Em tempo: ceder o assento pros velhinhos não é nada além da nossa OBRIGAÇÃO como cidadãos.
Conto eu um causo, agora, pra ilustrar a diferença que eu marquei no post acima.
Aqui nos ônibus de São Paulo, os assentos pra velhinhos e gestantes são marcados em amarelo, mas a gente pode se sentar neles caso não haja velhinhos e gestantes de pé. Enfim, estava eu lá e cedi o assento para a velhinha. A moça do banco de trás quis segurar a minha pasta, e estávamos conversando e ela me disse: "mas que absurdo, né, a gente trabalha o dia inteiro, e o marmanjão sentado do seu lado, e você tendo que levantar".
Alô minha senhora: o marmanjão não entrou no ônibus de favor, pra eu ter "mais direito" de permanecer sentada. Dar o assento pra velhinhos não é cavalheirismo, e eu não preciso de marmanjão que me DEIXE ficar sentada.
Mas as pessoas não ENTENDEM isso.
Quanto a ser professor, é uma merda. São um bando de bárbaros mesmo. Mas, insisto nesse ponto: não é falta de educação em casa. Bobeando, é achar que se faz na rua como se faz dentro de casa.
Pedir licença é perfumaria: NUM MUNDO IDEAL, as pessoas que chegam atrasadas não entram. É que a gente tem mania de "jeitinho", de "ser chegado" nas pessoas e ir quebrando galhos, em ver de ter respeito de verdade. E passa a vida com licença, desculpa, obrigada, em vez de fazer certo.