Autor Tópico: O Jeitinho Brasileiro em Ação!  (Lida 4669 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: O Jeitinho Brasileiro em Ação!
« Resposta #50 Online: 21 de Dezembro de 2006, 20:06:14 »
Não se trata de julgar, também, ou de jogar confete em cima da própria cabeça. É só que é um raciocínio meio circular: a operadora de cabo cobra alto, logo um monte de gente prefere gatear o sinal em vez de protestar, a operadora se acha no direito de cobrar mais, empurrando mais gente para a pirataria...

Assim tropeça a humanidade.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #51 Online: 22 de Dezembro de 2006, 10:52:38 »
Não se trata de julgar, também, ou de jogar confete em cima da própria cabeça. É só que é um raciocínio meio circular: a operadora de cabo cobra alto, logo um monte de gente prefere gatear o sinal em vez de protestar, a operadora se acha no direito de cobrar mais, empurrando mais gente para a pirataria…

.........MESMO!!!....... :|
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Luz

• Visitante
« Resposta #52 Online: 22 de Dezembro de 2006, 10:57:29 »
Só para deixar claro… a minha tv a cabo é não é pirata… meu vizinho tem pirata e tem problema na qualidade da imagem… :(

Mas é bem interessante isso, na mesma medida que eu me cobro muito, sou bem frouxa em julgar os outros... meus vizinhos, maioria, têm "TV a gato", meus amigos também, mas não os julgo por causa disso. O serviço é realmente muito caro para a realidade brasileira.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #53 Online: 22 de Dezembro de 2006, 11:01:07 »
Não se trata de julgar, também, ou de jogar confete em cima da própria cabeça. É só que é um raciocínio meio circular: a operadora de cabo cobra alto, logo um monte de gente prefere gatear o sinal em vez de protestar, a operadora se acha no direito de cobrar mais, empurrando mais gente para a pirataria…

Tudo bem , mas se não tenho condições de ter TV a cabo , nem me passa pela cabeça fazer um gato . O fato de ser caro não justifica .

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #54 Online: 22 de Dezembro de 2006, 11:56:59 »
Sim. No mais, concordo com a Luz: muitos amigos meus assinam a gato-net. Um parente próximo semi-gateia a TV -- ele tem assinatura para um aparelho e puxa pontos adicionais para as outras TVs da casa sem pagar por isso. E nem por isso eu julgo, ou fico fazendo sermão.

A não ser quando me perguntam :-) Aí eu explico muito claramente porque discordo da prática, apesar de achar que cobrar por pontos adicionais seja um absurdo.

Hmmm... se bem que, se eu tivesse mais de um aparelho de TV, não pagaria por pontos adicionais também. Não antes de saber qual a razão técnica por trás do pagamento extra! :-)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #55 Online: 22 de Dezembro de 2006, 12:18:59 »
Isso de cobrar por pontos extras na casa é pura sacanagem. Neste caso quem tá roubando quem???  :hmph:

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

danieli

• Visitante
« Resposta #56 Online: 22 de Dezembro de 2006, 12:34:56 »
Deve ter uma razão técnica pela cobrança dos pontos adicionais mas acho que é lucro pra empresa mesmo...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #57 Online: 22 de Dezembro de 2006, 12:50:14 »
Pois é, eu gostaria de saber qual é a razão técnica. Porque realmente parece rataria empresarial, e a falta de uma explicação clara só torna tudo pior :-)

Skorpios

• Visitante
« Resposta #58 Online: 25 de Dezembro de 2006, 07:31:07 »
Aqui se faz, lá se paga

Acostumado com a esculhambação de seu país de origem, o brasileiro Osmair de Andrade, 38, imigrante ilegal em New Hampshire (EUA) estacionou em vaga destinada a deficiente físico.

Aí, sentiu na carne como é essa coisa, tão estranha para nós, de funcionamento das leis.

Foi flagrado, multado e será deportado. Tomara que não venha para Blumenau. Nossa cota deste tipo de abusados está preenchida.

http://www.clicrbs.com.br/jornais/jsc/jsp/default2.jsp?uf=&local=&edition=6967&template=&start=1&section=Colunas+e+Charges&source=a1380729.xml&channel=31&id=0&titanterior=&content=&menu=58&themeid=&sectionid=&suppid=&fromdate=&todate=&modovisual=

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 25 de Dezembro de 2006, 22:03:07 »
Poxa, juro que não é birra, mas aqui no Japão, em qualquer cidade que existe muito brasileiro o negócio descamba pra bagunça.

Um amigo meu que já trabalhou no Japão também diz a mesma coisa.

Eu acho que a síntese do mau-caratismo nacional são as filas. Aliás, acho que bom termômetro do grau de civilização de um povo é o seu respeito pelas filas, e nesse quesito é fácil ver que ainda somos selvagens.

Ninguém respeita fila neste país. Uma vez no supermercado eu vi um caixa mais vazio do que os outros, havia alguém quase terminando de passar suas compras e atrás tinha um velhinho com um vidrinho de qualquer coisa na mão. Fui para trás do velhinho. Mas quando chegou a vez do "velhaco" ele chamou a mulher dele que estava em outra fila carregando um carrinho lotado de compras e ela passou na minha frente e na dos outros que chegaram atrás de mim. É muita desconsideração com os outros isso, ficar em duas filas, afinal as outras pessoas escolhem a fila para onde querem ir de acordo com a quantidade compras que ainda tem para passar.

Outra coisa que acontece direto na minha faculdade é cortação de fila para o Restaurante Universitário. Muita gente ao chegar ao RU em vez de se dirigira para o fim da fila já vai para o começo dela e fica procurando algum conhecido para se ajuntar e ficar perto da entrada. Alguns mais sem-vergonha ainda nem mesmo procuram por conhecidos, já vão entrando como se fossem donos do lugar. E o pior é que quem é honsto se estrepa, porque tem que passar muito mais tempo na fila, já que a regra geral é cortar, a mioria das pessoas só vai para o fim da fila quando não tem opções no começo.

Mas quem está certíssima aqui é a mimi: as pessoas se comportam aqui porque não são cobradas. Nem no caso do "velhaco" nem no RU eu nem ninguém protesta por ser passado para trás, o desonesto pode trapacear sem nenhum constrangimento e isso só estimula cada vez mais pessoas éticas a se corromperem.

De vez em quando, como todo mundo, eu mesmo tabém cometo desvios morais que me envergonham. Mas se tem uma coisa que para mim é sagrada é fila, isso eu respeito.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 25 de Dezembro de 2006, 22:04:55 »
não é questão de cobrança, é questão de consciência. e consciência ninguém incute nos outros.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 25 de Dezembro de 2006, 22:09:20 »
É questão de cobrança também. Se ninguém mais se constranger, se ninguém mais tiver vergonha de ser desonesto então não haverão mais limites para a baixaria. Algumas pessoas têm consciência, outras não têm, isso é um fato da vida e não há como mudar. Por isso é dever de quem tem consciência cobrar de quem não tem, não basta obedecer às regras e ser feito de idiota, é preciso dar bronca em quem não se ajusta. Ou muta gente vai se cansar de ser o bobo da história e vai começar a querer ser malandro também.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #62 Online: 26 de Dezembro de 2006, 06:59:18 »
não é questão de cobrança, é questão de consciência. e consciência ninguém incute nos outros.
É questão de educação e educação vem de casa . Se as pessoas são educadas vendo os pais fazendo besteira , vão achar normal faze-lo .

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 26 de Dezembro de 2006, 10:52:31 »
"É questão de educação e educação vem de casa".
(Concordo. O estado também não pode cuidar de tudo, né? Hehehe)

Isso lembra aqueles pais que dizem: "Vai para o colégio!". Mas quando o filho pergunta: "Estou em que ano, pai?" ou "Qual o nome do meu professor, pai?"

Hummm... o bicho pega... ou seja, às vezes há cobrança sim, mas não passa disso...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 26 de Dezembro de 2006, 15:06:57 »
Acontece que não podemos voltar no tempo e ensinar para os trapaceiros de hoje aquilo que eles deveriam ter aprendido em casa. E adivinhem qual é o exemplo que os malandros dão para seus filhos? Ou seja, se não educarmos os espertalhões adultos de hoje vamos criar um ambiente favorável para a próxima geração de espertalhões. É por isso que precisamos de regras duras, de vigilância e de pessoas atentas que não percam a oportunidade de dar uma dura em quem desobedecer as regras da boa convivência.

Não podemos fazer como Arthur Dent, que em um dos livros da série O Guia do Mochileiro das Galáxias nota que alguém pisou em seu pé e então faz aquilo que "todo inglês bem educado" faria: espera a pessoa voluntariamente tirar seu pé de cima do dele...
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2006, 15:09:11 por Willy Nilly »

Fabi

• Visitante
« Resposta #65 Online: 28 de Dezembro de 2006, 03:06:53 »
Eu passei por uma de "você sabe com quem está falando" quando tinha tenros 12 anos e traumatizei pra sempre :/

É que a gente se acostumou a não ter pra quem reclamar, e só conseguir coisas na base do Quem Indica. A gente estava falando disso em dois outros tópicos: num da "falta de educação" dos brasileiros em comparação com o Uruguai, e o outro do Bruno sobre o quê devia ter prioridade, se o coletivo ou o individual. Busquem na caixinha :D

O que eu penso sobre o brasileiro é que ele tem mania de falar mal dos outros chamando-os de  "o brasileiro", e que não tem noção do que é bom e ruim, a ponto de ou ser um que macaqueia os EUA, ou um ufanista pátria amada salve salve.

Também acho que se deve brigar com as pessoas e botá-las no lugar delas na marra. Se ninguém cobra, não é o GOVERNO nem o CAPITALISMO que vão cobrar.
Eu não sei se o brasileiro é manso, não. Eu cá acho que ele não cobra porque foi besta de não ter feito primeiro, e besta tem que baixar a cabeça.
O brasileiro até tenta brigar pra que as coisas funcionem, mas, quando vc briga ninguém ouve, e a situação continua a mesma. Eu mesma sou um exemplo disso, aqui no prédio que eu moro, que o condominio tah nas mãos de uma administradora, a gente tem uma zeladora que trabalha a hora que quer, limpa o prédio só uma vez por semana, gasta horrores com material de limpeza, e os moradores jah foram na administradora, jah tentaram tirar o condominio dessa administradora, jah fizeram denuncia e etc...mas o prédio continua do jeito que tá. O brasileiro até tenta, mas diante de uma situação que nada muda essa briga fica exaustiva e por isso não reclamamos quando os deputados roubam, não reclamamos de um presidente que não sabe de nada, as pessoas cansam de tanto brigar e não acontecer nada. E é questão de cultura local o povo ser mal educado, eu por exemplo fui em uma cidade que no onibus as pessoas até correm pra sentar em um lugar, e em outra que a coisa é mais organizada e o povo mais educado, não dá pra generalizar, nem todo brasileiro é igual.

rizk

• Visitante
« Resposta #66 Online: 28 de Dezembro de 2006, 20:07:50 »
Consciência é coisa implícita. Pode ter, pode não ter, pode ter diferente das nossas que tanto faz. Tanto faz "bons modos".
Cobrança, porém, é outra coisa. Já diziam os velhos filósofos iluministas papá que o que BRECA mesmo os maus costumes é a opinião pública. Sem reclamar, sem ostracizar a pessoa "desrespeitosa", não tem o que funcione.

O zoado é que NEM BRIGANDO as coisas caminham, às vezes. Se se reclama, por exemplo, de furação de fila, alguns ficam constrangidos, alguns fazem o "correto", mas a maioria acha que é pau-no-cuzice nossa.

Mas enfim. Eu penso, Fabi, que a sua família que mora em prédio de apartamento e paga condomíno não é o "brasileiro padrão". Queria eu que o brasileiro tivesse problemecos assim. Administradora de condomínio, faça-me o favor.
Se é pra falar do que desanima o brasileiro, que tal a falta de leito em hospital?

Fabi

• Visitante
« Resposta #67 Online: 28 de Dezembro de 2006, 23:01:16 »
Mas falta de leito em hospital é um problema mais complexo do que parece. Quando alguém chega no hospital e precisa de uma cirugia, mas não uma cirurgia de emergência, o médico manda esperar na maca até conseguir uma vaga no centro cirúrgico. Esse sistema de esperar em macas faz com que tenha gente até no corredor dos hospitais. Eu só citei um problema num lugar menor, que é o meu prédio, é claro que o Brasil inteiro tem problemas muito maiores.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #68 Online: 28 de Dezembro de 2006, 23:06:16 »

Se generalizarmos que boa parte da população age pensando unicamente nos seus interesses como podemos esperar que os nossos politicos sejam diferentes?

Estamos todos apenas seguindo as regras do jogo, meu caro.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #69 Online: 03 de Janeiro de 2007, 16:46:00 »
É questão de cobrança também. Se ninguém mais se constranger, se ninguém mais tiver vergonha de ser desonesto então não haverão mais limites para a baixaria. Algumas pessoas têm consciência, outras não têm, isso é um fato da vida e não há como mudar. Por isso é dever de quem tem consciência cobrar de quem não tem, não basta obedecer às regras e ser feito de idiota, é preciso dar bronca em quem não se ajusta. Ou muta gente vai se cansar de ser o bobo da história e vai começar a querer ser malandro também.

Acho que é por aí mesmo. Não é só questão de consciência, e mesmo esta é ligada à educação básica, e não digo matemática, história e afins, digo noções de cidadania mesmo. Mas voltando ao asssunto, não é apenas por uma simples "boa-vontade" que os canadenses possuem mais noção de cidadania do que nós, por exemplo. É por que lá o cara sabe que se jogar lixo pra fora do carro vai ser multado, entre outras. Lá ele sabe que se estacionar o carro na vaga incorreta ou não dar preferência para um idoso numa fila vai sofrer penalidades. :-)
Who cares?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 03 de Janeiro de 2007, 17:31:18 »
Concordo. Tanto que no livro Tábula Rasa, o autor, Steven Pinker, que é canadense, cita uma lembrança que ele tem de sua juventude de quando por um curto período a polícia canadense entrou em greve e o caos tomou conta das ruas. A criminalidade explodiu, apesar de os canadenses serem tão pacatos em geral. Para o autor isso seria uma evidência de que sem a ameaça de punição o crime tende a aumentar.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 03 de Janeiro de 2007, 17:53:08 »
Concordo. Tanto que no livro Tábula Rasa, o autor, Steven Pinker, que é canadense, cita uma lembrança que ele tem de sua juventude de quando por um curto período a polícia canadense entrou em greve e o caos tomou conta das ruas. A criminalidade explodiu, apesar de os canadenses serem tão pacatos em geral. Para o autor isso seria uma evidência de que sem a ameaça de punição o crime tende a aumentar.

interessante.
é, é... coação é tudo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!