Autor Tópico: Sem saco para ser ateu (de verdade)  (Lida 4435 vezes)

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
Re: Sem saco para ser ateu (de verdade)
« Resposta #50 Online: 13 de Novembro de 2006, 21:48:11 »
  Eu nunca pertenci a grupos religiosos, mas tenho uma avó e uma tia beatas. Mas sempre tive, e ainda tenho, interesse sobre a religião.

É verdade que existem muitas pessoas com a sua fé e que não perturbam os outros, e eu acredito que não devemos interferir se não fizerem o mesmo a nós. Mas acho que:

1) é bom cada um divulgar as suas ideias, para debate público
      (permite que se esclareçam inequívocos e que se seja informado; há exemplos neste fórum);
  2) a sociedade deve ser laica, e devemos defender essa posição
      (permite liberdade de credos e ideias; a História dá-nos exemplos de erros quando se impõe influências religiosas);
  3) as leis, as entidades públicas e várias coisas que não me recordo por agora devem ser independentes de qualquer religião
      (todas as religiões são iguais em direitos, os religiosos são protegidos por esses direitos e no conjunto é preferível zonas neutras, que uma posição religiosa em particular; por exemplo, Marquês de Pombal aboliu a obrigação de provar que alguém tinha uma religião em particular e a sua linhagem para ter determinados empregos; há pessoas de determinados grupos religiosos que podem ser uma maior valia para o desenvolvimento de uma nação e do Mundo);
  4) cada um tem, como indivíduo, o direito de apresentar os seus símbolos religiosos e de frequentar instituições religiosas
      (não há motivos para isso, e se assim não fosse as pessoas sentiriam-se reprimidas, cometiam-se exageros e haveria censura de ideias em nome de proibições; por exemplo, cada um pode usar um crucifixo, um véu ou uma barba comprida);
  5) a liberdade religiosa deve ser limitada pelas regras da sociedade, que deve abster-se de influência religiosa, considerando o bom-senso na vivência social
     (segue o ponto 3; todas as religiões são iguais pela lei; se um religioso comete crime, deve ser julgado independentemente da sua religião; se uma religião é inconsistente com as leis, deve ser proibida para o bem-estar de todos);
  6) o abuso de liberdade religiosa deve ser divulgado e repreendido pelas entidades judiciais
      (são cometidos imensos abusos no seio de entidades religiosas, que são escondidos pelos seus líderes e que não são denunciadas; por exemplo, os casos de pedofilia, que não são julgados por as autoridades não interferirem em meio religioso);

Os pontos que indiquei são incompletos...
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
Re: Sem saco para ser ateu (de verdade)
« Resposta #51 Online: 17 de Novembro de 2006, 02:43:41 »
Sempre que minha orientação religiosa é questionada saio pela tangente evocando Buñuel:
"Sou ateu, graças a Deus!"
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!