Autor Tópico: Patética propaganda sobre justificativa pra quem não votar  (Lida 6442 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Patética propaganda sobre justificativa pra quem não votar
« Resposta #50 Online: 01 de Outubro de 2006, 23:18:47 »
Essa do "novo patamar democrático" ganha até eleição. :-)

Eu também acho que tem que acabar com a figura jurídica da obrigatoriedade.
Com certeza, os resultados das urnas ganhariam em qualidade.

O problema é: a quem interessa isso?
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #51 Online: 01 de Outubro de 2006, 23:57:41 »
Espere. Temos o direito de votar ou o direito de não votar?
Sim, temos o direito de votar e o direito de não votar.

Que eu saiba, temos o direito de votar para escolher nossos representantes.
Sim.

Não há como exercer o direito de não votar. Não há este direito.
Como não? Todas as pessoas que justificam seu voto não estão exercendo seus direitos de não votar?

A justificativa só é válida se você estiver fora do domicílio eleitoral.
Sim.

Não é possível simplesmente não querer votar. É muito diferente.
Onde foi que eu usei a expressão "não-querer-votar"?

Falei de direito de votar e direito de não votar.

Se formos falar de direitos a quereres será uma discussão improdutiva... O Ukrainian quer ter o direito de usar um baralho de cartas quânticas nas eleições...

E a analogia da saúde não é falsa. Se é, demonstre.
É falsa sim, na medida em que você a usou para definir direito/modo-de-exercer-direito como se fosse uma regra; ela não é a regra; ela é uma das regras/hipóteses.

Daí que eu posso não querer enfrentar fila. Eu pago contas pela internet para não enfrentar fila.
Vá votar no fim do dia  :P

Atheist

• Visitante
« Resposta #52 Online: 02 de Outubro de 2006, 00:48:31 »
A justificativa só é válida se você estiver fora do domicílio eleitoral.
Sim.

E você acha que isto é direito a não votar??? Isso é o mínimo de coerência, não direito à não voto. Por que o direito ao não voto é condicional e o direito ao voto não? Eu tenho direito de não votar apenas se estiver fora do domicílio, mas tenho que comparecer à zona eleitoral da mesma forma. Onde está a não obrigação?

Vá votar no fim do dia  :P

Eu fui justificar no fim do dia... Faltavam uns 10 minutos para acabar... Realmente é o melhor horário. :D

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 02 de Outubro de 2006, 01:12:07 »
dicionário? leia kelsen que é mais fácil...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 02 de Outubro de 2006, 01:14:17 »
atheist, é o seguinte;
você tem o direito de votar. direito costuma ser facultativo, e neste caso não é diferente. você pode muito bem votar em alguém ou ir de nulo, o que equivale precisamente em não votar em ninguém. e como votar só é possível se se vota em alguém, votar nulo não é votar. então ,veja bem, você tem o direito de votar e o dever de pelo menos comparecer a uma seção eleitoral (ou, no caso de ter viajado, justificar, como já dito).

"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Atheist

• Visitante
« Resposta #55 Online: 02 de Outubro de 2006, 17:15:08 »
atheist, é o seguinte;
você tem o direito de votar. direito costuma ser facultativo, e neste caso não é diferente. você pode muito bem votar em alguém ou ir de nulo, o que equivale precisamente em não votar em ninguém. e como votar só é possível se se vota em alguém, votar nulo não é votar. então ,veja bem, você tem o direito de votar e o dever de pelo menos comparecer a uma seção eleitoral (ou, no caso de ter viajado, justificar, como já dito).

Que outro direito eu sou obrigado a exercer???

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 02 de Outubro de 2006, 17:18:01 »
ah, há vários. você tem direito a sua integridade física, mas não pode dispôr dela, por exemplo.

Atheist

• Visitante
« Resposta #57 Online: 02 de Outubro de 2006, 17:20:25 »
ah, há vários. você tem direito a sua integridade física, mas não pode dispôr dela, por exemplo.

Hm... e o masoquismo? :D

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 02 de Outubro de 2006, 17:27:33 »

Hm... e o masoquismo? :D

bom, se ficar mordendo o próprio mamilo em um quarto acho que ninguém atrapalha. mas se quiser ir ao médico tirar cirurgicamente um de seus mamilos, não pode.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #59 Online: 02 de Outubro de 2006, 18:59:12 »
Dá nojo esse tipo de propaganda.

Direito é o que eu posso escolher entre fazer ou não.
Direitos não são faculdades. Você tem o direito à integridade física e tem o direito à vida. Não tem o direito de se matar, embora tenha essa faculdade. Não tem o direito de dar seu dedo mindinho em pagamento de aposta, embora tenha essa faculdade.

O voto é imposto, se você não o fizer será punido. Dierito não é dever.
Se você não votar, punição nenhuma recairá sobre você! Entretanto, se não justificar o seu não-voto, sofrerá sanções.

Você não tem o dever de votar; tem o dever de justificar seu não-voto.

Todo mundo entende que quando se fala em ser "obrigado a votar" se quer dizer exatamente isso, "obrigado a comparecer ou justificar".

Acho que não é necessário complicar as coisas de graça.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 02 de Outubro de 2006, 19:50:39 »
todo mundo entende algo errado, então? porque obrigação de votar NÃO É a mesma coisa que obrigação de comparecer/justificar. e é justamente isso que o night está tentando esclarecer.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 02 de Outubro de 2006, 21:47:11 »

Essa é uma boa analogia.  :ok:

Desde ontem que estou a procura de um exemplo. Esse enquadra.

Pergunta de leigo em Direito: existe um tal de "direito indisponível". Tem alguma coisa a ver com o caso aqui?  :?:
« Última modificação: 02 de Outubro de 2006, 21:49:11 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 02 de Outubro de 2006, 21:54:27 »
bom, se considerarmos que dever de voto é a mesma coisa que o dever de comparecer a uma seção eleitoral em dia de eleição, então sim, é um direito indisponível, de que não se pode dispôr.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #63 Online: 04 de Outubro de 2006, 10:23:58 »
Outra coisa errada. Voce deveria poder dispor da SUA integridade fisica como achar melhor. Nao entendo por que existem leis contra o suicidio. A vida e DELE, a integridade e DELE, a vontade de perde-las e DELE, nao ha por que o estado se meter no assunto.
"The patient refused an autopsy."

Offline Marginal

• Nível 01
  • *
  • Criminoso sindicalizado
« Resposta #64 Online: 04 de Outubro de 2006, 21:39:30 »
gente, uma vez eu deixei de votar e paguei uma multa por isso.

TRÊS REAIS E 50!!!

Vocês ainda acham que essa discussão tem sentido?

São dois quilos de feijão. Pra você não pode fazer diferença, mas para uma família carente faz, e muita.

Atheist

• Visitante
« Resposta #65 Online: 04 de Outubro de 2006, 23:14:32 »

Direitos não são faculdades. Você tem o direito à integridade física e tem o direito à vida. Não tem o direito de se matar, embora tenha essa faculdade. Não tem o direito de dar seu dedo mindinho em pagamento de aposta, embora tenha essa faculdade.

Se você não votar, punição nenhuma recairá sobre você! Entretanto, se não justificar o seu não-voto, sofrerá sanções.

Todo mundo entende que quando se fala em ser "obrigado a votar" se quer dizer exatamente isso, "obrigado a comparecer ou justificar".

O que dá absolutamente na mesma.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 04 de Outubro de 2006, 23:31:02 »

não dá.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #67 Online: 05 de Outubro de 2006, 00:23:16 »
Mas essa parada da pessoa não poder se matar não adianta em nada... como eles vão punir o cara já morto ?
Não deseje.

Atheist

• Visitante
« Resposta #68 Online: 05 de Outubro de 2006, 02:24:30 »

não dá.

Bah, vamos ficar nessa pra sempre... :D

Atheist

• Visitante
« Resposta #69 Online: 05 de Outubro de 2006, 02:26:10 »
Na verdade, não somos obrigados a simplesmente comparecer. Somos obrigados a apertar algum botão na máquina. Não temos o direito de não apertar nenhum botão.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 05 de Outubro de 2006, 03:29:46 »
Você tem o direito de votar; não é obrigado a fazê-lo!

Como não? Se há sanção para o descumprimento, há obrigação.
Havendo sanção ou não, não há obrigação.

Mesmo que haja uma obrigação indireta, isso não afasta o direito.
Mas a constituição diz que é obrigatório:

CAPÍTULO IV
DOS DIREITOS POLÍTICOS

Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

I - plebiscito;

II - referendo;

III - iniciativa popular.

§ 1º - O alistamento eleitoral e o voto são:

I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;

Outra coisa. Se eu tenho o direito de não votar, posso exercer este direito estando dentro do meu domicílio eleitoral?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #71 Online: 05 de Outubro de 2006, 03:53:27 »
"Votar" pode ser um direito, mas "ir votar" é obrigação. E eu acho isso errado.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #72 Online: 05 de Outubro de 2006, 04:06:20 »
Pergunta de leigo em Direito: existe um tal de "direito indisponível". Tem alguma coisa a ver com o caso aqui? :?:
Direitos indisponíveis são os direitos e garantias fundamentais. São invioláveis, indisponíveis, inalienáveis, imprescritíveis, interdependentes, efetivos, universais e complementares.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #73 Online: 05 de Outubro de 2006, 04:09:01 »
Outra coisa errada. Voce deveria poder dispor da SUA integridade fisica como achar melhor. Nao entendo por que existem leis contra o suicidio. A vida e DELE, a integridade e DELE, a vontade de perde-las e DELE, nao ha por que o estado se meter no assunto.
É. E aí pais de família desesperados poderão dar órgãos como garantias de dívidas. Imagine a indústria de crédito que isso não fomentaria.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #74 Online: 05 de Outubro de 2006, 04:14:57 »
Como não? Se há sanção para o descumprimento, há obrigação.
Havendo sanção ou não, não há obrigação.

Mesmo que haja uma obrigação indireta, isso não afasta o direito.
Mas a constituição diz que é obrigatório:

CAPÍTULO IV
DOS DIREITOS POLÍTICOS

Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

I - plebiscito;

II - referendo;

III - iniciativa popular.

§ 1º - O alistamento eleitoral e o voto são:

I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;
É está escrito.

No segundo turno, digite 33 e confirme. Você terá votado em quem?

Outra coisa. Se eu tenho o direito de não votar, posso exercer este direito estando dentro do meu domicílio eleitoral?
Pode. Vá ao seu colégio eleitoral, digite qualquer par de números que não seja 13 ou 45 e confirme. Não terá exercido seu direito a voto. Não terá contribuído para eleger seu presidente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!