Autor Tópico: Confiabilidade e fidedignidade do NT  (Lida 4555 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Confiabilidade e fidedignidade do NT
« Resposta #25 Online: 07 de Novembro de 2006, 17:04:05 »
Sobre Buda:

Ele não surgiu após o cristianismo?

:o  :?: :?: :?:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #26 Online: 07 de Novembro de 2006, 17:25:40 »
Passagens como essas podem ser colocadas para ganhar a simpatia do leitor pelo herói injustiçado, para mostrar como ele estava a frente de seu tempo e como era incompreendido pelas mentes tacanhas de seus opositores. Os recursos literários adotados não servem como prova de nada.

Analise os fatos, eu já citei os detalhes embaraçosos dos autores sobre si mesmos, também têm se detalhes embaraçosos e dizeres difíceis sobre Jesus;

[li]Foi considerado "fora de si" por sua mãe e seus irmãos (sua própria família), e que vieram buscá-lo com o objetivo de levá-lo para casa. (Mc 3.21,31)[/li]
[li]Foi desacreditado por seus próprios irmãos (Jo 7.5)[/li]
[li]É visto como enganador (Jo 7.12)[/li]
[li]É abandonado por muitos de seus seguidores (Jo 6.66);[/li]
[li]Desfez dos "judeus que haviam crido nele" (Jo 8.30,31), a ponto destes quererem apedrejá-lo.[/li]
[li]É chamado de "beberrão" (Mt 11.19)[/li]
[li]É chamado de endemoninhado (Mc 3.22; Jo 7.20; 8.48)[/li]
[li]É chamado de louco (Jo 10.20);[/li]
[li]Tem seus pés enxugados pelos cabelos de uma prostituta (fato que tinha potencial de ser visto como uma provocação sexual - Lc 7.36-39);[/li]
[li]É crucificado pelos judeus e pelos romanos, apesar do fato de "qualquer que for pendurado em um madeiro está debaixo da maldição de Deus." (Dt 21.23; cf Gl 3.13). [/li]...

...essa certamente não é uma lista de fatos e qualidades que os autores do NT escolheriam se estivessem tentando retratar Jesus como homem-Deus perfeito e sem pecado, essas qualidades também não são compatíveis com a expectativa judaica de que o Messias viria para libertá-los da opressão política, é provavel também que os autores não incluiriam que foram as mulheres as primeiras a encontrarem o túmulo vazio, eles teriam dito que foram eles.

Destaca-se também as exigências de Jesus, se os autores do NT estivessem inventando uma história, certamente não inventariam algo que tornasse a vida deles mais difícil, pois as regras serviriam também para eles, a moralidade rígida e extrema dos textos mostra o contrário:

[li]"Mas eu lhes digo: qualquer um que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela em seu coração." (Mt 5.28)[/li]
[li]"Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério (Mt 5.32).[/li]
[li]"Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir a face direita, ofereça-lhe também a outra, e se alguém processá-lo e lhe tirar a túnica, deixe que leve também a capa. Se alguém o forçar a andar uma milha, vá com ele duas. Dê a quem lhe pede, e não volte as costas áqueles que deseja pedir-lhe algo emprestado (Mt 5.39-42)".[/li]
[li]"Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. (Mt 5.44,45)."[/li]...

...convenhamos que todos esses mandamentos são difíceis ou impossíveis de serem cumpridos pelos seres humanos e parecem ir na direção contrária dos melhores interesse dos homens que os escreveram. Certamente são contrários aos desejos de muitos hoje que desejam uma religião sem exigências morais, e melhor explicação é que eles realmente diziam a verdade. Destacam-se outros detalhes:

[li]Os autores do NT incluíram em seus textos, pelo menos 30 pessoas historicamente confirmadas.[/li]
Os autores do NT teriam minado sua credibilidade diante dos ouvintes contemporâneos ao envolverem pessoas numa ficção, especialmente pessoas de grande notoriedade e poder. Não há maneira de os autores do NT terem seguido adiante escrevendo mentiras descaradas sobre Pilatos, Caifás, Festo, Félix e toda a linhagem de Herodes. Alguém teria os acusado por terem envolvido falsamente essas pessoas em acontecimentos que nunca ocorreram.
[li]Os autores do NT incluíram detalhes divergentes.[/li]
[li]Os autores do NT desafiam seus leitores a conferir os fatos verificáveis, até mesmo fatos sobre os milagres.[/li]
[li]Os autores do NT descrevem milagres da mesma forma que descrevem outros fatos históricos, por meio de um relato simples, sem embelezamento ou retoques."
[li] Os autores do NT abandonaram suas crenças e práticas sagradas de longa data, adotaram novas crenças e práticas e jamais negaram seu testemunho sob perseguição ou ameaça de morte, muitos mártires e opositores do cristianismo converteram-se, e passaram então a serem os martirizados.[/li]...

...vou citar a frase de C.S. Lewis novamente:
"Estou preparado para dizer, com base nisso que, se alguém pensa que os evangelhos são lendas ou romances, essa pessoa está simplesmente mostrando incompetência como crítico literário. Já li uma grande quantidade de romances e sei muita coisa sobre lendas que se desenvolveram entre pessoas do passado, e sei perfeitamente que os evangelhos não são este tipo de coisa."
Sem dúvida a melhor explicação é que eles diziam a verdade.

Se eles soubessem que era uma mentira.
O fato de acreditarem naquilo como se fosse a verdade, não torna suas crenças necessariamente verdadeiras.

Existem várias complicações mediante a esta teoria de que os autores estavam enganados, como suas alegações estavam baseadas em seus testemunhos, e de depoimentos de testemunhos oculares, é mais válido críticar os testemunhos como sendo falsos, as maiores são que erros geralmente são cometidos por indivíduos, e não o mesmo erro por um grupo de pessoas, é como a teoria da alucinação apontada como crítica aos testemunhos oculares da ressurreição, os testemunhos aconteceram em cenários diferentes, ocasiões diferentes, para pessoas diferentes em um período de 40 dias, ele foi visto por homens e mulheres, caminhando, falando, comendo, por um total de mais de 500 pessoas.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2006, 19:45:27 por Rod Infinity »

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #27 Online: 07 de Novembro de 2006, 19:13:13 »
Há mártires para todo tipo de causa.  E não vejo como a manutenção de trechos ligeiramente constrangedores poderia ser evidência de legitimidade.

Sim, vemos pessoas morrendo por sua fé todos os dias, homens bomba suicidas, o 11 de setembro,  mas existe uma grande diferença entre os mártires do NT e os mesmos, embora todos acreditem que sua causa é verdadeira, mas os mártires do NT foram testemunhas oculares de Cristo, muitos torturadores foram convertidos pelo testemunho e acabaram sendo os torturados, como a teoria da alucinação não faz muito sentido, eles estavam absolutamente certos sobre suas crenças, diferentemente de mártires muçulmanos por exemplo, pois nem mesmo os contemporâneos de Maomé afirmaram ser testemunhas oculares de atos milagrosos pelo mesmo, quando Maomé foi desafiado a realizar milagres para confirmar que era de Deus, nunca aceitou o desafio (Surata 3.181-184; 4.153; 6.8.9; 17.88-96.)
Nada impede que as pessoas morram por suas crenças, sim isso realmente não as torna necessariamente verdadeiras, porém tais crenças tão cegas como as que citei também não cancelam a veracidade da crença cristã.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #28 Online: 07 de Novembro de 2006, 19:18:34 »
Rod, não espere que eu me convença com esse tipo de argumento.  Eu já tive um semestre de psicopatologia e outro de antropologia.

Aproveito para observar que você está querendo apresentar incoerências como sendo evidência de autenticidade.  Assim até eu...

Sinceramente, acho que você faria bem em estudar um pouco de religião não-abraâmica.  Expandiria sua compreensão e muito possivelmente te traria mais paz.  Essa sua fixação pela "VERDADE" com todas as letras maiúsculas não te faz bem.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #29 Online: 07 de Novembro de 2006, 19:29:54 »
Rod, não espere que eu me convença com esse tipo de argumento

Não espero mesmo, nunca consegui te convencer de algo nem vice-versa, não é isso que eu quero.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 07 de Novembro de 2006, 21:16:44 »
  Como Judas morreu ? Quantas mulheres foram na manhã de domingo ao tumulo de Jesus ? Por que não há registros fora do NT sobre a escuridão que teria coberto toda a  Terra no momento da morte de Jesus ? Por que não há registro fora do NT sobre os muitos mortos que ressuscitaram em Jerusalem, logo após a morte de Jesus ? Por que não há registro fora do NT sobre o massacre de crianças ordenado pelo rei Herodes para eliminar Jesus ?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 08 de Novembro de 2006, 00:24:46 »
...essa certamente não é uma lista de fatos e qualidades que os autores do NT escolheriam se estivessem tentando retratar Jesus como homem-Deus perfeito e sem pecado,
Aí é que está. Eles não estavam tentando retratar Jesus como homem-Deus perfeito e sem pecado, uma vez que esta doutrina só foi totalmente estabelecida no Concílio de Calcedônia, em 451. Até este Concílio, a verdadeira natureza de Jesus era uma controvérsia dentro da Igreja.

essas qualidades também não são compatíveis com a expectativa judaica de que o Messias viria para libertá-los da opressão política, é provavel também que os autores não incluiriam que foram as mulheres as primeiras a encontrarem o túmulo vazio, eles teriam dito que foram eles.
Considerando que os evangelhos foram escritos depois da morte de Jesus, quando já se sabia que ele não era o Messias que veio para libertá-los da opressão política, seria estranho que fossem colocadas qualidades compatíveis com tal expectativa. Nada mais natural, portanto, do que os autores do evangelho o representarem como um Messias cuja mensagem foi incompreendida e cuja libertação não é a deste mundo. É a forma que encontraram para "salvar" a crença em Jesus como um Messias.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #32 Online: 08 de Novembro de 2006, 03:53:52 »
O que aliás ajuda a explicar por que essa crença se tornou tão popular: associa a esperança de viver no paraíso com o vago remorso de que ele não foi atingido devido a alguma vaga falha "nossa".

Bem na linha "na dúvida, suponha que a culpa é sua".  Algo em que se crê com muita facilidade, até porque parece muito com o instinto de obediência aos pais.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #33 Online: 08 de Novembro de 2006, 23:57:55 »
Aí é que está. Eles não estavam tentando retratar Jesus como homem-Deus perfeito e sem pecado, uma vez que esta doutrina só foi totalmente estabelecida no Concílio de Calcedônia, em 451. Até este Concílio, a verdadeira natureza de Jesus era uma controvérsia dentro da Igreja.

Acho que é um argumento bem questionável, pode ser apenas dedução(Até hoje discute-se sobre o concílio de Nicéia, existe um conflito entre "afirmação" e "confirmação" da divindade de Cristo, não sei se você está ciente do que eu estou dizendo)

E sim, eles não estavam 'querendo' criar uma imagem de Jesus como o homem-Deus perfeito e sem pecado, é um fato para comprovar a confiabilidade, pois contém apenas relatos, se eles quisessem criar tal imagem, teriam editado ou criado novas passagens, e eu creio que eles não duvidavam da divindade de Jesus, segundo minha leitura da biblia, a fé na crença da divindidade alegações de cristo era evidente, justamente pelas de cristo sobre a mesma, "Eu e o pai somos um só (Jo 5, 15-16)", "E antes que abraão fosse feito, eu sou.", a mesma fé entrava em vigor com seus testemunhos da ressurreição, creio que a mesma demonstrou sua intensidade nos martírios sofridos pelos seguidores de Cristo, mas é como o Dantas disse, ele acha que isso não justifica, porém, eu creio que sim, mas não apenas por esses detalhes, ficaria meio estranho eles defenderem algo na incerteza da divindade de Cristo, e tão logo acho que é a mesma que eles estavam querendo demonstrar no NT, devido á outras passagens.

Mas, não são apenas essas relacionadas a Jesus, tem outras passagens.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2006, 00:27:17 por Rod Infinity »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #34 Online: 09 de Novembro de 2006, 05:26:46 »
Acho que é um argumento bem questionável, pode ser apenas dedução (Até hoje discute-se sobre o concílio de Nicéia, existe um conflito entre "afirmação" e "confirmação" da divindade de Cristo, não sei se você está ciente do que eu estou dizendo)

Seria preciso desconsiderar um bocado da informação que se tem sobre as assim chamadas heresias cristãs para chegar a essa conclusão, Rod.

Para não falar que, sinceramente, essa preocupação com "confirmação" trai uma falta de apreciação pelo papel da transmissão oral.  Detalhes teológicos sem utilidade prática como esse da divindade de Jesus não podem nem devem ser tidos como importantes; é natural e necessário, para o próprio bem da prática religiosa cristã, que não sejam tomados como dogma.

(...) é como o Dantas disse, ele acha que isso não justifica, porém, eu creio que sim, mas não apenas por esses detalhes, ficaria meio estranho eles defenderem algo na incerteza da divindade de Cristo,

Eu tento me colocar no seu lugar, mas não dá. O próprio conceito de divindade é tão exótico, que dirá a idéia de ter certeza de que fulano ou sicrano é "divino".  Também não entendo por que alguém iria querer defender a idéia de que Jesus era divino (seja lá o que for que isso realmente signifique) ou mesmo considerá-la importante.  Afinal de contas, no fim do dia é uma idéia que só serve para pedir que nos impressionemos com ele.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #35 Online: 31 de Dezembro de 2006, 12:27:50 »

• A maioria de seus livros não foram escritos pelos respectivos autores a quem geralmente são atribuídos.
  • Nenhum dos livros, nem mesmo os evangelhos, foram escritos antes de 70 anos depois da suposta morte de Cristo.
  • A estória de Cristo contém analogias tiradas de centenas de outras crenças ainda mais antigas, como a dos deuses Horus, Osiris, Mitra, Buda, Hércules, etc.
  • Nenhum historiador, como Flávio Josefo por exemplo, escreveu sobre Cristo. Quando muito, seus escritos foram alterados (e muito mal) pela Igreja na Idade das Trevas.

Como eu disse, e volto a repetir, estudos (não muito recentes) mostram que, o mais provável (já que a datação mais antiga é defendida por grupos extremamente conservadores que negam a aceitação de alguns fatos) é que os evangelhos foram escritos antes de 70 a.C.

O Dr. Gary Habermas, em seu livro The Historical Jesus
[http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/0899007325/qid=1130545152/sr=8-2/ref=pd_bbs_2/102-5484044-3868153?v=glance&s=books&n=507846] apresenta 17 fontes não cristãs primitivas onde fatos importantes da vida de Jesus são relatados.
Alguns historiadores antigos que citam Jesus são Cornelius Tacitus, Gaius Suetonius Tranquillas e Flavio Josephus.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #36 Online: 31 de Dezembro de 2006, 13:01:57 »
Rod, a maioria dos estudiosos acredita que os trechos de Josefo que citam Jesus foram falsificações feitas por cristãos. Até a Enciclopédia Católica põe em dúvida a confiabilidade do texto. Falando como cético, acho difícil acreditar que um judeu romano e culto como Josefo pudesse escrever algo desse tipo (negrito meu):

3.3 Now there was about this time Jesus, a wise man, if it be lawful to call him a man; for he was a doer of wonderful works, a teacher of such men as receive the truth with pleasure. He drew over to him both many of the Jews and many of the Gentiles. He was [the] Christ. And when Pilate, at the suggestion of the principal men amongst us, had condemned him to the cross, those that loved him at the first did not forsake him; for he appeared to them alive again the third day; as the divine prophets had foretold these and ten thousand other wonderful things concerning him. And the tribe of Christians, so named from him, are not extinct at this day.

http://en.wikipedia.org/wiki/Josephus_on_Jesus
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #37 Online: 31 de Dezembro de 2006, 13:02:17 »
Como explica que os milagres de parar a tempestade, alimentar multidões e vários outros são idênticos com que ocorrem no Velho Testamento?

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #38 Online: 31 de Dezembro de 2006, 13:19:31 »
Rod, a maioria dos estudiosos acredita que os trechos de Josefo que citam Jesus foram falsificações feitas por cristãos. Até a Enciclopédia Católica põe em dúvida a confiabilidade do texto. Falando como cético, acho difícil acreditar que um judeu romano e culto como Josefo pudesse escrever algo desse tipo (negrito meu):

3.3 Now there was about this time Jesus, a wise man, if it be lawful to call him a man; for he was a doer of wonderful works, a teacher of such men as receive the truth with pleasure. He drew over to him both many of the Jews and many of the Gentiles. He was [the] Christ. And when Pilate, at the suggestion of the principal men amongst us, had condemned him to the cross, those that loved him at the first did not forsake him; for he appeared to them alive again the third day; as the divine prophets had foretold these and ten thousand other wonderful things concerning him. And the tribe of Christians, so named from him, are not extinct at this day.

http://en.wikipedia.org/wiki/Josephus_on_Jesus

Pelo que eu sei, a dúvida é sobre o que ele disse, e não se ele disse, a dedução é de uma alteração.

Como explica que os milagres de parar a tempestade, alimentar multidões e vários outros são idênticos com que ocorrem no Velho Testamento?

Quer dizer o que com isso?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 31 de Dezembro de 2006, 13:27:50 »
Não. A dúvida é se ele disse mesmo. O parágrafo citado acima e outro, que se refere a Jesus, irmão de Jaime, são os únicos trechos de Josefo que se referem a Jesus. Os críticos afirmam que forma interpolações feitas por cristãos.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #40 Online: 31 de Dezembro de 2006, 13:35:26 »
Não afirmam, deduzem, e outra:

Tácito escreveu em Annales, XV.44:

“Para livrar-se de suspeitas [quanto ao incêndio de Roma em 64 d.C.], Nero culpou e castigou, com supremos refinamentos de crueldade, uma casta de homens detestados por suas abominações e vulgarmente chamados de cristãos. Cristo, do qual seu nome deriva, foi executado por disposição de Pôncio Pilatos durante o reinado de Tibério. [...] De início, pois, foram presos todos os que se confessavam cristãos. Depois, uma multidão enorme foi condenada não por causa do incêndio, mas acusada de ser o opróbrio do gênero humano. Acrescente-se que, uma vez condenados à morte, eles se tornavam objetos de diversão. Alguns, costurados em peles de animais, expiravam despedaçados por cachorros. Outros morriam crucificados. Outros ainda eram transformados em tochas vivas para iluminar a noite”.

Observe que Tácito afirmou que Jesus existiu e foi executado por Pôncio Pilatos. Se Jesus tivesse sido inventado, os autores dessa mentira provavelmente renunciariam à estória ao primeiro sinal de perseguição. E certamente isso seria registrado por historiadores como Tácito. Entretanto, sabemos através dos diversos registros que os discípulos de Cristo sofreram até a morte pelas suas crenças.

Existem vários documentos antigos afirmando a existência de Cristo e nenhum declarando que ele foi uma invenção, Por que?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 31 de Dezembro de 2006, 14:04:36 »
E daí que seja uma dedução?  Os crentes vivem fazendo deduções para tentar conciliar afirmações contraditórias da Bíblia. Pelo menos as deduções dos estudiosos são baseadas em dados empíricos, e não na fé.

Ah, esse trecho de Tácito também é disputado. Ver: http://en.wikipedia.org/wiki/Tacitus_on_Jesus

O trecho em inglês é:

But not all the relief that could come from man, not all the bounties that the prince could bestow, nor all the atonements which could be presented to the gods, availed to relieve Nero from the infamy of being believed to have ordered the conflagration, the fire of Rome. Hence to suppress the rumor, he falsely charged with the guilt, and punished Christians, who were hated for their enormities. Christus, the founder of the name, was put to death by Pontius Pilate, procurator of Judea in the reign of Tiberius: but the pernicious superstition, repressed for a time broke out again, not only through Judea, where the mischief originated, but through the city of Rome also, where all things hideous and shameful from every part of the world find their centre and become popular. Accordingly, an arrest was first made of all who pleaded guilty; then, upon their information, an immense multitude was convicted, not so much of the crime of firing the city, as of hatred against mankind.

Mesmo supondo que o trecho seja verdadeiro: e daí que Tácito tenha falado de um tal Cristo? Isso só quer dizer que os cristãos em Roma, no tempo de Nero, acreditavam na sua existência e que afirmavam que ele tinha sido executado por Pilatos. Veja que ele não fala de concepção imaculada, milagres nem de ressurreição. Além disso, Tácito não presenciou os supostos acontecimentos da vida de Cristo. Também resta explicar porque os historiadores que viviam na região e na mesma época não dizem uma palavra sobre Jesus. Outra coisa: o fato de alguem acreditar sinceramente em algo a ponto de aceitar morrer por isso não nos permite concluir nada sobre sua veracidade. Todos os dias pessoas se matam esperando encontrar 72 virgens no céu, mas isso não os torna menos iludidos.

Alan Watts

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #42 Online: 31 de Dezembro de 2006, 15:20:33 »
Quer dizer o que com isso?
Se foi copiado ou é conscidência. Ora, o que mais poderia ser?

DIG

• Visitante
« Resposta #43 Online: 01 de Janeiro de 2007, 14:02:27 »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 01 de Janeiro de 2007, 15:13:59 »
Como eu disse, e volto a repetir, estudos (não muito recentes) mostram que, o mais provável (já que a datação mais antiga é defendida por grupos extremamente conservadores que negam a aceitação de alguns fatos) é que os evangelhos foram escritos antes de 70 a.C.

Como pode ser isso?

Quer dizer que, como se não bastasse tudo o mais, os escritores previram a história toda, mesmo antes que o tal suposto Cristo tivesse nascido?

Era só o que faltava…

:histeria: :histeria: :histeria:
"Por quê?"

Chaves

DIG

• Visitante
« Resposta #45 Online: 01 de Janeiro de 2007, 15:22:41 »

Como pode ser isso?

Quer dizer que, como se não bastasse tudo o mais, os escritores previram a história toda, mesmo antes que o tal suposto Cristo tivesse nascido?

Era só o que faltava…

Hsette...acho que ele se referia a 70d.C... :histeria:
A propósito, fontes, por favor.A maioria dos próprios historiadores cristãos concorda que foram escritos muuuuuito depois da morte de Cristo :)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 01 de Janeiro de 2007, 15:28:54 »
Hsette…acho que ele se referia a 70d.C… MWAHAHAHAHAHAHAH!
A propósito, fontes, por favor.A maioria dos próprios historiadores cristãos concorda que foram escritos muuuuuito depois da morte de Cristo Smile

Pode ser, DIG.

Mas se alguém me diz que crê nessa históra de um sujeito que anda sobre as águas, multiplica pães e vinhos, é pregado (literalmente) na cruz, trespassado por uma lança, lacrado numa caverna, acorda, refaz-se dos ferimentos, sai por aí andando e falando, temos de convir: tudo o mais que ele me disser é pouco.  :histeria:
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2007, 15:44:16 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

DIG

• Visitante
« Resposta #47 Online: 01 de Janeiro de 2007, 15:39:16 »
Realmente... :o
Rod, prove que Zeus e Odin não existem :hihi: !

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #48 Online: 01 de Janeiro de 2007, 18:34:49 »

Como pode ser isso?

Era só o que faltava…

70 d.C.

Será que não deu pra entender?

Minha crença é irrelevante neste assunto, portanto, se for continuar postando, pesso, pelo menos o bom senso de se manter no contexto tratado, caso contrário também nem vou responder.
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2007, 18:37:31 por Rod Infinity »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 01 de Janeiro de 2007, 18:39:12 »
Rod, você vai me desculpar, mas

70 a.C é diferente de 70 d.C.

2007 é diferente de 2006

e por aí vai.
"Por quê?"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!