Autor Tópico: O Jeitinho Brasileiro em Ação!  (Lida 4667 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
O Jeitinho Brasileiro em Ação!
« Online: 30 de Novembro de 2006, 18:00:56 »
Olá amigos,

Muitos sabem que o famoso "jeitinho brasileiro" é um dos grandes vilões nacionais. Vou contar dois casos em que presenciei o famigerado jeitinho em ação. Um aconteceu comigo o outro com minha professora de História do Colégio:

Minha professora foi viajar para a Espanha e no voo havia brasileiros e italianos, ao chegar em Madri havia um ônibus esperando eles para fazerem os passeios. Só que havia um problema: o ônibus era pequeno para comportar todos de forma que muitos teriam que ir de pé no veículo. Os brasileiros ao perceberem isso o que fizeram?
Foram quase correndo pegar seus lugares dentro do ônibus! O que os italianos fizeram? Foram reclamar com o guia e exigir um outro veículo para todos irem sentados ou o dinheiro de volta! Resultado: O outro ônibus veio e todos foram sentadinhos nos seus lugares. Vejam a forma de proceder dos brasileiros e a forma com que os italianos lidaram com a situação. É ou não é o famoso jeitinho brasileiro em ação?

Um certo dia fui fazer compras num grande supermecado aqui de São Paulo, estavam eu e minha esposa. Num dado momento só haviamos colocado um único item no carrinho e fomos ao setor de verduras comprar algumas para nós e deixamos o carrinho ali, sozinho. Estavamos voltando quando de longe vi um menino, a mando do pai trocar os carrinhos, tirou o item do meu carrinho e colocou no carrinho dele. Fiquei intrigado com aquilo, depois que comecei a andar com o novo carrinho percebi que ele tinha um defeito na rodinha que o fazia travar seu movimento. Ai descobri porque aquilo aconteceu: ao invés de trocar o carrinho por um novo no box de entrada do supermecado o cidadão achou mais fácil pegar o meu e deixar o carrinho defeituoso no lugar! Mais uma vez presenciei o jeitinho brasileiro em ação?

Se generalizarmos que boa parte da população age pensando unicamente nos seus interesses como podemos esperar que os nossos politicos sejam diferentes?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: O Jeitinho Brasileiro em Ação!
« Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2006, 18:13:12 »
Arquimedes, acho que nossos políticos são reflexo do comportamento da nossa população, infelizmente! O povo em geral só se importa consigo mesmo, e quando algum conquista poder, demonstra seu egoismo com maestria!

Já percebeu que esses atuais alagamentos na cidade de SP e Baixada Fluminense são conseqüências da mistura entre descaso político e falta de bom senso do povo?!

Pra mim a educação nesse país precisa começar do zero. Não somente com aulas de história, geográfica...mas aulas de boas maneiras e cidadania, que são os pontos mais caóticos, tanto em analfabetos quanto universitários!         
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2006, 18:15:25 »
Acho que nesse tópico também entra o "vc sabe com quem está falando?!"...

Já presenciei os dois, tanto o "jeitinho" quanto o "vc sabe com quem está falando"...

Mas eu acho que a explicação vem de nossa própria história...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2006, 19:13:04 »

Minha professora foi viajar para a Espanha e no voo havia brasileiros e italianos, ao chegar em Madri havia um ônibus esperando eles para fazerem os passeios. Só que havia um problema: o ônibus era pequeno para comportar todos de forma que muitos teriam que ir de pé no veículo. Os brasileiros ao perceberem isso o que fizeram?
Foram quase correndo pegar seus lugares dentro do ônibus! O que os italianos fizeram? Foram reclamar com o guia e exigir um outro veículo para todos irem sentados ou o dinheiro de volta! Resultado: O outro ônibus veio e todos foram sentadinhos nos seus lugares. Vejam a forma de proceder dos brasileiros e a forma com que os italianos lidaram com a situação. É ou não é o famoso jeitinho brasileiro em ação?
Não, não é. Isso é só o egoísmo brasileiro em ação. Não teve nenhum jeitinho aí.

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2006, 21:29:29 »
O brasileiro não é, em média, um povo honesto.Está certo que a classe política tem um nível de desonestidade acima da média, mas um país que tem metade dos deputados federais respondendo a crimes ou é o mais azarado do mundo, ou simplesmente não tem um povo com bom nível de honestidade.Fico com a segunda opção, levando em conta também que os "comportamentos de políticos" estão presentes em todos os setores de nossa sociedade.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2006, 21:32:08 por Huxley »
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2006, 21:47:06 »
  O Sociologo Raymundo Faoro dizia que a corrupção no Brasil se devia ao fato de que os politicos administram os bens públicos como se fossem privados.Isso é claramente vísivel em cidades pequenas, como onde moro.
  http://pt.wikipedia.org/wiki/Raymundo_Faoro
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #6 Online: 01 de Dezembro de 2006, 01:14:38 »
Lembro de uma pesquisa em documentário sobre restos em carrinhos de Super-Mercados nos EUA.
10% jogavam na lixeira.
30% no chão.
60% em outro carrinho.
No caso do carrinho, a questão é simples, o que a pessoa pensa: Eu vim aqui fazer comprar. Eu já trabalho, não é meu dever catar o lixo dos outros.

Na questão do ônibus: Bom, talvez esse comportamento resulte de costume com escassez, por exemplo. Mesmo não em níveis extremos, mas pode influenciar. Claro, só teoria.

"Jeitinho brasileiro" é relativo e discutível sua existência, já que o caso dos que reclamaram seria o "jeitinho italiano".

Offline Felipeke

• Nível 00
  • *
« Resposta #7 Online: 01 de Dezembro de 2006, 11:52:34 »
Eu acho que o problema da corrupção do Brasil é a impunidade. Os políticos roubam porque sabem que nada vai acontecer!
Temos um outro problema, que eu acho que somos um povo muito manso. Não estou querendo dizer que devemos fazer guerras e tal, mas muitas vezes o nosso direito é violado e não fazemos nada.
O caso do carrinho de compras é pura má educação! Mas eu acho que você deixou barato. Eu diria o seguinte ao homem: “Olha, eu vi você mandando o seu filho tocar o seu carrinho com o meu. Agora eu percebo que ele está com defeito. Por que você fez isso? Por que VOCÊ não trocou o SEU carrinho defeituoso?”. Ai você fica olhando para a cara dele esperando algum tipo de resposta.
Tomar decisões é fácil... o difícil é conviver com elas.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 01 de Dezembro de 2006, 13:44:11 »

Mas eu acho que a explicação vem de nossa própria história…

Pode ter a certeza disso…Os brasileiros só escancaram o que os outros povos fazem por debaixo do pano, se fingem de educados moradores do 1º mundo, e quando são pegos no flagra ainda têm lata de pedir FALSAS desculpas!!!!
E o mesmo se aplica a alguns respeitáveis moradores 1º mundista quando dizem que as brasileiras são putas……… |(
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2006, 15:30:57 por Alegra »
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

rizk

• Visitante
« Resposta #9 Online: 01 de Dezembro de 2006, 19:58:32 »
Eu passei por uma de "você sabe com quem está falando" quando tinha tenros 12 anos e traumatizei pra sempre :/

É que a gente se acostumou a não ter pra quem reclamar, e só conseguir coisas na base do Quem Indica. A gente estava falando disso em dois outros tópicos: num da "falta de educação" dos brasileiros em comparação com o Uruguai, e o outro do Bruno sobre o quê devia ter prioridade, se o coletivo ou o individual. Busquem na caixinha :D

O que eu penso sobre o brasileiro é que ele tem mania de falar mal dos outros chamando-os de  "o brasileiro", e que não tem noção do que é bom e ruim, a ponto de ou ser um que macaqueia os EUA, ou um ufanista pátria amada salve salve.

Também acho que se deve brigar com as pessoas e botá-las no lugar delas na marra. Se ninguém cobra, não é o GOVERNO nem o CAPITALISMO que vão cobrar.
Eu não sei se o brasileiro é manso, não. Eu cá acho que ele não cobra porque foi besta de não ter feito primeiro, e besta tem que baixar a cabeça.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #10 Online: 19 de Dezembro de 2006, 13:29:19 »
Poxa, juro que não é birra, mas aqui no Japão, em qualquer cidade que existe muito brasileiro o negócio descamba pra bagunça.

Brasileiro não respeita a coleta seletiva de lixo, não respeita a lei do silencio, joga lixo na rua, rouba, faz gato de tv a cabo, da golpe no seguro, não paga as dividas, falsifica documentos, causa prporcionamente mais acidentes de carros que qualquer povo de outra nacionalidade e qualquer outro tipo de ilegalidade possível.

E nenhum desses atos é desculpável aqui, todos tem oportunidade de trabalho e ganham muito bem.

Qual a desculpa então?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 19 de Dezembro de 2006, 14:30:31 »
Qual a desculpa então?

Herança cultural.  Brasileiro NÃO PODE ser muito honesto sob pena de se tornar um pária.

A gente vê isso nas pequenas coisas, como a mania de falsificar carteira de estudante para pagar meia.  Se você acha errado e diz em voz alta, é ostracizado.

Da mesma forma, não há verdadeira resistência ao abuso de funções gratificadas no serviço público, aos apadrinhamentos irregulares, à política clientelista, à troca de favores, à corrupção.  Para o brasileiro a diferença entre o crime e a esperteza é que crime é o que os OUTROS fazem.  O que eu, meu filho, meu pai, meu avô, meu cunhado, meu papagaio e meus "apadrinhados" fazem é "o que todo mundo faz"...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #12 Online: 19 de Dezembro de 2006, 14:39:02 »
Nossa, como eu adeio o jeitinho brasileiro e a politica do "mundo é dos espertos".Maldita cegonha.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

danieli

• Visitante
« Resposta #13 Online: 19 de Dezembro de 2006, 14:55:41 »
É... e depois que a gente fala, é falta de nacionalismo pffff
não desse jeito bancando o esperto e sempre se dando mal, aliás já notaram como brasileiro sempre se ferra? bem feito...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #14 Online: 19 de Dezembro de 2006, 15:05:08 »
Qual a desculpa então?

Herança cultural.  Brasileiro NÃO PODE ser muito honesto sob pena de se tornar um pária.

A gente vê isso nas pequenas coisas, como a mania de falsificar carteira de estudante para pagar meia.  Se você acha errado e diz em voz alta, é ostracizado.

Da mesma forma, não há verdadeira resistência ao abuso de funções gratificadas no serviço público, aos apadrinhamentos irregulares, à política clientelista, à troca de favores, à corrupção.  Para o brasileiro a diferença entre o crime e a esperteza é que crime é o que os OUTROS fazem.  O que eu, meu filho, meu pai, meu avô, meu cunhado, meu papagaio e meus "apadrinhados" fazem é "o que todo mundo faz"…

Concordo contigo, Luis.

A cultura brasileira me enoja por isso…  :enjoo:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #15 Online: 19 de Dezembro de 2006, 15:33:48 »
Poxa, juro que não é birra, mas aqui no Japão, em qualquer cidade que existe muito brasileiro o negócio descamba pra bagunça.

Brasileiro não respeita a coleta seletiva de lixo, não respeita a lei do silencio, joga lixo na rua, rouba, faz gato de tv a cabo, da golpe no seguro, não paga as dividas, falsifica documentos, causa prporcionamente mais acidentes de carros que qualquer povo de outra nacionalidade e qualquer outro tipo de ilegalidade possível.

E nenhum desses atos é desculpável aqui, todos tem oportunidade de trabalho e ganham muito bem.

Qual a desculpa então?

Mas isso não é "privilégio" só de brasileiros não…engano seu. Também moro no exterior e vejo de tudo....

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 19 de Dezembro de 2006, 15:36:03 »
Eu sendo honesta vivi sendo "ostracizada". Eu tinha vontade de ir pro Japão, mas chegando lá, vou ser "ostracizada" só pela fama de ser brasileira...

Eriol

• Visitante
« Resposta #17 Online: 19 de Dezembro de 2006, 15:52:11 »
surpresos que os pobres não respeitem seus valores enquanto os mesmos são instigados à níveis de consumo que não podem conseguir... E ainda acham que é exclusividade do brasileiro.  ::)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #18 Online: 19 de Dezembro de 2006, 17:30:57 »
surpresos que os pobres não respeitem seus valores enquanto os mesmos são instigados à níveis de consumo que não podem conseguir… E ainda acham que é exclusividade do brasileiro.  ::)

Eita minino que fala bonito, né?!  :ayes:

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #19 Online: 19 de Dezembro de 2006, 17:33:18 »
Eu sendo honesta vivi sendo "ostracizada". Eu tinha vontade de ir pro Japão, mas chegando lá, vou ser "ostracizada" só pela fama de ser brasileira…

É verdade...entre outras coisas. Digo isso de cadeira.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #20 Online: 19 de Dezembro de 2006, 17:42:48 »
surpresos que os pobres não respeitem seus valores enquanto os mesmos são instigados à níveis de consumo que não podem conseguir… E ainda acham que é exclusividade do brasileiro.  ::)

Peraí. Você está dizendo que todos os que imigram para o Japão são pobres?

E eu conheço um monte de gente de classe média que "assina" a gato-net também. Qual a justificativa desses?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #21 Online: 19 de Dezembro de 2006, 17:43:26 »

Qual a desculpa então?
Eu tenho vergonha de ser brasileiro por tudo isso.

Barata, tem como conseguir um lugar pra mim aí no Japão?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22 Online: 20 de Dezembro de 2006, 10:02:59 »

Qual a desculpa então?
Eu tenho vergonha de ser brasileiro por tudo isso.

Barata, tem como conseguir um lugar pra mim aí no Japão?

Tem, é só voce casar com aquela japa-ruiva-cosplay......

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #23 Online: 20 de Dezembro de 2006, 10:07:55 »
Eu sendo honesta vivi sendo "ostracizada". Eu tinha vontade de ir pro Japão, mas chegando lá, vou ser "ostracizada" só pela fama de ser brasileira…

Depende, eu mesmo nuca fui, e se voce agir corretamente a sua moral é melhor ainda, pois voce é correta mesmo sendo brasileira.
Nunca fui maltratado por ser estrangeiro, nunca perdi oportunidades de empregos e promoções , aliás várias vezes recebi um tratamento melhor exatamente por não ser japones.Difícil é para quem quer levar no Japão o mesmo estilo de vida , com a mesma cultura que trouxe do Brasil.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #24 Online: 20 de Dezembro de 2006, 10:11:25 »

Qual a desculpa então?

Mas isso não é "privilégio" só de brasileiros não…engano seu. Também moro no exterior e vejo de tudo…

Não sei onde voce mora, mas o que vejo aqui é que entre todos os imigrantes que o Japão recebe, o brasileiro é o pior.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!