Autor Tópico: Me expliquem?  (Lida 4818 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Me expliquem?
« Resposta #25 Online: 03 de Outubro de 2006, 15:25:16 »
OK, vou procurar saber desse livro! Não conhecia.

Luz

• Visitante
« Resposta #26 Online: 03 de Outubro de 2006, 15:29:36 »
OK, vou procurar saber desse livro! Não conhecia.

Eu tenho ele aqui, é um livro antigo do Sagan, dos anos 70, se não me engano... grande parte do livro é sobre a contestação do criacionismo, só os capítulos finais é que falam sobre o tema... é interessante. Se quiser posso te enviar, não é muito grande.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #27 Online: 03 de Outubro de 2006, 16:16:20 »
Também passei por uma situação estranha, mas não fiquei muito impressionada...

Há uns doze anos, (...)ainda acho meio estranho, mas acredito na explicação que encontrei.

Também já passei por experiências parecidas, mas na época eu era bem crente. Geralmente chorava quando oravam e "profetizavam" para mim, principalmente quando colocavam as mãos sobre minha cabeça. E eu que não sou de chorar fácil, principalmente sendo em público.
Who cares?

Luz

• Visitante
« Resposta #28 Online: 03 de Outubro de 2006, 16:39:23 »

Há uns doze anos, (...)ainda acho meio estranho, mas acredito na explicação que encontrei.

Também já passei por experiências parecidas, mas na época eu era bem crente. Geralmente chorava quando oravam e "profetizavam" para mim, principalmente quando colocavam as mãos sobre minha cabeça. E eu que não sou de chorar fácil, principalmente sendo em público.

Você chorava porque se emocionava ou acontecia, como aconteceu comigo, do choro vir do nada, sem nenhuma emoção que o provocasse?

Não foi um choro como quando choramos de tristeza (ou alegria, tem gente que chora de alegria...  :/), lágrimas começaram a rolar sem que eu tivesse controle, mas acho que nem sequer mudei minha expressão facial. Foi como falei, o choro explodiu, do nada, sem nenhuma emoção - foi um efeito físico, como se algo tivesse estimulado a produção de lágrimas "artificialmente".
« Última modificação: 03 de Outubro de 2006, 16:48:52 por Luz »

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #29 Online: 03 de Outubro de 2006, 17:00:44 »

Você chorava porque se emocionava ou acontecia, como aconteceu comigo, do choro vir do nada, sem nenhuma emoção que o provocasse?

Não foi um choro como quando choramos de tristeza (ou alegria, tem gente que chora de alegria... :/), lágrimas começaram a rolar sem que eu tivesse controle, mas acho que nem sequer mudei minha expressão facial. Foi como falei, o choro explodiu, do nada, sem nenhuma emoção - foi um efeito físico, como se algo tivesse estimulado a produção de lágrimas "artificialmente".

Às vezes era por emoção mesmo, aquela sensação forte de que eu realmente estava em contato com algo sobrenatural, mas outras vezes vinha do nada.

Já presenciei isso em sessões de acupuntura. Pessoas "chorando artificialmente" dependendo onde a agulha é aplicada.
Who cares?

Offline Unsichtbar

• Nível 19
  • *
« Resposta #30 Online: 03 de Outubro de 2006, 17:13:57 »
(...)

Nunca tinha ouvido falar de nada parecido.  :susto:

Tenho uma única história "fantástica" para contar... que inclusive já está meio manjada (a contei na época do fSTR e mais recentemente no fAB).

"Estavamos uns amigos e eu em casa preparando uma janta, a mesa estava posta com os talheres, pratos e copos virados em cima da mesa. Eu estava no fogão e os outros sentados na mesa quando um deles deu um pulo e saiu da mesa.
Havia dito que tinha visto o seu copo se mexer. Voltou a se sentar e segundos depois, todos viram o tal copo se mexer na mesa... O ruim que eu não vi, estava de costas para a mesa.
Um tempinho depois surgir um corajoso que levantou o copo da mesa e aí percebemos que a mesa estava levemente molhada, fazendo assim o ruído característico quando algo está succionado.  :biglol:
Foi engraçado... Todos juraram que não encostaram na mesa. Acredito que o conjunto: mudança da temperatura do ar no interior do copo e o fato da mesa estar molhada (diminuindo o atrito), ocasionou o fenômeno mesmo sem ninguém ter encostado na mesa"

Luz

• Visitante
« Resposta #31 Online: 03 de Outubro de 2006, 18:15:36 »

Não foi um choro como quando choramos de tristeza (ou alegria, tem gente que chora de alegria... :/), lágrimas começaram a rolar sem que eu tivesse controle, mas acho que nem sequer mudei minha expressão facial. Foi como falei, o choro explodiu, do nada, sem nenhuma emoção - foi um efeito físico, como se algo tivesse estimulado a produção de lágrimas "artificialmente".

Às vezes era por emoção mesmo, aquela sensação forte de que eu realmente estava em contato com algo sobrenatural, mas outras vezes vinha do nada.

Já presenciei isso em sessões de acupuntura. Pessoas "chorando artificialmente" dependendo onde a agulha é aplicada.

Agnostic,

Que um religioso se comovesse ou se impressionasse numa situação dessas é compreensível, mas eu estava totalmente alheia a qualquer sentimento religioso ou "espiritualista" naquele instante - por isso sempre deleguei o choro ao esforço que estava fazendo para segurar o riso da situação ridícula em que me encontrava e permaneço cética com relação a qualquer "fenômeno", mas a "minha explicação" não se encaixa na sua descrição... isso derruba minha "teoria".  :hein:

Conhece alguma outra explicação? Agora fiquei curiosa.  :?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #32 Online: 05 de Outubro de 2006, 15:18:23 »
Sem querer dar uma de psicólogo de boteco (ou pior: psiquiatra de boteco), mas talvez uma determinada situação, tal como segurar fortemente o riso, pode ter gerado um momentâneo desequilíbrio em seus neurotransmissores, tendo isso se manifestado com o choro.

Já viu gente que começa a chorar ou mesmo rir assim "do nada" após beber algumas doses de bebida alcoólica? Pois, eu já. Talvez seja algo por aí. :-)
Who cares?

Luz

• Visitante
« Resposta #33 Online: 05 de Outubro de 2006, 15:38:53 »

Sem querer dar uma de psicólogo de boteco (ou pior: psiquiatra de boteco), mas talvez uma determinada situação, tal como segurar fortemente o riso, pode ter gerado um momentâneo desequilíbrio em seus neurotransmissores, tendo isso se manifestado com o choro.

Já viu gente que começa a chorar ou mesmo rir assim "do nada" após beber algumas doses de bebida alcoólica? Pois, eu já. Talvez seja algo por aí. :-)

Já vi crentes e bêbados chorando do nada e não tenho porquê duvidar do que falou sobre as sessões de acumpultura que aumentam a produção de lágrimas... mas, nada disso serve para o caso citado.

Eu não estava bêbada, nem crente e nem em uma sessão de acumpultura.  :)

Na época procurei por textos que pudessem ter uma explicação científica, mas não consegui encontrar nada, por isso, formulei uma "teoria própria" para explicar a situação, para mim mesma, sem apelar para "fenômenos", porque simplesmente não acredito nisso.

A única coisa "certa" nisso para mim é que há uma explicação plausível, mesmo que eu não saiba qual. Tenho consciência que "minha tepria" não é científica, mas apenas uma "especulação cética" que não encontrou explicação melhor.  :ok:

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #34 Online: 05 de Outubro de 2006, 17:09:49 »
Apenas citei esses exemplos para dizer o quanto pode ser fácil acontecer determinadas sensações sem causa aparente em um ou outro momento da vida, sem ter nada de sobrenatural envolvido. E quando salientei antes que eu chorava "principalmente quando colocavam as mãos sobre minha cabeça" foi para demonstrar isso. :-)
Who cares?

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #35 Online: 05 de Outubro de 2006, 17:54:28 »
Olá amigos,

Eu também tive experiências "estranhas", nem sempre sobrenaturais, mas estranhas, eu sei que deve haver uma explicação lógica para isso, mas eu não encontrei:

Sempre gostei de ler gibis, certo dia estava lendo o gibi do Zé Carioca, só que aconteceu uma coisa estranha. Quem le esse gibi sabe que o Zé é malandro, na história ele pegou o Pedrão e o Nestor e resolveu levar o Pedrão numa viagem de avião sem pagar. Como ele fez: ele fingiu ser o pai do Pedrão e o Nestor a mãe, o Pedrão estava lá no colo do Zé de fraudão, quando o Zé diz: "Gente estou com a senção de que estou sendo observado", aí num outro quadro ele aparece apontando para fora do Gibi e diz "ele esta me observando", esse ele só podia ser o leitor, no caso eu. No resto da história ele fica com medo dessa presença que o observa. Eu pensei comigo: o Zé esta falando comigo? Isso é Impossível. Será que o redator está pregando uma peça? Ou será que fiquei psicótico?

Numa outra vez estava assistindo o Canal de História, deitado no sofá de casa. Estava passando uma reportagem sobre o furação Katrina que devastou Nova Orleans. Bem a reportagem mostrava um dirigivel que funciona com Zeppeling mensageiro, ele tinha uma tela luminosa que passava mensagens para os cidadãos de Nova Orleans. Nisso aparece a mensagem: "Estoquem Água e Comida" em português, aí eu pensei: poxa o dirigivel não esta nos EUA? Por que a mensagem esta em português? Tentei encontrar uma explicação para isso, mas não achei nenhuma...

Outra vez estava assistindo ao desenho Padrinhos Mágicos no canal Jetix, eu já havia assistido aquele episódio, foi quando ele pediu para ser inteligente e tirar A na Escola. Eu me lembro perfeitamente que os padrinhos perguntaram três coisas para o Timmy, e ele respondeu as três corretamente. Eu me lembro por que também respondi corretamente. Só que nesse episódio os padrinhos só perguntaram uma única vez! Esse detalhe não me escapou despercebido. Aí eu fiquei pensando: Será que eles fizeram um outro episódio, será que não prestei atenção ao desenho, mas foi justamente esse detalhe das três perguntas que me fizeram fixar bem o desenho? Bom, também não encontrei uma explicação muito lógica para isso?

No jogo Star Wars Battleground, eu estava jogando, a extratégia do jogo é similar a da Era dos Imperios. Eu selecionei um grupo de soldados robos para avançar e atacar o inimigo, ele foram caminhando, mas um deles deu mei volta e se escondeu atrás de uma rocha, e nisso os outros soldados lutando contra o inimigo. Eu percebi isso e cliquei no soldado que havia recuado, ai toda a vez que eu clicava nele ele se multiplicava, foram seis multiplicações, depois ele me obedeçeu e foi lutar contra os inimigos. O que eu achei estranho é que já jogo esse jogo há quase três anos e nunca vi isso acontecer! Pensei, pode ser um erro de programa, mas achei tudo muito estranho....

Luz

• Visitante
« Resposta #36 Online: 05 de Outubro de 2006, 20:17:31 »
Apenas citei esses exemplos para dizer o quanto pode ser fácil acontecer determinadas sensações sem causa aparente em um ou outro momento da vida, sem ter nada de sobrenatural envolvido. E quando salientei antes que eu chorava "principalmente quando colocavam as mãos sobre minha cabeça" foi para demonstrar isso. :-)

Se o "sobrenatural" tivesse me soado, ao menos, como possibilidade, acho que não teria tido o trabalho de procurar explicações "naturais" para o fato, embora, mesmo assim ainda me pareça algo incomum, por se tratar de uma experiência, que eu diria, antes do ocorrido, impossível acontecer.

Em nenhum momento eu cogitei uma possibilidade "sobrenatural" para explicar o fato, nem quando aconteceu e nem depois disso. Gostaria apenas de saber se há uma explicação científica e que quem sabe não bate com a minha.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #37 Online: 06 de Outubro de 2006, 16:13:27 »

Se o "sobrenatural" tivesse me soado, ao menos, como possibilidade, acho que não teria tido o trabalho de procurar explicações "naturais" para o fato, embora, mesmo assim ainda me pareça algo incomum, por se tratar de uma experiência, que eu diria, antes do ocorrido, impossível acontecer.

Em nenhum momento eu cogitei uma possibilidade "sobrenatural" para explicar o fato, nem quando aconteceu e nem depois disso. Gostaria apenas de saber se há uma explicação científica e que quem sabe não bate com a minha.

Acho que estamos desalinhados na perspectiva. Achei sua experiência bem fácil de ser explicada naturalmente, ou então não entendi. Talvez pelo fato de já ter presenciado e vivenciado várias coisas "incríveis" e encontrado possíveis respostas naturais para as mesmas, embora não seja comum, não me parece muito extraordinário alguém começar a chorar quando um grupo de pessoas impõem as mãos sobre sua cabeça. Mesmo se você tivesse tido alguma alucinação no momento, ainda assim isso poderia ser explicado naturalmente. Não estou dizendo que você tenha cogitado o sobrenatural, mas me surpreende o fato de achar a experiência que você relatou assim... extraordinária. Talvez pelo motivo que mencionei. Entende o que quero dizer? :-)
Who cares?

Luz

• Visitante
« Resposta #38 Online: 06 de Outubro de 2006, 16:54:24 »
Acho que estamos desalinhados na perspectiva. Achei sua experiência bem fácil de ser explicada naturalmente, ou então não entendi. Talvez pelo fato de já ter presenciado e vivenciado várias coisas "incríveis" e encontrado possíveis respostas naturais para as mesmas, embora não seja comum, não me parece muito extraordinário alguém começar a chorar quando um grupo de pessoas impõem as mãos sobre sua cabeça. Mesmo se você tivesse tido alguma alucinação no momento, ainda assim isso poderia ser explicado naturalmente. Não estou dizendo que você tenha cogitado o sobrenatural, mas me surpreende o fato de achar a experiência que você relatou assim... extraordinária. Talvez pelo motivo que mencionei. Entende o que quero dizer? :-)

Entendo.

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #39 Online: 07 de Outubro de 2006, 08:38:30 »
Já passou pela sua cabeça o fato de que ele esteja mentindo?

James Randi o espera com um milhão de dólares de presente para ele.

Por que 1 milhão? Por que alguém iria querer 1 milhão par aprovar algo? Já pensaram que existem idealistas que não ligam para 1 centavo sequer? Por que isto seria uma prova de que nada fora do comum aconteceu, por que ninguém foi buscar 1 milhão do Randi ainda?

Gostaria de entender, porque isto é um pré-requisito...

Abraços,

Douglas
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #40 Online: 07 de Outubro de 2006, 08:45:40 »
Por que 1 milhão? Por que alguém iria querer 1 milhão par aprovar algo? Já pensaram que existem idealistas que não ligam para 1 centavo sequer? Por que isto seria uma prova de que nada fora do comum aconteceu, por que ninguém foi buscar 1 milhão do Randi ainda?

Gostaria de entender, porque isto é um pré-requisito...

Por que idealistas recusariam a oportunidade de demonstrar a credibilidade de suas causas?  E por que recusariam dinheiro?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #41 Online: 07 de Outubro de 2006, 08:52:42 »
Por serem idealistas?

E eu fiz a pergunta. Você está invertendo o ônus da prova...hehe :hihi:
www.apologiaespirita.org

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #42 Online: 07 de Outubro de 2006, 09:12:07 »
Por serem idealistas?

E eu fiz a pergunta. Você está invertendo o ônus da prova...hehe :hihi:

Porque não fazem o teste assim mesmo, depois recusando o prêmio?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Marcus VBP

• Nível 12
  • *
    • Desenvolvimento de Interfaces Web
« Resposta #43 Online: 07 de Outubro de 2006, 09:32:07 »
Por serem idealistas?

julgar que todas as pessoas que afirmam ter poderes paranormais de alguma forma, são idealistas, não é uma generalização braba?

pq vários deles aceitam se apresentar em programas de auditório e não em um ambiente controlado? faz parte da ideologia deles também?
Website - http://www.marcusvbp.com.br
NH18, uma comunidade sobre GURPS - http://www.nh18.com.br

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #44 Online: 07 de Outubro de 2006, 09:49:16 »
Ora, por que um ambiente controlado ofereceria dinheiro?
www.apologiaespirita.org

Offline Marcus VBP

• Nível 12
  • *
    • Desenvolvimento de Interfaces Web
« Resposta #45 Online: 07 de Outubro de 2006, 10:00:03 »
Ora, por que um ambiente controlado ofereceria dinheiro?

para incentivar as pessoas a participarem, oras. se eu fosse um paranormal, nao me deslocaria entre continentes para fazer um teste de graça. agora por 1 milhão de cascalhos, eu iria com certeza.

sacou? dando 1 milhão, paranormais de outros continentes não podem simplesmente dizer "eu faria o teste, mas não posso bancar os custos da viagem". se eles tiverem certeza dos seus poderes, simplesmente pegam um empréstimo, e pagam quando receber a recompensa.
Website - http://www.marcusvbp.com.br
NH18, uma comunidade sobre GURPS - http://www.nh18.com.br

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #46 Online: 07 de Outubro de 2006, 10:15:11 »
Além do mais, poderiam aceitar o milhão e doar pra quem jugarem que precisa, não precisam ficar com fama de "mercenários". Dinheiro não é só uma ferramenta de auto-promoção, ele é uma das melhores ferramentas atuais e pode ser usada para diversos fins..

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #47 Online: 07 de Outubro de 2006, 11:36:24 »
Só para esclarecer, o teste do Randi não precisa ser feito na Fundação dele. Ele tem inúmeros contatos ao redor do mundo que poderiam arranjar para o teste ser feito localmente.

Luz

• Visitante
« Resposta #48 Online: 07 de Outubro de 2006, 11:52:43 »
Por serem idealistas?

Eu sou idealista, um milhão é ideal  :D  estou tentando desenvolver "meus poderes paranormais" desde que fiquei sabendo do teste de Randi...  :lol:  mas algo me diz que eu preciso ter mais fé...   :?

Agnostic,

Você acredita que se eu rezar com a mão sobre a cebeça do Randi ele também chora?
« Última modificação: 07 de Outubro de 2006, 11:56:39 por Luz »

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #49 Online: 07 de Outubro de 2006, 12:07:05 »
Mas falando sério, depois das últimas crises financeiras que estou vivenciando, o dinheiro não é tão mais atraente em minha vida, como era antes.
É claro que é importante.

O que quero questionar é o seguinte: Por que o Chico Xavier, por exemplo iria querer este 1 milhão.? Só o dinheiro das vendas de livros tocavam mais de 2000 obras de caridade. Ele tinha uma vida super simples. Só com o necessário.

E a DE condena o uso de faculdades mediúnicas para conseguir dinheiro para si.

E ai?
www.apologiaespirita.org

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!