Autor Tópico: Quem gosta do Paulo Coelho?  (Lida 9928 vezes)

Fabi

• Visitante
Re: Quem gosta do Paulo Coelho?
« Resposta #100 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 01:08:37 »
Eu gosto de Paulo Coelho e de Teletubbies…

brincadeira gente, to zoando…

Mas agora falando sério, acho que paulo coelho é uma leitura fácil, não precisa raciocinar muito, por isso vende milhões de exemplares. Um autor que escreve um livro que precisa raciocinar pra entender é claro que não vai vender muito, porque a maioria das pessoas preferem não pensar, preferem algo fácil… fazer o que? paciência  ::) 

Offline Cimitarra

• Nível 04
  • *
« Resposta #101 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 06:55:33 »
Um escritor que faz muito a minha cabeça é o Rubem Fonseca. Alguém gosta?
muito!!!

Que livros/crônicas dele vocês recomendam? :

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #102 Online: 28 de Fevereiro de 2007, 11:50:59 »
Gosto do Fonseca principalmente por causa da temática das sua histórias. Nesse sentido é um escritor atual que toca em questões como violência e sexo. As personagens do Fonseca são extremamente individualistas flanando num mundo sem referências morais; tomando decisões ditadas exclusivamente pelas suas consciências o certo e o errado se tornam escolha pessoal e de consequências imprevisíveis.

Há muito kitch nos seus livros. Mas o retrato que tece dos centros urbanos é sensacional. Nas grandes cidades, em oposição às pequenas, os homens se tornam despersonalizados. A impessoalidade somada ao sucesso pessoal dá uma sensação de desvinculamento - o homem age como se o único parâmetro fosse ele mesmo. Por isso as personagens matam, copulam desenfreadamente, traem, não assumem compromissos, a não ser ser com seus sentimentos que perseguem com um hedonismo ao mesmo tempo idílico e atroz.

A alta literatura brasileira quase sempre foi rural, exceto Machado - mas para ele o homem é sempre o mesmo quer em Paris ou no Alaska. Graciliano Ramos desenvolve suas histórias no sertão ou nas cidades períferica a ele. Guimarães Rosa usa o sertão profundo assim como João Cabral. Decerto eles viam o Brasil como uma gigante província e o urbanismo do Brasil não representava o verdadeiro. Nesse sentido, a mudança de eixo do campo para as cidades foi algo renovador, pois quem lê literatura nacional vai se cansar do tema campo se repetindo.

Pessoalmente, gostei muito de Agosto - há um retrato histórico da época de Getúlio, do maniqueísmo em torno do seu nome. Além de ser a luta de uma persongem ética, insanamente ética, movendo-se num mundo de degradação moral. O caso Morel põe narrativas sobre narrativas e discute vários aspectos da arte e da realidade social brasileira. Os contos são o ponto forte de Fonseca. Buraco na parede eu gostei demais - amor e perversão, pureza e instinto assassino retratados com grande delicadeza.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Ego

• Nível 12
  • *
« Resposta #103 Online: 10 de Março de 2007, 17:01:40 »
Rubem Fonseca é muito bom, pelo menos "Agosto", que foi o único livro dele que li.
Visite meu blog, "Fat Free: A Vida Com Um Exaustor":

http://fatfree.jubiiblog.co.uk/

Quero práticar o cérebro.

Offline Lecina

• Nível 14
  • *
  • “A verdade nunca perde em ser confirmada.”
« Resposta #104 Online: 20 de Abril de 2007, 16:53:12 »
Mas pra que serve a ABL?
Academia Brasileira de Letras
http://www.academia.org.br/
Eu sei o que ela é, Vito, eu perguntei pra que serve.

Não são eles q definem as novas regras gramaticais, e etc da lingua portuguesa (no brasil)??

EX: o uso ou não de trema.
Não.
Academia Brasileira de Letras lançou em setembro vocabulário com 6.000 palavras novas que estavam em uso, mas não eram oficiais.  A expressão "deletar um arquivo de computador" não é mais jargão de quem lida com informática, embora já existisse o verbo delir. O termo passa a ser aceito como uma palavra da língua portuguesa escrita no Brasil. (...)

Ou seja, a academia brasileira de letras (ABL) definem as novas regras da gramática portuguesa, no brasil, sim!

fonte do Textículo:
http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=curiosidades/docs/curiosidades1
Fabio Lecina Marin

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 20 de Abril de 2007, 18:29:32 »
O povo inventa a língua, eles correm atrás...

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #106 Online: 20 de Abril de 2007, 20:19:15 »
Magia, bruxaria, macumba, urucubaca, e blablablablablablabla… não acredito.

Mas eu não disse que acredito… e sim que gosto desse tipo de literatura… Paulo Coelho, Castañeda, Tolkien, Rowling etc…
Comparar PC com J.R.R.Tolkien não :'(

Eu já tentei ler um livro dele, Verônica decide morrer se não me engano. Empaquei no primeiro capítulo. Além de tudo, eu ainda não encontrei um autor luso-brasileiro que me agrade. Mas vou dar uma nova chance a eles lendo O Ateneu, O Cortiço, Dom Casmurro e Brás Cubas.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Luz

• Visitante
« Resposta #107 Online: 20 de Abril de 2007, 21:06:39 »

Mas eu não disse que acredito… e sim que gosto desse tipo de literatura… Paulo Coelho, Castañeda, Tolkien, Rowling etc…

Eu já tentei ler um livro dele, Verônica decide morrer se não me engano. Empaquei no primeiro capítulo. Além de tudo, eu ainda não encontrei um autor luso-brasileiro que me agrade. Mas vou dar uma nova chance a eles lendo O Ateneu, O Cortiço, Dom Casmurro e Brás Cubas.

Bom, não comparei, só enumerei, mas Paulo Coelho é consenso - só eu gosto  :lol:  Bem, eu tenho uma abertura muito grande a qualquer leitura e costumo gostar de coisas que todo mundo detesta e também detestar coisas que todo mundo gosta. Se bem, que esse todo mundo varia muito, mas enfim... apesar do meu gosto um tanto suspeito, eu aconselho muito Dom Carmurro e Brás Cubas:)

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #108 Online: 20 de Abril de 2007, 21:38:46 »
Eu vi uma adaptação para teatro de Dom Casmurro, a história em si eu gostei, o que me faz empacar nos livros originalmente escritos em português é o estilo que eu considero um tanto exagerado.

Luz

• Visitante
« Resposta #109 Online: 20 de Abril de 2007, 21:53:16 »
Eu vi uma adaptação para teatro de Dom Casmurro, a história em si eu gostei, o que me faz empacar nos livros originalmente escritos em português é o estilo que eu considero um tanto exagerado.

Bom, a leitura é realmente um tanto cansativa, mas o refinamento, na minha opinião é único e vale a pena. Vale toda a pena. Se conseguir deixar que o texto te envolva é quase como travar um diálogo com o escritor. Pode ser fascinante. Bem, dizem que a relação com Machado de Assis é sempre de amor ou de ódio.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #110 Online: 20 de Abril de 2007, 22:21:13 »
Talvez seja um preconceito que eu disfarço até para mim mesmo, mas há uma diferença na descrição de Tolkien e na de José de Alencar. Uma é envolvente, a outra é maçante. (São só exemplos)

Luz

• Visitante
« Resposta #111 Online: 20 de Abril de 2007, 22:47:48 »
Talvez seja um preconceito que eu disfarço até para mim mesmo, mas há uma diferença na descrição de Tolkien e na de José de Alencar. Uma é envolvente, a outra é maçante. (São só exemplos)

Não sei se ja li José de Alencar, acho que alguma coisa. Tolkien, para mim, é mesmo envolvente, mas Machado de Assis, apesar do texto rebuscado, também é... acho que você precisa experimentar. Talvez adore, talvez não goste mesmo.

Offline Lecina

• Nível 14
  • *
  • “A verdade nunca perde em ser confirmada.”
« Resposta #112 Online: 20 de Abril de 2007, 23:52:06 »
Eu sinceramente não tenho vontade de ler Paulo Coelho. Aliás, esse tema "bruxaria", "magia", não me agrada nenhum pouco :P
Nem Harry potter tenho vontade de ler, ou de ver o filme.
Fabio Lecina Marin

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 21 de Abril de 2007, 20:36:02 »
Harry nem é bruxaria de verdade... digo, digo, se é que existe bruxaria de verdade

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #114 Online: 22 de Abril de 2007, 14:34:22 »
Eu sinceramente não tenho vontade de ler Paulo Coelho. Aliás, esse tema "bruxaria", "magia", não me agrada nenhum pouco :P
Nem Harry potter tenho vontade de ler, ou de ver o filme.

Bah!  :nojo:  Harry Potter é um saco.. Água com açúcar. Tenho vontade de dar um soco nas fussas dele...não sei porque... :vergonha:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #115 Online: 22 de Abril de 2007, 16:05:43 »
Harry nem é bruxaria de verdade… digo, digo, se é que existe bruxaria de verdade

A religião bruxaria existe.  E realmente não tem lá essas coisas a ver com Harry Potter, apesar de eu saber por fonte segura que os bruxos costumam ser bem receptivos à obra da Rowling.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 22 de Abril de 2007, 18:14:42 »
Assim como os geeks amam stark trek, mesmo vendo que tudo aquilo não tem nada a ver.

Eriol

• Visitante
« Resposta #117 Online: 22 de Abril de 2007, 18:22:54 »
colocar Tolkien no mesmo barco que esses semi-analfabetos é estranho... Pese à resalvas ao escapismo e o forte elemento cristão na obra do homem, ele escreveu maestralmente e sabia muito, mas muito, de literatura.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #118 Online: 22 de Abril de 2007, 18:27:02 »
Foi lançado livro novo do Tolkien... Filhos de Hurin...

Turin Turambar sentando o metal na galera... Yeah...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #119 Online: 22 de Abril de 2007, 18:28:06 »
colocar Tolkien no mesmo barco que esses semi-analfabetos é estranho… Pese à resalvas ao escapismo e o forte elemento cristão na obra do homem, ele escreveu maestralmente e sabia muito, mas muito, de literatura.
Concordo. Gosto da escrita do Tolkien, um pouco menos da estrutura de suas tramas. O começo de A Socieade do Anel é realmente
maçante.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 24 de Abril de 2007, 07:45:24 »

Sugiro também Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!