bom, eu estava pensando em comprar um gato pra me fazer companhia. mas eu tenho algumas perguntas;
1. gato fede?
eventualmente
2. o que fazer com o gato quando se viaja?
O melhor é deixar instruções para alguém cuidar
3. ele não vai arranhar o meu sofá?
Muito provavelmente, mas há coisas que se pode fazer: 1 um poste para ele arranhar, 2 - comprar uma daquelas pistolas de brinquedo ou qualquer coisa que esguiche água, e dar umas borrifadas enquanto esbraveja sempre que ele fizer algo errado. Nesse momento é importante fazer isso mesmo que seja engraçado ou bonitinho, porque depois de inúmeras vezes vai ficar só a armação do sofá.
O Rubens e a Nina colocaram fita adesiva plástica nas quinas do sofá, o que não sei se adiantou muito para eles, mas a idéia é que eles não gostam de arranhar coisas lisas...
4. melhor macho ou fêmea?
Acho que sendo castrados, deve dar no mesmo; não castrados, os machos a partir de certa idade vão sair e voltar eventualmente meio (ou bastante) arrebentados, e as fêmeas talvez moderadamente arrebentadas e prenhes.
Não tem como ser humanamente suportável evitar que uma gata não castrada saia de casa no cio, elas ficam até mais inteligentes, meio como os velocirraptores do Jurassic park, é meio assustador, mas o pior mesmo são os uivos de chamado.
Gatos machos eu nunca castrei, mas também o que mais durou vivo viveu mais ou menos 5 ou 6 anos apenas, e os outros 2-3 só, mas isso deve depender da vizinhança.
Só é possível ter apenas um gato macho adulto não castrado em uma casa ao mesmo tempo, meio como highlander. Não sei e não gosto de pensar no que poderia ocorrer se só um fosse castrado.
bom, por ora acho que é só. se algum dono de gato puder me dar uns toques....
Bem, eu não. Ao contrário do que o Diego sugere, nem todos donos de gato são gays, e se quer ser "tocado" indicaria uma boate gay ou qualquer coisa, me parece mais efetivo. Esse papo de "gato é coisa de gay, precisa ter é um mestiço rotweiler-fila brasilerio-mastim (não me pergunte como) tem mais cara de coisa de quem está tentando compensar alguma coisa, e faz jiu-jitsu, se pegando com caras musculosos só de cueca.