A única coisa que consegui achar foi este trecho aqui, repetido em sites como o vermelho.org, Juventude Lula e congêneres. Não muito confiável, portanto:
A compra do Airbus Corporate Jetliner, batizado pela imprensa de “Aerolula”, é resultado da aprovação de uma diretriz presidencial sobre o plano de reaparelhamento da Força Aérea Brasileira (FAB), datada de 13 de julho de 2000 — portanto, durante o governo Fernando Henrique Cardoso. (...)
Eis alguns trechos de opiniões que consegui levantar por aí:
Quem efetivamente comprou o avião foi Lula, mas a diretriz veio de antes. Lula escolheu um modelo de luxo -- que terá vida útil de 30 anos. O gasto com avião foi maior do que o do Saneamento em 2004. Um brigadeiro lembrou que o avião é da FAB e que no frigir dos ovos vai sair mais barato usá-lo do que fretar aviões (vai levar cerca de 11 anos, segundo um cálculo). Alckmin gastou mais com passagens com aviões fretados do que Lula com o avião presidencial. Alckmin só vendeu as aeronaves do governo do Estado de SP depois que se desencompatiblizou do cargo. Etc., etc., etc...
Nessa batalha de versões a primeira vítima é sempre a verdade.