Passagens como essas podem ser colocadas para ganhar a simpatia do leitor pelo herói injustiçado, para mostrar como ele estava a frente de seu tempo e como era incompreendido pelas mentes tacanhas de seus opositores. Os recursos literários adotados não servem como prova de nada.
Analise os fatos, eu já citei os detalhes embaraçosos dos autores sobre si mesmos, também têm se detalhes embaraçosos e dizeres difíceis sobre Jesus;
[li]Foi considerado "fora de si" por sua mãe e seus irmãos (sua própria família), e que vieram buscá-lo com o objetivo de levá-lo para casa. (Mc 3.21,31)[/li]
[li]Foi desacreditado por seus próprios irmãos (Jo 7.5)[/li]
[li]É visto como enganador (Jo 7.12)[/li]
[li]É abandonado por muitos de seus seguidores (Jo 6.66);[/li]
[li]Desfez dos "judeus que haviam crido nele" (Jo 8.30,31), a ponto destes quererem apedrejá-lo.[/li]
[li]É chamado de "beberrão" (Mt 11.19)[/li]
[li]É chamado de endemoninhado (Mc 3.22; Jo 7.20; 8.48)[/li]
[li]É chamado de louco (Jo 10.20);[/li]
[li]Tem seus pés enxugados pelos cabelos de uma prostituta (fato que tinha potencial de ser visto como uma provocação sexual - Lc 7.36-39);[/li]
[li]É crucificado pelos judeus e pelos romanos, apesar do fato de "qualquer que for pendurado em um madeiro está debaixo da maldição de Deus." (Dt 21.23; cf Gl 3.13). [/li]...
...essa certamente não é uma lista de fatos e qualidades que os autores do NT escolheriam se estivessem tentando retratar Jesus como homem-Deus perfeito e sem pecado, essas qualidades também não são compatíveis com a expectativa judaica de que o Messias viria para libertá-los da opressão política, é provavel também que os autores não incluiriam que foram as mulheres as primeiras a encontrarem o túmulo vazio, eles teriam dito que foram eles.
Destaca-se também as exigências de Jesus, se os autores do NT estivessem inventando uma história, certamente não inventariam algo que tornasse a vida deles mais difícil, pois as regras serviriam também para eles, a moralidade rígida e extrema dos textos mostra o contrário:
[li]"Mas eu lhes digo: qualquer um que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela em seu coração." (Mt 5.28)[/li]
[li]"Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério (Mt 5.32).[/li]
[li]"Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir a face direita, ofereça-lhe também a outra, e se alguém processá-lo e lhe tirar a túnica, deixe que leve também a capa. Se alguém o forçar a andar uma milha, vá com ele duas. Dê a quem lhe pede, e não volte as costas áqueles que deseja pedir-lhe algo emprestado (Mt 5.39-42)".[/li]
[li]"Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. (Mt 5.44,45)."[/li]...
...convenhamos que todos esses mandamentos são difíceis ou impossíveis de serem cumpridos pelos seres humanos e parecem ir na direção contrária dos melhores interesse dos homens que os escreveram. Certamente são contrários aos desejos de muitos hoje que desejam uma religião sem exigências morais, e melhor explicação é que eles realmente diziam a verdade. Destacam-se outros detalhes:
[li]Os autores do NT incluíram em seus textos, pelo menos 30 pessoas historicamente confirmadas.[/li]
Os autores do NT teriam minado sua credibilidade diante dos ouvintes contemporâneos ao envolverem pessoas numa ficção, especialmente pessoas de grande notoriedade e poder. Não há maneira de os autores do NT terem seguido adiante escrevendo mentiras descaradas sobre Pilatos, Caifás, Festo, Félix e toda a linhagem de Herodes. Alguém teria os acusado por terem envolvido falsamente essas pessoas em acontecimentos que nunca ocorreram.
[li]Os autores do NT incluíram detalhes divergentes.[/li]
[li]Os autores do NT desafiam seus leitores a conferir os fatos verificáveis, até mesmo fatos sobre os milagres.[/li]
[li]Os autores do NT descrevem milagres da mesma forma que descrevem outros fatos históricos, por meio de um relato simples, sem embelezamento ou retoques."
[li] Os autores do NT abandonaram suas crenças e práticas sagradas de longa data, adotaram novas crenças e práticas e jamais negaram seu testemunho sob perseguição ou ameaça de morte, muitos mártires e opositores do cristianismo converteram-se, e passaram então a serem os martirizados.[/li]...
...vou citar a frase de C.S. Lewis novamente:
"Estou preparado para dizer, com base nisso que, se alguém pensa que os evangelhos são lendas ou romances, essa pessoa está simplesmente mostrando incompetência como crítico literário. Já li uma grande quantidade de romances e sei muita coisa sobre lendas que se desenvolveram entre pessoas do passado, e sei perfeitamente que os evangelhos não são este tipo de coisa."
Sem dúvida a melhor explicação é que eles diziam a verdade.
Se eles soubessem que era uma mentira.
O fato de acreditarem naquilo como se fosse a verdade, não torna suas crenças necessariamente verdadeiras.
Existem várias complicações mediante a esta teoria de que os autores estavam enganados, como suas alegações estavam baseadas em seus testemunhos, e de depoimentos de testemunhos oculares, é mais válido críticar os testemunhos como sendo falsos, as maiores são que erros geralmente são cometidos por indivíduos, e não o mesmo erro por um grupo de pessoas, é como a teoria da alucinação apontada como crítica aos testemunhos oculares da ressurreição, os testemunhos aconteceram em cenários diferentes, ocasiões diferentes, para pessoas diferentes em um período de 40 dias, ele foi visto por homens e mulheres, caminhando, falando, comendo, por um total de mais de 500 pessoas.