É um placebo potencializado para os facilmente sugestionáveis.
Até onde eu sei esses estados alterados de consciencia permitem acessar areas do subconsciente do paciente. Eu não chamaria hipnose de efeito placebo.
E como você acha que ocorre o efeito placebo ?
Nosso organismo é muito poderoso, nosso cerebro principalmente, quando nós acreditamos em alguma coisa, é muito mais facil daquilo se realizar. Os efeitos bioquimicos da crença de ingestão de remedios, com certeza estimulam o corpo a produzir defesas para o que está sendo combatido.
Mas no caso da hipnose eu vejo por uma ótica completamente diferente, o nosso inconsciente guarda todas as nossas experiencias de vida, inclusive as traumáticas que são tiradas da nossa consciencia por um mecanismo de repressão. Só que o nosso inconsciente influencia diretamente TODAS as nossas ações, então com a hipnose, essas experiências traumáticas podem vir a tona e assim o paciente entender como aquilo está influenciando sua vida.
Ps: Eu sou leigo, estudei muito pouco sobre psicologia, mas essa é uma das areas que mais me interessa, então discutir sempre é valido.