Autor Tópico: Barato sai caro: software pirata pode causar danos em computadores  (Lida 4922 vezes)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Barato sai caro: software pirata pode causar danos em computadores
« Resposta #25 Online: 19 de Dezembro de 2006, 14:38:30 »
Olha, eu ligo. E uso porque sou pobre :D . Sempre procuro alternativas livres e gratuitas quando posso. O que é pago e pirata no meu PC é só o Windows, muitas músicas e dois jogos (atualmente). E ainda assim, não compro nada de camelô e não vendo o que tenho.

De qualquer maneira, suponho que a pirataria tem uma função de inclusão digital. Acho que os índices no Brasil de gente com computador em casa seriam bem mais baixos do que já são se não houvesse pirataria. E não é simples questão de escolha, mesmo que hajam alternativas gratuitas ou mais em conta financeiramente, ainda existe o "looby da sociedade" (que termo mais comunista), você é praticamente forçado a usar Windows no seu computador, por exemplo.

Enfim, inclusão digital não legitimiza a pirataria, é só um aspecto bom dela.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2006, 14:40:48 por Oceanos »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #26 Online: 19 de Dezembro de 2006, 14:42:57 »
Mas Oceanos, continua sendo crime, tanto quanto roubar pra comprar roupa da moda.Se não tem dinheiro, não use, simples assim.Não tem dinheiro pra carro, ande de onibus, ou será que roubar carro nese caso é justificável?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

danieli

• Visitante
« Resposta #27 Online: 19 de Dezembro de 2006, 14:49:57 »
Lord Barata, esquece…
Pirataria só não é crime quando a pessoa pode comprar, caso contrário, ela é um outro modo de aquisição de um produto necessário ao uso da massa consumidora que pode/quer pagar pela ilegalidade.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 19 de Dezembro de 2006, 15:01:15 »
É vaidade, LB.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #29 Online: 19 de Dezembro de 2006, 16:30:52 »
Eu ligo, e não é que eu goste de jogar dinheiro fora mas qualquer coisa, o original é sempre o original, ele te dá garantias, quando comprei meu computador em agosto desse ano, comprei tudo original, muita gente me chamou de boba, mas nem ligo…

A discussão não é sobre apologia a pirataria

Eu ligo, e não é que eu goste de jogar dinheiro fora mas qualquer coisa, o original é sempre o original, ele te dá garantias, quando comprei meu computador em agosto desse ano, comprei tudo original, muita gente me chamou de boba, mas nem ligo…

Olha que coisa linda… Voce é chamada de boba porque foi honesta… Por que será que a pocilga não vai pra frente?

Mas o assunto não é apologia a pirataria e sim uma propaganda sem sentido.

Eu sempre recomendo aos meus cliente que comprem software original ou usem freware.

No caso a propaganda tenta assustar com afirmações sem sentidos do tipo "Se v/ usar software pirata a integridade dos seus arquivos estará comprometida" mas não explica que a M$ não garante a integridade dos dados de quem compra uma licença original.

A vantagem para quem compra a licença (além de não ser processado) é ter acesso as atualizações do sistema e acesso gratuito a alguns aplicativos como Windows Defender, SÓ ISSO.

Se o um virus atacar seu sistema e v/ perder arquivos pessoais a M$ não tem nada com isso.
Se o seu Windows corromper e v/ perder dados com isso a M$ no máximo vai manter a sua licença para nova instalação.
Se o Windows funcionar mal e v/ perder dados por causa disso a M$ não vai prestar nenhum tipo de auxilio técnico ou ressarcimento pela perda dos dados.

Evidente que isso não justifica a pirataria, os caras tiveram muito trabalho para desenvolver o sistema, e continuam trabalhando para atualizá-lo, mas isso não dá o direito de  inventar um "bicho-papão" para justificar um preço abusivo.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2006, 16:36:19 por Quasar »
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Eriol

• Visitante
« Resposta #30 Online: 19 de Dezembro de 2006, 16:47:13 »

Cultura livre!

http://cultura-libre.blogspot.com/
http://sabotagem.revolt.org/

Os tais soviéticos mandaram o homem ao espaço, não venham me dizer que sem lucro não há tecnologia.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #31 Online: 19 de Dezembro de 2006, 17:29:05 »
Eu discordo em parte, Eriol. Deve existir alguma maneira de preservar a propriedade intelectual que não seja um absurdo como o que tanta gente das indústrias de entretenimento e informática propõe.

Acho que o copyleft é uma iniciativa muito válida, aliás, já que não infringe direito algum e deriva da intenção do autor de distribuir seu produto sem maiores barreiras.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #32 Online: 19 de Dezembro de 2006, 17:44:52 »
Eu discordo em parte, Eriol. Deve existir alguma maneira de preservar a propriedade intelectual que não seja um absurdo como o que tanta gente das indústrias de entretenimento e informática propõe.

Acho que o copyleft é uma iniciativa muito válida, aliás, já que não infringe direito algum e deriva da intenção do autor de distribuir seu produto sem maiores barreiras.

Concordo, produzir qualquer coisa custa, se a coisa virar oba-oba não vai ter quem produza.

A pirataria pode até ser utilizada como resposta de mercado, mas não deve ser estimulada.

Offline Zizou

• Nível 10
  • *
« Resposta #33 Online: 19 de Dezembro de 2006, 17:51:35 »
Uma dúvida: caso eu compre um cd de música e faça um cópia e dê para um amigo, isso configura pirataria? o problema é vender o cd, ou somente o ato da cópia já é ilegal?
" Meu objetivo é ensinar minhas aspirações a se conformarem com os fatos, em vez de tentar fazer com que os fatos se harmonizem com elas." Thomas Henry Huxley
"Vai lá, vai lá, vai lá, vai lá de coração...vamo São Paulo, vamo São Paulo, vamo se campeão!!!"

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #34 Online: 19 de Dezembro de 2006, 17:54:16 »
Sem dúvida.

Acredito que a facilidade com que se faz troca de arquivo vai obrigar as empresas a mudarem suas políticas de PI. Enquanto as leis continuarem draconianas, mais e mais pessoas vão buscar alternativas piratas ou de copyleft.

Uma dúvida: caso eu compre um cd de música e faça um cópia e dê para um amigo, isso configura pirataria? o problema é vender o cd, ou somente o ato da cópia já é ilegal?

Olha, no Brasil não é considerado pirataria, não, segundo alguns estudantes de direito que consultei. Lá fora (EUA) é. Você pode até fazer uma cópia de segurança, mas se der a cópia para alguém, o original tem que ir junto.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #35 Online: 19 de Dezembro de 2006, 18:10:52 »
Eu acho pirataria uma idiotice.

Se um produto é caro, as pessoas deveriam incentivar o uso de produtos baratos ou gratuítos. O Linux mesmo nem é mais aquele bicho-papão e a distribuição Kurumin é perfeita para qualquer brasileiro.

Se acham errado o uso de DRMs ou outras maneiras invasivas de proteção de copyright (CDs ou DVDs que instalam programas espiões ou até rootkits para impedir que você faça cópias dos arquivos e que muitas vezes fodem com seu computador), então as pessoas deveriam deixar de comprar tais produtos, incentivando a produção de produtos sem DRMs.

A questão é muito simples, mas brasileiro adora querer levar vantagem em tudo e vive criando meios de piratear programas e driblar DRMs.

Faço um desafio aqui: O OpenOffice abre todos os arquivos do Microsoft Office (Word, Excel, Access, PowerPoint, etc) e não custa um centavo, além de incluir um padrão aberto de arquivos que vai ser suportado por todas as outras suítes no futuro. Quem aqui tem coragem de desinstalar um Microsoft Office pirata e instalar um
OpenOffice no lugar?

Eu tive. Um programa pirata a menos no meu PC. O OpenOffice atende a todas as minhas necessidades (que na verdade são muito poucas pois quase não uso esse tipo de programa). Sem contar que o instalador mede 80 MB.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #37 Online: 19 de Dezembro de 2006, 19:19:48 »
Eu acho pirataria uma idiotice.

Se um produto é caro, as pessoas deveriam incentivar o uso de produtos baratos ou gratuítos. O Linux mesmo nem é mais aquele bicho-papão e a distribuição Kurumin é perfeita para qualquer brasileiro.

Se acham errado o uso de DRMs ou outras maneiras invasivas de proteção de copyright (CDs ou DVDs que instalam programas espiões ou até rootkits para impedir que você faça cópias dos arquivos e que muitas vezes fodem com seu computador), então as pessoas deveriam deixar de comprar tais produtos, incentivando a produção de produtos sem DRMs.

A questão é muito simples, mas brasileiro adora querer levar vantagem em tudo e vive criando meios de piratear programas e driblar DRMs.

Faço um desafio aqui: O OpenOffice abre todos os arquivos do Microsoft Office (Word, Excel, Access, PowerPoint, etc) e não custa um centavo, além de incluir um padrão aberto de arquivos que vai ser suportado por todas as outras suítes no futuro. Quem aqui tem coragem de desinstalar um Microsoft Office pirata e instalar um
OpenOffice no lugar?

Eu tive. Um programa pirata a menos no meu PC. O OpenOffice atende a todas as minhas necessidades (que na verdade são muito poucas pois quase não uso esse tipo de programa). Sem contar que o instalador mede 80 MB.

Eeeeeeeuuuuuuuuuuu, eu desinstalei o M$ Office do meu note e instalei o Open Office.

Realmente atende a todas as necessidades de qualquer usuário M$ Office, inclusive ele abre e salva arquivos nos formatos do M$ Office.

Além de ser gratis é leve 8-).

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #38 Online: 19 de Dezembro de 2006, 20:22:40 »
Bota leve nisso!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #39 Online: 20 de Dezembro de 2006, 05:36:00 »
Eu uso o Open Office no trabalho, mas tenho dificuldade em abrir documentos dele no MS Office (não-pirata :-)) aqui de casa. Problema de versão, talvez.

Ou como o técnico de informática do trabalho disse, problema de interface entre o teclado e a cadeira :lol:

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #40 Online: 20 de Dezembro de 2006, 08:06:39 »
Se acha que eu vou pagar 600R$ num programa qualquer ainda mais programa americano..

Se em duas horas com o emule ligado eu pego ele de graça -.- Realmente o original tem algumas vantagens mais isso é pra quem tem $$.
Não deseje.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #41 Online: 20 de Dezembro de 2006, 09:57:29 »
Se acha que eu vou pagar 600R$ num programa qualquer ainda mais programa americano…

Se em duas horas com o emule ligado eu pego ele de graça -.- Realmente o original tem algumas vantagens mais isso é pra quem tem $$.

Ou pra quem  é honesto....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #42 Online: 20 de Dezembro de 2006, 12:46:15 »
Se acha que eu vou pagar 600R$ num programa qualquer ainda mais programa americano…

É de graça mas é ilegal, não que eu não pegue, mas sei que é errado, software não surge do nada, alguém teve que fazer.

Atualmente estou adotando uma política "pirata conciente", só pirateio o que não tem jeito, se tiver um similar free dou preferência a essa opção.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #43 Online: 20 de Dezembro de 2006, 13:32:24 »
Lord Barata Um pobre honesto então nunca vai comprar computador... :(
Não deseje.

Eriol

• Visitante
« Resposta #44 Online: 20 de Dezembro de 2006, 14:06:05 »
Barata, você tambem deve concordar com a Pfizer e outros monstros que cobram muito mais que os doentes terceiro-mundistas podem pagar, não?

Afinal, pobre é pobre, e propriedade é propriedade.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #45 Online: 20 de Dezembro de 2006, 21:09:01 »
Faz uns dois anos que não uso M$ Office, uso o Open Office desde a versão 1.1.
Além de grátis, legal e leve ele é muito mais eficiente do que o M$Off. Façam a comparação, peguem um arquivo qualquer .doc e converta para .odt (ou vice-versa) a diferença de tamanho é brutal. Peque o mesmo arquivo .doc (ou qualquer outro) e exporte como .pdf com cada concorrente, compare o tempo tomado pela conversão e o tamanho do arquivo final.

Diga não à pirataria, diga sim ao Software livre.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #46 Online: 20 de Dezembro de 2006, 22:24:21 »
Só falta usar open office em windows eauhueah

Se é para usar soft livre use linux.
Não deseje.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #47 Online: 20 de Dezembro de 2006, 23:53:18 »
Só falta usar open office em windows eauhueah

Se é para usar soft livre use linux.
Sim, em computadores em que não posso escolher o SO eu instalo OpenOffice para Windows, funciona muito bem também.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 20 de Dezembro de 2006, 23:56:10 »
As versões antigas ficavam até mais rápidas no Windows que no Linux... Agora não sei como está.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #49 Online: 21 de Dezembro de 2006, 06:06:12 »
Eu uso o Open Office no trabalho, mas tenho dificuldade em abrir documentos dele no MS Office (não-pirata :-)) aqui de casa. Problema de versão, talvez.

Ou como o técnico de informática do trabalho disse, problema de interface entre o teclado e a cadeira :lol:

É que precisa ter o cuidado em salvar os documentos no formato DOC. Ele geralmente salva como ODF (OpenDocument Format).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!