E na Sociedade, e na Cultura.... Dani e gentes em geral, culpem Deus que é mais fácil.

O mercado é o conjunto de gente que quer comprar e de gente que quer vender. Quem quer vender precisa convencer o comprador. Pra convencer o comprador, o produto tem que ter um DIFERENCIAL, seja ele de verdade ou seja só propaganda. Essa característica especial deve ser capaz até de convencer o comprador a pagar mais por ele, e a desistir dos seus hábitos tradicionais de consumo. Ponto pacífico?
Mercado é uma coisa que existe, tipo, DESDE SEMPRE. Não é coisa inventada pelo capitalismo malvadão que ilude as massas incultas e não-sindicalizadas, gentes. E, ainda, o próprio capitalismo é "transformação da sociedade". E, ainda, Cuba conta com "cultura massificada" tanto quanto qualquer lugar do mundo, eles só estão usando outra "linguagem".
"Propaganda com nível intelectual" é o quê, propaganda de livro? de faculdade? Até onde me lembro da DOUTRINA, essas coisas de "nível intelectual", a "alta cultura", é coisa que aliena as massas. Se aliena as massas, então não é bom, também. Eu acho que estou meio perdida nessa conversa.
Enfim, eu vejo muito ignorante falando de capitalismo, mercado e cultura. Bobeando é só o que tem. Mas a gente precisa viver com isso, e precisa botar a mãozinha na consciência e ver se as coisas realmente são tão erradas, e, se forem, mobilizarmo-nos.
Sei lá. Ultimamente a gente anda falando MUITO de "ilusão" aqui. Aí eu penso que as piores delas são essas coisinhas das quais a gente se acostumou a reclamar e nunca parou pra pensar direito.
Não precisa de palavra difícil, nem desses conceitos que mais confundem que explicam. Vamos com o básico?
Mas eu tenho uma pergunta. Por que precisa ter tanta bronca com quem quer vender? Eles podem ser meio óbvios, mas...?