Bem, então vamos aos fatos da época (publicados pela Rede Globo - sim, a mesma do ET de Varginha e dos fantasmas do Joelma), mas com entrevistas dos pilotos envolvidos (entre eles o cel. Ozires Silva, que fez a primeira observação do fenômeno)
Foram detectados vinte e um ecos no radar de S. josé dos Campos, SP. Poderiam ser mera anomalia do equipamento, mas dois dos pontos foram identificados por binóculo por um dos operadores da torre. Um dos pontos foi visualizado pela tripulação do Xingu PT-MBZ que vinha de Brasília para SP, Com. Alcir Pereira da Silva, co-piloto e Cel. Ozires Silva, piloto. Além, decolaram cinco caças Mirage da FAB que interceptados os OVNIs nos céus.
Anomalia no radar, alucinação do operador da torre e de mais sete pilotos em aeronaves diferentes simultaneamente? Pouco provável.
Os pilotos relatam focos de luzes muito intensas. Os "stealth" poderiam se camuflar desta forma? As manobras proferidas bem como alguns comportamentos dos OVNIs, segundos os pilotos da FAB, eram realmente estranhos. Por exemplo:
"O objeto variava de cor: verde, vermelha e branca. Predominava a cor branca". (Tenente-aviador Kleber Caldas Marinho, piloto do primeiro F-5E a levantar vôo)
"O objeto se deslocava para frente e se movimentava de um lado para o outro no escopo do meu radar, em ziguezague". Capitão Armindo de Souza Viriato de Freitas, piloto do Mirage
"O radar de solo foi informado a aproximação dos objetos: 20 milhas, 15, 10, 5, de repente havia 13 objetos atrás de minha aeronave, a 2 milhas de distância, seis de um lado e sete do outro, durante vários minutos. Após manobrar a aeronave, os objetos haviam desaparecido". Capitão-aviador Márcio Brisola Jordão, piloto do segundo F-5E a levantar vôo
Novamente, os Stealth faria manobras como estas? Não. Como bem postado pelo Fabulous, pilotos se enganam demais quanto a distâncias e movimento de pontos no céus (inclusive fenômenos puramente astronômicos). Mas estes objetos proferiram manobras complexas, apareceram e sumiram (de acordo com os pilotos). Achar que Vênus está se mexendo é uma coisa. Agora achar que está fazendo zigue-zagues e loopings é outra bem mais grotesca. Poderiam eles se enganar de tal forma? Estariam todos eles sofrendo de alucinação naquele momento?
O que os operadores estavam vendo em suas telas naquele momento não constituíam tráfegos de aviões (nenhuma informação de transponder que identificasse o alvo).
Fonte: http://www.ceticismoaberto.com/news/media/19-20_Maio_1986.pdf
A hipótese dos aviões norte-americanos, quando comparada aos depoimentos dos envolvidos (não só os pilotos mas também os operadores da torre de comando e os oficiais da base, não faz o menor sentido. É tão ridícula do que a declaração da época para a Globo do astrônomo Prof. Dr. Ronaldo Rogério de Freitas Mourão de que os pilotos deveriam ter se confundido com Vênus.
Atribuir o fenômeno a aeronaves extraterrestres é pura leviandade para vender revista. Como concluiu o Mori, o caso simplesmente precisa ser melhor estudado. Ainda não existe explicação satisfatória para aqueles eventos de 1986 - que, de acordo com boatos do meio ufológico (ou seja, de credibilidade -1), teriam sido registrados pela FAB em vídeo. Vai se saber... quem sabe quando a maré de paranóia militar em relação à "segurança nacional" diminuir, e o CONDABRA seja aberto para a pesquisa civil, seja encontrado algum esboço de resposta.