O Mega Drive clássico relançado agora pela Tectoy:
https://www.tectoy.com.br/pre-venda-mega-drive-edicao-limitada/p/995040461825
Alguém já testou? Será que vale a pena comprar um?
Como tenho o original e sou colecionador, estou pensando em adquirir um desses.
Eu acho que não vale a pena porque trata-se de uma máquina de emulação. Já que você tem o original, eu acho que não traz nada de novo.
Na verdade é um console on a chip: comumente feito pelos chineses no fim dos anos 90/ começo dos anos 2000 segundo as fontes que li:
Terminada a análise das fotos da PCB e dos arquivos do SD, vamos a alguns fatos sobre o hardware do "novo" Mega Drive TecToy:
- NÃO é um FPGA, mas um antigo GOAC (Genesis On A Chip), com suporte tanto pra SD como para slot de cartucho, fabricado por uma empresa chinesa chamada DMC no final da década de 2000
- O chip "Red Kid" é o mesmo usado em alguns flashcarts vagabundos criados pra funcionarem apenas em produtos da Atgames
- Aparentemente o sistema implementado nesse chip esse é o mesmo usado pela Tectoy nos chips utilizados em seus últimos clones do Mega Drive, e é provavelmente derivado do GOAC utilizado nos clones da Radica
- Esse mesmo GOAC provavelmente foi usado pela AtGames em seus primeiros produtos. Esse chip é o antecessor do chip RK2 ("RedKid 2") usado em todos os produtos da Atgames mais recentes (baseados no Firecore), que é também um GOAC com algumas melhorias no som e vídeo
- Esse chip integra o 68000, o Z80, o VDP e o YM2612, porém, com uma velocidade de clock um pouco diferente, o que acarreta em bizarrices tanto no som quanto no vídeo
- O "firmware" é basicamente o arquivo MDI.BIN que é simplesmente uma ROM de mega drive que o GOAC executa caso não exista cartucho inserido no console
- Esse "firmware" não funciona em emuladores pois ele depende de hardware externo (que apenas o novo mega drive possui) e que são acessados via mapeamento para áreas de memória normalmente não utilizadas ou utilizadas apenas em hardware de expansão como sega cd, por exemplo (por esse motivo, por exemplo, esse mega drive NUNCA funcionaria com um Sega CD)
- O máximo que conseguiríamos hackeando esse "firmware" seria adicionar patches on-the-fly para ROMs não suportadas no SD, por exemplo, assim como um Game Genie o faria. Mas, nesse caso, um patch na ROM do jogo também resolveria, não fazendo muito sentido depender desse "firmware" pra esse tipo de coisa.
Ou seja, no final das contas, quem comprou essa bomba achando que estaria comprando algo que presta não está levando nada mais nada menos pra casa do que hardware desatualizado, cheio de bugs, coisa que a Atgames usava na pre-história, dentro de uma case bonitinha.
http://forum.nintendoblast.com.br/viewtopic.php?f=5&t=325