Autor Tópico: Com licença , Por favor e Obrigado  (Lida 3574 vezes)

Skorpios

• Visitante
Com licença , Por favor e Obrigado
« Online: 26 de Novembro de 2006, 06:45:22 »
Desde criança meus pais me ensinaram as "palavras mágicas" , mas eu estava notando que as mesmas estão cada vez mais raras . Achei que era impressão minha , mas esse fim de semana deparei com uma crônica no jornal local , que aborda justamente isso . Gostaria da opinião de vocês . Porque será que esse costume , tão civilizado está caindo em desuso ?

Feiúra

O telefone toca no escritório e o cara do lado de lá já vai soltando o endêmico "quéééimm?". Ao descobrir não ser ali o destino de suas maldiscadas, desliga o fone na minha lata. Já meio pê, fui pra bina, puxei o sujeito de volta e, com toda calma e educação que me sobravam àquelas horas da tarde, expus-lhe o desconforto de atitudes assim. Levei-o para um mundo imaginário, no qual sem dúvida haveria mais harmonia se, em situações tais, acontecesse um informal pedido de desculpas. Passei o resto do dia pensando naquilo.

Dias depois, almoçando com a paisagista Ana Holzer, relatei o caso e "descobrimos" que o Brasil está enfeando. Sem querer dar uma de estético, nem ser referência de nada, muito menos macaquear culturas alienígenas, a constatação é de que há uma esculhambação crescente em curso. E faz tempo. Feiúra, no caso brasileiro, não é a da máxima matadora de Vinicius de Moraes, mas uma implosão das coisas boas de um país criativo e bonito por natureza (a essas alturas do texto já me preocupo se vou levar o fio desse raciocínio até o final sem me embananar). Em frente!

Estive no Uruguai há uns meses e constatei uma coisa bem interessante, a olhos de turista acidental. Fama de pobre, aquele país conserva uma dignidade e um respeito interpessoal que dá gosto. Pequenos exemplos: pedimos ao pescador, entretido com suas iscas na ensolarada marina de Punta Del Este, que sacasse uma foto com nossa câmera. De imediato largou tudo e, efetuado o clique, o moço tímido de vestes rudes nos devolveu a máquina com discreta reverência e uma frase que lhe fluiu naturalmente: "Espero que tienga quedado a su gusto". Num supermercado, situação semelhante repetiu-se dias depois.

Procurávamos por um determinado tipo de vinho, no que nos acudiu o gerente. De colete e gravata simples, mãos para trás, convidou-nos a acompanhá-lo e, levemente solene, indicou as garrafas, pediu licença e se afastou. Gestos como esses, pouco dão as caras por aqui e nem fazemos idéia do bem que podem fazer. Claro, eles existem, mas em ambientes ditos sofisticados. E os salamaleques invariavelmente fazem subir a conta.

Em Blumenau, passo em frente à porta de uma farmácia e um apressadinho irrompe do seu interior cruzando a calçada sem considerar a existência de mais transeuntes. Evitei a colisão aplicando-lhe um empurrão por puro reflexo. Nada grave, mas convido o benevolente leitor, se chegou até aqui, a observar nosso povão nas saídas dos estabelecimentos comerciais. Talvez explique em parte nossa pole position em acidentes de trânsito, a mais contundente feiúra nacional.

Pedir licença, respeitar a presença dos que se valem do mesmo espaço e agradecer, se já eram atitudes rarefeitas, experimentam franca extinção.

Essa feiúra, ainda segundo o papo no almoço, qual miasma, nos impregna em proporções incômodas. Na música, as novas criações nem merecem comentários. Na roupa... sei lá, mas desconfio que o conjunto bermudão-camiseta-regata brevemente chegará aos teatros. Quanto ao silêncio, a madrugada e o meio-dia estão se diferenciando apenas pela cor do céu. Na alimentação, com essa nossa relação de admiração e ódio pelos americanos, estamos encostando em seus índices de sobrepeso. E "a nível de língua" eu entendo de "que seje uma das coisas que tem menas atenção de nós". Na derrocada lingüística, acabará por nos sobrar o último, chato e surrado bastião que "a palavra saudade só existe na língua portuguesa". E daí?

Mais feiúra. Atiramos lixo pra todos os lados. Atiramos bacharéis malformados pra todos os lados. Atiramos projéteis pra todos os lados. Atiramos na política pra todos os lados. Atiramos propinas pra todos os lados. Atiramos passageiros de avião pra todos os lados. A coisa tá feia. E eu não sei se ouvi direito, mas acho que a Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, estava a fim de dar um mensalão para quem não se metesse em desmatamentos. Coisa feia...

Finalizando, mais um pouco de Uruguai. Um conhecido me contou ter um apartamento em Punta, outro em Tramandaí. Quando chega a Punta, o zelador impecável sempre lhe aborda perguntando se a viagem foi boa, como estão todos de saúde e se "la señora" (a mãe) também os acompanha. Em Tramandaí, o zelador, sem dar bom-dia, se aproxima de chinelo de dedo, camiseta com propaganda, mãos na cintura, e dispara:

- A veia veio também?

http://www.clicrbs.com.br/jornais/jsc/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&edition=6805&template=&start=1&section=Colunas+e+Charges&source=a1355905.xml&channel=31&id=0&titanterior=&content=&menu=58&themeid=&sectionid=&suppid=&fromdate=&todate=&modovisual=

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Com licença , Por favor e Obrigado
« Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2006, 08:35:10 »
Concordo integralmente. Estive em Petrópolis semana passada - que fica a menos de 100 km do Rio - e já notei um mundo de diferença na educação das pessoas. Especialmente nos motoristas. Os pedestres são meio esquisitos, mas isso é uma outra história :-)

Minha impressão é que a falta de educação crônica não tem a ver com as dificuldades econômicas, ou com o nível de instrução do indivíduo, mas não saberia dizer porque isso vem aumentando cada vez mais. E numa época em que Carlos Heitor Cony escreve em sua coluna semanal (ontem!) que não lhe interessam a ortografia e a gramática...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2006, 08:51:19 »
Eu fico indignado quando alguem me liga e diz "-Alow, quem fala?"

Costumo inverter a pergunta para deixar margem para a pessoa se tocar... digo "Pois não! Com quem deseja?"  |(

Outra coisa que me deixa puto da cara é a pessoa perguntar que numero é aqui... respondo que é o numero que ela discou...

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2006, 10:49:54 »
Educação e respeito é uma coisa. Excesso de formalidades é outra. Ficar reclamando que "sei lá, mas desconfio que o conjunto bermudão-camiseta-regata brevemente chegará aos teatros " já é rabugice demais e falta de algo útil pra se preocupar.
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Você já entrou no chat hoje?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2006, 11:09:30 »
Educação e respeito é uma coisa. Excesso de formalidades é outra. Ficar reclamando que "sei lá, mas desconfio que o conjunto bermudão-camiseta-regata brevemente chegará aos teatros " já é rabugice demais e falta de algo útil pra se preocupar.

Acho que a hospitalidade do brasileiro está mais ligada à informalidade do que à educação... Você chega e de cara o cara já te chama pelo primeiro nome e te trata como aquele cumpadre de buteco de 15 anos atrás... e se ele fala um "valeu zé" em vez de "Muito obrigado meu caro", eu saio satisfeito da mesma maneira...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2006, 11:23:11 »
e se ele fala um "valeu zé" em vez de "Muito obrigado meu caro", eu saio satisfeito da mesma maneira...
O que é estranho, já que seu nome é Diego....hehehehe....
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Você já entrou no chat hoje?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 26 de Novembro de 2006, 11:26:05 »
e se ele fala um "valeu zé" em vez de "Muito obrigado meu caro", eu saio satisfeito da mesma maneira...
O que é estranho, já que seu nome é Diego....hehehehe....

Zé, zin, maluco, tio... Qualquer coisa do tipo...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Novembro de 2006, 12:04:02 »
É uma coisa que vem de casa, ou pelo menos deveria vir. Como o Skorpios disse, desde pequeno uso as palavrinhas mágicas, chamo de "senhor" os mais velhos, sou sempre o primeiro a me desculpar. Parece que, já que tá tudo "feio", qual o motivo de continuar educado?

Mas vocês têm contato com muitas crianças? Se vocês acham que a coisa tá feia, esperem eles se tornarem adultos...
« Última modificação: 26 de Novembro de 2006, 12:07:14 por Pierre »
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #8 Online: 26 de Novembro de 2006, 13:11:53 »
A julgar pelos modos das crianças e adolescentes de hoje, temos que nos preocupar mesmo...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Novembro de 2006, 16:15:53 »
Pois é, as coisas estão meio assim mesmo. Esses dias eu estava voltando de Ribeirão Preto para Cravinhos com o ônibus lotado, e um senhor de idade entrou pela porta de trás do bumba. Eu levantei porque estava mais perto e disse "Senhor, sente no meu lugar", ele relutou mas eu insisti. Enfim, isso é o de menos, era obrigação. O que achei mais bizarro e inverso, foi uma mulher que não tinha nada ver com a história me agradecer, e dizer que são poucas as pessoas que fazem isso hoje em dia. Enfim, com isso dá pra perceber que esse tipo de atitude é exceção.

O telefone toca no escritório e o cara do lado de lá já vai soltando o endêmico "quéééimm?". Ao descobrir não ser ali o destino de suas maldiscadas, desliga o fone na minha lata. Já meio pê, fui pra bina, puxei o sujeito de volta e, com toda calma e educação que me sobravam àquelas horas da tarde, expus-lhe o desconforto de atitudes assim. Levei-o para um mundo imaginário, no qual sem dúvida haveria mais harmonia se, em situações tais, acontecesse um informal pedido de desculpas. Passei o resto do dia pensando naquilo.
Pena que não tenho bina para fazer o mesmo... Aliás, se eu tivesse bina eu ligaria e xingaria de volta... :D

E numa época em que Carlos Heitor Cony escreve em sua coluna semanal (ontem!) que não lhe interessam a ortografia e a gramática...
Putz, eu li, quase chorei...

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Novembro de 2006, 16:41:36 »
E numa época em que Carlos Heitor Cony escreve em sua coluna semanal (ontem!) que não lhe interessam a ortografia e a gramática...

Alguém tem o link?

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Novembro de 2006, 17:04:33 »

Alguém tem o link?

Olha, só encontrei o texto em um blog:

http://blogdoanax.blogspot.com/2006/11/xama-e-atenso.html
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

rizk

• Visitante
« Resposta #12 Online: 26 de Novembro de 2006, 17:12:38 »
Eu tenho por política brigar com todo mundo que fala mal da juventude. Se tem jovem mal-educado, é porque ninguém o respeita. Se tem jovem burro, é porque ninguém o ensina. E é muito bem-feito pra vocês velhos, chatos e burros: se a juventude está perdida, a culpa é toda SUA. Páre de reclamar e vá civilizá-los.

E tenho dito.

Portanto, acho a crônica de um saudosismo imbecil.

Falar em "civilização" é uma coisa muitíssimo complicada, em função da polissemia do termo, e da relação dele com os outros. É como disse o Frango: urbanidade é uma coisa, polidez é outra. Ser civil é uma coisa democrática e cristã e viril, de a gente ter RESPEITO pelo próximo.
Ser polido, porém, é ser fingido, e é dissimular a falta de civilidade.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #13 Online: 26 de Novembro de 2006, 17:23:36 »
Concordo Mimi. E tem mais: não são só os jovens que são mal-educados. Se eles são assim é porque seus
pais também o são. No Brasil costuma se aceitar que quanto mais poder se tem, menor a necessidade de se
ser educado. Vocês não imaginam a cara que meus alunos faziam quando eu usava "obrigado" ou "por favor"
(também acharam estranho quando no primeiro dia eu disse para um aluno que estava entrando atrasado:
"volte pro corredor. Agora peça permissão para entrar.")  :wink:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Novembro de 2006, 17:25:50 »
Eu tenho por política brigar com todo mundo que fala mal da juventude. Se tem jovem mal-educado, é porque ninguém o respeita. Se tem jovem burro, é porque ninguém o ensina. E é muito bem-feito pra vocês velhos, chatos e burros: se a juventude está perdida, a culpa é toda SUA. Páre de reclamar e vá civilizá-los.

E tenho dito.

Portanto, acho a crônica de um saudosismo imbecil.

Eu também afirmei que a juventude tá mal educada. E não sou velho, nem ajo como tal. Realmente, eles estão assim por não são educados, não aprendem isso com a família, aí os pais mandam pra escola esperando que a criança volte prontinha pra casa. E é óbvio que a escola muitas vezes não dá conta do recado.

Ah, eu também venho tentando "civilizar" uns 130 alunos meus faz 2 anos.
Não falo isso por altruísmo ou demagogia, já que sou pago para isso.
Mas não é tão simples assim, e penso mesmo que o "negócio tá feio."
« Última modificação: 26 de Novembro de 2006, 17:27:27 por Pierre »

rizk

• Visitante
« Resposta #15 Online: 26 de Novembro de 2006, 17:40:51 »
Em tempo: ceder o assento pros velhinhos não é nada além da nossa OBRIGAÇÃO como cidadãos.

Conto eu um causo, agora, pra ilustrar a diferença que eu marquei no post acima.
Aqui nos ônibus de São Paulo, os assentos pra velhinhos e gestantes são marcados em amarelo, mas a gente pode se sentar neles caso não haja velhinhos e gestantes de pé. Enfim, estava eu lá e cedi o assento para a velhinha. A moça do banco de trás quis segurar a minha pasta, e estávamos conversando e ela me disse: "mas que absurdo, né, a gente trabalha o dia inteiro, e o marmanjão sentado do seu lado, e você tendo que levantar".
Alô minha senhora: o marmanjão não entrou no ônibus de favor, pra eu ter "mais direito" de permanecer sentada. Dar o assento pra velhinhos não é cavalheirismo, e eu não preciso de marmanjão que me DEIXE ficar sentada.

Mas as pessoas não ENTENDEM isso.

Quanto a ser professor, é uma merda. São um bando de bárbaros mesmo. Mas, insisto nesse ponto: não é falta de educação em casa. Bobeando, é achar que se faz na rua como se faz dentro de casa.
Pedir licença é perfumaria: NUM MUNDO IDEAL, as pessoas que chegam atrasadas não entram. É que a gente tem mania de "jeitinho", de "ser chegado" nas pessoas e ir quebrando galhos, em ver de ter respeito de verdade. E passa a vida com licença, desculpa, obrigada, em vez de fazer certo.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #16 Online: 26 de Novembro de 2006, 17:57:56 »
Concordo Mimi. E tem mais: não são só os jovens que são mal-educados. Se eles são assim é porque seus
pais também o são. No Brasil costuma se aceitar que quanto mais poder se tem, menor a necessidade de se
ser educado. Vocês não imaginam a cara que meus alunos faziam quando eu usava "obrigado" ou "por favor"
(também acharam estranho quando no primeiro dia eu disse para um aluno que estava entrando atrasado:
"volte pro corredor. Agora peça permissão para entrar.")  :wink:

Tu lecionas que matéria, dr.?

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #17 Online: 26 de Novembro de 2006, 17:58:28 »

Alguém tem o link?

Olha, só encontrei o texto em um blog:

http://blogdoanax.blogspot.com/2006/11/xama-e-atenso.html

Valeu.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Novembro de 2006, 18:04:45 »
mas sabe, mimi, que apesar da gente dizer que o paulistano é isso ou aquilo, tem uma coisa que eu reparei nos ônibus: sempre alguém vai se oferecer pra segurar sua mala quando você está em pé, é um costume que desenvolveram nos ônibus.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #19 Online: 26 de Novembro de 2006, 18:09:03 »
Ser polido, porém, é ser fingido, e é dissimular a falta de civilidade.
Concordo Mimi. E tem mais: não são só os jovens que são mal-educados. Se eles são assim é porque seus pais também o são.
:o

rizk

• Visitante
« Resposta #20 Online: 26 de Novembro de 2006, 19:12:45 »
mas sabe, mimi, que apesar da gente dizer que o paulistano é isso ou aquilo, tem uma coisa que eu reparei nos ônibus: sempre alguém vai se oferecer pra segurar sua mala quando você está em pé, é um costume que desenvolveram nos ônibus.
Isso é bem verdade. Uma coisa muito simpática e RARA da parte dos nossos concidadãos, que habitualmente pisam em nós. Mas... e daí?
Teria você o direito de resmungar pelo Apocalipse caso ninguém se oferecesse pra segurar sua bolsa?
E, ainda: não seria mais legal se a gente tivesse mais ônibus, para ter mais assentos e trajetos mais rápidos? Não era por ISSO que a gente devia reclamar, em vez da "falta de boa educação"?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 26 de Novembro de 2006, 19:37:45 »
Isso é bem verdade. Uma coisa muito simpática e RARA da parte dos nossos concidadãos, que habitualmente pisam em nós. Mas... e daí?
Teria você o direito de resmungar pelo Apocalipse caso ninguém se oferecesse pra segurar sua bolsa?
E, ainda: não seria mais legal se a gente tivesse mais ônibus, para ter mais assentos e trajetos mais rápidos? Não era por ISSO que a gente devia reclamar, em vez da "falta de boa educação"?

fica difícil quando há o monopólio das linhas, né?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #22 Online: 26 de Novembro de 2006, 20:16:10 »
"volte pro corredor. Agora peça permissão para entrar.") :wink:

Tu lecionas que matéria, dr.?

Lecionava física. No momento só fico surfando a web. Nas horas vagas faço pesquisa.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #23 Online: 26 de Novembro de 2006, 21:30:38 »
Mais ou menos, mimi.

Tem uma porção de adultos que são simplesmente ausentes como pais, deixando que a TV, a internet e a escola (haha!) eduquem as crianças, quando eles mesmos se eximem da responsabilidade. É tal conversa da falta de limites. Eu não acreditava muito nisso, até ver alguns exemplos em primeira mão.

Como indiquei no primeiro post, não sei se é por causa disso ou se por outra razão que os modos estão piorando. O Dr Manhattan cita o caso de quem tem um bocado de poder e está acostumado a ser servido. Não acho que seja isso, tampouco: quem tem menos poder aquisitivo pode ser um bocado mal-educado e mesquinho também.

Suspeito que a causa disso tudo pode ser que mais e mais estamos, como sociedade, valorizando o poder do indivíduo, do farinha-pouca-meu-pirão-primeiro. Estamos implicitamente dizendo que o Outro, a não ser que esteja sendo útil de alguma forma naquele momento, não importa.

Ou pode ser que eu esteja ficando velho e rabugento. :-)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 26 de Novembro de 2006, 21:39:37 »
eu já falei que o que falta é chibata...
no caso do professor, só há duas maneiras de consolidar alguma autoridade: ou isso vem de antes, de casa, ou tem que ser na chibata.
de casa nem sempre vem, minha mãe é professora de criança e tem cada pai... e a chibata.. bom, aboliram a chibata. valeu, pedagogos!

estou falando de criança e adolescente. com 17 ou 18 anos a maioria aprende que autoridade não vem só disso, mas aí já foi quase todo o ciclo escolar...
« Última modificação: 26 de Novembro de 2006, 21:41:08 por Bruno »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!