Autor Tópico: Confiabilidade e fidedignidade do NT  (Lida 4556 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Confiabilidade e fidedignidade do NT
« Resposta #50 Online: 01 de Janeiro de 2007, 18:41:09 »
Minha crença é irrelevante neste assunto, portanto, se for continuar postando, pesso, pelo menos o bom senso de se manter no contexto tratado, caso contrário também nem vou responder.

Basta ter atenção no que escreve.

Você diz que Buda veio depois de Cristo, que os evangelhos desse tal de Cristo foram escritos antes que o dito cujo supostamente viesse ao mundo e quer o que?  :?:
« Última modificação: 01 de Janeiro de 2007, 18:43:35 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #51 Online: 01 de Janeiro de 2007, 18:53:35 »
E daí que seja uma dedução?  Os crentes vivem fazendo deduções para tentar conciliar afirmações contraditórias da Bíblia. Pelo menos as deduções dos estudiosos são baseadas em dados empíricos, e não na fé.

Não foi isso que eu quis dizer,

Em minha cópia da obra de Flávio Josefo (Antigüidades judaicas), e o trecho que você destacou em inglês, que corresponderia a:

"Por essa época viveu Jesus, um homem sábio, se é que se pode chamá-lo de homem. Pois ele foi alguém que realizou feitos surpreendentes e foi mestre de pessoas que aceitam a verdade com alegria. Ele conquistou muitos judeus e muitos gregos. Ele era o Messias. Quando Pilatos, depois de ouvi-lo ser acusado por homens da mais alta posição entre nós, condenou-o para ser crucificado, aqueles que primeiro tinham vindo a amá-lo não abandonaram sua afeição por ele. No terceiro dia, ele lhes apareceu restaurado á vida, pois os profetas de Deus haviam previsto essas e inúmeras outras coisas maravilhosas  a respeito dele. E a comunidade dos cristãos, chamados assim por causa dele, até o dia de hoje ainda não desapareceu."

Como a obra foi preservada e editada em circulos cristãos, a saber que FJ não era cristão, o que se entende é que, o seguinte trecho não é passível de erro ou manipulação, sua constância pode ter sido alterada ou acrescentada por escribas cristãos posteriores, a dedução é feita de tal forma através da crítica da forma e da crítica literária, o seguinte trecho não combina com o resto de qualquer trecho dos textos de FJ, porém, sobre o resto da obra, o mesmo não acontece, então, há um consenso quase geral
que o restante de tal testemunho representa realmente o que JF escreveu, através da crítica e análise literária, os textos combinam perfeitamente.
O detalhe é que no restante do testemunho, FJ faz referências a Herodes (o grande), Herodes Arquelau, á execução de João Batista (por Antipas), o reinado do etnarca Aretas, um resumo da mensagem de João Batista, a morte de Agripa I, a fome na judéia, Gálio (em Corinto), a ascenção de Félix, Festo e Agripa II, e vários outros detalhes que, em termos gerais, prestam apoio ás narrativas paralelas nos evangelhos e em Atos dos apóstolos.

Sobre o texto de Tácito, sim, é uma corroboração com Jesus Histórico, e não do Jesus bíblico.

Rod Infinity

• Visitante
« Resposta #52 Online: 01 de Janeiro de 2007, 18:54:00 »
Minha crença é irrelevante neste assunto, portanto, se for continuar postando, pesso, pelo menos o bom senso de se manter no contexto tratado, caso contrário também nem vou responder.

Basta ter atenção no que escreve.

Você diz que Buda veio depois de Cristo, que os evangelhos desse tal de Cristo foram escritos antes que o dito cujo supostamente viesse ao mundo e quer o que?  :?:

Eu errei, e sobre buda, nem foi uma afirmação equivocada, mas uma questão.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 01 de Janeiro de 2007, 18:56:38 »
Va bene. Esqueçamos o assunto, Rod.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!