Vou contar uma coisa brutal que o ser humano faz: guerra. Eles fazem guerra desde... sempre. Tribos guerreiam umas com as outras, impérios, nações. O Homem não é apenas um animal que mata seu semelhante, ele forma coalizões que digladiam entre si.
A guerra mata gente? Certamente. Por que os homens fazem guerra? Porque disputam escassos recursos vitais. Nossa espécie inventou a guerra, mas a escassez foi um brinde da natureza.
Há guerra justa? Questão muito retórica. Certamente há guerras necessárias: quando defendemos nossas casas, filhos, mulheres, nossa maneira de viver.
Os EUA foram atacados no atentado de 11 de novembro e fizeram guerra. Invadiram o Iraque para desbaratar a rede de terroristas que aquele país abrigava. Provavelmente invadirão o Irã para destruir o arsenal nuclear que existe lá e que promete armar os terroristas islâmicos.
Os EUA guerreiam para se defender. Se toda e qualquer pessoa tem direito a legítima defesa quanto mais milhões? E o que são os EUA além de trezentas milhões de pessoas unidas pelo mesmo princípio e identidade cultural?