Autor Tópico: Com licença , Por favor e Obrigado  (Lida 3576 vezes)

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
Re: Com licença , Por favor e Obrigado
« Resposta #50 Online: 28 de Novembro de 2006, 10:30:17 »
Concordo, mas a educação perdeu, me parece, a seriedade. O método de ensino é bem falível e os alunos são muito difíceis. Por mais excelente que a estrutura seja, que o professor seja, se os alunos não quiserem colaborar, a coisa entra em colapso, como ocorre atualmente.

Concordo que a coisa está terrível, mas um retorno aos "bons" tempos não mudaria nada, ninguém aprende nada forçado, no máximo é adestrado. Acho inclusive que o problema venha de casa, com os pais perdidos já que não conseguem impor nenhuma autoridade sem recorrer à violência (física ou psicológica), o que acarreta ou num total desrespeito do aluno por achar que apenas violência deve ser respeitada, ou mesmo na ausência deste respeito com todos por simples ausência de qualquer punição dos pais.

É uam questão dificil de resolver. Não sei se uma escola mais rígida resolveria. Talvez uma escola com regras fixas, porém justas, que dê espaço para a manifestação do aluno, mas sempre que ocorra algum problema puna prontamente e sem misericórdia, conforme uma regra pré-estabelecida. Nada de penas corporais obviamente.

O maior problema é justamente a manifestação do aluno, nunca vi uma escola sequer satisfatória nesse quesito que não seja das chamadas "alternativas". Acho que é justamente por falta de preparo vindo de casa do aluno, a escola só educa metade do dia, por mais perfeita que ela seja não dá pra fazer milagre.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #51 Online: 29 de Novembro de 2006, 11:34:49 »
Concordo, mas a educação perdeu, me parece, a seriedade. O método de ensino é bem falível e os alunos são muito difíceis. Por mais excelente que a estrutura seja, que o professor seja, se os alunos não quiserem colaborar, a coisa entra em colapso, como ocorre atualmente.

Concordo que a coisa está terrível, mas um retorno aos "bons" tempos não mudaria nada, ninguém aprende nada forçado, no máximo é adestrado. Acho inclusive que o problema venha de casa, com os pais perdidos já que não conseguem impor nenhuma autoridade sem recorrer à violência (física ou psicológica), o que acarreta ou num total desrespeito do aluno por achar que apenas violência deve ser respeitada, ou mesmo na ausência deste respeito com todos por simples ausência de qualquer punição dos pais.

Quando e Como você aprendeu a respeitar?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #52 Online: 29 de Novembro de 2006, 11:40:15 »
Amon, o ECA é uma lei muito boa. O problema não são as penas previstas para jovens infratores -- o problema é que as outras provisões da lei não são aplicadas! De que adianta recolher um moleque numa casa de custódia e amontoá-lo junto com outros tantos, deixando-o trancado por semanas ou meses? Nada. Isso não é ressocialização.

Daí o tráfico percebe que pode usar os meninos como soldados rasos, já que vão pegar penas leves e os coopta. A polícia, percebendo isso, e alimentada por uma sociedade presa do Pânico Moral que mencionei lá em cima, desce o cacete. O Bolsonaro acha lindo, os jornais apóiam a redução da maioridade penal e no fim todo mundo joga a culpa em cima do ECA, que é "gentil demais".

Isso me lembra um bocado a situação do marido que chega em casa e pega a mulher com o amante em cima do sofá e resolve o problema jogando fora o sofá...

Dbohr, na verdade não é que eu ache o ECA gentil demais, e concordo que o que está na lei não é aplicado, a questão é que eu também ainda não achei uma solução se é que existe uma para como punir o menor infrator. Ele pensa e raciocina como adulto e comete crimes bárbaros como um adulto, por mais medidas sócio-educativas que se aplique, ou a sua detenção em casa de custódia, o indívuo continua cometendo crimes. Como estes tem muitos por aí, não vejo que solução adotar, já que todas as medias do ECA são aplicadas e não resolve, toavia, não se pode aplicar nada mais gravoso por que o sujeito ainda é menor...é complicado...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 29 de Novembro de 2006, 11:44:10 »

É uam questão dificil de resolver. Não sei se uma escola mais rígida resolveria. Talvez uma escola com regras fixas, porém justas, que dê espaço para a manifestação do aluno, mas sempre que ocorra algum problema puna prontamente e sem misericórdia, conforme uma regra pré-estabelecida. Nada de penas corporais obviamente.

O maior problema é justamente a manifestação do aluno, nunca vi uma escola sequer satisfatória nesse quesito que não seja das chamadas "alternativas". Acho que é justamente por falta de preparo vindo de casa do aluno, a escola só educa metade do dia, por mais perfeita que ela seja não dá pra fazer milagre.

Sim, concordo com tudo, mas a situação chegou a tal ponto que ficou dificil resolver. Por que mesmo que o filho tenha boa formação em casa, o "barbarismo" digamos, está tão difundido entre as crianças/jovens, que ele vê maus exemplos em todo lado, é só botar o pé pra fora de casa. Claro que alguns resistirão a pressão social, mas a maioria não resiste e também se torna um bárbaro, por isso a coisa é realmente muito dificil de resolver. Além do fato de que o aluno ético e minimamente educado, com certeza sofrerá todo tipo de represálias dos alunos ditos "normais"...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #54 Online: 29 de Novembro de 2006, 12:41:07 »
Sim, concordo com tudo, mas a situação chegou a tal ponto que ficou dificil resolver. Por que mesmo que o filho tenha boa formação em casa, o "barbarismo" digamos, está tão difundido entre as crianças/jovens, que ele vê maus exemplos em todo lado, é só botar o pé pra fora de casa. Claro que alguns resistirão a pressão social, mas a maioria não resiste e também se torna um bárbaro, por isso a coisa é realmente muito dificil de resolver. Além do fato de que o aluno ético e minimamente educado, com certeza sofrerá todo tipo de represálias dos alunos ditos "normais"...

Ah, mas quando eu falo em educação e que ela tem que vir de casa, não tou falando que automáticamente aou criar bem um filho (coisa que eu acredito que posso afirmar que vi só umas 4 ou 5 vezes na vida) ele nunca terá problemas nenhum, a sociedade influi. O que eu aponto como causa desse barbarismo coletivo é justamente a total e completa ausência de direção na educação dos pais em geral, que não conseguem impor nada sem o chinelo. É necessária uma reducação dos pais em geral para evitar um colapso da sociedade, que na minha opinião só não é maior não por causa de alguns poucos pais, mas sim porquê muitas crianças são tímidas demais para barbarizar por ae, e acabam freando outras.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #55 Online: 29 de Novembro de 2006, 16:10:46 »
já que todas as medias do ECA são aplicadas e não resolve, toavia, não se pode aplicar nada mais gravoso por que o sujeito ainda é menor...é complicado..

Aí é que está: todas as medidas do ECA são aplicadas? Eu acho que não :-)

Seja como for, não me parece que (por exemplo) reduzir a Maioridade Penal resolva alguma coisa. Nossas cadeias já são escolas do crime. Modificar a lei para que a população carcerária vai ajudar como?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 29 de Novembro de 2006, 17:01:14 »
já que todas as medias do ECA são aplicadas e não resolve, toavia, não se pode aplicar nada mais gravoso por que o sujeito ainda é menor...é complicado..

Aí é que está: todas as medidas do ECA são aplicadas? Eu acho que não :-)

Seja como for, não me parece que (por exemplo) reduzir a Maioridade Penal resolva alguma coisa. Nossas cadeias já são escolas do crime. Modificar a lei para que a população carcerária vai ajudar como?

Também acho que não ajuda nada aumentar a repressão e diminuir a idade penal, mas eu não sei, sinceramente, qual seria a solução. Acho as medidas sócio-educativas uma piada, jamais terão eficiência com um adolescente com três homocídios nas costas.

Talvez a idéia de um reformatório com rígidas regras tivesse algum efeito, mas desconfio muito disso, além de se esbarrar na questão da legitimidade do Estado em tentar "reformar" os cidadãos.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #57 Online: 29 de Novembro de 2006, 20:44:33 »
Eu compartilho do seu sentimento. É lamentável que tenhamos boas leis e pouca estrutura para cumpri-las. Nomeadamente: medidas sócio-educativas não seriam uma piada se o menor infrator tivesse uma chance de levar uma vida digna depois do período correcional. E sabemos que essa chance é minúscula.

:/

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #58 Online: 29 de Novembro de 2006, 22:52:16 »
Eu só tiro uma coisa desse tópico. O pessoal defende uma educação que não tiveram.

rizk

• Visitante
« Resposta #59 Online: 29 de Novembro de 2006, 23:47:55 »
Eu só tiro uma coisa desse tópico. O pessoal defende uma educação que não tiveram.
Como assim?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 30 de Novembro de 2006, 08:38:00 »

Como não???

Skorpios

• Visitante
« Resposta #61 Online: 30 de Novembro de 2006, 08:42:16 »

Somos todos mal educados ?

rizk

• Visitante
« Resposta #62 Online: 30 de Novembro de 2006, 10:55:51 »
Chamou pra briga! Porrada! Porrada!

Skorpios

• Visitante
« Resposta #63 Online: 30 de Novembro de 2006, 11:03:11 »

:histeria: :histeria: :histeria:

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #64 Online: 30 de Novembro de 2006, 11:49:48 »

:histeria: :histeria: :histeria:

HAAHEhaHEha

Eu só tiro uma coisa desse tópico. O pessoal defende uma educação(modo de educar) que não tiveram.

AHEhaHEaheh

rizk

• Visitante
« Resposta #65 Online: 30 de Novembro de 2006, 12:22:33 »
Tarcisio, vc só faz aloprar. Não melhorou muito, não.

Aqui comigo, acho bastante adequados os métodos dos meus pais. Nas coisas que eu descambei, foi TOTAL minha culpa - melhor dizendo, minha escolha, mais adequada à minha vida, etc.
Eu acho que a educação que eu tive é a que eu defendo. Filha de pedagoga, também, era só o que faltava. Podia dizer que eu tomei 4 tapas na vida, mas vocês vão virar isso contra mim :D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!