Autor Tópico: Sem saco para ser ateu (de verdade)  (Lida 4433 vezes)

Offline Voodoo

• Nível 09
  • *
  • E por estas e outras eu digo é F*DA-SE
    • QualitySP
Sem saco para ser ateu (de verdade)
« Online: 21 de Outubro de 2006, 03:30:15 »
Ultimamente quando falam de religião ou falam alguma merda contra o ateísmo, eu fico quieto... cansei de passar raiva, só discuto futebol e olhe lá, meu Palmeiras vai mal das pernas...

A anos entro em fóruns ou discuto na vida real... sempre é a mesma coisa... sempre não há como vencer as barreiras da hipocrisia... será que estou infectado pelo conformismo ou vcs também sofrem dessa fadiga...
:diabo: The Devil’s Corps "Serving the Devil since 2003"

Tarcísio

• Visitante
Re: Sem saco para ser ateu (de verdade)
« Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2006, 03:50:01 »
Discutir religião?! Parei com isso já tem bastante tempo. Desde que percebi que não tenho o direito de abalar certas crenças no coração de alguns.

Offline Voodoo

• Nível 09
  • *
    • QualitySP
« Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2006, 04:15:24 »
Direito? Que direito alguém tem de julgar as escolhas de alguém? Não digo neste sentido, já que nunca o fiz... (menti na cara larga mas blz) digo no sentido de não revelar que sou ateu, quando perguntado, semana passada,  sobre minha religião eu respondi: não falo sobre religião e ficou meio que claro para todos que eu era ateu (ou na mente de alguns que tinha algo com o diabo ou afins)... é foda falar que sou ateu não é mais pra mim... você fala que é, depois começa as perguntas imbecis, seguido de ofensas indiretas e por ae vai...

Já me falaram que a palavra ateu significa imbecil.... explicação que na primeira comunhão da infeliz alguém falou que este absurdo...

Neste país de gente ignorante se respeita quem mata galinha para oferecer para espirito e não se respeita um ateu....

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2006, 05:21:24 »
Se não quiser discutir religião e esconder seu ateísmo, direito seu. Se perguntarem, diga que não tem religião e que não se interessa por esse tipo de coisa. Se insistirem (perguntando, por exemplo, se você não tem medo de Deus ou de ir pro inferno), diz “foda-se” e pronto.

Você não é obrigado a nada. Não há uma doutrina ateísta dizendo que você deve dizer sempre que é ateu ou algo do gênero. Faça o que der na telha.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2006, 06:56:20 »
O Alê, é claro, está certo.

Assuntos tão pessoais quanto crença (ou falta de) são para ser discutidos com pessoas da sua intimidade e confiança.  E ainda assim na medida em que você tiver interesse.

Só.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #5 Online: 21 de Outubro de 2006, 10:41:27 »
Descobri que o ceticismo militante é a rota mais rápida para atrair mal-estares. Ninguém está preparado para ouvir que aquele amigo astrólogo é um charlatão ou vítima de um delírio; todo mundo tem mil relatos de um bom uso da homeopatia e "sabe" que a acupuntura, essa nobre arte milenar, tem curado milhões de pessoas ao redor do mundo. Discorde disso e imediatamente você é visto com aquela condescendência arrogante de quem sabe que "o mundo é maior do que o que vemos", e que a "ciência não sabe de tudo".

Claro, aqueles que são realmente seus amigos (mas também são terminalmente crédulos) vão te respeitar. Talvez tratem seu ceticismo como uma extravagância, ou talvez façam piadas cada vez que o assunto aparecer, mas no final não dói mais do que isso. Aliás, de tanto passar por isso, decidi que não levanto mais essa bola - só se alguém me perguntar primeiro.

No frigir dos ovos, ser cético é como tentar discutir política com gente de esquerda ou de direita. Eles dizem estar abertos ao diálogo - desde que se concorde com o ponto de vista deles. O amor ao debate anda mais raro que honestidade no Congresso...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #6 Online: 21 de Outubro de 2006, 10:55:58 »
Já cansei de discutir religião. Mas questionar pseudociências, especialmente na medicina, ainda considero uma questão de obrigação moral pelo risco que isso traz à saúde das pessoas.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Ego

• Nível 12
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Outubro de 2006, 19:40:37 »
Faça o seu sorriso e seja diplomático.

Não se afete com isso. As pessoas não se importam realmente com sua visão do mundo, mas sim com o conforto do mundo delas. Se para isso elas tem que se auto-enganar (por exemplo, condenar quem é ateu em alto e bom som, achando que Deus vai escutar isso e dar um bônus) é um problema delas.

Sou crente, mas não curto me envolver em pressões. Não sou panela de pressão pra ficar pressionando o mundo a ser o que eu quero. As pessoas perdem tempo.
Visite meu blog, "Fat Free: A Vida Com Um Exaustor":

http://fatfree.jubiiblog.co.uk/

Quero práticar o cérebro.

vazio

• Visitante
« Resposta #8 Online: 21 de Outubro de 2006, 20:51:29 »
Esse ano passei por uns problemas sérios por causa de preconceito, e eu não costumo puxar assunto sobre religião e nem sou militante. É uma merda você estar quieto na sua, aí alguém percebe que você é ateu e começa a te atacar.

Falando nisso, outro dia uma menina perguntou se eu era católico, e respondi com a expressão "tenho opiniões independentes". Que coisa idiota eu fui responder...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #9 Online: 21 de Outubro de 2006, 21:21:52 »
Já cansei de discutir religião. Mas questionar pseudociências, especialmente na medicina, ainda considero uma questão de obrigação moral pelo risco que isso traz à saúde das pessoas.

Pelo seu avatar imagino que você seja médico. Eu já tive que ouvir que não era médico e não sabia do que estava falando.

Muito frustrante.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2006, 09:30:08 »
Gente, está acontecendo uma coisa muito estranha. Cada vez que eu clico neste tópico, só consigo enxergar até a mensagem do Dantas:

(...)

Agora que estou usando a função de resposta completa consigo ver as respostas adicionais. Será que tem a ver com eu consertar o relógio do meu computador ontem? Ele estava um dia adiantado.

Offline Voodoo

• Nível 09
  • *
    • QualitySP
« Resposta #11 Online: 23 de Outubro de 2006, 01:58:01 »
Gente, está acontecendo uma coisa muito estranha. Cada vez que eu clico neste tópico, só consigo enxergar até a mensagem do Dantas:

(...)

Agora que estou usando a função de resposta completa consigo ver as respostas adicionais. Será que tem a ver com eu consertar o relógio do meu computador ontem? Ele estava um dia adiantado.

Duvido já que o meu computador não marca data e hora certa a muito tempo...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Outubro de 2006, 02:09:08 »
Desculpa se eu for óbvio: Tentou atualizar a página com CTRL+F5?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #13 Online: 23 de Outubro de 2006, 02:45:59 »
Faça o seu sorriso e seja diplomático.

Não se afete com isso. As pessoas não se importam realmente com sua visão do mundo, mas sim com o conforto do mundo delas. Se para isso elas tem que se auto-enganar (por exemplo, condenar quem é ateu em alto e bom som, achando que Deus vai escutar isso e dar um bônus) é um problema delas.

Sou crente, mas não curto me envolver em pressões. Não sou panela de pressão pra ficar pressionando o mundo a ser o que eu quero. As pessoas perdem tempo.

Por falar em auto-enganação… 2+2 ainda podem ser 7 para você? Ou largou mão de achar que a lógica não tem lógica? :P
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #14 Online: 23 de Outubro de 2006, 09:35:39 »
Tão misteriosamente como veio, o defeito foi embora. Computadores...

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #15 Online: 23 de Outubro de 2006, 12:54:09 »
A maioria das pessoas que conheço não sabe que sou ateu.Mas eu não escondo isso como se fosse um segredo de Estado.É só me perguntarem sobre esse assunto que eu respondo.Entretanto, eu sempre evito e sempre evitarei perder tempo e pensar em coisas como "abalar" a fé dos outros.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 23 de Outubro de 2006, 13:44:22 »
Eu já acho que um pouco de questionamento cabe, até para solidificar a fé, mas principalmente para reduzir a prevenção contra ateus.

Mas entendo que nem todos se sentem à vontade para fazê-lo; pode trazer atritos evitáveis nas relações pessoais.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #17 Online: 23 de Outubro de 2006, 14:21:53 »
Eu tenho sorte: no meu ambiente de trabalho uma grande parte das pessoas (talvez a maioria) são agnósticas ou ateístas(atéias?). Raramente alguem vem discutir religião comigo ou me questionar, e eu só entro em discussões sobre esse assunto se for provocado.

Agora, a coisa muda de figura se o assunto é pseudociência. Nesse caso eu compro a briga mesmo. Já é ruim as pessoas saberem tão pouco sobre ciência, e ainda vêm outros querer revestir crendices com uma roupagem científica...  :hmph:
Sem falar que isso trivializa e distorce o trabalho duro dos cientistas reais.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #18 Online: 23 de Outubro de 2006, 15:13:07 »
Geralmente fico quieto. Apenas quando tentam interferir na minha vida por causa de alguma norma religiosa que me restrinja algum direito ou me force a alguma obrigação é que discuto, e sem mencionar o ateísmo, questionando dentro da própria religiosidade.
Who cares?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 23 de Outubro de 2006, 16:10:00 »
Alguém aqui foi "vinculado" a uma  entidade superior ruim por ter dito ser ateu?

Cara, não existe coisa pior do que ouvir:

"Vc está com um espírito suicida". "É satanás que está fazendo isso com vc (Por ser ateu)" e etc.

Mas não tem pior do que:

“Mesmo vc sendo ateu, ele (Deus) te ama”.

Às vezes, andando pela rua, dou uma ajuda para aqueles pedintes e ouço:
-Deus lhe pague.

Eu sei que não adiantaria, mas dá uma vontade de dizer:
“Acorda! Ele não existe!”

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 23 de Outubro de 2006, 16:23:45 »
A enorme maioria das pessoas que eu conheço são teístas, por isso eu não faço questão de dizer que sou ateu. E sim, hoje eu escondo meu ateísmo para a maioria das pessoas que eu conheço que são próximas a mim. Poucas pessoas sabem do meu ateísmo e quando vem aquele crente me “doutrinar” eu solto, propositadamente, umas blasfêmias aqui, outras ali e eles param de me encher.

Já perdi amizades só por descobrirem, por outras pessoas, meu ateísmo...
(Essa aqui foi a mãe de um cara que o proibiu de falar comigo. Pode um negócio desse...?).

Hoje, só discuto religião/Deus por internet he, he.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #21 Online: 23 de Outubro de 2006, 17:15:27 »
Também só discuto o assunto na Web. E com livres-pensandores. Confesso que se tornou um evento raro os crentes aparecerem pra tentar me converter, mas se acontecesse, a discussão nem iria começar. Costumo alegar que 'meus pontos de vista divergem dos seus'... e ponho um fim na discussão.

Por outro lado, também não levanto a bandeira do ateísmo. Afinal, nem todo mundo está preparado pra sair da Matrix... Assim, costumo fazer como o Agnostic: questiono de dentro da coisa.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Outubro de 2006, 00:54:10 »
Sempre tive sorte de conviver com pessoas que não fazem este tipo de questionamento... e os poucos que o fizeram eu devolvi outra pergunta, em tom cortês, "Qual a relevância disto?"
99,9% não forçam a situação.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #23 Online: 24 de Outubro de 2006, 11:32:28 »
Agora, a coisa muda de figura se o assunto é pseudociência. Nesse caso eu compro a briga mesmo. Já é ruim as pessoas saberem tão pouco sobre ciência, e ainda vêm outros querer revestir crendices com uma roupagem científica... :hmph:
Sem falar que isso trivializa e distorce o trabalho duro dos cientistas reais.

Até uns meses atrás eu tinha a mesma posição. Mas descobri - muito para minha surpresa, diga-se - que o indivíduo médio se apega mais fervorosamente a uma crendice pseudo-científica do que a uma crença religiosa. Não sei se é um fenômeno geral. Provavelmente tem a ver com os ambientes em que transito.

Minha tese é que enquanto a maior parte das pessoas "nasce" numa religião e a mantém mais como um elo familiar e tradicional do que com uma literal profissão de fé, coisas como acupuntura, homeopatia e astrologia são estudadas e praticadas como uma questão de escolha. Logo, existe um maior investimento emocional nesses assuntos, e as pessoas se tornam mais defensivas.

Em outras palavras, você tende a encontrar mais crentes "não-praticantes" do que militantes. Mas apologistas da pseudo-ciência quase sempre são militantes, logo, mais chatos.

Por tudo isso (que reconheço ser evidência anedótica, mas enfim) resolvi ficar quieto e só explicitar minha opinião quando entre pares ou quando diretamente perguntado...

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #24 Online: 24 de Outubro de 2006, 12:17:39 »
Ultimamente quando falam de religião ou falam alguma merda contra o ateísmo, eu fico quieto... cansei de passar raiva, só discuto futebol e olhe lá, meu Palmeiras vai mal das pernas...

A anos entro em fóruns ou discuto na vida real... sempre é a mesma coisa... sempre não há como vencer as barreiras da hipocrisia... será que estou infectado pelo conformismo ou vcs também sofrem dessa fadiga...

Há anos que eu não discuto futebol, religião e política. Perdi minha paciência também.
Acho que não é conformismo. É inteligência...
Tentar provar que estamos certos pode virar fanatismo, não tenho paciência!  :zzz:
« Última modificação: 24 de Outubro de 2006, 12:24:51 por Alegra »
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!