Autor Tópico: Sem saco para ser ateu (de verdade)  (Lida 4434 vezes)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
Re: Sem saco para ser ateu (de verdade)
« Resposta #25 Online: 31 de Outubro de 2006, 03:43:54 »
No frigir dos ovos, ser cético é como tentar discutir política com gente de esquerda ou de direita. Eles dizem estar abertos ao diálogo - desde que se concorde com o ponto de vista deles. O amor ao debate anda mais raro que honestidade no Congresso...

Ei... ALGUM PROBLEMA COM QUEM É DE ESQUERDA? HEIN? HEIN????? ;P
Mas, se serve de consolo, até eu que me considero de esquerda me encho dos discípulos da "Igreja Revolucionária do Reino de Marx", e imagino que o povo da direita deve se irritar com os "O Mercado é Meu Pastor e Capital Não me Faltará". Aliás, por causa dessas, já fui chamado até de pelego. Well, fuck the life.

E talvez eu seja quixotesco de amar tanto os debates. Mas, até agora, não vi nada de mal nisso.
Latebra optima insania est.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #26 Online: 31 de Outubro de 2006, 09:32:02 »
Problema nenhum, especialmente se você for mesmo moderado e não-dogmático assim :-)

Eu mesmo já me declarei de esquerda. Agora recuso essa classificação - como de todo, qualquer classificação baseada na Assembléia Francesa imediatamente pré-Revolucionária. Está mais do que na hora da gente repensar esse modelo de classificação entre Direita e Esquerda.

O que enche o saco são as posições dogmáticas...

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #27 Online: 31 de Outubro de 2006, 15:27:21 »
A enorme maioria das pessoas que eu conheço são teístas, por isso eu não faço questão de dizer que sou ateu. E sim, hoje eu escondo meu ateísmo para a maioria das pessoas que eu conheço que são próximas a mim. Poucas pessoas sabem do meu ateísmo e quando vem aquele crente me ?doutrinar? eu solto, propositadamente, umas blasfêmias aqui, outras ali e eles param de me encher.

Já perdi amizades só por descobrirem, por outras pessoas, meu ateísmo...
(Essa aqui foi a mãe de um cara que o proibiu de falar comigo. Pode um negócio desse...?).

Hoje, só discuto religião/Deus por internet he, he.

Já perdi namorada. Deveria ter falado que era cristão e ter pelo menos, ahm, deixa pra lá...

:hihi:
Who cares?

Offline Dark Angel

• Nível 21
  • *
« Resposta #28 Online: 01 de Novembro de 2006, 13:45:15 »
Não tenho paciência para discutir com ninguém ultimamente... E nem falo que sou ateísta. Só quando me perguntam. Guardo comentários para mim...

O engraçado é aqueles que tentam nos converter, como se ser ateu fosse opção... Eu não acredito e pronto. E não é opção acreditar, não posso me hipnotizar e dizer: "deixai de ser incrédula".
:P
"Eu perdôo a pior verdade, mas não tolero a menor mentira"

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #29 Online: 01 de Novembro de 2006, 17:13:52 »
Citação de: Dark Angel
Não tenho paciência para discutir com ninguém ultimamente... E nem falo que sou ateísta. Só quando me perguntam. Guardo comentários para mim...

O engraçado é aqueles que tentam nos converter, como se ser ateu fosse opção... Eu não acredito e pronto. E não é opção acreditar, não posso me hipnotizar e dizer: "deixai de ser incrédula".
:ok:
Hoje até fico pensando o tanto que eu tinha que me esforçar para tentar acreditar.

rizk

• Visitante
« Resposta #30 Online: 01 de Novembro de 2006, 20:18:25 »
Olha, vou falar, estou considerando a possibilidade de mudar a política de ficar na moita.

Hoje estava eu lá felicíssima tirando a 2a via da minha identidade.

A moça servidora pública:
"mas hoje está um clima ruim aqui, né?"
Eu: "pois é né, véspera de feriado todo mundo fica nervoso"
SP: "você tem religião?" (assim mesmo, do nada)
eu: "eu era católica, agora não sou nada não" (política da moita)
SP: "mas você crê em deus, né?"
eu: "bom, não" (sentindo a política da moita ir pro brejo)
SP: "não faça assim não moça, deus é tudo o que a gente tem"
eu: "hm, pois é" (tentando A TODO CUSTO)

(moça pega meus dedos, passa tinta, carimba eles na folha, me dá o comprovante)

SP: "volte segunda feira pra pegar o documento"
eu: "ah, muito obrigada! Esse aqui usa pra tirar a tinta?"
SP "é"
eu: "ah, ok, até breve viu, bom feriado"
SP: "hm. "

Juro por deus. A gente faz de tudo pra ser legal e simpática e a pessoa se acha no direito de perguntar do nada uma questão pessoal, se dar por insatisfeita, e não falar mais com você.

Eu achei que estava ACIMA disso, que nunca ia acontecer comigo. Pois entón. Ao mesmo tempo, minha pobre mamãe teve de ouvir que o problema da segurança pública era a falta do Quércia e de pessoas que fossem à igreja.

Ainda dizem por aí que meu povo é esclarecido e a locomotiva do Brasil.

E estou com medo pelo meu RG.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 02 de Novembro de 2006, 07:52:44 »
Pô, a Mimi leva cantada até de funsiconária pública, quem não morre de inveja disso?

A propósito do tópico, eu que sou teísta passei a vida toda por situações semelhantes sem necessidade. Larguem de ser frescos e se assumam ateus de uma vez.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #32 Online: 02 de Novembro de 2006, 10:12:34 »
Olha, vou falar, estou considerando a possibilidade de mudar a política de ficar na moita.

Hoje estava eu lá felicíssima tirando a 2a via da minha identidade.

A moça servidora pública:
"mas hoje está um clima ruim aqui, né?"
Eu: "pois é né, véspera de feriado todo mundo fica nervoso"
SP: "você tem religião?" (assim mesmo, do nada)
eu: "eu era católica, agora não sou nada não" (política da moita)
SP: "mas você crê em deus, né?"
eu: "bom, não" (sentindo a política da moita ir pro brejo)
SP: "não faça assim não moça, deus é tudo o que a gente tem"
eu: "hm, pois é" (tentando A TODO CUSTO)

(moça pega meus dedos, passa tinta, carimba eles na folha, me dá o comprovante)

SP: "volte segunda feira pra pegar o documento"
eu: "ah, muito obrigada! Esse aqui usa pra tirar a tinta?"
SP "é"
eu: "ah, ok, até breve viu, bom feriado"
SP: "hm. "

Juro por deus. A gente faz de tudo pra ser legal e simpática e a pessoa se acha no direito de perguntar do nada uma questão pessoal, se dar por insatisfeita, e não falar mais com você.

Eu achei que estava ACIMA disso, que nunca ia acontecer comigo. Pois entón. Ao mesmo tempo, minha pobre mamãe teve de ouvir que o problema da segurança pública era a falta do Quércia e de pessoas que fossem à igreja.

Ainda dizem por aí que meu povo é esclarecido e a locomotiva do Brasil.

E estou com medo pelo meu RG.

:histeria:

hahahaha!! Podia ter sido pior!!!
Não fica com medo pelo seu RG porque ela teme à deus e não vai querer decepcioná-lo.... :hihi:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

rizk

• Visitante
« Resposta #33 Online: 02 de Novembro de 2006, 20:27:41 »
Pô, a Mimi leva cantada até de funsiconária pública, quem não morre de inveja disso?

A propósito do tópico, eu que sou teísta passei a vida toda por situações semelhantes sem necessidade. Larguem de ser frescos e se assumam ateus de uma vez.
Isso de cantar outra mulher é abominação, sua crente paraguaia.
E cantada na minha terra é outra coisa, viu. Ela podia ter perguntado o meu signo :D

Pensei em voltar a declarar-me católica mas bah. Nem tenho mais bons motivos pra fazê-lo.

Alegra, tomara, viu. Eu tipo preciso do RG pra ONTEM. Isso é tudo muito absurdo. Acho que acostumei demais ao grupinho e resolvi que o resto das pessoas é simpático e tolerante.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #34 Online: 03 de Novembro de 2006, 11:04:11 »
No meu trabalho:

Colega: "Fui a um retiro espiritual e foi tão bom! Você tem alguma religião?"
Eu: "Tive formação evangélica, mas não sigo nenhuma religião, por que?"
Colega: "Ah, você não sabe o que está perdendo!"
Eu: "Como assim?"
Colega: "E que é muito bom estar com Jesus. Você perde muitas bençãos não estando com ele... blábláblá. Mas você crê em Deus, né?"
Eu: "Depende. Não no seu deus. Até hoje não achei uma definição de deus de qualquer religião que me satisfizesse."
Ela, agora junto com outro colega: "Você é niilista? Você é materialista? Você é ateu?"
Eu: "Calma gente, só disse que não creio na bíblia e não sou cristão. Sou agnóstico em relação a deus. Creio em deus, mas no deus das religiões."
Eles: "Ah, bom! Pensei que você fosse ateu."
Eu: "Não sou exatamente ateu, mas qual é o problema em ser ateu?" e fiz um monte de questionamentos sobre o deus cristão, bíblia, Jesus. Sobre várias coisas no mundo, que se um deus como o deles existisse tudo deveria ser diferente etc. Debatemos por meia hora, mas por último eu disse: "Religião é cultural. Se estivéssemos em um país árabe, você estaria me dizendo que o Alcorão é a verdade, e que eu deveria crer que Maomé é o profeta, ao invés da bíblia e Jesus."
Colega: "É... até tem sentido o que você diz. Mas temos que crer pela fé [ela entendeu que meus argumentos eram racionais]. Vejo que não vale a pena tentar te convencer"
Eu (já cansado da coisa): "Pois é."
« Última modificação: 03 de Novembro de 2006, 11:11:25 por Agnostic »
Who cares?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #35 Online: 03 de Novembro de 2006, 11:05:31 »
Argh.  Como é possível que tanta gente simplesmente renuncie ao direito de juntar a fé com a razão?!?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
« Resposta #36 Online: 03 de Novembro de 2006, 11:13:03 »
Bom, pessoas assim é o que eu mais vejo.

(o episódio ocorreu há 3 anos)
Who cares?

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #37 Online: 03 de Novembro de 2006, 11:34:14 »

É mesmo. Eu tenho uma "amiga" evangélica que sabe que eu sou agnóstica e vive me mandando aquelas mensagens cristãs pelo e-mail que eu nem abro. O engraçado é que ela é inteligente o suficiente para ver a razão das coisas e continua nessa.
Chego a pensar que esses tipos devem ganhar alguma grana ou outro benefício material com isso, não é possível!
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 03 de Novembro de 2006, 15:40:25 »
E recebem sim.  Além dos benefícios de um grupo de suporte pronto, há em algumas igrejas um movimento pedindo que só se faça negócios "dentro da família" na medida do possível.  E há também aquela corrente de mensagens constantes no sentido de que se é "melhor do que os do mundo".

O melhor autor para explicar essa curiosa visão dos crentes é o Acauan:

http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=91

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

vazio

• Visitante
« Resposta #39 Online: 04 de Novembro de 2006, 14:42:20 »
Argh. Como é possível que tanta gente simplesmente renuncie ao direito de juntar a fé com a razão?!?
Simples: medo.

No fundo eles sabem que tem muitos erros em suas crenças, mas têm tanto medo de perder a fé que se recusam a pensar nela racionalmente.

Luz

• Visitante
« Resposta #40 Online: 04 de Novembro de 2006, 15:23:24 »
Argh. Como é possível que tanta gente simplesmente renuncie ao direito de juntar a fé com a razão?!?

Na minha opinião, uma parte das pessoas sequer conhece esse "direito" e outra parte não tem capacidade para tanto, optando por uma, necessariamente, em detrimento da outra.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #41 Online: 04 de Novembro de 2006, 15:33:12 »

Eu também. É quase uma constante, como aquele 'religião, futebol e política não se discute'. :|
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #42 Online: 04 de Novembro de 2006, 22:23:12 »
Unica coisa que eu não discuto é futebol o resto eu tento :)

Eu falo: sou ateu!!!
Não deseje.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #43 Online: 05 de Novembro de 2006, 06:46:53 »
Suponho que a maioria das pessoas , como é criada dentro de algum tipo de crença , procura evitar o confronto com o grupo onde se sente bem , para não causar mal estar ou simplesmente por comodismo .

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #44 Online: 05 de Novembro de 2006, 08:26:29 »
Isso é muito verdade, Skorpios.  E acaba sendo mais verdade ainda quando a crença local é absurda; religiões que são desacreditadas (por exemplo, por terem falhado com profecias muito específicas) acabam perdendo membros, mas também conseguem manter os remanescentes bem "grudados".

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #45 Online: 05 de Novembro de 2006, 13:24:39 »
http://www.alaska.net/~clund/e_djublonskopf/Flatearthsociety.htm
For centuries, mankind knew all there was to know about the shape of the Earth. It was a flat planet, shaped roughly like a circle, with lots of pointy things hanging down from the underside. On the comparatively smooth topside, Europe sat in the middle of the circle, with the other continents scattered about the fringes, and parts of Africa hanging over the edge. The oceans lapped against the sides of the Earth, and in places ran over, creating currents that would pull over the edge ships that ventured too far out to sea. The space beyond the edge of the world was a dark realm inhabited by all sorts of unholy beasts. Fire and brimstone billowed up from the very depths of hell itself and curled 'round the cliffs whose infinite length jutted straight down to the darkest depths . . . .

Then, in the year of our Lord fourteen-hundred and ninety-two, it all changed. For decades a small band of self-proclaimed "enlightened" individuals had been spouting their heretical nonsense that the Earth was in fact round. Citing "proof" based on nothing more than assumptions, half-truths and blind guesses, they dazzled the populace with their " . . . undeniable mathematical and scientific evidence . . . that the world is shaped not like a pancake, but an orange!"

http://en.wikipedia.org/wiki/Flat_Earth_Society
The Flat Earth Society is an organization first based in England and later in Lancaster, California that advocates the belief that the Earth is not a sphere but is flat (see flat Earth). No modern scientists or religious groups have published support for this belief. This exposed the society to much outside ridicule and made it a popular metaphor for dogmatic thinking and unreasoning adherence to tradition, with the term "Flat-Earther" coming to refer to a person who rejects changes in the scientific consensus, and by extension one who lives in the past.
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Olho de Hórus

• Nível 02
  • *
« Resposta #46 Online: 13 de Novembro de 2006, 13:54:44 »
Olá colegas, sou novo por aqui, e gostaria de me solidarizar com vcs, visto que sempre que externo minha opinião sobre Deus, me olham como se eu tivesse dado um tapa na cara de um bebezinho. Resolvi não mais demonstrar quão ridículo eu acho quando alguém diz que foi Deus que mandou o ônibuos dele preimeiro do que o meu e outras bobagens do gênero. :/
“A humanização da natureza deriva da necessidade de pôr fim à perplexidade e ao desamparo do homem frente a suas forças temíveis, de entrar em relação com elas e, finalmente, de influenciá-las. (...) O homem primitivo não tem escolha, não dispõe de outra maneira de pensar. É-lhe natural, algo inato, por assim dizer, projetar exteriormente sua existência para o mundo e encarar todo acontecimento que observa como manifestação de seres que, no fundo, são semelhantes a ele próprio.” Sigmund Freud

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 13 de Novembro de 2006, 14:35:06 »
Bem-vindo, Cláudio.  Poste alguma coisa no tópico de apresentações.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #48 Online: 13 de Novembro de 2006, 15:27:14 »
Meu "desligamento" da Igreja não foi automático, justamente pelo respeito aos meus pais...

Até gostaria de desmentir o mito, mas algumas pessoas realmente estão mais felizes com a sua fé e não me cabe o direito de plantar dúvidas nessas cabeças  :oops:

Para mim, assumir meu ateísmo foi um fato muito importante pq pude selecionar minhas amizades e acabei me livrando de uma cambada de hipócritas irritantes  ;P

Não discuto religião com crentes, a não ser que eu seja "provocada" a isso, mas em compensação não resisto muito a comentários pseudo-científicos  :smartass: (mas isso é quase uma questão de honra, hehe)

rizk

• Visitante
« Resposta #49 Online: 13 de Novembro de 2006, 21:40:48 »
Passei pra avisar que o Rg saiu inteiro e caprichadinho. Melhor documento com foto que eu tenho. Deus escreve certo por linhas tortas mesmo: achei que ele tinha me abandonado ao dogmatismo intolerante, e eis que pela minha mansidão de espírito eu tenho um RG lindo.

:lol:

E digo mais. Digo mais. A quantidade de absurdo que a gente ouve dos neopentecostais dá até um orgulhozinho de ter sido criado católico.

E digo ainda mais, eu colocava dinheiro na mesa, eu até PESQUISARIA, pra provar que essa conversa da terra plana é mito. Que o indivíduo comum não saiba desssas coisas, ok - bobeando até contemporâneos nossos não sabem - mas qualquer imbecil com um telescópio vê.
Acho até que o próprio Aristóteles sustentava terra esférica.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!