1. gato fede?
2. o que fazer com o gato quando se viaja?
3. ele não vai arranhar o meu sofá?
4. melhor macho ou fêmea?
Não compre. Adote.
Várias cidades tem abrigos de animais, lá você pode encontrar um filhote ou adulto precisando muito de lar.

1 - Não. Há quem dê banho em gatos, o que não é o meu caso. Eu deixo eles fazerem a própria assepsia (e são bem sucedidos nisso)
2 - Gatos são muito independentes. Mas ainda requerem cuidados básicos como comida e água fresca, limpeza da caixa de areia e alguns afagos. Como disse o Buckaroo Banzai, pode deixar alguém para cuidar eventualmente. Existem também aqueles hotéis para pets; alguns tem acomodações próprias para gatos.
3 - Se você mora em apartamento, seria bom você ter um
arranhador de sisal. Os meus tem liberdade de sair e arranhar a árvore da frente de casa. Me poupando o trabalho.

4 - Fêmeas são mais dóceis. Não que os machos sejam arredios, ambos os gêneros são carinhosos, mas as fêmeas se ligam mais a presença dos donos.
Machos não-castrados são muito territoriais, então, vão se esfregar e urinar em todo lugar para demarcar essa área. As fêmeas também fazem isso, mas bem menos.
Na castração do macho, retira-se os testículos. No mesmo dia ele está normal (talvez um pouco assustado com a nova realidade). Com o tempo eles costumam engordar bastante e é preciso cuidar para que não fique um gato obeso.
Só não se deve castrar o gato muito novo, pois isso pode afetar o desenvolvimento da uretra dela e fazê-lo desenvolver um quadro de
SUF.
Nas fêmeas, a castração é feita uma operação com a retirada do útero, as trompas e os ovários. Alguns veterinários costumam deixar parte dos ovários para não afetar a produção hormonal dela, em contrapartida, ela entra no cio normalmente mas não fica prenhe.
Homem solteiro dono de gato é viado. Sem discussão…
Baseia em que essa afirmação?

Bruno, só um detalhe: veja primeiro se você não tem alergia ao pelo do gato!
Eu não posso ficar mais do que 15 minutos no mesmo ambiente com um gato que começo a espirrar (para consternação de minha namorada).
Há esperança!