Autor Tópico: Livros que não consegui ler  (Lida 9674 vezes)

Offline zack

• Nível 01
  • *
Re: Livros que não consegui ler
« Resposta #50 Online: 12 de Março de 2009, 08:31:57 »
Olá. Crítica da Razão Pura é mesmo difícil. Pessoas tão inteligentes quanto Karl Popper e Peirce, o Pai da Semiótica, pensavam assim também, então não se deve desanimar! Eu abandonei quando percebi que já não estava entendendo nada. O começo, sobre intuições a priori foi fácil, depois...Pretendo retomar, agora que adquiri uma introdução. A propósito, se o Spinn, que lançou o tópico, ainda não voltou ao livro, recomendo esta introdução: Compreender Kant, de Georges Pascal, Editora Vozes. Explica também as outras críticas, passo a passo.
Um autor venerado pela crítica e que achei chato é Proust. Muitas descrições que se desdobram em metáforas e remetem a outras descrições e por aí vai. Li empurrado No Caminho de Swann. Estou reunindo paciência pra ler À Sombra das Raparigas em Flor(até o título é estranho). Haja saco!
'... vi a circulação do meu sangue escuro, vi a engrenagem do amor e a transformação da morte, vii o Aleph de todos os pontos, vi no Aleph a Terra, e na Terra outra vez o Aleph e no Aleph a Terra, vi meu rosto e minhas vísceras, vi teu rosto e senti vertigem e chorei porque meus olhos tinham visto aquele objeto secreto e conjectural cujo nome os homens conhecem mas que nenhum homem contemplou: o inconcebível universo." Jorge Luis Borges

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 12 de Março de 2009, 13:32:09 »
Acho que a dica para esses livros de filosofia difíceis é ler antes sobre o que se tratam, quais as proposições que o livro traz, como é o estilo. Se possível uma versão comentada também não é má ideia.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #52 Online: 12 de Março de 2009, 13:34:53 »
Na verdade, é sempre mais fácil você começar por algum comentador... Assim você vai entendendo e pegando o jeito pra ler esse tipo de livro.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #53 Online: 12 de Março de 2009, 13:54:52 »
Estou reunindo paciência pra ler À Sombra das Raparigas em Flor(até o título é estranho). Haja saco!

Ganhei esse livro tem uns dois anos... Comecei a ler, cheguei à 5º página e não saí mais... Provavelmente, não tentarei ler de novo... :P
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #54 Online: 13 de Março de 2009, 07:30:10 »
(...)
agora, um livro que eu achei SACAL foi cem anos de solidão, parei na metade.

2
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #55 Online: 13 de Março de 2009, 07:32:15 »
Codigo da vinci... só fui até a pag 20

Bela rima !

Sem querer menosprezar leitores, uma constatação: só gostou do 'Código da Vinci' quem nunca ouviu falar em Constantino, quem nem tinha idéia de outras religiões além da cristã, ou não conhece historia da arte, etc...
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #56 Online: 13 de Março de 2009, 07:34:26 »
Dom quixote. Leitura um tanto pesada e cansativa.
(...)

Você ler de corrido assim, com certeza. Mas se ler um capítulo por dia, não tem melhor !

Como na Argentina aprendemos Don Quijote desde que aprendemos a ler para mim é mais próximo, acho. Pelo menos prefiro muito mais do que aquele chato de Camões...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #57 Online: 14 de Março de 2009, 17:36:18 »
(...)
agora, um livro que eu achei SACAL foi cem anos de solidão, parei na metade.

2

Putz , eu adoro Cem Anos de Solidão , já li três vezes!

A Crítica da Razão Pura é hors concours em chatice , comecei e parei umas quatro vezes ; talvez um dia eu tente de novo , talvez deixe para a próxima encarnação....  :)
O Ser e o Nada parei quase na metade , mas vou voltar a ler este ano e enfrentar a verborragia sartriana.Outros que também não consegui mas não desisti (ainda) é Ser e Tempo do Heidegger e a Fenomenologia do Espírito do Hegel.
Agora o que não consegui ler e joguei longe foi Iracema , era o livro do bimestre no colégio e preferi chutar na prova do que aguentar aquela droga :nojo:

Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 14 de Março de 2009, 21:10:23 »
Um autor venerado pela crítica e que achei chato é Proust. Muitas descrições que se desdobram em metáforas e remetem a outras descrições e por aí vai. Li empurrado No Caminho de Swann. Estou reunindo paciência pra ler À Sombra das Raparigas em Flor(até o título é estranho). Haja saco!

Parei na primeira parte, Combray. Mas pretendo voltar a ele depois para ler pelo menos 'Um amor de Swann'. Dizem que À Sombra das Raparigas em Flor é ainda mais monótono que No Caminho de Swann.

Offline zack

• Nível 01
  • *
« Resposta #59 Online: 16 de Março de 2009, 23:52:17 »
  Há, no entanto, dois trechos de No caminho de Swann que, se não justificam a leitura do livro todo, pelo menos relativizam um pouco a chatice. Não por acaso são sobre música. Uma está na página 125, outra na 204, da edição da Abril. Não resisto a citar o final da segunda, que é um comentário a uma frase de um violino:"Talvez o nada é que seja a verdade e todo o nosso sonho não exista, mas sentimos que então essas frases musicais, essas noções que existem em função do sonho, não hão de ser nada, tampouco. Pereceremos, mas temos como reféns essas divinas cativas que seguirão a nossa sorte. E a morte com elas tem alguma coisa de menos amargo. de menos inglório, de menos provável, talvez".
'... vi a circulação do meu sangue escuro, vi a engrenagem do amor e a transformação da morte, vii o Aleph de todos os pontos, vi no Aleph a Terra, e na Terra outra vez o Aleph e no Aleph a Terra, vi meu rosto e minhas vísceras, vi teu rosto e senti vertigem e chorei porque meus olhos tinham visto aquele objeto secreto e conjectural cujo nome os homens conhecem mas que nenhum homem contemplou: o inconcebível universo." Jorge Luis Borges

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #60 Online: 22 de Março de 2009, 15:34:16 »
A bíblia!!!!  :enjoo: Provavelmente deve ter sido escrito por pessoas sobre o efeito de drogas, ou talvez por pessoas com problemas mentais!!!

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #61 Online: 04 de Junho de 2009, 17:59:49 »
Dom quixote. Leitura um tanto pesada e cansativa.

Dica: não o leia na sequência normal. Depois do começo, pule capítulos à vontade.

Simplismente não consigo!!!! Há dois anos que tento ler e nunca saio do "Em algum lugar de la Mancha..."

Ah! Também já tentei ler Zaratustra e desisti antes de completar 5 páginas. Muito difícil mesmo.
Outro: O Nome da Rosa do Umberto Eco. Muito complicado... até que assiti o filme e tudo ficou bem mais claro.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #62 Online: 04 de Junho de 2009, 19:44:25 »
Meditações de Marco Aurélio. Peguei na estante de casa e comecei a lê-lo quando soube que o autor em questão era o imperador romano, já que eu tinha o livro antes mas nem sabia do que se tratava. O começo era tão cheio de enrolação que não passei da página 4. Como isso já faz muuuuuuuuuuito tempo, e reconheço que na época eu não tinha maturidade suficiente para um livro desses, talvez eu resolva encará-lo novamente algum dia.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #63 Online: 04 de Junho de 2009, 20:55:51 »
Também é um livro 'de cabeceira', para colocar na cabeceira da cama e ler uma ou duas páginas antes de dormir, ou depois de comer, ler, pensar, relaxar, absorver...

...de uma vez só, principalmente com os prefácios atuais, é realmente uma tortura.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #64 Online: 07 de Junho de 2009, 22:54:54 »
Mais um para a lista:  :vergonha:

O Vermelho e o Negro

Mas pra esse eu dou um desconto porque estou com uma edição PODRE da Globo... o mesmo aconteceu com Crime e Castigo, quero muito ler mas não encontro uma edição decente  :'(
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #65 Online: 08 de Junho de 2009, 09:50:58 »
De Dostoievski tem as traduções da Editora 34 que são feitas direto do russo para o português, mas não sei se já saiu a tradução de Crime e Castigo.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #66 Online: 08 de Junho de 2009, 18:58:06 »

O Vermelho e o Negro

Este eu li e gostei. E olha que ler romances nunca foi meu forte.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #67 Online: 08 de Junho de 2009, 20:10:24 »
Mobi Dick. Tentei ler aos 13 ou 14 anos. É muuuuuuito descritivo.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #68 Online: 08 de Junho de 2009, 21:00:49 »
De Dostoievski tem as traduções da Editora 34 que são feitas direto do russo para o português, mas não sei se já saiu a tradução de Crime e Castigo.

Já saiu e eu tenho! :P Muito boa, recomendo. Notas boas para localizar o leitor, principalmente quando vai descrevendo os locais e roupas da época. A tradução é do Paulo Bezerra.
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #69 Online: 08 de Junho de 2009, 21:02:01 »
Ah, e confesso que larguei Casa-grande e Senzala pela metade.  :vergonha: Um dia terminarei... :hihi:

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #70 Online: 09 de Junho de 2009, 08:42:20 »

O Vermelho e o Negro

Mas pra esse eu dou um desconto porque estou com uma edição PODRE da Globo... o mesmo aconteceu com Crime e Castigo, quero muito ler mas não encontro uma edição decente  :'(

Me falaram desse livro ontem. Logo terei a oportunidade de lê-lo. :)

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #71 Online: 09 de Junho de 2009, 13:12:13 »
Tem uma edição lindona da Cosac & Naify. :hihi:

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #72 Online: 09 de Junho de 2009, 14:13:51 »
deve ser carona também. :P

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #73 Online: 10 de Junho de 2009, 08:24:37 »
Mobi Dick. Tentei ler aos 13 ou 14 anos. É muuuuuuito descritivo.

Eu gosto de livros descritivos.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #74 Online: 10 de Junho de 2009, 08:25:09 »

O Vermelho e o Negro

Me falaram desse livro ontem. Logo terei a oportunidade de lê-lo. :)

Acredito que você vai gostar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!