Autor Tópico: Antimatéria  (Lida 10357 vezes)

Offline Enio

• Nível 24
  • *
Re: Matéria e antimatéria podem ser criadas do nada
« Resposta #25 Online: 24 de Dezembro de 2010, 11:27:29 »
Diria que o nada é energia, já que não há matéria. Aliás, a matéria em si é energia, só que empacotada. Não é? A matéria é feita de subpartículas. E estas? Provavelmente são ou seriam feitas de energia. Então o vácuo quântico é o tal nada "absoluto"?

Enio, posso usar essa sua frase na minha assinatura? Pleeease?
Bem, pode. Até porque é do meu interesse mostrar que o nada é na verdade alguma coisa, pois não faz sentido dizer que algo pode surgir, de forma mágica, do nada. Este nada que falo nem teria energia. Absolutamente nada. E isso não faz sentido.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 24 de Dezembro de 2010, 11:38:10 »
Vácuo quântico é o estado de zero partículas de uma Hamiltoniana composta de operadores de criação e aniquilação, no formalismo de segunda quantização. Só isso. É um formalismo.

Matéria não é feita de energia, matéria custa energia, que deve ser conservada.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #27 Online: 24 de Dezembro de 2010, 13:12:51 »
Diria que o nada é energia, já que não há matéria. Aliás, a matéria em si é energia, só que empacotada. Não é? A matéria é feita de subpartículas. E estas? Provavelmente são ou seriam feitas de energia. Então o vácuo quântico é o tal nada "absoluto"?

Enio, posso usar essa sua frase na minha assinatura? Pleeease?
Bem, pode. Até porque é do meu interesse mostrar que o nada é na verdade alguma coisa, pois não faz sentido dizer que algo pode surgir, de forma mágica, do nada. Este nada que falo nem teria energia. Absolutamente nada. E isso não faz sentido.

Obrigado pela permissão. E seria do seu interesse antes dar uma lida em Platão, Aristóteles ou Lao Tse, para se inteirar dos estudos recentes
acerca do conceito do nada filosófico.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 24 de Dezembro de 2010, 13:19:27 »
Obrigado pela permissão. E seria do seu interesse antes dar uma lida em Platão, Aristóteles ou Lao Tse, para se inteirar dos estudos recentes acerca do conceito do nada filosófico.

:biglol:
Foto USGS

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #29 Online: 24 de Dezembro de 2010, 14:39:59 »
Mas não foi Einstein que disse que matéria pode virar energia e energia matéria? Se energia pode virar matéria, então neste caso matéria seria energia, não? É, eu já sabia que matéria gasta energia. Mas se ela gasta energia, então ela tem energia em seu interior (por exemplo, por radioatividade). Mas se ela não é feita de energia, então o que ela é de fato? Matéria é feita de partículas, mas o que são de fato as partículas (me refiro diretamente às mais básicas)? Por exemplo, o fóton pode se comportar tanto como onda quanto como partícula.

Como fóton não é matéria, mas energia, e como também é partícula, então o que dizer de todas as outras partículas elementares? Todas as partículas básicas não teriam algo comum em sua constituição? Já tive um professor de física que me disse que o que forma a matéria são fótons aglutinados. Quer dizer, que neste caso tanto a matéria quanto as partículas seriam uma aglutinação de inúmeros fótons, ou seja, energia.

Que a matéria neste caso seria feita de energia eletromagnética supercondensada.

Há alguns que pensam que tudo no fundo é energia eletromagnética, mas em diferentes estados.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 25 de Dezembro de 2010, 02:28:31 »
Não é bem assim. Leia.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #31 Online: 25 de Dezembro de 2010, 22:44:29 »
Antes do Big Bang, em tese, o que havia? Matéria ou só energia? Porque se havia só energia antes, e se a matéria, após o Big Bang se formou a partir da energia da explosão inicial... Alguns dizem que matéria é energia. Como teoricamente antes do Big Bang não havia nada de material, então me fica mais fácil pensar que tudo então se baseia em energia (até porque só depois de um tempo surgiram os primeiros átomos). Aliás, as quatro forças básicas da natureza são formas diferentes de energia, certo? Eletromagnetismo, gravidade, força nuclear forte e fraca. E penso que a matéria em si se baseia nestas forças, em energia... Ou ainda haveriam forças desconhecidas atuando na natureza?

A matéria se baseia em partículas, mas estas devem se basear em algo, talvez imaterial... justamente como energia! Me parece que a teoria das cordas fala que as partículas seriam feitas de anéis de energia ou tons ou algo assim. Porém ainda desconfio que o materialismo é uma ilusão de nossos sentidos e equipamentos, já que tudo no fundo seria energia, e que o que nos é material é apenas energia em forma supercondensada. Isso daria margem para o imaterialismo.

Penso que o que percebemos é mais ilusão do que verdadeiro, de fato.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 26 de Dezembro de 2010, 00:27:59 »
Difícil falar de "antes" do big bang.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
Re: Mais um passo no estudo da antimatéria
« Resposta #33 Online: 28 de Dezembro de 2010, 20:23:10 »
E qual a seriam as diferença entre massa positiva e negativa além das interações gravitacionais?
E supondo que matéria e anti-matéria se repilam, isso poderia explicar a diferença entre as duas no universo? ( devido ao distanciamento ocasionado pela repulsão, estaríamos muito distante do "universo de anti-matéria" para detectá-lo )

Pela ausência de respostas, suponho que viajei na maionese.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 28 de Dezembro de 2010, 22:29:28 »
E qual a seriam as diferença entre massa positiva e negativa além das interações gravitacionais?
E supondo que matéria e anti-matéria se repilam, isso poderia explicar a diferença entre as duas no universo? ( devido ao distanciamento ocasionado pela repulsão, estaríamos muito distante do "universo de anti-matéria" para detectá-lo )

Pela ausência de respostas, suponho que viajei na maionese.

Talvez não.

Se eu lhe respondesse, aí sim voce teria uma "viagem"! :biglol:
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 29 de Dezembro de 2010, 00:38:42 »

Desculpa, Head, sua mensagem foi soterrada numa pilha de merda, nem a vi.

Tem um problema em falar em massa positiva e negativa que é o princípio da equivalência.

Existem duas definições de massa:
  • A massa gravitacional, que é uma espécie de "carga" para a força gravitacional: %5Cvec%7BF%7D+%3D+%5Cfrac%7BG+m_1+m_2%7D%7Br%5E2%7D+%5Chat%7Br%7D
  • E a massa inercial, que quantifica a reação do corpo a forças %5Cvec%7BF%7D+%3D+%5Cfrac%7B%5Cmathrm%7Bd%7D%5Cvec%7Bp%7D%7D%7B%5Cmathrm%7Bd%7Dt%7D+%3D+m%5Cvec%7Ba%7D
  • Se não me engano, tem outra massa, de repouso, que é a que aparece no E%5E2+%3D+p%5E2c%5E2+%2B+m%5E2+c%5E4, de onde vem, em repouso, E=mc².

O Princípio de Equivalência diz que essas massas são todas as mesmas e a relatividade geral tem uma forte relação com esse princípio. Falar em massa negativa, provavelmente quebraria o princípio da equivalência e o efeito seria massas de sinais opostos se repelirem (o que seria bizarro, olhando pro que a gente já conhece de eletromagnetismo), mas dificilmente daria pra falar de massa inercial negativa: Você aplica uma força para a frente e ele acelera para trás! :medo:

Massa de repouso negativa não seria tão problemática, creio, porque ela sempre aparece ao quadrado (mesmo que você vá tirar a raiz quadrada depois, como em E=mc²).
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2010, 00:41:25 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 29 de Dezembro de 2010, 00:44:24 »
A probabilidade de eu ter falado besteira de relatividade é muito não-nula, estudei muito menos relatividade do que eu gostaria de admitir, mas as baboseiras homéricas de mecânica clássica eu corrigi :P
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #37 Online: 29 de Dezembro de 2010, 01:30:40 »
Então se a massa da antimatéria fosse negativa já teria-se percebido, devido ao comportamento estranho* que esta teria, exceto no caso de a massa gravitacional não ser a mesma qua a massa inercial. Obrigado pela resposta.

Mas, supondo que realmente seja (massa negativa), poderia a ausência de anti-matéria no universo ser explicado por o que eu disse anteriormente: a repulsão gravitacional ter afastado ela do "nosso universo". Seria a força da gravidade capaz disso?

*Estou tentando imaginar a situação. Meu cérebro dói.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 29 de Dezembro de 2010, 01:35:28 »
Acho improvável. Alguém aqui falou de radiação gama na região de fronteira entre os domínios de matéria e antimatéria. Essa região de fronteira, devido à aniquilação entre as partículas e as antipartículas, "cintilaria" em raios gama e seria facilmente detectável.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #39 Online: 30 de Dezembro de 2010, 01:21:44 »
mas dificilmente daria pra falar de massa inercial negativa: Você aplica uma força para a frente e ele acelera para trás! :medo:
Se colocássemos uma partícula de massa negativa próxima a uma de massa positiva as duas teriam aceleração para o mesmo lado.  :susto:

Algo me diz que esta massa negativa é improvável.

Massa de repouso negativa não seria tão problemática, creio, porque ela sempre aparece ao quadrado (mesmo que você vá tirar a raiz quadrada depois, como em E=mc²).

Mas o quadrado da fórmula está no c e não na massa.  :?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 30 de Dezembro de 2010, 04:57:32 »
E%3D+%5Csqrt%7Bp%5E2c%5E2+%2B+m%5E2+c%5E4%7D Se p=0, E+%3D+%5Csqrt%7Bm%5E2+c%5E4%7D+%3D+%5Cleft%7C+mc%5E2%5Cright%7C Uma vez que normalmente m> 0 e c > 0, fica E=mc², ams se formos considerar massa negativa, temos que lembrar do módulo.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #41 Online: 02 de Janeiro de 2011, 19:14:21 »
E%3D+%5Csqrt%7Bp%5E2c%5E2+%2B+m%5E2+c%5E4%7D Se p=0, E+%3D+%5Csqrt%7Bm%5E2+c%5E4%7D+%3D+%5Cleft%7C+mc%5E2%5Cright%7C Uma vez que normalmente m> 0 e c > 0, fica E=mc², ams se formos considerar massa negativa, temos que lembrar do módulo.

Esclarecido.

* Incrível como este tópico dobrou de tamanho desde minha última visita.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 02 de Janeiro de 2011, 19:17:56 »
Esclarecido.
Dispoha

A quantidade de informação contida nele não aumentou muito....
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 02 de Janeiro de 2011, 19:19:14 »
Esclarecido.
Dispoha

A quantidade de informação útil, voce quis dizer. :lol:
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 02 de Janeiro de 2011, 19:24:18 »

Mas a lista de falácias...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 11 de Janeiro de 2011, 16:43:55 »
Telescópio flagra tempestades ejetando antimatéria para o espaço
Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/01/2011

O telescópio espacial Fermi, especializado na observação de raios gama, detectou feixes de antimatéria produzidos acima das tempestades na Terra, um fenômeno nunca visto antes.

Raios e antimatéria

Os cientistas acreditam que as partículas de antimatéria foram formadas em um flash de raios gama terrestre (TGF), uma rápida explosão produzida no interior das tempestades de raios.

Estima-se que cerca de 500 TGFs ocorram diariamente em todo o mundo, mas a maioria não é detectada.

"Esses sinais são o primeiro indício direto de que as tempestades produzem feixes de partículas de antimatéria," afirma Michael Briggs, da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos.

Ele apresentou os resultados das pesquisas com o telescópio da NASA nesta segunda-feira, durante uma entrevista coletiva na reunião da Sociedade Astronômica Americana, em Seattle.

Raios gama

O telescópio Fermi foi projetado para monitorar os raios gama, a forma mais energética da luz.

Quando a antimatéria colide com uma partícula de matéria normal, ambas são aniquiladas, produzindo uma emissão de raios gama.

Menos de 2 milissegundos depois de ser gerado na tempestade, o feixe de elétrons-pósitrons atingiu a altitude do telescópio Fermi. [Imagem: NASA]
O instrumento GBM (Gamma-ray Burst Monitor) do telescópio Fermi detectou raios gama com energias de 511.000 elétron-volts, um sinal que um elétron encontrou sua contraparte de antimatéria, o pósitron.

O aparelho já identificou 130 TGFs desde o lançamento de Fermi, em 2008.

O TGF que permitiu a detecção da antimatéria ocorreu em 14 de Dezembro de 2009, sobre o Egito. Mas a tempestade ativa estava em Zâmbia, cerca de 4.500 quilômetros ao sul.

Surfe magnético

A emissão de raios gama gerou elétrons e pósitrons, que "surfaram" nas linhas do campo magnético da Terra até atingir o detector do telescópio.

O feixe passou pelo Fermi, atingindo um local conhecido como ponto espelho, onde seu movimento se inverteu e, em seguida, atingiu o observatório uma segunda vez, apenas 23 milésimos de segundo depois.

Nas duas vezes, os pósitrons colidiram com elétrons no telescópio - as partículas se aniquilaram, emitindo raios gama, que foram detectados pelo GBM.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 12 de Janeiro de 2011, 01:18:14 »
Uma linda demonstração dos mecanismos dos Flashes de raios gama terrestres.

<a href="http://www.youtube.com/v/lXKt7UVjd-I?fs=1&amp;amp;hl=pt_BR" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/lXKt7UVjd-I?fs=1&amp;amp;hl=pt_BR</a>

Achei o fenômeno interessantíssimo:
  • Enormes campos elétricos em tespestades (os mesmos que geram os raios) aceleram elétrons para fora da atmosfera a velocidades estonteantes, próximas à da luz
  • Quando os elétrons passam perto do núcleo de átomos, eles são atraídos e fazem uma curva. A questão é que elétron fazendo uma curva é uma carga sofrendo aceleração e cargas em aceleração emitem radiação eletromagnética. Como a intensidade da aceleração pode ser muito alta, a energia irradiada também é. Radiação eletromagnética com energia muito alta são rios X e raios gama.
  • Raios gama, quando têm energia grande o suficiente (acima de 1022MeV, ou a energia de um elétron acelerado por uamstensão de pouco mais de 1 gigavolt), podem gerar um par elétron-pósitron (por um processo simétrico à aniquilação em que o par se junta e emite raios gama)
  • Alguns pares de partícula e antipartícula são gerados e os pósitrons vão se aniquilando com os elétrons com que eles colidem. Como são partículas carregadas eletricamente, elas acabam espiralando ao longo das linhas de campo magnético da Terra.
  • Pode ser que o satélite Fermi, um telescópio de raios gama, esteja no caminho desse feixe de partículas. Aí os pósitrons do feixe acabam se aniquilando com os elétrons do telescópio, fazendo-o irradiar gama. Isso ativa os detectores de raios gama do próprio aparelho e ele marca um pulso.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 12 de Janeiro de 2011, 01:45:29 »
Separei a parte mística do tópico: Poderia a espiritualidade ser composta de antimatéria?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #48 Online: 12 de Janeiro de 2011, 08:40:30 »
Ciencia é ciencia. Boa postagem.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
É possível criar matéria a partir do nada
« Resposta #49 Online: 03 de Fevereiro de 2011, 23:00:43 »
É possível criar matéria a partir do nada

Cientistas descobrem como extrair partículas do vazio sem depender de nenhuma matéria-prima da natureza.

Texto Bruno Garattoni e Salvador Nogueira
SUPER FEVEREIRO 2011 - SUPERNOVAS

Nada se cria, tudo se transforma. Essa lei da física pode estar sendo ultrapassada por um grupo de pesquisadores da Universidade de Michigan, que diz ter descoberto um meio de gerar matéria a partir do vácuo - popularmente conhecido como "nada". Isso seria possível porque, na verdade, o que nós chamamos de nada não é um vazio absoluto. Está cheio de partículas de matéria e antimatéria, que se anulam mutuamente. A novidade é que os pesquisadores descobriram um jeito de separá-las, usando equipamentos cuja tecnologia já é dominada pelo homem - no caso, um canhão de elétrons e um laser de altíssima potência, que seriam disparados contra o vácuo para separar a matéria da antimatéria, provocando uma reação em cadeia que resultaria na geração de novas partículas. "É possível gerar centenas de partículas usando apenas um elétron", diz o físico Igor Sokolov. "O problema era calcular essas reações. Agora podemos fazer isso", explica o físico Gastão Krein, da Unesp. Os cientistas dos EUA pretendem fazer uma experiência em escala reduzida usando o Hercules, um laser da Universidade de Michigan.

As partículas oriundas do nada são apenas elétrons e pósitrons (equivalentes dos elétrons no mundo da antimatéria). Não são átomos completos, com os quais seria possível fabricar coisas. Mas os cientistas acreditam que a descoberta poderá ser extremamente útil, e ajudar nas pesquisas sobre fusão nuclear - técnica que há décadas é estudada pelos físicos, e um dia poderá gerar energia limpa e quase infinita para a humanidade.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O que acham?

« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2011, 23:15:29 por ANDREWaim »
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!