Autor Tópico: 16 Questões Teológicas Interessantes.  (Lida 10752 vezes)

Offline Hendrik Van Dingenen

• Nível 19
  • *
  • Noite do Cafuçú
    • Fotolog
Re: 16 Questões Teológicas Interessantes.
« Resposta #125 Online: 01 de Abril de 2007, 12:46:28 »
Bom, antes de me atrever a responder as perguntas, deixa colocar algumas noções básicas que consigo me lembrar:

1- Existem tantas "teologias" quanto religiões. Ou seja, cada religião possui seu corpo doutrinário referente a um "conhecimento" sobre o deus aue prega. Assim até mesmo algumas noções teológicas que as perguntas se referem podem não fazer sentido algum para algumas "teologias".

2- Assumindo que se trate de perguntas para religiões cristãs, muita coisa é X para uma, é Y para outra. Não há realmente um consenso teológico na chamada "Cristandade".

3- "Salvar" se refere basicamente a salvar do chamado "pecado original". Jesus tratou disso quando encarnou e depois morreu por nós, seguindo uma forma da época considerada eficaz para tal. Sacrifícios sangrentos eram considerados bem eficazes para o homem fazer as pazes com seus deuses em muitas culturas. Para ser salvo, é preciso ter algo a ser salvo.

Citação de: Emperor
Anencéfalos podem ser salvos?

Não vejo porque não. Podem não ter cérebro, mas continuam tendo alma e espírito.

2) Deficientes mentais podem ser salvos?

Idem. A associação entre mente/consciência e alma/espírito não é dogma e muito menos consenso.

3) Cegos, surdos e mudos por nascença podem ser salvos?

?????

O que suas deficiências físicas tem a ver com o irem pro Céu ou pro Inferno???

4) Os australopitecíneos podem ser salvos?

Vai depender da religião reconhecer esses hominídios como de fato antecensores nossos ou não. Ou se possuiam alma/espírito ou não.

5) Os Homo habilis e Homo erectus podem ser salvos?

Idem. Essa retundância é só para alargar a lista? Quantidade é mais importante que qualidade?

6) Neandertais podem ser salvos?

Oh, boy... três perguntas que podia ser apenas uma... enchimento de linguiça...

7) Demônios que aceitem Jesus podem ser salvos?

Segunda a teologia que estudei, demônios são os anjos que caíram justamente por não aceitarem essas história de Deus encarnar como aquelas criaturas tão... baixas. Fora isso há uma certa idéia estranha que não associa mutabilidade aos anjos.

8) Chimpanzés que saibam a linguagem de sinais e aprendam a amar Jesus podem ser salvos?

Chimpanzé não pecou, que eu saiba... vão ser salvos do que?

9) Cérebros humanos formados in vitro e implantados em um corpo de cyborg podem ser salvos?

Mente/sentiência = alma/espírito? minha teologia não os relacionava.

10) Robôs humanóides com inteligência artificial podem ser salvos?

A pergunta talvez faça sentido, se a correlação acima for verdadeira, o que creio eu não ser na maioria das teologias. Veja só: se apenas Deus pode criar almas e espíritos, então o que criarmos, orgânico ou não, só pode ser uma imitação, não a coisa verdadeira.

11) Extraterrestres inteligentes podem ser salvos?

Melhor: ETs com alma e espírito podem ser salvos?

Não sei... eles teriam um pecado original?

12) Cristãos que sofram amnésia ou tenham suas memórias apagadas artificialmente precisam aceitar Jesus de novo?

Ser cristão não é condição sine quo non (não sei se o latim está certo) para ser salvo. É condição mais segura, só isso. Mas ser apresentado a Jesus e recusa-lo é considerado um não-não nas chances de ser salvo.

13) Infiéis que comecem a aceitar Jesus ao mesmo tempo em que se inicia o julgamento final podem ser salvos?

Hahahaha... a esperança de todo descrente: fazer as pazes com a potestade no último minuto e ver se consegue se esgueirar no Céu.

Olha, morreu e vai a julgamento. Teologia versa sobre salvação antes do julgamento. Uma vez iniciado o julgamento, estaríamos a merçê de Deus. Nem mesmo a teologia se atreve a determinar o que é ou não é nessa ocasião.

Portanto: pergunta impertinente.

14) Uma pessoa de uma região inóspita que tenha sido convertida ao Cristianismo quando criança, não tenha tido contato com nenhum sacerdote durante o resto da vida, tenha se alfabetizado durante a idade adulta e tenha então recebido uma Bíblia adulterada que diga que Jesus é na verdade Satanás e que para ser salvo é necessário aceitar Satanás como salvador, pode ser salva?

Poder, pode. Depende do julgamento de Deus.

15) Um cristão que começasse a se converter ao islamismo exatamente no instante do Arrebatamento pode ser salvo?

Idem.

16) E irmãos xifópagos? Se um aceitar Jesus e outro não, no dia do Juízo Final, quando ressucitarem um vai para o inferno e o outro para o céu?

Humm... não sei se xipfopagia se extende até a alma e ao espírito...

Hendrik
Ubi dubium, ibi libertas.

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
Re: 16 Questões Teológicas Interessantes.
« Resposta #126 Online: 01 de Abril de 2007, 14:15:29 »
É q os moderadores, etc, do CC são bonzinhos se fosse em outro fórum ou como disse, num servidor de game, já teria tomado uns "slaps".

Eles não são "bonzinhos", são críticos, porém, amigáveis, e não são superficiais como você, por exemplo, chamá-los de bonzinhos ao meu ver é uma ofensa no que tange ás suas responsabilidades.
Apoiado, e é um dos motivos da qualidade do fórum. E o CC não tem nada a ver com servidor de games. E quanto a outros fóruns, a própria possibilidade de se discutir sobre isso aqui demonstra a sua abertura a crítica enfim, o ceticismo.   

Foi um comentário bem humorado e não uma crítica e/ou ofensa!

Aliás, os colegas foristas parecem adorar ofender de alguma forma!
« Última modificação: 01 de Abril de 2007, 14:20:08 por mUKA »
mUKA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!