizer "esse ano o CREA sai". De qualquer forma, quero só evr quais serão as atribuições do engenheiro físico quando o CREA sair, já que ele não aprende absolutamente nada de engenharia.
A propósito, Engenharia Física é um erro de tradução, já que em inglês o nome é Engineering Physics, e não Physical Engineering, como se deveria esperar. Na verdade esse deveria ser um curso de Física com ênfase em aplicação tecnológica, e tal ênfase não existe em nosso curso, pelo contrário, os engenheiros físicos são incentivados a investirem seus muitos créditos disponíveis em discplinas optativas mimetizando os cursos de outras engenharias - o que é um tremendo contra-senso, pois se eu deveria aproximar a minha grade à de outra engenharia então eu deveria cursar essa outra engenharia em primeiro lugar, em vez de Engenharia Física.
Para mim Engenharia Física tal como ela é oferecida na UFSCar é "pseudoengenharia" e charlatanismo.
Só um ad hominem para finalizar: O criador do curso acredita em discos voadores e já dirigiu um grupo de estudos com estudantes do curso sobre ufologia.
[/offtopic]