Autor Tópico: Confiabilidade e fidedignidade do NT  (Lida 4554 vezes)

Rod Infinity

• Visitante
Confiabilidade e fidedignidade do NT
« Online: 06 de Novembro de 2006, 22:45:14 »
Entende-se que existem certos critérios para estabelecer a confiabilidade e fidedignidade de documentos históricos e sua validade, relacionando-se ao Novo Testamento, destacam-se os a seguir:

1 - Testemunhos antigos.
2 - Depoimento de testemunhas oculares.
3 - Depoimento de testemunhas oculares que são múltiplas e independentes.
4 - Confiabilidade das testemunhas oculares.
5 - Evidências corroborantes de arqueologia e outros autores (não cristãos).
6 - Testemunhos favoráveis ao cristianismo de oponentes do cristianismo.
7 - Testemunhos contendo fatos ou detalhes embaraçosos para os autores.

Existe alguma crítica de que o novo testamento não satisfaz algum destes critérios, ou mesmo, de quaisquer outros?
Posso esclarecer dúvidas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Confiabilidade e fidedignidade do NT
« Resposta #1 Online: 06 de Novembro de 2006, 23:53:21 »
Isso não caberia melhor em um fórum cristão?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #2 Online: 07 de Novembro de 2006, 03:52:33 »
Se você não é um linuxista, com certeza vai achar o Windows NT um sistema confiável, apesar de antigo. :histeria:

Falando sério agora, o Novo Testamento não é confiável.

• A maioria de seus livros não foram escritos pelos respectivos autores a quem geralmente são atribuídos.
  • Nenhum dos livros, nem mesmo os evangelhos, foram escritos antes de 70 anos depois da suposta morte de Cristo.
  • A estória de Cristo contém analogias tiradas de centenas de outras crenças ainda mais antigas, como a dos deuses Horus, Osiris, Mitra, Buda, Hércules, etc.
  • Nenhum historiador, como Flávio Josefo por exemplo, escreveu sobre Cristo. Quando muito, seus escritos foram alterados (e muito mal) pela Igreja na Idade das Trevas.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2006, 10:13:24 »
Ok. Vamos ver, 

1 - Testemunhos antigos.

Acredito que você quis dizer "contemporâneos", ou seja, da mesma época em que a história se
passa. Como o Alenônimo falou, os evangelhos foram escritos décadas depois dos eventos que
dizem descrever, portanto:  :no:

2 - Depoimento de testemunhas oculares.

Nenhum estudioso sério (inclusive religiosos) acredita que foram escritos mesmo por Lucas, Mateus etc.
 :no:

3 - Depoimento de testemunhas oculares que são múltiplas e independentes.

Tá brincando?!  :no:

4 - Confiabilidade das testemunhas oculares.

A igreja fez o possível e o impossível para destruir qualquer texto que fosse contrário ao dogma
cristão, logo após Constantino. Novamente:  :no:

5 - Evidências corroborantes de arqueologia e outros autores (não cristãos).

Que eu saiba, não existe nenhuma evidência sólida da existência de Jesus, Maria & cia.
(esqueleto, túmulo, etc.) Outra vez:  :no:

6 - Testemunhos favoráveis ao cristianismo de oponentes do cristianismo.

Nesse ponto não tenho certeza, então vou considerar provisioramente:  :ok:

7 - Testemunhos contendo fatos ou detalhes embaraçosos para os autores.

:hein: Não lembro de nenhum detalhe particularmente embaraçoso para Lucas, Mateus e etc. De qualquer
forma, esse ponto é irrelevante, já que eles certamente não foram os autores do texto. Portanto:  :no:

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #4 Online: 07 de Novembro de 2006, 10:35:51 »
Me tira duas dúvidas, então, que nenhum dos meus professores da Escola Dominical souberam explicar satisfatoriamente:

1) Qual das genealogias de Jesus é a verdadeira? Porque elas conflitam nos Evangelhos...

2) Qual é a exata seqüência de eventos entre o funeral e a Ascenção de Jesus, especialmente durante a Ressurreição? Quem estava lá, como os guardas reagiram, quem viu Jesus primeiro, etc. Novamente, os Evangelhos parecem se contradizer.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #5 Online: 07 de Novembro de 2006, 12:20:47 »
Citação de: Alenônimo link=topic=8683.0.html#msg143509
date=1162878753
Nenhum dos livros, nem mesmo os evangelhos, foram escritos antes de 70 anos depois da suposta morte de Cristo

Falso, a maioria dos livros do NT foram escritos antes de 70 anos depois da morte de Cristo, o período oscila de 15 a 40 anos após a morte, a data mais superior de um livro do NT é de 95 d.C.
Fonte: Paul Barnett in "Is the new Testament Reliable?" Downers Grove , III.: InterVarsity Press, 1896, p. 38-40.

Como um exemplo, a data mais posterior que Clemente, escrevendo de roma, poderia ter escrito era de 95 d.C. contém Mateus, Marcos, Lucas, Romanos, 1Coríntios, Efésios, 1 Timóteo, Tito, Hebreus, Tiago, 1Pedro.
Uma vez que Clemente estava em Roma, outros autores como Inácio e Policarpo estavam a centenas de quilômetros de distância em Esmirna, os documentos originais do NT precisariam ter sido escritos á muito tempo antes, caso contrário, não poderiam ter circulado por todo mundo antigo daquela época, a data mais posterior é de 95 d.C.

Vou fazer uma analogia, Imagine isto: você é um judeu religioso do século 1, o centro de sua vida nacional, econômica e religiosa é Jerusalém e, em especial, o templo. Essa tem sido a vida de sua nação, de sua família, e de praticamente toda a família judaica por milhares de anos, desde que salomão construiu o primeiro templo. A maior parte do novo templo, construída pelo rei Herodes, foi completada quando você era criança, mas porções dela ainda estão em construção, iniciada no ano 19 a.C. Por toda sua vida você frequentou cultos alí e trouxe sacrifícios para aliviar os pecados que cometera contra Deus, Por quê? Porque você eu seus compratiotas consideram esse templo como a habitação terrena de Deus.
Sendo jovem, você começa a seguir um judeu chamado Jesus, o qual afirma ser o tão esperado Messias predito nas escritas que você segue, ele realiza milagres e ensina verdades profundas, prediz sua morte e ressureição, prediz que o templo que você frequenta será destruído antes do fim da sua geração (Mc 13.2,30).
Como isso é muito escandaloso, Jesus é condenado por blasfêmia pelos sacerdotes do seu templo e é crucificado na véspera da Páscoa, um dos seus feriados mais sagrados.
Ele é sepultado em um túmulo judeu, mas três dias depois você e seus compatriotas o vêem, como ele havia predito, você toca nele, ouve o que ele diz, e ele continua a realizar milagres. Passado 40 anos o seu templo é destruído completamente assim como Jesus havia predito, suas predições haviam se concretizado.

Analise quanta coisa você passou, supondo que tudo seja verdade, e que você e seus compatriotas fossem escrever algo sobre Jesus, vocês deixariam de citar tudo que aconteceu? é claro que não, este é o problema pra quem afirma que o NT foi escrito depois de 70 d.C, não existe nenhuma menção por exemplo da destruição do templo nas escrituras, a melhor dedução é que eles AINDA não tinham acontecido.

Céticos apontam isso como "esse é o argumento do silêncio, não prova nada." Contudo, na verdade, não é o argumento do silêncio, pois os documentos do NT, além de tudo, falam de jerusalém e do templo, e ainda de atividades associadas a eles, como se eles ainda estivessem intactos na época da composição dos textos, e MESMO se fosse o argumento do silêncio, não provaria que o argumento está equivocado.

Existem muitas evidências, que apontam para uma data exata de 30 anos após a morte de cristo de alguns documentos, e as mesmas confirmam outros evangelhos como sendo válidos.
A cultura extremamente ORAL da época não punha em vigor a necessidade das escrituras tão logo após a morte de Cristo. (Somada com a grande maioria da população como sendo analfabeta.)
« Última modificação: 07 de Novembro de 2006, 12:23:41 por Rod Infinity »

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #6 Online: 07 de Novembro de 2006, 12:39:30 »
A estória de Cristo contém analogias tiradas de centenas de outras crenças ainda mais antigas, como a dos deuses Horus, Osiris, Mitra, Buda, Hércules, etc.
[

Também chamados de mitos pagãos :)

Isso não faz muito sentido, nenhum mito pagão possui alguma testemunha ocular, e ainda, que desafiou tortura e morte para defender a verdade sobre seu testemunho, por exemplo, por Osíris, nem nunca chegaram perto disso, C.S Lewis, ele mesmo um escrito de mitos (para quem não conhece, é o autor de Crônicas de Nárnia) afirmou:

"Estou preparado para dizer, com base nisso que, se alguém pensa que os evangelhos são lendas ou romances, essa pessoa está simplesmente mostrando incompetência como crítico literário. Já li uma grande quantidade de romances e sei muita coisa sobre lendas que se desenvolveram entre pessoas do passado, e sei perfeitamente que os evangelhos não são este tipo de coisa."*

* Christian Reflections, Walter Hooper, p.209

Não é apelo á autoridade, considere como quiser :)

Em segundo lugar, a teoria do mito pagão não explica muita coisa, como por exemplo, o túmulo vázio de cristo, novamente o martírio das testemunhas oculares, nem o testemunho dos autores Não-cristãos, como exemplos.

Além disso, não há tanta semelhança que possa ser considerada entre os pontos principais, nenhum mito pagão grego ou romano afirma a encarnação de um Deus monoteísta (cf Jo 1.1-3,14), por meio de um nascimento virginal (Mt 1.18-25), seguido por sua morte e ressurreição física. Os gregos eram politeístas e não monoteístas, a reencarnação que os gregos acreditavam era em um corpo diferente, não no mesmo, como no cristianismo.
O primeiro paralelo real de mitos pagãos com o cristianismo apenas surge 150 anos d.C, mais de 100 anos depois da origem do cristianismo, nem sei porque vale apena lembrar disso.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Novembro de 2006, 12:43:37 »
Como um exemplo, a data mais posterior que Clemente, escrevendo de roma, poderia ter escrito era de 95 d.C. contém Mateus, Marcos, Lucas, Romanos, 1Coríntios, Efésios, 1 Timóteo, Tito, Hebreus, Tiago, 1Pedro.
Uma vez que Clemente estava em Roma, outros autores como Inácio e Policarpo estavam a centenas de quilômetros de distância em Esmirna, os documentos originais do NT precisariam ter sido escritos á muito tempo antes, caso contrário, não poderiam ter circulado por todo mundo antigo daquela época, a data mais posterior é de 95 d.C.

Argumento de incredulidade. Quem disse que eles circularam em todo o mundo antigo? Além disso, naquela época Roma era a "capital do mundo".
Por mim, acho muito mais provável que os manuscritos aparecessem em Roma antes de circularem "por todo o mundo antigo".

(...)
Sendo jovem, você começa a seguir um judeu chamado Jesus, o qual afirma ser o tão esperado Messias predito nas escritas que você segue, ele realiza milagres e ensina verdades profundas, prediz sua morte e ressureição, prediz que o templo que você frequenta será destruído antes do fim da sua geração (Mc 13.2,30).

Pelo que sei, as ações de Jesus não correspondem exatamente ao que se esperava do Messias. Até porque o Messias deveria ter aparecido "no final
dos tempos" o que, sinto dizer, ainda não aconteceu (embora Jesus diga nos evangelhos que vai acontecer durante a vida dos apóstolos.

Como isso é muito escandaloso, Jesus é condenado por blasfêmia pelos sacerdotes do seu templo e é crucificado na véspera da Páscoa, um dos seus feriados mais sagrados.

Punição por blasfêmia: apedrejamento. Sanhedrin se reunindo durante a Páscoa? Nem pensar. Mais fácil é o Congresso Nacional se reunir num
sábado de Carnaval. Inconsistência em cima de inconsistência....

Ele é sepultado em um túmulo judeu, mas três dias depois você e seus compatriotas o vêem, como ele havia predito, você toca nele, ouve o que ele diz, e ele continua a realizar milagres. Passado 40 anos o seu templo é destruído completamente assim como Jesus havia predito, suas predições haviam se concretizado.

Os relatos dos evangelhos sobre a ressurreição são completamente incosistentes. Não quero ofender, mas parece até que você não leu a Bíblia.
E qualquer pessoa que tenha estudado a Bíblia com um mínimo de seriedade pode lhe dizer que ela é cheia de erros de tradução e inserções
tardias. Essa profecia do Templo deve ser tão genuína como as do Jucelino da Luz.

Existem muitas evidências, que apontam para uma data exata de 30 anos após a morte de cristo de alguns documentos, e as mesmas confirmam outros evangelhos como sendo válidos.
A cultura extremamente ORAL da época não punha em vigor a necessidade das escrituras tão logo após a morte de Cristo. (Somada com a grande maioria da população como sendo analfabeta.)

Alegações extraordinárias... com evidências menos que ordinárias...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #8 Online: 07 de Novembro de 2006, 12:50:19 »
Pelo que sei, as ações de Jesus não correspondem exatamente ao que se esperava do Messias. Até porque o Messias deveria ter aparecido "no final
dos tempos" o que, sinto dizer, ainda não aconteceu (embora Jesus diga nos evangelhos que vai acontecer durante a vida dos apóstolos.

Nada a ver.

Argumento de incredulidade. Quem disse que eles circularam em todo o mundo antigo? Além disso, naquela época Roma era a "capital do mundo".
Por mim, acho muito mais provável que os manuscritos aparecessem em Roma antes de circularem "por todo o mundo antigo".

:S

Assim fica difícil

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 07 de Novembro de 2006, 12:56:11 »
E é difícil mesmo, Rod.

A propósito, o Buddha pelo menos teve MUITAS testemunhas.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #10 Online: 07 de Novembro de 2006, 13:01:06 »
Ele não surgiu após o cristianismo?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 07 de Novembro de 2006, 13:01:55 »
Não.  De três a sete séculos antes.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Novembro de 2006, 13:08:43 »
Olha Rod, muitos céticos até aceitam que um cara chamado Jesus tenha existido por volta daquela época, e que
tenha pregado e morrido acusado de blasfêmia, mas o fato é que o NT é uma fonte reconhecidamente muito
pouco confiável.

Pessoalmente, de uns tempos pra cá tenho ficado mais convencido que Yeshua, o pregador, talvez nunca tenha
existido mesmo, mas que tenha surgido como uma espécie de mistura na mente popular de João Batista (que
realmente existiu) e Mitra, ou Osíris.

Alan Watts

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #13 Online: 07 de Novembro de 2006, 13:21:58 »
Luis, não sei se existe a possibilidade de influência de buddha ao cristianismo, mesmo que ele surgiu antes do mesmo, aliás, eu não conheço muito sobre, prefiro nem falar.

Olha Rod, muitos céticos até aceitam que um cara chamado Jesus tenha existido por volta daquela época, e que
tenha pregado e morrido acusado de blasfêmia, mas o fato é que o NT é uma fonte reconhecidamente muito
pouco confiável.

Pode ter certeza que ela é mais confiável que muitos documentos históricos que são aceitos hoje, e muita gente considera a confiabilidade do NT como irrefutável.

Isso é o que acontece, com a maioria dos céticos que estudam sobre o NT;
Debate entre Dr. Craig e Dr. Crossan

Craig: Haveria alguma coisa, dr. Crossan, que pudesse convencê-lo do fato de que Jesus ressucitou dos mortos?
Crossan: Preciso certificar-me do que estamos falando. Digamos que estamos diante de algum acontecimento do lado de fora do túmulo vazio da manhã do domingo de Páscoa. Se alguém tivesse uma câmera de vídeo, teríamos o regístro de alguma coisa saíndo do túmulo? É esse o tipo de pergunta?
Craig: Creio que o que estou perguntando e o que penso que o moderador está exigindo é isto: que evidência seria necessária para convencê-lo da ressureição? ou você possuiu uma idéia pré concebida sobre a impossibilidade dos milagres e similares?
Crossan: Não... um médico na cidade de Lourdes poderia admitir: "Não possuo uma maneira médica de explicar o que aconteceu" Essa é uma afirmação correta. Então alguém tem o direito de dizer: "Portanto, eu, pela fé, acredito que Deus interveio aqui." , Mas é uma pressuposição teológica minha de que Deus não opera dessa maneira... O que seria necessário para me provar o que você pergunta? Eu não sei, a não ser que Deus mude o universo. U poderia imaginar descobrir pela manhã que todas as árvores do lado de fora da minha casa moveram-se, não sei qual é a explicação, mas não presumiria imediatamente que foi um milagre.**

** Copan,ed., Will the Real Jesus Please Stand Up?, p.61-2.

A declaração explícita de Crossan sobre sua pressuposição teológica contra os milagres é uma franca admissão da sua parte, é o que falta na maioria dos céticos, ao invés de inventarem controvérsia, a partir de um viés filosófico que exclui Deus de antemão, e assim chegam á conclusões equivocadas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 07 de Novembro de 2006, 13:28:27 »
Luis, não sei se existe a possibilidade de influência de buddha ao cristianismo, mesmo que ele surgiu antes do mesmo, aliás, eu não conheço muito sobre, prefiro nem falar.

Há quem queira mesmo ver essa influência.  Pessoalmente eu não considero essa influência significativa, nem vejo como poderia ser.  A religião, em todo o mundo, procura atender às mesmas necessidades básicas humanas e por isso vai convergir e divergir pelos mesmos motivos, independentemente das origens históricas circunstanciais.

Pode ter certeza que ela é mais confiável que muitos documentos históricos que são aceitos hoje, e muita gente considera a confiabilidade do NT como irrefutável.

O que não quer dizer nada.

(...)
A declaração explícita de Crossan sobre sua pressuposição teológica contra os milagres é uma franca admissão da sua parte, é o que falta na maioria dos céticos, ao invés de inventarem controvérsia, a partir de um viés filosófico que exclui Deus de antemão, e assim chegam á conclusões equivocadas.

Incluir Deus de antemão é ridículo.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #15 Online: 07 de Novembro de 2006, 13:37:16 »
Não lembro de nenhum detalhe particularmente embaraçoso para Lucas, Mateus e etc. De qualquer
forma, esse ponto é irrelevante, já que eles certamente não foram os autores do texto. Portanto:

Você não se lembra?
Será que leu mesmo a bíblia?

[li]Os discípulos são tolos, muitas vezes não entendiam o que Jesus dizia (Mc 9.32; Lc 18.34; Jo 12.16).[/li]
[li]Eles são apáticos - caíram no sono duas vezes quando Jesus lhes pediu que orassem (Mc 14.32-41). Mais tarde, os autores do NT acreditam Jesus é homem-Deus, contudo, admitem que caíram no sono diante dele em hora de maior necessidade.[/li]
[li]Eles foram advertidos - Pedro é chamado de "Satanás" por Jesus (Mc 8.33), e Paulo repreende Pedro por estar errado em uma questão teológica. Paulo quando escreve "Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, enfrentei-o face a face, por sua atitude condenável." (Gl 2.11), tenha em mente que Pedro é um dos pilares da igreja primitiva, e aqui, Paulo está incluindo nas escrituras que ele estava errado.[/li]
[li]Eles são covardes - todos os discípulos, com exceção de um, escondem-se quando Jesus vai para a cruz. Pedro até mesmo nega três vezes depois de prometer explicitamente "eu nunca te abandonarei!" (Mt 26.33-35). Nesse meio tempo, enquanto os outros homens estavam escondendo-se com medo dos Judeus, mulheres corajosas levantam-se a favor de Jesus e são as primeiras a descobrirem o túmulo vázio.[/li]
[li]Eles duvidam - apesar de terem sido informados diversas vezes de que Jesus ressucitaria dos mortos (Jo 2.18-22; 3.14-18; Mt 12.39-41; 17.9,22,23), os discípulos têm dúvidas quando ouvem sobre sua ressurreição. Alguns até duvidam mesmo após terem visto já ressuscitado (Mt 28.17)[/li]

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 07 de Novembro de 2006, 13:39:06 »
Isso é embaraçoso?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 07 de Novembro de 2006, 13:39:41 »

Como disse o Luiz, isso não quer dizer nada. Muita gente considera a confiabilidade do Corão irrefutával, e daí?

Isso é o que acontece, com a maioria dos céticos que estudam sobre o NT;
Debate entre Dr. Craig e Dr. Crossan

(...)
Crossan: ...poderia imaginar descobrir pela manhã que todas as árvores do lado de fora da minha casa moveram-se, não sei qual é a explicação, mas não presumiria imediatamente que foi um milagre.**

** Copan,ed., Will the Real Jesus Please Stand Up?, p.61-2.

O ceticismo é simplesmente uma forma de higiene mental, uma postura, digamos assim, profiláxica.
Se o Mágico Cronos aparecer aqui e entortar uma colher na sua mão, você imediatamente vai pensar que é
um milagre?

Entenda que se quisermos provar que algo existe, não devemos partir do pressuposto que isso existe!
Você pode pressupor a existência de algo, e então demonstrar que essa existência acarretaria em uma
inconsistência lógica, e daí você poderia justificar o ceticismo acerca da sua existência [1]. Mas não o contrário.

[1] O que, por sinal, acontece quando se supõe um deus onisciente, onipotente e bondoso.

Alan Watts

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #18 Online: 07 de Novembro de 2006, 13:39:59 »
Isso é embaraçoso?

Muito, ainda mais se o NT fosse uma história inventada pelos discípulos, certamente não conteria tais passagens.

Existem diversas outras passagens que difamam a imagem dos apóstolos, criticam Jesus e a Deus, chamam de Jesus de beberrão, etc, não há porque essas passagens estarem na bíblia se ela fosse apenas um romance, algo criado pelos apóstolos para fazer parecer verdade, e aí entra outra questão, aconteceram muitas mortes e sofrimento em vigor da defesa da veracidade dos documentos do NT. se eles soubessem que era uma mentira, jamais teriam passado por tudo isso, e não há possibilidade deles estarem enganados, posso explicar por que.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2006, 13:43:35 por Rod Infinity »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 07 de Novembro de 2006, 13:41:34 »
Não lembro de nenhum detalhe particularmente embaraçoso para Lucas, Mateus e etc. De qualquer
forma, esse ponto é irrelevante, já que eles certamente não foram os autores do texto. Portanto:

Você não se lembra?
Será que leu mesmo a bíblia?

Obrigado por refrescar minha memória. De qualquer forma, como eu disse antes, isso é irrelevante
pois os autores dos evangelhos certamente não foram Lucas, Mateus, etc.

Alan Watts

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 07 de Novembro de 2006, 13:50:14 »
Isso é embaraçoso?

Muito, ainda mais se o NT fosse uma história inventada pelos discípulos, certamente não conteria tais passagens.

Existem diversas outras passagens que difamam a imagem dos apóstolos, criticam Jesus e a Deus, chamam de Jesus de beberrão, etc, não há porque essas passagens estarem na bíblia se ela fosse apenas um romance, algo criado pelos apóstolos para fazer parecer verdade, e aí entra outra questão, aconteceram muitas mortes e sofrimento em vigor da defesa da veracidade dos documentos do NT. se eles soubessem que era uma mentira, jamais teriam passado por tudo isso, e não há possibilidade deles estarem enganados, posso explicar por que.

Há mártires para todo tipo de causa.  E não vejo como a manutenção de trechos ligeiramente constrangedores poderia ser evidência de legitimidade.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2006, 13:51:59 por Luis Dantas »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 07 de Novembro de 2006, 13:52:10 »
Não gosto de me repetir, mas lá vai: Alegações extraordinárias[1] e evidências menos que ordinárias.

[1] Isto é, que Jesus realizou milagres, ressuscitou dos mortos e todo esse babado.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #22 Online: 07 de Novembro de 2006, 14:11:43 »
Antes de ir tão longe, gostaria de um esclarecimento sobre a consistência interna dos Evangelhos :-)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 07 de Novembro de 2006, 15:34:43 »

Existem diversas outras passagens que difamam a imagem dos apóstolos, criticam Jesus e a Deus, chamam de Jesus de beberrão, etc, não há porque essas passagens estarem na bíblia se ela fosse apenas um romance, algo criado pelos apóstolos para fazer parecer verdade,
Passagens como essas podem ser colocadas para ganhar a simpatia do leitor pelo herói injustiçado, para mostrar como ele estava a frente de seu tempo e como era incompreendido pelas mentes tacanhas de seus opositores. Os recursos literários adotados não servem como prova de nada.

e aí entra outra questão, aconteceram muitas mortes e sofrimento em vigor da defesa da veracidade dos documentos do NT. se eles soubessem que era uma mentira, jamais teriam passado por tudo isso, e não há possibilidade deles estarem enganados, posso explicar por que.
Se eles soubessem que era uma mentira.

O fato de acreditarem naquilo como se fosse a verdade, não torna suas crenças necessariamente verdadeiras.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 07 de Novembro de 2006, 15:39:27 »
Ei Rod,

Não me leve a mal, mas sugiro que você dê uma olhada com calma na lista de falácias antes de escrever suas
justificativas...

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!