Autor Tópico: Heloísa Helena e seu amiguinho comuna incendiário infanticida  (Lida 2500 vezes)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Heloísa Helena e seu amiguinho comuna incendiário infanticida
« Online: 02 de Novembro de 2006, 01:44:04 »
 Prefácio de Hélio Pereira.

As vezes, para a construção de uma sociedade mais justa, é preciso tomar algumas medidas drásticas. Achile Lolo entendeu que uma destas medidas seria o de queimar crianças vivas. Feito isso ele foi condenado a 18 anos de prisão e fugiu para o Brasil onde foi encontrar com a Heloisa Helena para fundar o Psol e onde finalmente encontrou amigos que soubessem entender seu feito heróico.

Heloísa Helena: “Meu Amigo Terrorista”
por Gabriel Castro em 17 de março de 2006 

Resumo: A senadora teria muito a explicar, fosse este um país sério. Como não é, ela prefere calar-se. E fica tudo por isso mesmo. 

© 2006 MidiaSemMascara.org

Em outubro, o país vai mais uma vez escolher seu presidente. Os pré-candidatos já fazem o possível para ter o máximo de exposição. Obviamente, há coisas que eles nunca contariam. Acostume-se com isto: nenhum político é confiável.

Há algumas semanas, o PSOL apresentou-se oficialmente à comunidade da UnB. Fiz a cobertura do evento (http://cacom.blogspot.com/2006/01/psol-na-unb.html), junto com os estudantes Marco Prates e Vitor Freire. Consegui falar com a senadora Heloísa Helena. Ela não quis conversar na hora, mas passou-me o número de seu celular. Liguei para a senadora e acertei uma entrevista com ela: eu enviaria as perguntas por e-mail. A equipe do Blog do CACOM discutiu a respeito e, então, enviamos as perguntas: uma sobre o PT, duas sobre a universidade pública e uma sobre a posição ideológica do PSOL. A quinta pergunta, a última, era a seguinte:

“A senhora e seus companheiros de partido têm sido criticados por serem colegas de Achille Lollo, que foi condenado por assassinato naItália. Até onde é possível separar a vida pessoal da militância política de cada um, na opinião da senhora ?”

Achille Lollo é italiano. Em 1973, seu país vivia os Anos de Chumbo e ele militava no Partido Operário. Num episódio que chocou a Itália, Lollo e dois companheiros de partido jogaram 5 litros de gasolina por baixo das entradas do pequeno apartamento onde Mario Mattei, sua mulher e seus seis filhos moravam na rua Bibbiena, no bairro operário de Primavalle em Roma. E atearam fogo. Mattei trabalhava como gari e era secretario da seção do MSI (Movimento Social Italiano, de direita) no bairro. O casal conseguiu escapar, junto com quatro filhos. Mas Virgilio, de oito anos, não conseguiu sair de seu quarto. Seu irmão Stefano, 14 anos mais velho, tentou salvá-lo. Ambos morreram queimados.

O atentado ficou conhecido como Rogo di Primavalle (incêndio de Primavalle). Em 1987, Achille Lollo e dois companheiros de partido foram julgados e condenados a 18 anos de prisão. Porém, Lollo fugiu da Itália para, anos depois, reaparecer no Brasil. Em 1993, o governo brasileiro se negou a extraditá-lo e ele vive até hoje no país. Em 2004, Achille participou, junto de Heloísa Helena, da fundação do PSOL, partido do qual é um dos principais ideólogos. Não há notícia de que algum dirigente da legenda se incomode com sua militância. A senadora critica o presidente Lula por ser aliado de José Dirceu. Nada mais justo do que perguntar a ela sobre sua cooperação com Achille Lollo. 

Mas seus assessores não pensam da mesma forma: depois de muitas tentativas, consegui ser respondido. Não da forma que esperávamos:

“Este jornal é realmente da UNB? E você é o editor?O publico alvo desde jornal são estudantes, funcionários e professores?Agora o seu público conhece o Achilles, e que ele tem haver com a Senadora?O seu Público sabe quem é Olavo de Carvalho?Assim fica difícil agente fazer alguma coisa”. (os erros de escrita originários da Assessoria da senadora foram mantidos)

Olavo de Carvalho é articulista de alguns jornais de grande circulação. Ele critica pesadamente a senadora e seu partido, inclusive por causa da aliança com Achille Lollo. Mas eu não citei Olavo de Carvalho na entrevista e ninguém precisa concordar com ele para exigir respostas da senadora: uma breve pesquisa na Internet basta para se encontrar informações sobre o caso Mario Mattei.

Então, respondi à Assessoria:

“Certamente a maioria do meu público não conhece o senhor Achille e isto é até um fator que reforça a importância desta pergunta; a senadora é presidente do partido e candidata à Presidência daRepública; Achille Lollo é não só colega de partido, como foi co-fundador e parceiro militante da senadora. Sem dúvida a relação existe.”
(...)
“Não sei se, por sermos estudantes e por escrevermos para um jornal vinculado ao Centro Acadêmico (embora nem eu nem a maioria dos repórteres sejamos membros do CA), os senhores esperavam que fôssemos apenas elogiar a senadora e deixá-la discursar, algo que de fato ela faz bem. Mas definitivamente, não é o tipo de proposta que nós buscamos.”
(...)
“Não vou retirar esta pergunta e continuo esperando que a senadora cumpra o combinado e mande as respostas. Mas se a incomoda a pergunta 5, não precisa responder. Tenho certeza de que ela sabe que este tipo de incômodo é apenas um indício de que vivemos numa democracia, e que mal seria se isso nunca acontecesse”

Esta mensagem não foi respondida. A equipe do Blog decidiu, então, esperar mais uma semana pelas respostas da entrevista. Eu enviei uma mensagem ao e-mail da senadora para informá-la do prazo. Escrevi:

“(...) aviso que (...) vamos colocar no ar a matéria, com ou sem as respostas. Não é uma ameaça, é só um aviso.”

Desta vez, a própria senadora respondeu. E pôs em dúvida sua capacidade de interpretação: ela entendeu pelo contrário o que eu disse. E, claro, não perdeu a oportunidade de usar seu discurso de perseguida:

“(...) Ameaça?? Acha V.Sa. que eu tenho medo de alguma coisaHuh Passei a vida como sobrevivente tendo que engolir meus próprios medos, entendeuHuh”

Ainda respondi, explicando o mal-entendido. Mas completou-se o prazo que estipulamos e a senadora (e sua Assessoria) nada mais disseram. As respostas da entrevista não chegaram. Conforme o nosso compromisso, estamos publicando este esclarecimento.

Por que será que a senadora, propagadora tão insistente da ética e da transparência, não se sentiu à vontade para responder à pergunta sobre Achille Lollo? Fosse esta uma acusação falsa e sem sentido, com certeza ela não se preocuparia em responder. Mas preferiu se esquivar. Achille matou duas pessoas e foi condenado a 18 anos de prisão. Isso são fatos, não são produtos da opinião do Blog. Que tipo de pessoa não se incomodaria ao ser acusado de aliar-se a um assassino de crianças? A senadora Heloísa Helena, ao omitir-se, dá-nos o direito de fazer todo o tipo de suposição (inclusive as mais graves. Principalmente, aliás).

Em 2003, o crime de Achille Lollo completou 30 anos e, pelas leis italianas, prescreveu (sua pena deixou de ter efeito). Entretanto, familiares das vitimas e grupos políticos italianos recolheram assinaturas e pressionaram a Justiça, que no ano passado declarou inválida a prescrição do crime. Ou seja: Lollo ainda tem uma pena de 18 anos para cumprir na Itália. Contudo, continua livre no Brasil (a leniência da Justiça brasileira não é novidade. Vide o caso Ronald Biggs).

Heloísa Helena vai se candidatar à Presidência da República. Tomara que seja mais transparente na campanha do que demonstrou ser conosco. Para mim, já não há dúvidas: quando um entrevistado foge e não responde a uma pergunta, sem querer ele diz muito mais do que se houvesse respondido.

Até o fechamento desta matéria, a senadora não enviou as respostas.

Nota: Na matéria "Heloísa Helena: 'Meu amigo terrorista'", as aspas sobre a expressão "meu amigo terrorista" não significam palavras da senadora. É um recurso utilizado pelo repórter para expressar ironia.

Links relacionados:

Cronologia do caso Mattei Fratelli (página em italiano):

http://redazione.romaone.it/4Daction/Web_RubricaNuova?ID=63379&doc=s i

Páginas cobrando Justiça para os assassinos dos irmãos Mattei (em italiano) :

http://www.azionegiovani.org/modules.php?name=News&file=article& sid=35

http://www.lisistrata.com/2005politicainterna/002vergognalatitanti.htm

Relato do ataque à casa dos Mattei (em português):

http://www.italiamiga.com.br/noticias/artigos/quello_spaventoso_rogo_di_ 30_ann.htm

Um dos artigos de Achille Lollo no site oficial do PSOL:

http://www.psol.org.br/portal/option=com_content&task=view &id=37&Itemid=27

Artigo de Achille Lollo no site do PSOL de São Paulo:

Eriol

• Visitante
Re: Heloísa Helena e seu amiguinho comuna incendiário infanticida
« Resposta #1 Online: 02 de Novembro de 2006, 11:14:18 »
Maravilhosa fonte imparcial, melhor autor, e título pouco tendencioso... mas tendo pesquisado um pouco o assunto...

Esse "Assassino de crianças" (como se fosse seu objetivo no caso citado e sua profissão)... Deveria ter servido sua condenação.

Agora, por que, tendo Achille cometido um crime de natureza política, isso desvalidaria à Heloísa Helena como candidata (o texto circulou muito antes da eleição) eu não entendo.

*O MSI era fascista, não "de direita".

Eriol

• Visitante
« Resposta #2 Online: 02 de Novembro de 2006, 11:15:20 »
"Achile Lolo entendeu que uma destas medidas seria o de queimar crianças vivas. Feito isso ele foi condenado a 18 anos de prisão e fugiu para o Brasil onde foi encontrar com a Heloisa Helena para fundar o Psol e onde finalmente encontrou amigos que soubessem entender seu feito heróico."

patético.

Deveria ter postado isso faz um mês, talvez assim o Lula tivesse ganho no 1º turno ;)

pra quem prefere contextualizar: http://it.wikipedia.org/wiki/Anni_di_piombo
« Última modificação: 02 de Novembro de 2006, 11:20:01 por Eriol »

ukrainian

• Visitante
« Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2006, 12:37:00 »
Troskos são perigosos... Eu não ficaria ao lado da HH por um minuto.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #4 Online: 02 de Novembro de 2006, 12:54:13 »
Maravilhosa fonte imparcial, melhor autor, e título pouco tendencioso... mas tendo pesquisado um pouco o assunto...

Esse "Assassino de crianças" (como se fosse seu objetivo no caso citado e sua profissão)... Deveria ter servido sua condenação.

Agora, por que, tendo Achille cometido um crime de natureza política, isso desvalidaria à Heloísa Helena como candidata (o texto circulou muito antes da eleição) eu não entendo.

Existe a esquerda assassina e existe a esquerda conivente com assassinos.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #5 Online: 02 de Novembro de 2006, 13:15:21 »

Crime político? Matar duas crianças tentando eliminar uma família?

Agora está abusando da minha inteligência! Faça-me o favor!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Kao

• Nível 12
  • *
« Resposta #6 Online: 02 de Novembro de 2006, 13:41:11 »
É sempre assim crimes cometidos pela esquerda sempre são justificáveis, afinal esse pessoal faz o que faz pelo "bem do povo" e não são como os malvados direitistas que fazem as mesmas coisas porque são maus.

Sempre dois pesos e duas medidas, Pinochet é ditador, agora Fidel Castro é um grande líder, hehehheee.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Novembro de 2006, 13:44:20 »

../forum/topic=8591.25.html#msg141943

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Novembro de 2006, 14:43:25 »
É sempre assim crimes cometidos pela esquerda sempre são justificáveis, afinal esse pessoal faz o que faz pelo "bem do povo" e não são como os malvados direitistas que fazem as mesmas coisas porque são maus.

Sempre dois pesos e duas medidas, Pinochet é ditador, agora Fidel Castro é um grande líder, hehehheee.

bate na boca. esquerda não comete crime, ô. comete erro.

o engraçado é que noutro dia estava falando com um colega da faculdade, do partido de esquerda, reputado por ter roubado dezenas de milhares de reais do centro acadêmico em gestão anterior. (ah, é, o partido é ligado ao pt..).
bom, acreditam que ele falou em "ERROS"?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Novembro de 2006, 15:29:29 »
pra quem prefere contextualizar: http://it.wikipedia.org/wiki/Anni_di_piombo

Não leio em italiano. Afinal de contas, o cara botou fogo ou não na casa dos Mattei, o que matou um jovem e uma criança queimados? Se fez isso, não tem que se contextualizar porra nenhuma.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #10 Online: 02 de Novembro de 2006, 15:40:51 »
Pois é. A brincadeira é contextualizar? Então vamos contextualizar:

"O Pinochet foi um bravo foi um herói que salvou o Chile da ditadura comunista"

"Israel está usando medidas drásticas para garantir sua sobrevivência"

"Os EUA invadiram o Iraque para trazer a democracia para o Oriente Médio"

É muito bom contextualizar quando nos é conveniente...  :hmph:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Eriol

• Visitante
« Resposta #11 Online: 02 de Novembro de 2006, 16:37:06 »

Falando em desscontextualização:

Disse que deveria ter cumprido pena.

Disse que o crime ajeno não desvalida a Heloísa Helena

Sobre Anni Di Piombo quis dizer que não foi nem a primeira nem a última atrocidade.

O objetivo era matar ao tal Mattei, ATIVISTA POLÍTICO. Não estou de acordo com isso. Mas o objetivo era esse, não de "matar criancinhas como o texto sugere.

quem está distorcendo as coisas não sou eu.

Eriol

• Visitante
« Resposta #12 Online: 02 de Novembro de 2006, 16:39:31 »

../forum/topic=8591.25.html#msg141943

Existe certa diferença entre um portal de notícias e um de artigos. Não concordas?

Eriol

• Visitante
« Resposta #13 Online: 02 de Novembro de 2006, 16:40:24 »
se vos vale de algo.

Eu não gosto nem do PSOL nem da Heloísa Helena.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #14 Online: 02 de Novembro de 2006, 16:49:44 »
Mas que má companhia essa da Heloísa Helena -- ela que é tão purinha, vejam só! Nem se dá ao trabalho de justificá-la; um amigo de esquerda é um amigo, faça ele o que fizer.

Quem quiser absolvição que se converta -- diga amém ao credo esquerdista e todos seus pecados (ou seriam crimes?) serão perdoados em nome do deus comunismo.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Eriol

• Visitante
« Resposta #15 Online: 02 de Novembro de 2006, 16:51:36 »
já pensou em ser poeta?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #16 Online: 02 de Novembro de 2006, 21:00:12 »
Não entendi por que Heloísa Helena não quis responder ao cara. Por mais que ela achasse que era alguma casca de banana da Direita, acredito que a pergunta era pertinente - ainda que talvez feita de maneira impertinente.

Eu gostaria que nossos políticos fossem menos evasivos. Que respondessem diretamente mesmo a perguntas incômodas. E cada vez mais vejo que não tem um sequer que valha o meu voto, seja de direita, esquerda ou centro.

Offline Tonto

• Nível 13
  • *
« Resposta #17 Online: 03 de Novembro de 2006, 17:10:38 »
se vos vale de algo.

Ninguém me perguntou, mas só para fazer o contra ponto:  Eu gosto do PSOL, da HH e da Luciana Genro
"Se quiser realizar seus sonhos primeiro você terá que acordar"

Offline Rina

• Nível 23
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Novembro de 2006, 20:41:00 »
se vos vale de algo.

Ninguém me perguntou, mas só para fazer o contra ponto: Eu gosto do PSOL, da HH e da Luciana Genro
Ninguém me perguntou também, mas concordo com o Tonto....Gosto do PSOL e da Heloisa Helena....e votei nela....acho ela uma mulher HONESTA....
" O medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento. E nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos.”
http://cantinhodarina.blogspot.com/

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #19 Online: 04 de Novembro de 2006, 03:02:04 »
se vos vale de algo.

Ninguém me perguntou, mas só para fazer o contra ponto: Eu gosto do PSOL, da HH e da Luciana Genro
Ninguém me perguntou também, mas concordo com o Tonto....Gosto do PSOL e da Heloisa Helena....e votei nela....acho ela uma mulher HONESTA....

E o fato dela se associar a um assassino condenado não muda em nada sua opinião?O que o amiguinho dela seria capaz de fazer com a oposição se ela estivesse no governo?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 04 de Novembro de 2006, 03:39:53 »
até onde o público sabe, hh é honesta...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #21 Online: 04 de Novembro de 2006, 04:22:06 »
HH é mais que honesta, é pura. Nem a água mais cristalina, nem o céu mais azul, ou o dia mais claro refulgem como refulge a Heloísa.

Bento, canonize a moça!
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Kao

• Nível 12
  • *
« Resposta #22 Online: 04 de Novembro de 2006, 09:23:23 »
Ela pode ser honesta, mas as idéias que ela defende se postas em prática seriam um desastre.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #23 Online: 04 de Novembro de 2006, 20:19:34 »
O objetivo era matar ao tal Mattei, ATIVISTA POLÍTICO. Não estou de acordo com isso. Mas o objetivo era esse, não de "matar criancinhas como o texto sugere.

Desde quando política se resolve com morte? Só porque não se concorda com uma posição política de alguém, isso lhe dá a liberdade de matá-lo e justificar isso como um crime político?

Esquerda é e sempre vai ser a mesma. Desde o começo ela prega tais práticas ditatoriais. E não estou contextualizando.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #24 Online: 04 de Novembro de 2006, 23:37:58 »

Sobre Anni Di Piombo quis dizer que não foi nem a primeira nem a última atrocidade.

Ah! Claro! O objetivo era matar um pai de família pondo fogo na casa onde mora ele com a mulher e os filhos. [sarcasmo] Isso torna tudo mais aceitável. [/sarcasmo]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!