Nenhum dos livros, nem mesmo os evangelhos, foram escritos antes de 70 anos depois da suposta morte de Cristo
Falso, a maioria dos livros do NT foram escritos antes de 70 anos depois da morte de Cristo, o período oscila de 15 a 40 anos após a morte, a data mais superior de um livro do NT é de 95 d.C.
Fonte: Paul Barnett in "Is the new Testament Reliable?" Downers Grove , III.: InterVarsity Press, 1896, p. 38-40.
Como um exemplo, a data mais posterior que Clemente, escrevendo de roma, poderia ter escrito era de 95 d.C. contém Mateus, Marcos, Lucas, Romanos, 1Coríntios, Efésios, 1 Timóteo, Tito, Hebreus, Tiago, 1Pedro.
Uma vez que Clemente estava em Roma, outros autores como Inácio e Policarpo estavam a centenas de quilômetros de distância em Esmirna, os documentos originais do NT precisariam ter sido escritos á muito tempo antes, caso contrário, não poderiam ter circulado por todo mundo antigo daquela época, a data mais posterior é de 95 d.C.
Vou fazer uma analogia, Imagine isto: você é um judeu religioso do século 1, o centro de sua vida nacional, econômica e religiosa é Jerusalém e, em especial, o templo. Essa tem sido a vida de sua nação, de sua família, e de praticamente toda a família judaica por milhares de anos, desde que salomão construiu o primeiro templo. A maior parte do novo templo, construída pelo rei Herodes, foi completada quando você era criança, mas porções dela ainda estão em construção, iniciada no ano 19 a.C. Por toda sua vida você frequentou cultos alí e trouxe sacrifícios para aliviar os pecados que cometera contra Deus, Por quê? Porque você eu seus compratiotas consideram esse templo como a habitação terrena de Deus.
Sendo jovem, você começa a seguir um judeu chamado Jesus, o qual afirma ser o tão esperado Messias predito nas escritas que você segue, ele realiza milagres e ensina verdades profundas, prediz sua morte e ressureição, prediz que o templo que você frequenta será destruído antes do fim da sua geração (Mc 13.2,30).
Como isso é muito escandaloso, Jesus é condenado por blasfêmia pelos sacerdotes do seu templo e é crucificado na véspera da Páscoa, um dos seus feriados mais sagrados.
Ele é sepultado em um túmulo judeu, mas três dias depois você e seus compatriotas o vêem, como ele havia predito, você toca nele, ouve o que ele diz, e ele continua a realizar milagres. Passado 40 anos o seu templo é destruído completamente assim como Jesus havia predito, suas predições haviam se concretizado.
Analise quanta coisa você passou, supondo que tudo seja verdade, e que você e seus compatriotas fossem escrever algo sobre Jesus, vocês deixariam de citar tudo que aconteceu? é claro que não, este é o problema pra quem afirma que o NT foi escrito depois de 70 d.C, não existe nenhuma menção por exemplo da destruição do templo nas escrituras, a melhor dedução é que eles AINDA não tinham acontecido.
Céticos apontam isso como "esse é o argumento do silêncio, não prova nada." Contudo, na verdade, não é o argumento do silêncio, pois os documentos do NT, além de tudo, falam de jerusalém e do templo, e ainda de atividades associadas a eles, como se eles ainda estivessem intactos na época da composição dos textos, e MESMO se fosse o argumento do silêncio, não provaria que o argumento está equivocado.
Existem muitas evidências, que apontam para uma data exata de 30 anos após a morte de cristo de alguns documentos, e as mesmas confirmam outros evangelhos como sendo válidos.
A cultura extremamente ORAL da época não punha em vigor a necessidade das escrituras tão logo após a morte de Cristo. (Somada com a grande maioria da população como sendo analfabeta.)