Autor Tópico: Livros que não consegui ler  (Lida 9672 vezes)

Offline Spinn

• Nível 02
  • *
  • siga-me por favor....
Livros que não consegui ler
« Online: 07 de Dezembro de 2006, 19:02:02 »
Não... não me refiro àqueles livros tão ruims que vc para com prazer...

Existem alguns livros que, por mais que vc deseje, não é capaz de compreender... os dois que vou citar, eu já tentei um par de vezes, sendo que anos se passaram entre uma tentativa e outra e continuei na mesma... são muito difíceis!

1- Assim Falou Zaratustra (Nietzsche)
2- Crítica da Razão Pura (Kant)

gente, se alguém souber de alguma edição explicada/comentada, por favor me fale porque há anos que quero entender estes livros!

valew, abraços!
"Cogito, ergo sum"

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
Re: Livros que não consegui ler
« Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2006, 20:47:40 »
 Há dois livros que eu quase parei de ler por serem de dificil compreensão:

Além do Bem e do Mal, de Nietzsche.
 Acerca do Infinito,do Universo e dos Mundos ,de Giordano Bruno.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Eriol

• Visitante
« Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2006, 20:53:49 »
Crítica da Razão Pura (Kant) - O cara pode ter sido o último filosofo a dominar todo o conhecimento de sua época, mas escreve mal pra caralho.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2006, 22:03:27 »
Crítica da Razão Pura (Kant) - O cara pode ter sido o último filosofo a dominar todo o conhecimento de sua época, mas escreve mal pra caralho.

Não seja injusto... nós é que lemos muito mal.

Estou entrando no mestrato de Filosofia e durante esses longos anos é fácil de entender que Kant não é muito "entendível", isto é, é dificil mesmo.

Já o Nietzsche não é tão difícil, mas é necessário ler várias obras dele e não apenas uma.

Mas, acho o Heidegger obscuro por demais...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Dezembro de 2006, 22:22:14 »
rapaz, eu não acho que você deve pegar crítica da razão pura e sair lendo. hegel, kant, heidegger, todos esses figurões.. há cursos sobre eles. na fflch vai ter, no começo do ano que vem, um curso sobre hegel. todos escrevem de maneira meio obscura (hegel é o príncipe do obscurantismo).

agora, um livro que eu achei SACAL foi cem anos de solidão, parei na metade.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #5 Online: 07 de Dezembro de 2006, 22:23:28 »
rapaz, eu não acho que você deve pegar crítica da razão pura e sair lendo. hegel, kant, heidegger, todos esses figurões… há cursos sobre eles. na fflch vai ter, no começo do ano que vem, um curso sobre hegel. todos escrevem de maneira meio obscura (hegel é o príncipe do obscurantismo).

agora, um livro que eu achei SACAL foi cem anos de solidão, parei na metade.

O que? do Gabriel? não... não concordo.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 07 de Dezembro de 2006, 22:27:49 »
é, hugo, ninguém concorda. morrerei feliz se achar mais alguém que não gostou também.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Dezembro de 2006, 22:34:29 »
é, hugo, ninguém concorda. morrerei feliz se achar mais alguém que não gostou também.

Cara, voce precisa ler "O amor nos tempos do cólera". Muito bom…
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2006, 22:42:49 por Hugo »

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #8 Online: 07 de Dezembro de 2006, 23:15:05 »
Bruno, você fala do curso sobre o prefácio da Fenomenologia do Espírito, lá na Filosofia?

Hugo, mestrado? :D Estou fazendo a graduação.

Sobre o Kant, sugiro a leitura do livro "Fundamentação da Metafísica dos Costumes", é bem mais acessível (o Kant mesmo fala isso) e é neste livro em que ele parte da consciência moral dos homens comuns para construir o procedimento do Imperativo Categórico, mostrando como ele, supostamente (hehe), construiu o IC.

Eu, pelo menos, não tive dificuldade nenhuma em entender.

Não consegui ler Kierkegaard, "Temor e Tremor". Mas não me esforcei, também. :(

Filosofia, se comparada à poesia, é brincadeira de criança. Poesia, geralmente, não é pra ser entendida, só sugerida. Então, pode ser complexa à vontade. Ou, pelo contrário, por não se dar ao trabalho de ser inteligível, é extremamente simples quando não se exige dela as verdades ululantes que a própria filosofia se obriga a tentar demonstrar (que, talvez, sejam só uma sensação/ilusão de verdade…). Simbolismo é um bom exemplo; minha paixão.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2006, 23:22:24 por worf »

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 07 de Dezembro de 2006, 23:17:37 »
Bruno, você fala do curso sobre o prefácio da Fenomenologia do Espírito, lá na Filosofia?
acho que é. uma amiga minha me falou que ia ter, até demonstrei interesse mas pensando bem estou com preguiça de ir e voltar pra cid. universitária.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Dezembro de 2006, 23:24:15 »
Não consegui ler Kierkegaard, "Temor e Tremor". Mas não me esforcei, também. :(

Minha monografia: O conceito de angústia em Kierkegaard.

Meu projeto de mestrado: Filosofia existencial.

Amo tudo isso...

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #11 Online: 08 de Dezembro de 2006, 06:05:57 »
Codigo da vinci... só fui até a pag 20
Não deseje.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #12 Online: 10 de Dezembro de 2006, 11:35:27 »
Há vários livros que eu li apenas em parte apenas para ter uma noção do pensamento do autor: Kant, Leibniz, Epinoza, Wittgenstein etc.

Agora estou tentando ler os Princípios Matemáticos da Filosofia Natural do Newton. Vamos ver se eu consigo...

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #13 Online: 02 de Janeiro de 2007, 18:02:24 »

Eu tentei ler um livro sobre Ética de Spinoza. Confesso que coloca tantas definições, que chegava numa hora em que não sabia mais o que estava lendo... precisaria ter 3 cérebros e uns 2 meses sem fazer nada para poder entender onde quer chegar !  :'(

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 02 de Janeiro de 2007, 21:25:51 »
Vixi, eu não tive saco nem para ler O Mundo de Sofia :lol:

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 02 de Janeiro de 2007, 22:07:56 »
MOby Dick tava bom, mas eu sem capacidade de me concentar pra ler masi que uma página por dia

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Janeiro de 2007, 22:37:22 »
MOby Dick tava bom, mas eu sem capacidade de me concentar pra ler masi que uma página por dia

Estou em um ritmo alucinante de leitura. Esse ano li mais de 20 livros, ou seja, média de 2 por mês.

Últimos que li: A metamoforse, Rei Lear, Otelo, 1984, Ateísmo e Revolta, Metafísica do Belo ( O mundo como vontade e como representação), Ensaio sobre a cegueira, ... Compreender Kierkegaard, ...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #17 Online: 02 de Janeiro de 2007, 22:50:23 »
 - O Dia do Chacal de Frederick Forsyth - Tento terminar faz pelo menos 5 anos… não consigo…
 - O Sorriso do Lagarto de João Ubaldo Ribeiro… peguei emprestado com um amigo só pelo gosto de nunca devolver… :lol:

Tem também um do Bobbio que eu não lembro nem a pau de encontrar na bagunça aqui de casa, mas vivo querendo ler… Locke e o Direito Natural, eu acho...

*Editado

Tem também o Homem Bicentenário do Asimov... sempre paro no meio...
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2007, 22:52:58 por DiegoJaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Janeiro de 2007, 00:16:36 »
bobbio? é fácil perto de kelsen. hehe

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Janeiro de 2007, 00:20:12 »
Dom quixote. Leitura um tanto pesada e cansativa.

Brumas de Avalon. Leio ate a parte que a Guinevere faz o artur tirar o dragao da bandeira. Fica tao indignado com a acao dela que paro de ler. Ta vendo gui, a culpa deu nao ler as brumas de avalon e toda sua. :roll:
"The patient refused an autopsy."

Offline ZeratuL

• Nível 09
  • *
  • Resistance is Futile you`ll be assimilated
« Resposta #20 Online: 03 de Janeiro de 2007, 01:35:29 »
hmm ler Nietzsche é trabalhoso mesmo mas recompensa !
Na maioria os livros que foram impostos à mim eu não leio até o fim, como : O Ateneu, Brás Cubas e alguns outros que eram obrigatórios para a fuvest e outros q eu ganhei sem pedir !

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #21 Online: 03 de Janeiro de 2007, 08:48:30 »
Dom quixote. Leitura um tanto pesada e cansativa.

Dica: não o leia na sequência normal. Depois do começo, pule capítulos à vontade.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #22 Online: 03 de Janeiro de 2007, 09:41:08 »
bobbio? é fácil perto de kelsen. hehe

Cara, por incrível que pareça, no 2° período eu li Teoria Pura do Direito (forçado, óbvio) com mais facilidade do que estou (novamente tentando) ler Bobbio agora por livre e espontânea vontade...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Freddy Hazuki

• Nível 23
  • *
« Resposta #23 Online: 03 de Janeiro de 2007, 11:31:12 »
Nietzsche o único que acabei foi o anticristo. Além do bem e do mal não consegui ler até o fim. E Ecce Homo tem ´´e o último dele que uma pessoa tem q ler por ser quase autobiografia
“Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.”

Elbert Hubbard

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #24 Online: 03 de Janeiro de 2007, 23:13:11 »

Estou em um ritmo alucinante de leitura. Esse ano li mais de 20 livros, ou seja, média de 2 por mês.

Últimos que li: A metamoforse, Rei Lear, Otelo, 1984, Ateísmo e Revolta, Metafísica do Belo ( O mundo como vontade e como representação), Ensaio sobre a cegueira, … Compreender Kierkegaard, …

Você tem tempo heim? Eu ultimamanete tive que abandonar tudo. Só leio leis, jurisprudências e doutrina de direito...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!