No segundo turno, digite 33 e confirme. Você terá votado em quem?
Não foi isso que eu perguntei. Mesmo anulando ou votando em branco sou obrigado a comparecer no local da votação e "simular" todo o processo.
Sim, você é obrigado a comparecer, mas não é obrigado a votar. Tem a opção de anular o seu voto.
Discute-se aqui obrigação de votar. O tópico inaugural questiona "direito vs. dever"; outros questionaram o sistema democrático que não dá azo ao cidadão não ser obrigado a escolher seus governantes/representantes.
É neste contexto que eu estou argumentando.
Para o primeiro eu digo que direito é muito mais que uma faculdade; para o outro eu digo que ele não é obrigado a escolher as porcarias dos seus governantes/representantes.
A questão é que para todos os efeitos legais eu votei e tenho o comprovante obrigatório. E não tenho o direito de não fazê-lo se não quiser.
Exato. Você não tem o direito de não votar e de não justificar seu voto também. Onde foi que eu disse o contrário?
Outra coisa. Se eu tenho o direito de não votar, posso exercer este direito estando dentro do meu domicílio eleitoral?
Pode. Vá ao seu colégio eleitoral, digite qualquer par de números que não seja 13 ou 45 e confirme. Não terá exercido seu direito a voto. Não terá contribuído para eleger seu presidente.
Como eu disse, minha pergunta foi outra.
Sua pergunta foi extamanete esta: "Outra coisa. Se eu tenho o direito de não votar, posso exercer este direito estando dentro do meu domicílio eleitoral?"
E eu mantenho a resposta: Você exerce seu direito de não votar ao votar nulo.
Voto nulo não é voto. Chave falsa não é chave. Parafuso liso é prego.
Eu não tenho o direito de não votar
Tem! Anule o voto!
de não comparecer fisicamente ao local, estando no meu domicílio eleitoral.
Não mesmo.
Apenas tenho o direito de anular, votar em branco ou de fingir que votei.
Sim.
A lei estabelece que o voto é obrigatório, não que o voto "útil" é obrigatório, ou seja, que as pessoas são obrigadas a comparecer fisicamente no local da votação, mesmo que seja só para "simular" o voto ou para votar no primeiro nome que vier a cabeça, como Frank Aguiar ou Clodovil. E é exatamente com isto que não concordo.
Sim, mas esta é uma discussão à parte deste tópico.
Já que estamos nela: Faculte o voto nesta merda de país: A classe média/média alta vai em peso deixar de votar para curtir a praia e o shoppinho. Os pobres votarão em massa em troca de sacos de cimento, dentaduras e promessas eleitoreiras. A classe alta não vai votar para não te de ficar em fila com pobres fedorentos.
O Brasil não está preparado para o voto facultativo. Precisa de séculos e séculos de democracia ou de mais uma ditadura urgente para mudar a mentalidade.