acho sempre mais provável uam aeronave espiã terrestre mas desconhecida do que ETs tirando racha na atmosfera terrestre
Muito confortável e pouco produtivo.
foram observados (...) raios esféricos de 100m (...) locomover a grande velocidade (...) (talvez seja esta a explicação do pq um deles percorreu rapidamente o jato da ponta até a cauda).
Bom, Carlos... para que o raio-bola sirva de explicação (desde que não erro/mentira/alucinação do piloto do Varig), o avião teria de ter passado próximo do raio para assim capturá-lo em seu campo eletromagnético e provocar o movimento. Em suma, ele teria de ter interceptado o raio. De acordo?
Contudo, o que o piloto relata é que o objeto o acompanhou (na mesma velocidade do avião, portanto) pela cauda, depois se aproximou lateralmente, manobrou rapidamente para o outro lado e depois voltou para a cauda, ainda o seguindo. Na mesma velocidade do avião, portanto. Poderia o raio-bola manobrar pelo campo eletromagnético do avião desta forma sem se desprender, mesmo a tal velocidade?
Acha mesmo que a aeronáutica deixaria seus oficiais irem à TV fazer papel de palhaço por causa de uma simulação? Não faz sentido.
Eu não penso assim. Isso faria parte do processo, para se manter o sigilo da operação.
Bem, Humberto... imagine que daí a parafernalha conspiracional precisaria ser tãop grande que se tornaria tão improvável quanto a idéia dos "ETs fazendo racha". Não lembro agora de nenhuma grande teoria de conspiração que tenha sido comprovada.
Citando Sagan: "Se alguém diz algo, não quer dizer que seja verdade. Não quer dizer que seja mentira, mas não quer dizer que seja verdade". Isto é, pessoas podem se enganar, ou serem enganadas.
Perdão, eu me expressei mal. Corrijo o adjetivo para "mentindo ou confuso".
De acordo com um texto no Ceticismo Aberto, pilotos tendem a se enganar mais fácil do que um leigo nesses casos.
Certo Mori! Ninguém até agora está desconsiderando (ao menos declaradamente) a hipótese de erro/confusão de todos os pilotos e operadores de radar envolvidos. Sigamos com ela. Mais uma hipótese que não vai poder ser verificada, como mais uma pá delas, de mais um caso que vai ficar só na especulação e cujo tópico vai ser esquecido
"ad sacum" sem conclusão alguma. Podemos aplicar a Navalha para trucidar uns 80% ou mais das hipóteses, e mesmo duvido muito que o final da discussão escape desse final massante.
Se radares diferentes apontassem o mesmo alvo, houvesse confirmação visual múltipla de tais alvos, e adicionalmente, não houvesse mais alvos anômalos, então haveria evidência esmagadora de que havia algo refletindo sinais de radar e emitindo luz.
Foi essa merda a qual eu me referí há pouco. Depender de relatos humanos. No documento publicado na revista da aeronáutica não ví alusão aos 21 ecos mencionados pela Globo na época. Então não sabemos (e nem saberemos) se existiram mesmo ecos anômalos ou se foi só confusão ou mesmo exagero da mídia na época. Caimos novamente na questão do parágrafo acima.
O caso dos OVNIs mexicanos de 2005 é especialmente ilustrativo.
Outra hipótese violenta de forte! De impolgação e consequente erro de interpretação dos pilotos, de por exemplo imaginar que (supostos) objetos parados estaria em movimento. Mas temos também os relatos dos operadores de torre, que inclusive fizeram contato visual com binóculo.
Assumindo-se a hipótese de que a visão dos pilotos no ar tenha sido simples miragem, poderia a visão dos operadores, em terra, ter sido a mesma?